Cupom de desconto: O que é, como funciona e como oferecer para aumentar as vendas!

Cupom de desconto é um recurso bastante utilizado pelas lojas virtuais. Famoso entre os consumidores, ele é formado basicamente por um código composto por letras e números onde o consumidor ganha um benefício. Geralmente, se trata de um preço diferenciado em sua compra.

Principais tópicos

O cupom de desconto é uma alternativa muito boa para o e-commerce.

Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, usar essa estratégia é um ótimo começo para quem deseja se diferenciar e atrair clientes no  varejo digital.

As promoções e os descontos especiais são uma das formas de atrair a atenção dos consumidores e garantir mais vendas.

Logo, é preciso saber como funciona essa estratégia e como ela pode ser aplicada para garantir os resultados desejados.

Ainda que muito vantajoso, o uso do cupom de desconto deve ser feito de forma planejada para que a ação não gere prejuízos à loja online.

Existem técnicas e limitações que devem ser conhecidas para que os cupons tragam os melhores resultados ao empreendimento.

Quer saber o que é o cupom de desconto e como ele deve ser usado para otimizar os resultados de vendas?

Se sim, este artigo é para você. Confira agora mesmo e entenda tudo sobre esse assunto.

O que é cupom de desconto?

O cupom de desconto é uma vantagem competitiva oferecida aos consumidores.

Com ela, uma determinada compra poderá ser mais atrativa e capaz de conquistar mais clientes, ou até mesmo reverter uma resistência de compra.

O cupom de desconto funciona como um código, de caráter especial, disponibilizado por empresas, e-commerces e sites para dar um desconto ainda mais vantajoso e especial para os clientes do negócio.

Essa estratégia de vendas é muito utilizada pelos negócios online, onde existem muitas resistências de compras e competições entre concorrentes.

Afinal, nessa modalidade de venda online é muito comum, que os consumidores posterguem ou abandonem uma compra.

Portanto, essa é uma estratégia para potencializar vendas.

Possibilitando, conquistar novos consumidores, fidelizar clientes, diminuir a taxa de abandono de carrinho, aumentar as taxas de conversão de vendas e marketing, e muito mais.

Esse mecanismo de conversão também é muito utilizado quando uma empresa deseja aumentar as vendas da loja online em relação às lojas físicas.

Isso porque a ideia é tornar um produto mais atrativo quando consumido online. Logo, é preciso entender algumas estratégias para que o objetivo final seja alcançado.

Quais são as vantagens de oferecer cupons de desconto?

A grande vantagem de usar o cupom de desconto é aumentar as conversões de vendas e melhorar a receita do negócio.

Ainda assim, é preciso entender que existem outros benefícios que são gerados quando essa estratégia é feita da maneira certa.

Algumas dessas vantagens você verá abaixo. Vamos lá!

Aumentar as vendas

Como uma das principais vantagens, é possível aumentar as vendas por meio do cupom de desconto.

Afinal, muitos consumidores se sentem mais propensos a realizar uma compra quando se deparam com uma promoção.

Como o cupom de desconto vem acompanhado, em muitos casos, de um prazo e um volume para o seu uso, esse se torna um importante gatilho mental.

Pois trabalha a escassez e a urgência para influenciar a decisão de compra dos clientes.

Isso porque o consumidor entende que existe um número limitado de cupons disponíveis e que após o prazo de validade do cupom o valor do produto vai aumentar.

Aumentar o ticket médio

Aumentar o ticket médio dos clientes é uma das melhores maneiras de melhorar o faturamento do e-commerce.

Isso porque vender para um consumidor que já comprou da marca é mais viável do que conquistar um novo cliente.

Logo, é possível utilizar diferentes metodologias para que um cupom seja inserido nas compras.

Por exemplo, é possível disponibilizar um cupom de desconto para as compras realizadas a partir de determinado valor, fazendo com que o cliente compre mais de um produto.

Outra maneira eficiente é oferecer um cupom que acompanhe o valor da compra.

Ou seja, quanto maior for o montante gasto por um cliente, maior será o desconto que esse cupom vai oferecer.

Conquistar novos clientes

Muitas vezes, um consumidor é atraído para a loja online por conta de uma promoção.

Portanto, um cupom de desconto atraente pode chamar a atenção dos consumidores.

Despertando o desejo por um produto que muitas vezes, nem mesmo caberia no orçamento desse cliente se não fossem as condições especiais oferecidas.

Assim, a empresa consegue atrair potenciais clientes que se interessaram pela promoção e podem passar a se tornarem clientes do negócio.

Otimizar os resultados da equipe de marketing

Descontos vantajosos costumam ficar na lembrança dos clientes que os utilizaram.

Logo, quando a empresa oferece uma vantagem competitiva que seja realmente interessante para os consumidores, como os cupons de descontos, a percepção da marca tende a melhorar.

Quando uma determinada ação consegue engajar os clientes da marca, as ações de marketing são potencializadas,

Afinal, as chances de os clientes fazerem novos negócios com a empresa são muito maiores.

Gerenciar o estoque

Os cupons são excelentes ferramentas para trabalhar o giro do estoque.

É possível criar uma estratégia para que produtos que não tenham um bom giro e estejam parados há muito tempo no estoque sejam disponibilizados com preços especiais, por meio dos cupons de desconto.

Com isso, a empresa pode aumentar o faturamento, descongestionar o estoque e ainda vender, mesmo que por preços mais baixos, produtos que não teriam saída no mercado.

Vender sem estoque é possível? Confira tudo sobre essa prática!

Gerenciar métricas

Os cupons de desconto funcionam como códigos específicos relacionados a produtos, campanhas e estratégias específicas.

Com isso, é possível mensurar os resultados e analisar os dados e informações gerados pelo conjunto de cupons.

Assim, o empreendedor pode entender como cada ação está performando, como os produtos são percebidos e adquiridos pelos consumidores e muitos mais.

Essas informações guiarão as estratégias futuras do negócio.

Utilizar um forte gatilho mental

O consumidor tende a se sentir atraído por promoções vantajosas como os cupons, que têm um limite de vendas e um prazo para o seu uso.

Assim, a marca trabalha os gatilhos de urgência e de escassez, que são muito eficazes para influenciar a decisão de compra dos clientes.

Quando seu e-commerce deve oferecer cupons de desconto?

Existem muitas maneiras de oferecer cupons para os consumidores e elas variam de acordo com a ocasião e o objetivo do negócio naquele momento.

Mas, não é sempre possível dar descontos para todos os produtos e a todo momento. É preciso conhecer as melhores formas de disponibilizar essa vantagem.

Confira algumas delas abaixo!

Lançamento de produtos

O lançamento de uma nova coleção ou de um produto é uma boa oportunidade para oferecer descontos especiais com os cupons. É preciso garantir que os produtos tenham um bom giro já nos primeiros momentos.

Além de contribuir para mais vendas, os cupons ainda criam um sentimento de ansiedade pelos produtos, despertando o desejo dos clientes.

como fazer lançamento de produto no e-commerce

Datas comemorativas

Datas especiais e comemorativas também combinam muito com essa estratégia.

Ocasiões como Black Friday, Dia das Mães e Natal, por exemplo, podem ser usadas para oferecer descontos especiais para produtos com baixo giro e que estão relacionados ao momento celebrado.

Assim, a empresa garante mais vendas, gerencia o estoque e melhora o faturamento.

Recuperação de carrinho abandonado

O abandono de carrinho é uma realidade que muitos negócios online enfrentam com regularidade.

É muito comum os consumidores pesquisarem um produto, decidirem pela compra, mas abandonarem o produto no meio do caminho.

Os e-commerces podem enviar cupons de descontos especiais para os consumidores que abandonaram algum produto no carrinho, com preços vantajosos e limitados.

Esse pode ser o incentivo que faltava para esse cliente finalizar a compra.

Incentivo para primeira compra

É bastante comum encontrar descontos para quem fizer uma primeira compra com uma marca.

Essa prática é muito eficiente, pois estimula um consumidor a conhecer e fazer negócios com uma empresa pela primeira vez.

Além disso,  ainda possibilita um contato com esse cliente para que ele seja nutrido e passe a consumir outras vezes.

Programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma excelente forma de fidelizar e engajar clientes para que façam parte do universo da marca e estejam sempre consumindo do negócio.

No entanto, para que ele seja efetivo, é preciso oferecer vantagens realmente interessantes para os clientes.

Para isso, disponibilizar cupons de desconto para quem fizer parte desse grupo fiel é uma boa maneira de oferecer vantagens e ainda garantir novas compras, fazendo com que o cliente se sinta especial.

Como criar um programa de fidelidade no e-commerce? Entenda aqui

Comemorações personalizadas

A personalização no tratamento do cliente é uma estratégia potente para fidelizar os consumidores.

Logo, oferecer cupons para alguns clientes de maneira mais personalizada é uma ótima opção.

Ofereça promoções em datas especiais como aniversários, celebrações de casamento e até mesmo quando o cliente em questão completar um ano da primeira compra, por exemplo.

Essas são ótimas formas de tratar um cliente de maneira única e pessoal.

Como limitar a quantidade de cupons oferecidos?

Por mais vantajoso que o uso dos cupons de desconto possa ser para a empresa e para os clientes, é fundamental fazer um uso moderado e guiado por uma estratégia planejada.

Do contrário, as vendas podem ser muito grandes e os descontos podem prejudicar o financeiro do negócio.

Pensando nisso, preparamos algumas condições que são usadas para essa estratégia. Confira!

Quantidade de uso

A quantidade de uso é muito eficiente porque ela trabalha com a escassez.

Dessa forma, o consumidor entende que existem poucos cupons disponíveis e que é preciso garanti-los o quanto antes.

Para essa ação funcionar, o ideal é deixar bem claro que os cupons são limitados.

Não existe uma regra para a quantidade de uso, mas é interessante fazer uma relação com o valor do cupom. Para descontos altos, o número de cupons deve ser mais reduzido.

Data de validade

O senso de urgência é uma ferramenta muito poderosa para incentivar as compras.

Quando as ofertas são por tempo limitado, é possível influenciar na decisão de compras dos consumidores e melhorar o giro do estoque.

Para os cupons, não seria diferente. Portanto, estabeleça um prazo para que sejam utilizados, enfatizando que o valor especial oferecido tem data certa para acabar.

Valor mínimo

É bastante comum o envio de cupons que precisam de um valor mínimo para serem utilizados. Por exemplo, um cupom de 10% para compras acima de R$ 100 reais.

Assim, o cliente é estimulado a fazer uma compra, já que vai contar com um preço mais vantajoso.

Sendo assim, a empresa ainda garante um bom faturamento, já que vai entrar no caixa o valor referente aos outros 90% da compra.

Categoria de produtos

A oferta por categoria é uma maneira de usar a prática do cross selling.

Um cliente que adquirir um produto, como um celular, por exemplo, pode receber no momento da sua compra um cupom com desconto especial.

Que tal um adereço que complemente o smartphone que acabou de adquirir? Ou até mesmo um seguro para o aparelho, as opções são inúmeras!

Cupons com parcerias

As parcerias com influenciadores, por exemplo, são uma excelente maneira de oferecer cupons.

Isso porque eles farão a divulgação do produto e falarão sobre as marcas e os benefícios de fazer negócio.

Assim, a empresa pode contar com um tráfego grande dos influenciadores e eles vão fazer negócios com um público já educado sobre a marca.

Sorteios em redes sociais

A estratégia nas redes sociais é uma necessidade que os e-commerces devem prestar bastante atenção.

Nesse espaço, é possível conversar, educar e engajar potenciais clientes para que fiquem mais propensos a fazerem negócios com a empresa.

Assim, uma boa alternativa é fazer sorteios nas redes para que os usuários da plataforma possam ganhar cupons especiais.

Nessa estratégia, é importante utilizar algumas ações, como marcar pessoas nos comentários, compartilhar a publicação, seguir a página e muito mais.

Com isso, é possível gerar um buzz nessa publicação, que é muito vantajoso para a percepção da marca.

O cupom de desconto é uma estratégia muito eficiente para a empresa realizar mais vendas e contar com diversas vantagens.

Quando oferecido da maneira certa, é possível influenciar a decisão de compras dos consumidores.

Para aumentar as vendas, melhorar o ticket médio, conquistar novos clientes, otimizar as ações de marketing, gerenciar estoque e mensurar os resultados dos negócios.

Para isso, é fundamental saber como fazer o bom uso do cupom de desconto, de modo a oferecê-los em datas comemorativas, lançamento de produtos, diminuir a taxa de abandono de carrinho, estimular a primeira compra e muito mais.

Ainda que seja muito atraente para os negócios, é fundamental realizar algumas limitações para que o benefício oferecido aos clientes não seja prejudicial ao negócio.

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