Como começar a criar um plano de marketing para lojas virtuais?

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Preparado para atingir resultados de sucesso? Saiba agora mesmo o que você precisa entender para começar a criar um plano de marketing para lojas virtuais!

Antes de falar do plano de marketing para lojas virtuais, vamos pensar o seguinte: com toda a revolução 4.0 acontecendo seguida da Covid-19, utilizar os recursos online hoje são estratégias imprescindíveis para se manter no mercado, não é mesmo? O que seriam dos estabelecimentos comerciais sem o WhatsApp e as redes sociais na pandemia? 

Contudo, no cenário das lojas virtuais, quando falamos de marketing digital, não estamos falando apenas de uma alternativa de expandir a marca. Estamos falando de algo quase que obrigatório para se continuar ativo

Mas, para gerar bons resultados com essa estratégia é preciso muito planejamento! O marketing digital, quando bem trabalhado, exige uma atenção imensa e um trabalho antecipado árduo para poder aumentar o faturamento das empresas. 

Ou seja, para realmente dar certo, não adianta fazer tudo às pressas. Antes é preciso construir um bom plano de marketing para lojas virtuais.

Vamos conversar então sobre como começar a criar o seu plano de marketing? Acompanhe comigo:

Começando a criar um Plano de Marketing para Lojas Virtuais

Nos próximos parágrafos, vou te mostrar como essa estratégia deve ser iniciada para que você realmente consiga ter resultados de sucesso junto com a sua equipe de marketing. Vamos lá!

Motivo principal

A concorrência das lojas virtuais é algo que já sabemos o quanto está acirrada. No entanto, ao oferecer produtos de qualidade e sabendo trabalhar com o marketing digital da maneira correta, você já consegue se destacar em seu nicho. Inclusive, é interessante lembrar que marketing digital não é apenas divulgar as suas páginas, ok? 

O plano de marketing, por exemplo, é uma ferramenta que auxilia na administração e na operação das suas ações para que, assim, você continue fomentando a competição do seu segmento. Em outras palavras: assim você continua fazendo parte dele de forma profissional e bem organizada.

Agora, focando em e-commerces, veja o passo a passo que construí para você entender como começar a elaborar um plano de marketing para lojas virtuais. Confira:

Documentando tudo!

Para que seu plano de marketing funcione é necessário primeiro registrar todas as informações da sua empresa. Você precisa ter bem claro em sua mente como seu negócio funciona.

Isso porque tendo bem declarado o que você oferece, quem é a sua loja virtual, para quem você costuma vender, entre outras informações, as chances de se alinhar corretamente com a equipe de marketing cresce exponencialmente. Tenha em mente que é só entendendo bem os seus diferenciais que se pode conduzir bem as futuras ações. 

Perceber o que está acontecendo fora da sua empresa também é algo essencial para iniciar o seu plano. Atente-se às ações da concorrência e vá apenas registrando os exemplos.

Traçando seu público

Por que as pessoas compram na sua loja virtual? Quem são essas pessoas?

Estas são algumas das perguntas que você precisa fazer para delimitar seu público e saber quem você precisa atingir. Dentro do marketing digital, por exemplo, podemos seguir algumas técnicas, como a criação de Personas para sua loja virtual.

Com as Personas, podemos entender exatamente quem é o seu cliente, quais são seus hábitos, onde moram, qual seu gênero ou classe social, o que buscam e o que gostam, dentre outras especificidades. E, com base nisso, as chances de se construir um conteúdo assertivo para essa clientela aumenta significativamente. Consegue entender até aqui?

Metas e objetivos

Bem, com todas as informações sobre o mercado, sobre a empresa em si, mais os dados relevantes sobre o seu público, já se pode começar a pensar no seu plano de marketing. A partir daí, é possível criar as suas metas, sejam elas de volume de vendas, de ticket médio ou outros objetivos.

No plano de marketing para lojas virtuais, são estabelecidos os objetivos que você deseja alcançar com suas ações. Sejam eles de médio, curto ou longo prazo, é preciso documentá-los para iniciar as suas estratégias.

Lembre-se também que cada loja virtual atende a uma necessidade de um público específico. Por isso, não é correto comparar os resultados de uma loja virtual de artigos esportivos com uma loja virtual de produtos para cuidados capilares, por exemplo. Assim, as informações do seu plano de marketing devem estar de acordo com a sua realidade, ok?

A partir daí, a equipe de marketing responsável saberá conduzir as próximas atividades. Que serão:

  • definir as estratégias e campanhas;
  • produzir um calendário editorial;
  • criar e divulgar o conteúdo;
  • monitorar os resultados;
  • analisar erros e acertos;
  • reproduzir ou criar novas ações de sucesso.

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