Saber como criar conteúdo para o Instagram é essencial para aprimorar as estratégias de marketing nas redes sociais.
Afinal, essa plataforma gera muitos benefícios para as marcas, que vão além das vendas finais.
Bons conteúdos melhoram o engajamento, a percepção de marca e as interações ajudam as empresas do varejo 4.0 a serem reconhecidas como autoridades por seus segmentos.
Por isso, conhecer as boas práticas ajuda os empreendimentos a ampliarem o mercado, crescerem a marca e contarem com clientes fidelizados e uma audiência extremamente engajada.
No entanto, não basta apenas fazer publicações, é preciso planejar e conhecer as principais técnicas para a criação de bons conteúdos no Instagram.
Somente dessa maneira é possível conduzir os seguidores pelo funil de vendas e criar uma jornada de compras que seja eficiente.
Então, se você quer saber como criar conteúdo para o Instagram, não deixe de conferir as 15 dicas que preparamos para você.
Como criar um bom conteúdo
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e isso já não é nenhuma novidade.
Portanto as empresas já perceberam o quanto é valioso criar um relacionamento com os usuários da rede, para convertê-los em clientes da marca.
Dessa forma, o número de marcas presentes nessa rede não para de crescer, e a tendência é que continue aumentando.
Com isso, a concorrência pela atenção dos usuários, por meio de conteúdos orgânicos e anúncios pagos, também é muito grande.
Assim, é preciso criar conteúdos de valor para que a sua audiência tenha uma conexão com a sua marca e seja suficientemente engajada para dar preferência à sua conta comercial, e não a do seu concorrente.
Isso ocorre em grande parte por meio dos conteúdos que são postados no seu perfil.
São esses conteúdos que ajudam a sua estratégia a conduzir os seus seguidores por meio do funil de vendas e aceleram a jornada de compras dos seus potenciais clientes.
Portanto, é fundamental saber como criar bons conteúdos para o Instagram por meio de práticas que agradam aos usuários e ao algoritmo da rede.
Dessa maneira, os seus esforços com marketing no Instagram são otimizados e os esforços são convertidos em resultados significantes para o seu negócio.
Conheça a sua persona
Como em qualquer estratégia de vendas e marketing, o foco deve ser no público-alvo do negócio.
A persona do seu negócio deve ser o pilar da estratégia de criação de conteúdo, já que é ela quem será impactada com os materiais disponibilizados na rede social.
Com um bom conhecimento da persona, fica mais fácil entender mais a fundo as necessidades e os desejos que os seus consumidores têm.
Assim, é possível gerar os conteúdos que vão suprir essas necessidades.
Outro ponto muito importante ao definir uma persona é que fica mais fácil entender o valor que os seus produtos geram para o público consumidor.
Soma-se a isso, a possibilidade de criar um tom de voz adequado para se comunicar, otimizar a experiência dos clientes e produzir os conteúdos certos, na hora certa e para a pessoa certa.
Crie uma boa estratégia
O planejamento é parte indispensável de qualquer atividade de marketing, e não seria diferente no ambiente digital.
É preciso contar com estratégias que sejam guiadas por objetivos, ações e métricas de resultados.
Um bom planejamento deve anteceder as ações para definir os objetivos, a persona e auxiliar na criação dos conteúdos, bem como na mensuração dos resultados obtidos.
Somente assim, com planejamento em todas as etapas, inclusive no mapeamento dos conteúdos, os materiais disponibilizados podem surtir o efeito desejado e se reverter em vendas reais para o negócio.
Varie os formatos de conteúdo
O Instagram disponibiliza uma gama de formatos de conteúdos: Feed, Stories, Reels, Carrossel, Instagram Vídeos e muito mais.
Quando a persona é bem definida e a estratégia é bem planejada, é possível entender qual dos formatos é o mais indicado para dialogar com a sua audiência.
Entenda como funcionam os diferentes formatos de conteúdo no Instagram para alinhá-los aos desejos dos usuários e faça uma diversificação para que os seus seguidores consumam os materiais nos formatos que forem mais adequados para eles.
Com isso, a sua marca vai oferecer a melhor experiência possível para o usuário da rede e vai gerar resultados muito mais significativos.
Entenda o algoritmo do Instagram
Pensar na persona do negócio para entender qual o melhor conteúdo para o Instagram é indispensável.
Ainda assim, existe outro fator que não pode ser esquecido, o algoritmo do Instagram.
Entender o algoritmo da plataforma é indispensável para que os conteúdos sejam bem vistos pelo Instagram e possam contar com um desempenho mais otimizado.
Quando pensamos em algoritmos, é importante levar em conta as boas práticas que ajudam a plataforma social a identificar o conteúdo como ideal para a sua audiência, e entender as más práticas que fazem com que a sua conta comercial seja prejudicada.
O objetivo deve ser auxiliar o algoritmo do Instagram a reconhecer os seus conteúdos como relevantes para os usuários da rede.
Analise os resultados
Como parte fundamental de uma boa estratégia de redes sociais, a análise e mensuração de resultados deve fazer parte do cotidiano da empresa.
Afinal, para entender quais são os melhores conteúdos, é preciso fazer testes e analisar quais são os que têm melhor desempenho.
O estudo deve abranger diversos quesitos, mas quando nos referimos a conteúdos, existem algumas métricas que revelam como eles estão desempenhando.
Algumas delas são:
- comentários;
- novos seguidores;
- envolvimento;
- evolução do engajamento;
- respostas ao CTA;
- interações.
Contudo, é preciso definir os KPIs e as métricas de acordo com os objetivos de cada ação e estratégia.
Somente assim será possível analisar a performance dos conteúdos gerados e dos resultados obtidos.
15 Ideias de conteúdos para o Instagram
Criar conteúdos para o Instagram é garantir que a audiência esteja sendo atendida, de acordo com as suas necessidades e desejos.
Os conteúdos devem focar em ensinar algo, entreter e informar.
O público deve estar sendo guiado pelo funil de vendas para que deixem de ser leads e se tornem consumidores da marca.
Outro fator fundamental é garantir que essa audiência fique satisfeita com os conteúdos, passe a engajar com a marca e se torne consumidora fiel dos conteúdos produzidos.
Assim, uma boa estratégia consegue alcançar bons resultados, por meio de metas condizentes com as necessidades atuais de cada negócio.
Isso só é possível por meio de conteúdos interessantes e relevantes para a persona do negócio.
Com isso, separamos 15 dicas de conteúdos que você deve aproveitar para conquistar melhores resultados nessa rede social.
Vamos lá!
1. Promoções
Existem muitas promoções possíveis, como sorteios, descontos especiais e brindes que podem ser aproveitados para complementar uma estratégia de marketing.
Por exemplo, usar o print de uma promoção do e-commerce para engajar, no Instagram, usuários interessados no produto. Entretanto, o planejamento deve ser feito com cuidado.
O objetivo é atrair a atenção de um público realmente interessado na marca.
Do contrário, a conta pode ser prejudicada, atraindo o público errado.
De nada adianta atrair a atenção e conquistar novos seguidores que estão apenas interessados em ganhar algo de graça.
Depois do sorteio, eles não vão interagir com a marca nem fazer negócios com a empresa.
2. Bastidores
Mostrar os bastidores do negócio é uma excelente forma de converter potenciais clientes que ainda resistem às compras.
Conhecer como um produto é criado e produzido melhora a percepção de marca.
Quando uma marca mostra os seus bastidores, ela está tornando visível os valores e ideias da empresa, o que melhora a sua exposição e gera mais valor agregado às soluções e ao negócio em geral.
3. Promova Enquetes e abra a caixinha de Perguntas
Os conteúdos para Instagram devem estimular o engajamento dos usuários, com curtidas, comentários, interações e muito mais.
É preciso lembrar que essa é uma rede social, e mesmo entre empresa e cliente existe uma mão de via dupla.
Assim, os seus seguidores desejam participar e opinar sobre o negócio.
Com as enquetes e também através da caixinha de perguntas do Instagram, é possível pedir a opinião dos usuários, dar espaço para que falem mais sobre si mesmos, estimular que falem sobre o quanto conhecem da sua empresa e muito mais.
Com boas perguntas, é possível entender muito mais sobre a sua persona e mostrar ao algoritmo do Instagram que os seus conteúdos são realmente relevantes.
4. Depoimentos
Os depoimentos funcionam como uma prova social, onde clientes que já consumiram suas soluções deixam uma avaliação, em formato de depoimento, mostrando como determinada solução resolveu seu problema.
Sempre que possível, compartilhe um depoimento de um cliente ou parceiro contando a experiência que tiveram com a sua marca.
O boca a boca ainda é muito eficiente e pode ser decisivo para contornar as objeções de compra e influenciar a decisão dos consumidores que cogitam fazer negócios com você.
5. Lives
As lives já são muito populares nessa rede e conquistam bastante engajamento dos usuários.
É possível mostrar ao vivo como uma solução funciona e educar os leads sobre como utilizar um produto ou serviço.
Ao mostrar em tempo real uma solução, fica muito mais fácil eliminar as possíveis objeções dos consumidores, já que eles vão ver ao vivo as funcionalidades oferecidas.
O engajamento também tende a ser grande durante uma live, já que é disponibilizado um espaço para que a audiência faça perguntas e dê opiniões.
Logo, além de melhorar o engajamento durante a transmissão, a sua marca ainda estará educando o público consumidor.
6. Tutoriais e guias
Os tutoriais e os guias são conteúdos muito relevantes, porque ensinam a audiência a resolver um problema específico ou indicam uma lista de soluções possíveis para esse problema.
De maneira simplificada, é possível entregar valor para os consumidores ao ensiná-los a fazer algo.
Contudo, as listas e os guias devem ser bem trabalhados porque são conteúdos muito relevantes e funcionais.
Elas podem atender consumidores em todas as etapas do funil e tendem a mostrar para os clientes que a marca é uma autoridade no seu nicho de atuação.
7. Novidades sobre nicho de atuação
Manter os usuários informados é um dos objetivos dos conteúdos gerados pelas marcas.
Isso porque as novidades não param de surgir e os clientes gostam de conhecer as tendências e as novas soluções que não param de surgir.
Com isso, esteja sempre atento às novidades e tendências, e informe a sua audiência sobre tudo o que está acontecendo no universo em que você atua.
Esse é outro importante indicativo de autoridade que faz com que os consumidores melhorem a percepção que têm do seu negócio.
8. Dados sobre o negócio
Uma maneira de se tornar referência no seu segmento e conquistar a atenção do público é por meio da divulgação de dados relevantes sobre o seu negócio.
Com informações que mostrem resultados significantes no mercado, os potenciais clientes vão reconhecer a sua empresa como uma autoridade no assunto — e esse é um fator determinante para a decisão de compras.
10. Rotina da empresa
Mostrar a rotina da empresa é uma das melhores maneiras de humanizar os conteúdos e trabalhar o branding.
Afinal, por mais ferramentas tecnológicas que existam para otimizar os resultados dos negócios, o público ainda deseja uma comunicação entre pessoas.
Com isso, é necessário mostrar a rotina e personalizar a marca, apresentando quem está por trás dela.
Isso pode ser feito tanto nos bastidores, ao mostrar os colaboradores e pessoas envolvidas no negócio, como também pelo próprio empreendedor, mostrando seu próprio dia a dia.
11. Dicas valiosas
Existem maneiras eficientes de criar uma comunidade em volta da sua conta do perfil para engajar e tornar a sua audiência mais fiel.
Oferecer dicas valiosas e conteúdos exclusivos para assinantes de newsletter ou para um grupo de WhatsApp é uma ação para esse objetivo.
Os consumidores estão buscando dicas valiosas que os ajudem a solucionar um problema. Portanto, entenda os melhores formatos para esse objetivo e prepare conteúdos que sejam excepcionais para as necessidades da sua audiência.
12. Cases de sucesso
Como uma outra maneira de entregar valor e prova social, os cases de sucesso ajudam muito a contornar objeções e a influenciar o comportamento de compras dos clientes.
Com isso, procure deixar visíveis os principais cases de sucesso de clientes que já fizeram negócios com você e conquistaram bons resultados.
Em entrevistas, lives e vídeos curtos, é possível mostrar como a sua solução também pode ajudar outras pessoas a conquistarem os objetivos que tanto desejam.
13. Reposts e UCG
Quando os seus clientes fazem postagens utilizando as suas soluções, essas postagens se tornam poderosas ferramentas para apresentar para a sua audiência.
Repostar significa replicar um determinado conteúdo. Assim, além de economizar tempo com a produção de novos conteúdos, fotos ou vídeos, você consegue reaproveitar um conteúdo já pronto.
O UCG (User Content Generation) se trata disso.
O conteúdo gerado pelo próprio cliente tende a ser mais valioso para os demais usuários da rede, que o percebem como uma recomendação de “boca a boca”.
Para o algoritmo do Instagram, esses conteúdos significam que a marca é relevante e que a audiência da rede se interessa pelas suas soluções. Logo, o alcance desse tipo de conteúdo tende a ser muito maior.
14. Concurso de ideias
Como já mencionamos, os usuários do Instagram estão na plataforma para participar e se socializar, além de outras demandas.
Portanto, quando a sua marca chama os seguidores para participarem ativamente dos processos e decisões da empresa, eles se sentem muito mais participantes e tendem a ficar mais engajados e satisfeitos com a empresa.
Assim, sempre que for pertinente, peça a opinião e solicite por ideias para determinadas ações.
A sua empresa passa a entender muito mais sobre a persona e o engajamento, e a percepção de marca tende a aumentar expressivamente.
15. Memes que façam sentido para o seu negócio
Aposto que nos dias atuais todo brasileiro já sabe o que é um meme.
Memes podem ser vídeos, imagens, frases, ideias e até músicas, que se espalham rapidamente, alcançando muita popularidade na internet.
Os memes tem a capacidade de gerar identificação e saber aproveitar o tempo certo para trabalhar com memes pode aumentar muito o engajamento do Instagram da sua marca.
Mas é importante não perder o timing certo para usá-los e nunca deixar de contextualizar com o seu negócio, produto ou serviço.
Veja um exemplo de meme utilizado no Instagram da Escola de E-commerce:
Ferramentas que melhoram os conteúdos para Instagram
Como já é possível perceber, existem muitos formatos de conteúdos que podem ser criados para agradar e converter os potenciais clientes.
Contudo, todo o processo de criação de conteúdo deve ser conduzido por estratégia e planejamento.
A criação de conteúdo também demanda esforços grandes para fazer pesquisas, planejar, produzir, criar e analisar os conteúdos oferecidos.
Soma-se a isso a necessidade de conteúdos visualmente atrativos, relevantes e que conversem diretamente com a persona do negócio.
Realizar todo esse processo manualmente demandaria por muito tempo, o que significa muitos custos.
Porém, como no mundo digital existem diversas ferramentas tecnológicas que podem otimizar e automatizar processos, existem soluções que podem melhorar os conteúdos produzidos para o Instagram.
É isso que você verá a seguir.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta focada em entender as principais tendências de diversos nichos na ferramenta de buscas do Google.
Por meio do comportamento dos usuários na gigante de buscas, ele consegue identificar as tendências e assuntos mais relevantes.
Por mais que as respostas sejam focadas nas buscas realizadas no próprio Google, é possível retirar insights valiosos, considerando que o comportamento dos usuários nessa ferramenta também se reflete nas redes sociais.
Logo, o ideal é estar sempre buscando pelos assuntos que estão sendo mais falados e entender como isso pode ser aproveitado para gerar conteúdos que estão em alta e podem interessar a sua audiência no Instagram.
Google Suggest
O Google Suggest é outra maneira de identificar os assuntos que estão sendo mais falados no momento. Na verdade, é a ferramenta de autocompletar do próprio buscador.
Assim, ao começar a pesquisar pode um determinado termo — como “Conteúdos para Instagram…” —, a ferramenta de pesquisa tende a completar automaticamente a frase com as tendências de buscas atuais.
Logo, é uma excelente forma de entender o que está sendo buscado nesse momento.
Explorar do Instagram
O próprio Instagram destina um espaço na plataforma para mostrar quais são os assuntos, vídeos e fotos mais relevantes para aquele momento.
Portanto, deixar de conferir a aba “Explorar” é um erro se você quer entender quais são os tópicos mais relevantes naquele momento.
Essa aba do Instagram também funciona para que você reconheça quais são as hashtags em alta.
Com uma boa análise, é possível filtrar os melhores assuntos e definir as melhores hashtags para os seus conteúdos
BuzzSumo
Outra ferramenta para estipular tópicos e mapear conteúdos é o BuzzSumo.
Com ela, é mais fácil buscar inspiração, encontrar tendências, identificar os principais influenciadores por nicho e monitorar o desempenho de certos conteúdos.
Canva
Os bons conteúdos entregam relevância e informações de qualidade para os usuários, mas também é preciso garantir qualidade e um visual atraente para que ele se destaque em meio a tanta concorrência.
Para os produtos que não podem contar com serviços especializados de design, é preciso encontrar as alternativas que suprem essa necessidade.
Uma das melhores alternativas para a criação de materiais ricos e visualmente bonitos é o Canva.
Nesse site, que também é um aplicativo, você encontra milhares de templates e layouts prontos para criar conteúdos.
Além disso, você tem acesso a diversas funcionalidades para trocar fontes, cores, incluir fotos e elementos de todos os tipos.
mLabs
A mLabs é uma ferramenta especializada no gerenciamento de contas do Instagram.
Com ela, é possível planejar os conteúdos que serão postados, gerenciar e programar as postagens, monitorar as métricas de desempenho, gerar relatórios e índices de performance e muito mais.
Existem diferentes planos que entregam funcionalidades para todas as necessidades e portes de empreendimentos.
Produzir conteúdo para o Instagram é uma atividade que requer planejamento e ações estratégicas, como já pudemos ver ao longo deste artigo.
Com isso, é também importante conhecer as principais formas de criação de conteúdo para o Instagram, que ajudam os negócios a otimizarem os resultados por meio de estratégias já utilizadas e que conversam diretamente com as necessidades e os desejos dos consumidores.
Conhecer as práticas estratégicas de marketing, como definição de objetivos, criação da persona, variação nos formatos dos conteúdos, estabelecimento de métricas de desempenho e entendimento sobre o funcionamento do algoritmo do Instagram é o primeiro passo para o sucesso na rede.
Assim, basta contar com as principais ferramentas que ajudam a entender as tendências e assuntos de interesse do seu público-alvo, bem como de produção e gestão dos conteúdos para entregar materiais relevantes e interessantes para a sua audiência.
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