O setor de e-commerce teve sua ascensão nos últimos anos devido às mudanças de comportamento do consumidor.
Afinal, ele percebeu a facilidade que o comércio eletrônico trouxe para o seu dia a dia.
E nos dias atuais, o setor continua em crescimento, mesmo que seja um pouco mais moderado.
Acompanhe os dados para entender como está o comércio eletrônico hoje, sua importância para o mercado e o que esperar dele no futuro.
Aumento no número de consumidores online
A 48ª edição do Webshoppers, relatório renomado da NIQEbit, afirma que cerca de 53 milhões de pessoas compraram no e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2023.
O número é 6% maior, quando comparado ao mesmo período de 2022.
No ano anterior o número de consumidores que compraram online foi de cerca de 49,8 milhões.
Apesar do aumento no número de adeptos às compras online, quando falamos em vendas, o setor apresentou uma queda.
Com um início de ano mais incerto, os consumidores buscaram ser mais cautelosos quanto às compras, tendo uma queda de 7,3% em comparação ao primeiro semestre de 2022.
Apesar de não ter apresentado um crescimento, o número de vendas para o setor foi de R$ 119 bilhões, algo que não dá para ignorar.
Categorias de produtos que se destacaram
Apesar do e-commerce ser muito abrangente e ser praticamente possível vender quase tudo na internet (dentro dos padrões éticos, é claro), alguns produtos tendem a se destacar mais.
Foi o caso do setor de Higiene e Beleza, que apresentou um aumento de 6,4%.
O setor de Limpeza, também surpreendeu positivamente com um aumento de 11%.
Já o setor de Alimentos se manteve praticamente nos números anteriores. Houve apenas uma diminuição de 0,6%.
Quando falamos de Bebidas, a venda dos itens através do setor caíram cerca de 2,5%.
Lojas que operaram somente no online são destaques
O estudo revelou ainda, que negócios que optaram em operar somente no online, ganharam uma certa importância no setor.
Para se ter uma ideia, 62,2% das vendas do e-commerce no primeiro semestre de 2023 vieram desse tipo de loja (sem presença física).
E isso também foi acima do desempenho alcançado no primeiro semestre de 2022. Um aumento de mais de 5 pontos percentuais em média.
Como começar minha loja online?
Com números tão relevantes assim, é impossível dizer que o e-commerce não seja algo importante em um mundo cada vez mais digitalizado.
Sobre o futuro, temos cada vez mais pessoas investindo no setor para conseguir a tão sonhada liberdade financeira que tanto buscam.
Além é claro, de alcançarem o sonho de começar o próprio negócio de uma forma bem mais fácil que antes.
Se esse é o seu caso, que tal começar sua loja online agora?
Faça acontecer com uma empresa renomada do mercado, que já atua há mais de 20 anos na área e entende do assunto.
Tenha em um único painel, tudo o que você precisa para começar a vender online, mesmo sem experiência.
Conheça a Tray, plataforma de e-commerce que oferece integração com mais de 30 marketplaces do mercado, redes sociais como Instagram e TikTok, além de soluções de pagamento, frete e atendimento ao cliente.
Conheça um pouco mais sobre a solução no vídeo abaixo:
Está pronto para começar a vender online? Escolha o melhor plano para você: