Tradicionalmente, a palavra “comunidade” se refere a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, seja uma história, um objetivo, uma localização geográfica, práticas e até mesmo hábitos de compra.
Mas, e se aplicássemos esse conceito às estratégias de marketing?
E se pudéssemos criar grandes comunidades nos aplicativos que aproximam as marcas de seus clientes?
É exatamente isso que as comunidades do WhatsApp permitem fazer.
O novo recurso, lançado ainda em 2022 para rivalizar com os supergrupos de outros aplicativos de mensagens, como o Telegram, chegou aos usuários brasileiros apenas em janeiro de 2023.
As comunidades estiveram, inicialmente, restritas a poucos usuários do Brasil, mas hoje todo mundo que tem o aplicativo no celular pode criar e participar das comunidades.
Neste artigo, vamos explorar tudo que você precisa saber sobre as comunidades do WhatsApp e como usar esse recurso para impulsionar o engajamento com os clientes.
Se você quer vender pelo Whatsapp e está em busca de uma forma mais próxima e se conectar com seu público, continue a leitura e veja como usar as comunidades.
O que são as comunidades do Whatsapp?
O recurso “Comunidades” é projetado para reunir grupos do Whatsapp com interesses similares em um único grupo maior.
Uma comunidade pode abranger grupos de diferentes temas e permite que o administrador envie avisos para os membros de uma só vez.
Segundo o Whatsapp, o novo é uma maneira de manter uma comunicação centralizada e aproximar pessoas que compartilham interesses comuns.
Como funcionam?
As comunidades funcionam como “guarda-chuvas” dos grupos tradicionais do Whatsapp.
Abaixo, elencamos as funcionalidades e os limites do novo recurso.
Capacidade das comunidades
Cada comunidade do WhatsApp tem a capacidade de unir até 50 grupos diferentes e receber um limite de 5 mil membros.
Perfil administrador
Quando você cria uma nova comunidade pela sua conta do WhatsApp, automaticamente se torna o administrador.
Por lá, você compartilha informações importantes e todos as veem, independentemente do grupo ao qual pertencem.
Você também pode atribuir funções administrativas aos membros.
Controle do administrador
Os administradores podem remover qualquer pessoa ou grupo da comunidade, assim como criar novos e apagar mensagens com conteúdos abusivos.
Apenas os administradores da comunidade podem enviar mensagens para a comunidade – diferentemente de um grupo do Whatsapp, em que todos os membros podem enviar mensagens entre si.
Além disso, apenas os administradores têm autorização para gerenciar informações da comunidade, como nome, descrição e foto do perfil.
Adição de novos membros
Para entrar em uma comunidade, é necessário receber um link de convite de um administrador.
Depois de aceitar o convite, o usuário tem acesso à conversa na qual os administradores podem enviar avisos.
Adicionar grupos a uma comunidade não significa que os membros se juntam automaticamente a todos os outros grupos.
Os membros só podem ver todos os grupos quando visualizam as informações da Comunidade e, caso queiram entrar nos demais grupos, precisam solicitar a entrada.
Segurança
A privacidade é garantida com criptografia de ponta a ponta, e apenas os administradores da comunidade podem ver o contato dos participantes.
Outros administradores ou membros só podem ver e enviar mensagens aos contatos pertencentes aos mesmos grupos.
Quais são as vantagens das comunidades para engajar clientes?
De acordo com levantamento recente da Social Commerce, realizada pela All iN/Social Miner, 84% dos brasileiros já usam as redes sociais para comprar.
Desse percentual, 37% dos consumidores têm o Whatsapp como rede social favorita para buscar novas ofertas de produtos.
Esses números revelam o grande potencial de vendas que está por trás da presença ativa dos negócios no Whatsapp.
No entanto, antes de entender exatamente como as comunidades podem ajudar seu negócio a aproveitar as oportunidades de vendas no aplicativo, uma coisa precisa ficar clara:
Esse recurso dificilmente pode ajudar a aumentar a visibilidade de um negócio.
Os supergrupos do Whatsapp não podem ser pesquisados dentro do aplicativo e as admissões são feitas apenas por convite.
Ou seja, um usuário qualquer não pode encontrar a comunidade de uma empresa no Whatsapp e solicitar a entrada.
Contudo, as comunidades ainda podem trazer alguns benefícios para o seu negócio em termos de engajamento e fidelidade daqueles clientes que você tem o contato.
E, nesse requisito, o recurso tem grande potencial.
A seguir, vamos apresentar como as comunidades podem ajudar as empresas a aumentar o envolvimento do público.
Oferecer suporte aos clientes e criar uma comunidade (literalmente) em torno de sua marca.
Confira e tire suas dúvidas!
Envolvimento com o público
O recurso das enquetes do Whatsapp já está disponível tanto para as comunidades quanto para os grupos do aplicativo.
Esse é um jeito prático de as empresas obterem informações sobre as preferências e opiniões de seu público.
Uma loja de roupas pode usar as enquetes do WhatsApp para perguntar a uma comunidade de clientes sobre sua marca de roupa favorita.
Da mesma forma, um organizador de eventos pode usar a enquete do WhatsApp para estimar quantas pessoas vão participar de uma festa privada.
Tanto os administradores da comunidade quanto os membros dos grupos podem acessar os resultados das enquetes.
É uma estratégia de ganha-ganha, afinal, os clientes adoram empresas que se comunicam abertamente e, do outro lado, as empresas têm acesso rápido às preferências do público.
Suporte aos clientes
Uma das principais vantagens das comunidades é a facilidade de reunir clientes com necessidades semelhantes em um único canal.
Por exemplo, uma academia local pode reunir clientes que estão em grupos que compartilham focos distintos, como ”nutrição”, “perda de peso”, “musculação”, entre outros.
Dessa forma, os administradores podem compartilhar informações gerais e solucionar dúvidas de forma mais ágil para todos os clientes da academia.
Mantendo ainda esses mesmos clientes em seus grupos de nicho.
Os administradores podem compartilhar capturas de tela, vídeos ou outros arquivos que ajudem a ilustrar resoluções de problemas.
É uma gama de possibilidades que pode facilitar o trabalho do suporte e agilizar o processo de resolução de dúvidas.
Criação de uma comunidade VIP
Ao fazerem parte de uma comunidade unida, com acesso privado a informações ou eventos selecionados.
Os clientes ganham acesso a uma experiência exclusiva, o que pode aumentar significativamente a fidelidade à marca.
A participação em uma comunidade VIP também pode incluir convites para eventos presenciais, lançamentos de produtos ou oportunidades de pré-venda.
Experiências únicas e personalizadas como essas vão reforçar o valor da marca para os membros da sua comunidade.
É possível procurar por comunidades, como acontece com os grupos do Telegram?
Os usuários do Telegram podem procurar e descobrir novas comunidades usando a barra de buscas do aplicativo.
Já o WhatsApp não possui uma função nativa semelhante, ou seja, não é possível descobrir novas comunidades pesquisando na barra de busca.
As comunidades do WhatsApp são estabelecidas por convites diretos, o que significa que os membros envolvidos já se conhecem ou possuem algum tipo de conexão prévia.
Essa restrição do Whatsapp acaba permitindo que as comunidades sejam mais exclusivas do que os supergrupos do Telegram.
Como ver as comunidades que eu faço parte?
Para ver as suas comunidades, acesse a nova aba “Comunidades” do Whatsapp.
No Android, o ícone para acessar a aba está localizado na parte superior das conversas.
No iOS, o ícone estará na parte inferior da tela.
Ao acessar “Comunidades”, você verá uma lista das comunidades das quais você está inserido.
Na mesma aba, você também tem a opção de criar uma nova comunidade do zero ou adicionar grupos a uma comunidade já existente.
Qualquer um pode criar uma comunidade? Se sim, como?
Qualquer pessoa com uma conta no Whatsapp pode criar uma comunidade de forma gratuita.
E neste passo a passo, vamos mostrar como fazer isso:
- abra a tela inicial do WhatsApp no seu dispositivo;
- localize o ícone do recurso das comunidades. No Android, o ícone está na parte superior das conversas, representado por três bonecos. Já no iOS, o ícone está na parte inferior;
- toque no ícone para acessar a seção de criação as comunidades;
- procure e toque na opção “Criar comunidade” para iniciar o processo de criação da sua;
- em seguida, será solicitado que você insira o nome e a descrição. Essas informações ajudarão a identificar e descrever a temática da sua comunidade;
- agora, você terá a opção de adicionar os grupos aos quais já participa à nova comunidade. Basta selecionar os grupos relevantes que deseja incluir ou, se preferir, você pode criar um novo grupo específico para inserir na Comunidade.
Fácil, não é?
Seguindo esses passos, estará criada a sua nova comunidade no WhatsApp.
Como sair de uma comunidade no WhatsApp? Se um usuário sair da comunidade, ele sai de todos os subgrupos?
Vamos lá, essas são grandes curiosidades sobre o recurso do Whatsapp!
De acordo com a página oficial do aplicativo, ao decidir sair de uma comunidade.
O usuário será automaticamente removido de todos os subgrupos que estão associados àquela comunidade.
Dito isso, considerando que você faz parte de uma comunidade do Whatsapp, vejamos o passo a passo de como sair dela:
- acesse o WhatsApp e procure a comunidade da qual deseja sair;
- dentro da comunidade, vá para a parte inferior da tela, na qual encontrará algumas opções adicionais. Localize e clique em “Seus grupos”;
- na lista, procure o nome da comunidade da qual deseja sair e toque nele;
- ao selecionar o nome da comunidade, você verá a opção “Sair da comunidade”. Toque nessa opção para confirmar sua saída.
Vale ressaltar que é possível sair de um subgrupo e ainda permanecer na comunidade, ou seja, você pode permanecer em uma comunidade mesmo sem fazer parte de nenhum dos subgrupos integrados a ela.
Para isso, basta seguir o passo a passo normal para sair de um grupo que está atualmente integrado à comunidade: abra o grupo > toque em Mais opções > Mais > Sair do grupo.
Feito isso, você estará fora dos subgrupos, mas ainda estará vinculado à comunidade.
Quais as diferenças entre lista de transmissão e comunidade?
A lista de transmissão do Whatsapp é basicamente uma lista de contatos para os quais o usuário pode enviar, ao mesmo tempo, a mesma mensagem.
Mas, ao contrário do recurso da comunidade, que só está disponível na versão tradicional do Whatsapp, a lista de transmissão só está disponível para os usuários que usam o Whatsapp Business.
Existe a possibilidade de as comunidades estarem disponíveis também no Whatsapp Business em atualizações futuras do aplicativo.
Mas hoje o administrador deve ter uma conta tradicional para poder reunir os subgrupos em uma comunidade.
Podemos elencar outras diferenças entre os dois recursos.
Veja, logo abaixo, todas as diferenças entre a lista de transmissão e a comunidade do WhatsApp.
Comunicação individual
Na lista de transmissão, o usuário criador pode enviar mensagens privadas para os membros, e os destinatários podem responder individualmente em um chat privado.
Já o recurso de Comunidade permite uma comunicação mais aberta, já que todos os membros fazem parte de um canal específico da comunidade.
Quantidade menor de membros e necessidade de números salvos
A lista de transmissão possibilita adicionar até 256 contatos em cada lista.
No entanto, para que o envio seja bem-sucedido, é necessário que o destinatário tenha o número do remetente salvo em seus contatos.
Nas comunidades, o administrador não precisa ter seu número salvo para cada membro dos subgrupos para que eles recebam os avisos.
Além disso, as comunidades permitem unir até 5 mil membros, ou seja, trata-se de um canal com mais alcance do que a lista de transmissão.
Impossibilidade de ver os membros da lista
Os destinatários da lista de transmissão não podem ver quem são os demais membros da mesma lista, assim como não têm a possibilidade de interagir com eles.
Na comunidade, os membros também não podem interagir entre si, mas pelo menos eles têm a permissão de ver quais são os grupos integrados à comunidade e solicitar a entrada neles.
Chegamos ao final do nosso guia sobre as comunidades do Whatsapp!
Esperamos que você tenha gostado de aprender a como usar esse recurso para o engajamento dos clientes.
Agora, é com você, boa sorte!