Estudos recentes apontam que 2 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o WhatsApp pelo menos uma vez por mês.
Isso coloca o WhatsApp à frente de outros aplicativos de mensagens populares, como Facebook Messenger, que tem 1,3 bilhão de usuários, e WeChat, com 1,2 bilhão de usuários.
No Brasil, há cerca de 120 milhões de contas no WhatsApp, o que coloca o nosso país em segundo lugar no mundo em número de usuários do aplicativo, atrás apenas da Índia.
A massiva adesão das pessoas ao WhatsApp torna o aplicativo, sem sombra de dúvidas, um ótimo canal de vendas.
Mas não para por aí, pois existem outros motivos pelos quais você deveria saber como vender pelo WhatsApp.
Neste post, vamos explicar tudo que o WhatsApp pode oferecer para sua empresa em vendas e 21 dicas para aumentar sua taxa de conversão no app hoje mesmo!
Por que vender pelo WhatsApp?
Além da adesão do público, existem três razões principais pelas quais as empresas devem considerar seriamente usar o WhatsApp como um canal de vendas.
Melhor canal de atendimento ao cliente
O WhatsApp permite que as empresas se envolvam com os clientes em uma plataforma com a qual se sintam confortáveis.
Pode ser um verdadeiro alívio conseguir a sua resposta por meio do WhatsApp sem precisar enviar um e-mail ou uma mensagem pelo site.
Possui recursos para relacionamento com os clientes
Grupos de mensagens podem alcançar até 256 pessoas por vez, enquanto as comunicações individuais no WhatsApp podem construir relacionamentos que fortalecem a fidelidade à marca.
Aplicativo grátis
Proprietários de pequenas empresas estão sempre apertados em seus orçamentos e podem se beneficiar de soluções de vendas gratuitas.
O WhatsApp reconhece essa necessidade e, portanto, mantém seu aplicativo de negócios totalmente gratuito, assim como a versão normal do aplicativo.
Quais são as vantagens de vender pelo WhatsApp?
É provável que você já tenha percebido que o WhatsApp não é mais usado apenas para se comunicar com pessoas, pois ele também representa um canal de vendas poderoso para muitas empresas.
Porém, nem todas as empresas estão aproveitando os potenciais que esse aplicativo tem a oferecer.
Abaixo, confira quais vantagens são essas!
Velocidade na comunicação com o cliente
Uma das maiores frustrações dos clientes são as filas de espera e as respostas atrasadas por e-mail.
Diante desse problema na comunicação com as empresas, as mensagens do WhatsApp ajudam os clientes a se comunicar com maior rapidez.
Pelo WhatsApp, sua empresa pode reagir aos problemas dos clientes e dar soluções mais rapidamente.
Proximidade com a marca
Há algo íntimo em entrar na lista de contatos dos seus clientes.
Na comunicação pelo WhatsApp, é possível mostrar que a sua marca tem um tom mais descontraído do que na comunicação via telefone ou e-mail.
Visibilidade para os produtos
Os clientes não precisam mais sair do WhatsApp para conhecer os produtos da sua marca.
O catálogo de produtos no WhatsApp Business serve como uma vitrine online para uma empresa mostrar os seus produtos dentro do aplicativo.
Pode parecer algo simples, mas o catálogo poupa você o incômodo de enviar fotos uma de cada vez para o cliente ou repetir as informações sobre os produtos.
Para cada item no catálogo, sua empresa pode adicionar informações importantes como o preço, a descrição do produto, imagens, nome e número.
Pagamento via WhatsApp
Da mesma forma que as pessoas estão acostumadas a conversar, enviar fotos e compartilhar documentos pelo WhatsApp, elas podem fazer transferências e pagamentos.
O recurso está disponível para todos os usuários do WhatsApp.
O melhor de tudo é que a transferência pode ser feita com a mesma facilidade de enviar uma foto ou arquivo.
Já pensou no quão vantajosos isso é para as suas vendas no aplicativo?
Você pode gerar um lead, convertê-lo em consumidor e receber pagamentos por meio do WhatsApp.
Para você que está preocupado com a segurança desse recurso, pode ficar tranquilo, porque ele provou ser um método de pagamento seguro.
O Banco Central autorizou pagamentos via WhatsApp.
Esse recurso foi desenvolvido com muitas camadas de segurança feitas por diferentes tipos de tecnologias.
A criptografia entre o celular e os servidores do aplicativo pode proteger todas as informações de pagamento.
Privacidade de dados
As preocupações com a privacidade dos dados estão aumentando, e o WhatsApp oferece condições de segurança que respondem os anseios da maioria dos usuários.
Graças à criptografia de ponta a ponta e ao compromisso de proteger a privacidade do usuário, o WhatsApp é a escolha mais segura para os clientes que desejam mandar mensagens para empresas — também garante uma experiência livre de spam.
Como vender pelo WhatsApp? 21 dicas para começar agora!
1. Baixe o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é um aplicativo criado para atender às necessidades de varejistas e proprietários de pequenas empresas.
O app tem recursos que podem ajudar a automatizar, classificar, responder com rapidez às mensagens e oferecer aos clientes uma experiência de compra incrível pelo WhatsApp.
Com o WhatsApp Business, você pode criar um Perfil Comercial com informações úteis como endereço (com mapa), horário de funcionamento, descrição do seu negócio, e-mail e site.
Também é possível ver relatórios sobre o desempenho da sua conta.
2. Use etiquetas
As etiquetas disponíveis no WhatsApp Business ajudam a organizar facilmente as conversas em novo pedido, pedidos não pagos e pedidos concluídos, por exemplo.
Também é possível criar etiquetas personalizadas.
3. Crie respostas rápidas
Você pode criar e salvar respostas rápidas para responder rapidamente às perguntas mais frequentes que chegam ao seu perfil.
Esse recurso funciona bem como um diretório de perguntas frequentes para explicar coisas como métodos de pagamento aceitos, área de entrega e política de devolução.
4. Crie mensagens automáticas
Crie mensagens automatizadas para responder aos clientes de forma instantânea.
Por exemplo, você pode definir uma mensagem de ausência para quando não estiver no horário e informar aos clientes quando esperar uma resposta sua.
Também é possível criar uma mensagem de saudação para apresentar informações sobre os produtos e apresentar a empresa aos clientes.
5. Monte um catálogo de produtos
Criar um catálogo pode ser um dos primeiros passos para seu negócio vender pelo WhatsApp.
Veja um passo a passo de como montar um catálogo do zero:
- acesse o WhatsApp Business (disponível para Android e iOS);
- escolha se deseja entrar com o seu número atual ou um novo número;
- selecione a categoria que mais combina com o seu negócio;
- volte para a página inicial e vá em Configurações;
- toque em Ferramentas comerciais;
- vá em Catálogo para adicionar seus produtos e toque em Adicionar item;
- adicione informações e fotos do produto e depois vá em Salvar;
Feito isso, o seu item estará disponível no catálogo do WhatsApp.
Lembre-se de que existem algumas limitações em relação aos produtos que podem ser adicionados no aplicativo.
Você pode conferir a lista completa de produtos no site do WhatsApp.
6. Cadastre sua empresa no guia de negócios do WhatsApp
O guia de negócios do WhatsApp é uma opção que só cresce no Brasil.
Muitas empresas no país estão fazendo seu cadastros
Para isso, é muito simples.
Você precisará ter o WhatsApp Business no Android.
Portanto baixe a versão mais recente do WhatsApp Business no seu celular e faça o seu cadastro no guia de negócios.
Vale ressaltar, que o recurso pode não estar disponível para sua empresa no momento.
Isso acontece pois o WhatsApp utiliza os serviços de uma agencia de pesquisa terceirizada para garantir a melhoria do guia para os usuários.
Quanto ao cadastro siga o seguinte passo a passo:
A primeira coisa é cadastrar sua empresa no guia de negócios do WhatsApp para que ela fique disponível no guia de negócios.
Siga todos os termos e políticas de uso ( Termos de Serviço do WhatsApp Business e a Política Comercial do WhatsApp).
Após isso, seu cadastro vai para uma análise interna, garantido que não há nenhuma violação dos termos solicitados.
Acesse o guia de negócios em Ferramentas comerciais e na aba Conversas, clique em Mais opções >
Ferramentas comerciais > Guia de negócios.
Responda cada etapa até concluir seu cadastro.
Após a validação, você receberá uma notificação do WhatsApp avisando se sua empresa foi adicionada ao guia de negócio.
Caso seja necessário envie mais informações.
Os dados comerciais compartilhados, ficarão visíveis para todos os usuários assim que seu cadastro for aprovado.
Dessa forma, as empresas adicionadas terão um perfil comercial no guia de negócios.
7. Compartilhe informações do WhatsApp Business com a Meta para criação de anúncios
Com o WhatsApp Business, é possível criar anúncios no Facebook e no Instagram para divulgar sua marca.
A tecnologia é interessante pois, quando alguém interage com algum de seus anúncios, o WhatsApp imediatamente inicia uma conversa entre sua empresa e clientes em potencial.
Para fazer a criação de um anúncio, o nome usado no seu perfil comercial deverá ser compartilhado com a Meta.
Caso tenha definido que a foto do perfil da empresa pode ser vista por todos nas Configurações de Privacidade do WhatsApp Business, ela também será compartilhada com a Meta.
Lembre-se, isso é muito importante pois essas informações que ajudam os clientes em potencial a conhecer mais sobre sua empresa.
8. Faça a integração das Lojas do Facebook com o WhatsApp Business
Após criar o seu catálogo de produtos, como ensinamos à pouco você poderá integrar sua loja do Facebook com seu Whatsapp Business.
Para isso, é necessário selecionar a opção “Oculta” nas configurações da sua loja do Facebook para voltar a usar o catálogo do WhatsApp.
Fazendo isso, o catálogo será exibido da mesma maneira que era disposto antes da integração.
Dessa forma, os itens adicionados à sua loja do Facebook após esse processo, não serão exibidos no WhatsApp Business.
Uma observação para ficar de olho, é que após ocultar sua loja, você não poderá desfazer essa ação.
Os itens adicionados à loja não serão mais exibidos no WhatsApp.
9. Compartilhe links da sua loja do Facebook no WhatsApp
O Whatsapp também oferece o recurso de compartilhar os links da sua loja do Facebook diretamente no aplicativo.
Para fazer isso é muito simples, basta abrir sua página de produto na sua loja do Facebook, em seguida selecionar “Mais opções”.
Tocar no ícone do Whatsapp, selecionar uma conversa ou grupo para compartilhar a página do produto.
Toque no botão de enviar ou avançar e não se esqueça de escrever uma mensagem, pois o link será anexado nela.
10. Conecte sua conta do WhatsApp Business ao Instagram
Também é possível, conectar sua conta business do Instagram à sua conta do Whatsapp Business.
Para isso, você precisa ativar o botão Clique para o WhatsApp no seu perfil do Instagram.
É uma ótima opção para quem quer aumentar o engajamento com dos clientes com a marca.
Para conectar siga o passo a passo abaixo:
Clique em Mais opções, caso seu celular seja Android ou em Configurações no caso de iPhone.
Vá em Ferramentas comerciais > Facebook e Instagram.
Clique na opção Instagram e Continuar.
Essa ação abrirá a página de login do Instagram.
Insira seus dados de login corretamente e, em seguida, toque em Entrar.
Se preferir, toque em Entrar no Facebook para entrar usando sua conta do Facebook.
Selecione Empresa ou Criador de conteúdo.
Em seguida, toque em Avançar por três vezes.
Confirme os dados da sua conta.
Clique em Adicionar e vá em Voltar para o WhatsApp.
Após voltar ao aplicativo WhatsApp Business, você verá a conta do Instagram conectada na tela Facebook e Instagram.
11. Explore o Status do WhatsApp
Se ainda não usa o Status do WhatsApp para se comunicar com os clientes, você corre o risco de não aproveitar um dos melhores recursos do aplicativo.
O Status do WhatsApp é a versão do WhatsApp para o popular formato Stories, famoso no Instagram.
Por meio dele, você pode aumentar o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente contando histórias divertidas e mostrando os bastidores da sua empresa.
Pense nele como um recurso complementar para a sua estratégia em redes como Facebook e Instagram.
Você também pode usar o Status de forma promocional, postando imagens ou vídeos com destaque para descontos temporários no seu catálogo.
O conteúdo postado nos Status desaparecerá após 24 horas, então, essa é uma ótima maneira de deixar o público empolgado com os produtos.
12. Use os grupos para envolver os usuários
Os grupos do WhatsApp são uma maneira de ter uma conversa mais próxima com os usuários e formar uma comunidade em torno da sua empresa.
Eles permitem que até 256 pessoas interajam entre si e com sua empresa.
Considere esse um canal onde um potencial cliente pode tirar dúvidas sobre a sua empresa, sobre produtos ou campanhas recentes.
Por ser uma oportunidade restrita, a chance de participar do grupo do WhatsApp tem uma exclusividade.
Você pode aproveitar isso a favor da marca.
Já pensou divulgar em outros canais que as primeiras 256 pessoas que se inscreverem, por exemplo, terão acesso a descontos especiais? É uma boa ideia!
13. Use o WhatsApp Web
Você pode usar o WhatsApp web para acessar as conversas do seu perfil pelo PC.
Basta acessar a página WhatsApp Web e digitalizar o código QR que aparece na tela pelo aplicativo.
Uma das vantagens da versão do WhatsApp Web é que você ou a pessoa que você designou pode fazer as vendas no aplicativo ou enviar uma mensagem pelo computador.
Isso permite, dentre outras coisas, evitar erros de digitação mais comuns.
14. Envie conteúdo interessante
Se você já tem o WhatsApp instalado no celular, sabe que essa ferramenta usada para transmitir regularmente informações nem sempre é precisa.
Algumas pessoas não chegam a abrir mensagens se elas vierem de um número desconhecido.
É por isso que você precisa pensar com cuidado antes de enviar mensagens de WhatsApp para seus clientes, principalmente quando eles não estão familiarizados com sua marca e ainda não compram de você.
Algumas maneiras de atrair pessoas para o seu conteúdo via WhatsApp:
- envie conteúdo educacional relacionado ao seu produto ou nicho;
- ofereça suporte ao cliente;
- envie vídeos junto com informações úteis para o público;
- crie promoções em que os usuários podem acessar sua página por meio de um link do WhatsApp.
Ao seguir essas dicas, você contribui para o conhecimento geral do seu público e o ajudará a cativar.
Não seja o tipo de empresa que manda mensagem para as pessoas o dia todo.
Isso afasta seus usuários do WhatsApp em vez de envolvê-los.
15. Ofereça demonstrações de produtos
A demonstração de produtos é a oportunidade onde o vendedor pode ilustrar (de forma presencial ou virtual) o funcionamento e os benefícios do produto.
O objetivo dessa prática é deixar o cliente entusiasmado para comprar o produto.
Graças aos recursos de mídia avançada, o WhatsApp permite que você encaminhe de forma instantânea demonstrações de produtos para os seus clientes.
Para oferecer informações de qualidade sobre seu produto ou serviço, você pode compartilhar diferentes imagens e vídeos educativos com seu público.
Essas demonstrações de produtos abrem o caminho para gerar entusiasmo sobre seu produto ou serviço.
16. Use o QR
Quanto mais fácil for para os clientes chegarem até a sua marca, maiores são as chances de gerar leads e fechar um número maior de vendas.
Nesse sentido, os códigos QR do WhatsApp funcionam como portas digitais eficazes para o seu negócio.
Eles fornecem a potenciais clientes uma maneira fácil de iniciar uma conversa com você.
Já se foi o tempo em que as pessoas precisavam adicionar um número comercial do WhatsApp aos seus contatos para iniciar as interações.
Agora, as empresas podem simplesmente colocar seus códigos QR em materiais promocionais e permitir que o público escaneie para comunicações rápidas.
17. Faça um agendamento de mensagens
À medida que você lançar grupos no WhatsApp e intensificar as conversas individuais com os clientes, perceberá a necessidade de planejar a comunicação no app.
O ideal, para evitar mensagens direcionadas para os usuários errados, é criar um agendamento do conteúdo divulgado no WhatsApp.
Esse planejamento também ajudará você ou a sua equipe a não enviar as mesmas mensagens mais de uma vez.
Organize-se para decidir com antecedência quais conteúdos serão enviados, quando e para qual grupo ou tipos de clientes.
Uma ótima maneira de organizar os conteúdos do WhatsApp é dividir os usuários a partir dos estágios do funil de vendas.
Dessa forma, você poderá responder dúvidas, manter seu público atualizado e direcionar os clientes na jornada de compras.
18. Use o WhatsApp para fazer atualizações de pedidos e entregas
Quando enviadas por e-mail, as confirmações automáticas correm o risco de se perder nas mensagens com as quais os seus clientes são bombardeados todos os dias.
Essas atualizações podem até cair nas pastas de spam de seus clientes, o que dificulta ainda mais a comunicação com eles sobre algo importante.
Em vez de enviar essas confirmações por e-mail, é uma excelente ideia aproveitar a proximidade do usuário com o WhatsApp.
Assim, os clientes não perderão confirmações cruciais de pedidos e atualizações de status, por exemplo.
19. Use um bot no WhatsApp
Integrar um chatbot no WhatsApp garante atendimento 24 horas por dia, algo que para uma empresa seria complicado se fosse feito manualmente.
A automatização de mensagens no WhatsApp já faz sucesso, e o chatbot permite que as marcas enviem mensagens com linguagem natural e simples para os seus contatos.
Assim, o cliente pode sentir que está falando com um representante da empresa, e não com uma máquina.
20. Utilize a lista de transmissão
A lista de transmissão é uma lista de contatos para os quais você pode enviar mensagens de uma só vez, sem precisar enviar a mensagem separadamente para cada usuário.
Os destinatários receberão a mensagem como uma mensagem individual e poderão responder da mesma maneira.
Abaixo, veja o passo a passo de como criar uma lista de transmissão:
- abra o WhatsApp e vá em Mais opções;
- toque em Nova transmissão;
- busque ou selecione os contatos para adicionar à lista;
- por fim, toque no ícone de confirmação.
Apenas os contatos que possuem o seu número de telefone salvo receberão as mensagens de transmissão.
Então, se um contato não recebeu a sua transmissão, peça que a pessoa verifique se o número da empresa está salvo no celular.
21. Divulgue o seu contato do WhatsApp
Experimente divulgar o número do seu negócio para contato via WhatsApp em cartões de visita, perfil nas redes sociais e mensagens por e-mail.
A partir disso, você estará colocando na mão do cliente a opção de salvar o número da sua empresa e entrar em contato com ela de forma mais rápida do que em outros canais.
Dica bônus: 5 boas práticas para vender no WhatsApp com segurança
Cada mensagem do WhatsApp é protegida pelo mesmo protocolo de criptografia, e isso vale para as mensagens entre usuários comuns e perfis comerciais que usam o WhatsApp Business.
Assim que a mensagem é enviada, ela estará sujeita às práticas avançadas de privacidade do WhatsApp.
Porém, ainda assim, os cibercriminosos encontram maneiras de aplicar golpes tanto em usuários comuns quanto em empresas.
Abaixo, veja algumas maneiras de manter sua empresa e seus clientes seguros.
1. Use o WhatsApp Business para conversar com os clientes
Se uma empresa entrar em contato com um cliente por meio da versão normal do WhatsApp, pode haver uma desconfiança inerente, pois o cliente não sabe se o negócio é real.
O WhatsApp Business, por outro lado, precisa de uma empresa para verificar suas credenciais.
Se você é proprietário de uma empresa e quer usar o perfil comercial, precisará compartilhar sua localização, número de telefone e outros detalhes.
Isso torna sua comunicação não apenas credível, mas também mais segura para o cliente.
2. Não compartilhe dados sigilosos do cliente via WhatsApp
Golpes de falsificação de identidade são bastante comuns no WhatsApp.
Geralmente, esse tipo de golpe envolve o criminoso fingindo ser outra pessoa (embora a foto do perfil possa ser familiar) pedindo para compartilhar dados ou realizar outras ações.
O fraudador pode atrair o destinatário com fotos que encontrou nas redes sociais ou pode se referir a eventos sobre os quais o usuário realizou.
Em todos os canais, o WhatsApp não é o canal ideal para compartilhar dados pessoais dos clientes.
Vale ressaltar que o compartilhamento de dados sem critérios de segurança pode ser uma prática que compromete as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
3. Tenha atenção ao usar o WhatsApp no computador
A versão web do WhatsApp é um recurso capaz de tornar o aplicativo mais versátil tanto para usuários comuns quanto para empresas.
Se você vai usar o WhatsApp para conversar com os clientes, será bem mais fácil digitar no computador do que na tela pequena do celular.
Mas a conexão do WhatsApp no computador deve ser feita com o máximo de cuidado.
Em primeiro lugar, certifique-se de acessar o site oficial do aplicativo para escanear o QR Code que aparece na tela.
Ao terminar de usar o WhatsApp Web, não se esqueça de desconectar a conta do site.
Assim, outros usuários que acessarem o WhatsApp Web não poderão ter acesso às suas conversas.
4. Cadastre a sua digital para acessar o WhatsApp
Para garantir ainda mais um uso seguro do WhatsApp, você pode fazer o cadastro da biometria para acessar o aplicativo.
É possível cadastrar a sua impressão digital ou fazer um reconhecimento facial. A partir desse cadastro, só você poderá acessar as mensagens do WhatsApp.
5. Não compartilhe o código de autenticação
Cibercriminosos dispostos a roubar sua conta precisarão do código de autenticação do WhatsApp enviado por SMS.
Esse registro é útil para concluir a confirmação de uso do aplicativo quando você troca de celular, por exemplo.
Com isso, você tem controle da sua conta.
Portanto, jamais compartilhe o código de autenticação para que não tomem controle da sua conta e falem com os seus clientes como se fossem a sua empresa.
Chegamos ao final do nosso guia.
Esperamos que as dicas de como vender pelo WhatsApp ajudem seu negócio a transformar esse canal em uma verdadeira máquina de vendas.
Agora, o mais importante é baixar o WhatsApp Business e começar a agir.
Aumente suas vendas com o WhatsApp
Através da integração nativa com a ferramenta do WhatsApp é possível enviar campanhas de marketing para clientes.
E se você já usa os canais de atendimento para potencializar as suas vendas, agora ficou muito mais fácil.
Veja:
Com a integração do WhatsApp Oficial e o recurso de Chat, você tem automatização, vendas e atendimento em uma única ferramenta.
São vários canais de atendimento, administrados em um único lugar: o seu painel.
Com apenas 1 número de WhatsApp você consegue unificar o atendimento do:
- WhatsApp;
- Inbox do Instagram;
- Messenger do Facebook;
- Chat da loja.
Tudo centralizado no seu painel!
Além disso, a integração com o WhatsApp, permite:
- A criação de mensagens automáticas, bots de boas-vindas, mensagens prontas para otimizar o primeiro atendimento;
- Inserir o link do WhatsApp na sua loja virtual para aproximar e facilitar o contato com o seu cliente.
- Integração do catálogo de produtos que vai agilizar as conversas e o envio de links de produtos para os seus clientes.
Ative agora esse recurso na sua loja Tray e transforme a experiência de compra dos seus clientes!
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