Vender pela internet é um mercado cada vez mais promissor, já que cada dia mais, os consumidores buscam realizar suas compras através da internet.
Se você é empreendedor e ainda não começou a vender pela internet, está deixando dinheiro na mesa.
Segundo pesquisas as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 185.7 bilhões em 2023 e as perspectivas para os próximos anos só aumentam.
Vale a pena vender pela internet?
Vender na internet traz inúmeros benefícios tanto para os consumidores, quanto para os lojistas.
Uma vez que com uma loja online é você pode:
- vender seus produtos para clientes do Brasil todo;
- atender o público a qualquer hora do dia ou da noite;
- reduzir os seus custos fixos;
- E monitorar todos os resultados.
Se você deseja saber como montar uma loja virtual, todos esses benefícios estão ao seu alcance, mas antes de começar você precisa saber como vender online para aproveitar as oportunidades.
Continue a leitura para entender como funcionam as vendas online e aprenda a vender pela internet.
Como vender pela internet? Passo a passo completo
Agora que você já entendeu como as vendas online funcionam, é chegada a hora conferir passo a passo de como vender online.
1. Faça um planejamento
Antes de começar a vender, seja na loja física ou online, você precisa saber o que vai vender.
Estude o mercado e identifique um nicho. Lembre-se de que para ter sucesso nas vendas pela internet é necessário saber exatamente o público que deseja atingir.
Aqui é importante antes de tudo estudar o mercado e definir os produtos que você tenha familiaridade.
Dessa forma ficará mais fácil identificar os melhores produtos, fornecedores e oportunidades de vendas.
Outro ponto importante é encontrar um nicho de mercado que você goste e que atenda às necessidades de algum público-alvo.
Nessa parte é importante ser específico e segmentar seu produto com base no público que você quer atingir.
Veja este exemplo:
Se você decidiu vender roupas online, por exemplo.
- Defina o estilo das peças;
- Escolha se vai vender roupas casuais, moda esportiva, retrô, comfy ou vai partir para um estilo clássico;
- Estude qual o comportamento desse público-alvo.
Dessa forma, você pode encontrar um grupo de consumidores que vai querer adquirir os seus produtos com mais facilidade.
2. Determine um orçamento
É sempre bom dfinir um orçamento flexível para lidar com imprevistos e arcar com despesas iniciais.
Afinal, sua loja precisará ter uma identidade visual, plataforma, forneedores e o mais importante: produtos.
Desse forma, o orçamento deve contemplar todos os gastos fixos e variáveis do negócio, desde o primeiro dia de funcionamento.
💡 Leia mais: Quanto custa abrir uma loja virtual
3. Escolha o nome da sua loja
Uma loja tem que ter um nome, não é?
Então, coloque a criatividade para funcionar e pense no nome para a sua marca, que seja facilmente memorizável e represente o que você quer vender.
💡 Dica do Especialista: Antes de escolher um nome para sua loja virtual, é importante saber se já existem marcas registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e se o domínio de sites para esse nome também está disponível no Registro.br.
Acesse os respectivos sites e faça a conferência. Se o nome e o domínio estiverem livres, você pode usar e registrar.
4. Formalize o seu negócio
Como você já deve saber, você pode vender online com o CPF.
Mas, como pessoa física, você tem algumas limitações na hora da venda, como a emissão de notas fiscais, que só pode ser feita com CNPJ.
Alguns marketplaces também não aceitam vendedores com CPF.
Antes de decidir começar com CPF ou CNPJ, é importante refletir o que você deseja com as vendas online.
Se você quer apenas vender uns produtos e fazer uma renda extra, tudo bem vender como pessoa física.
Mas se você deseja crescer no mercado e conquistar mais clientes, precisa obter um CNPJ para emitir notas fiscais e transmitir profissionalismo e confiabilidade.
💡 Dica do Especialista: você pode começar como MEI e, quando exceder o faturamento mensal do microempreendedor individual, migrar para outro formato jurídico e enquadramento tributário.
Como empresa, você precisa seguir algumas legislações, entre elas:
5. Analise a concorrência
Algo fundamental quando se vai começar a vender online é identificar os concorrentes que buscam espaço no mesmo nicho de mercado que você.
Portanto identificar quem são essas marcas e o que vendem, valores de seus produtos, quais canais eles vendem e como se posicionam no mercado é essencial.
É importante conhecer todos os aspectos praticados por eles através de uma análise de concorrência eficiente que pode ser feita de diversas formas.
Uma delas é através de ferramentas como: Google Alerts, Google Trends, redes sociais, dentre outros.
6. Defina os canais de venda
Ao criar uma empresa, talvez você pense logo em abrir uma loja virtual.
Esse é um canal de vendas bastante usado, geralmente por meio do uso de uma plataforma de e-commerce, que oferece toda a estrutura de vendas necessária.
Porém, a loja virtual não é a única opção para vender pela internet.
Da mesma maneira os marketplaces podem ser boas alternativas para começar a vender online, já que possuem uma infraestrutura completa para as vendas.
Além de uma grande quantidade de visitantes diários que buscam os mais diversos produtos.
Da mesma maneira, você também pode começar pelas redes sociais, que permitem publicar os produtos e criar vitrines, como na Loja do Instagram.
Já falamos também sobre outros canais de vendas, como o WhatsApp, os aplicativos de celular e os programas de afiliados.
É importante considerar todas essas opções e combinar diferentes canais na sua estratégia de vendas.
7. Escolha uma plataforma de e-commerce
Dependendo dos canais que você escolher, existem plataformas que ajudam a estruturar as vendas e gerenciar os pedidos.
Se você quiser criar uma loja virtual, pode optar por plataformas de e-commerce, como:
- Tray;
- Bagy;
- VTEX;
- Shopify.
Já se a sua praia for vender em marketplaces, estas são algumas das maiores plataformas no Brasil, que trabalham com diferentes taxas e comissões:
8. Defina os meios de pagamento
Para começar a vender online, você também precisa definir os meios de pagamento da sua loja virtual.
Geralmente as plataformas de vendas já têm integração com intermediadores de pagamento, mas é importante verificar quais opções elas oferecem.
Nessa fase do seu planejamento é importante pensar que, quanto mais opções você oferecer, mais perfis de clientes pode atender.
Afinal, cada pessoa tem as suas preferências de pagamento — no crédito ou no débito, à vista ou a prazo, no boleto ou no PIX etc.
Então, ofereça alternativas para o consumidor escolher.
9. Precifique os produtos de forma correta
A precificação dos produtos é um dos pontos que mais costuma gerar dúvidas entre os vendedores.
Para definir o preço dos produtos, você precisa pensar nos seus custos para ter lucratividade nas vendas.
Coloque na ponta do lápis os seus custos fixos e variáveis (incluindo custos e comissões das plataformas de vendas) e defina a margem de lucro sobre os produtos.
Mas também é importante pensar no posicionamento de mercado que você quer conquistar.
Um produto mais caro que os concorrentes, por exemplo, pode querer se diferenciar pelo preço, com uma percepção de maior qualidade.
Então, pense na imagem que você quer transmitir.
💡 Leia mais: como fazer precificação de produtos de forma correta?
10. Cadastre as informações da sua loja
Lembra que falamos sobre transmitir segurança ao consumidor digital?
Comece por aqui: cadastre todas as informações sobre a sua loja para passar confiança ao usuário.
Informar os dados de contato e endereço não é apenas importante, mas também obrigatório por lei, segundo a Lei do E-commerce.
Insira também informações sobre como comprar na loja, fazer trocas e devoluções, entre outros dados importantes.
11. Cadastre os produtos na plataforma
Além de cadastrar as informações da empresa, insira também todas as informações sobre os produtos.
Elas vão ajudar o cliente a conhecer melhor os itens à venda e escolher sua compra com mais confiança e embasamento.
Na hora de cadastrá-los na plataforma, inclua:
- Descrição completa do produto;
- Especificações técnicas;
- Preço, cores e tamanhos;
- Fotos e vídeos dos produtos;
- Avaliações de clientes.
💡 Dica do especialista: Se você tiver um blog, é interessante também incluir posts relacionados àquele produto, que ajudem o cliente a tomar sua decisão de compra.
🎥 Assista:
12. Organize o estoque e a logística do seu negócio
A gestão de estoque e logística é essencial para o sucesso no e-commerce.
Você precisa ter um controle de estoque organizado para garantir a disponibilidade dos produtos na loja.
Da mesma meneira, será preciso enviar os produtos ou disponibilizar uma forma de retirada no menor prazo possível e sem qualquer falha ou avaria.
Por isso, o ideal é contar com uma ferramenta de controle de estoque, que registre as vendas e atualize a disponibilidade dos produtos automaticamente.
Dessa forma, você pode fazer uma gestão de estoque mais eficiente, que não guarde produtos em excesso, mas também não deixe faltar itens para o consumidor, e permita um preparo ágil dos pedidos para entrega
13. Tenha bons fornecedores e parceiros
Escolha bons fornecedores e parceiros para o seu negócio, pois eles também impactam na experiência dos seus clientes.
Eles devem ter produtos de qualidade, oferecer boas condições de compra e estar preparados para abastecer o seu estoque quando for necessário.
Você também deve contar com bons fornecedores de serviços, como a plataforma de e-commerce, as transportadoras, a agência de marketing digital, entre outros.
Encontre fornecedores confiáveis, com boa reputação no mercado e com quem você possa contar.
14. Capriche no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é crucial nas vendas online.
Muita gente pensa que é só colocar os produtos à venda e esperar os pedidos.
Mas se surge alguma dúvida na hora da compra? E se alguém fizer uma pergunta no Instagram?
E se alguém aciona o chat online?
Você precisa ter alguém preparado para atender às dúvidas e necessidades dos clientes — antes, durante e depois da venda e em todos os pontos de contato com os consumidores.
Um atendimento ágil e eficiente é capaz de conquistar muitas vendas para a sua loja.
Como funcionam as vendas online?
Na modalidade de venda online, o consumidor não vai pisar na sua loja física, experimentar os produtos nem conversar olho no olho com um vendedor.
Nesse caso, as vendas online exigem algumas medidas para transmitir confiança ao comprador e oferecer as informações que ele precisa para finalizar a compra.
Portanto, seguindo esses passos citados acima, você conseguirá começar a vender pela internet de forma assertiva e profissional.
Tudo certo para começar a vender pela internet?
Mostramos vários caminhos que você pode seguir, em diferentes canais e plataformas de vendas, com diferentes tipos de produtos e serviços.
E você deve ter percebido que existem diversas possibilidades de vendas online, não é?
Definitivamente, é hora de começar a estruturar o seu negócio.
Até aqui você viu que tudo começa com um bom planejamento.
Agora é a sua vez!
Comece a planejar como entrar no universo das vendas online, atrair visitantes e convertê-los em muitos clientes.
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