Como vender pela internet: 10 dicas para vender online em 2025

Para vender pela internet você precisa: fazer um planejamento estratégico, analisar a concorrência, determinar um orçamento para começar, escolher um nome de loja atraente, formalizar o negócio, definir os canais de venda, escolher a melhor plataforma de e-commerce para vender e divulgar as promoções do seu negócio para alcançar mais clientes.
Como vender pela internet

Principais tópicos

No cenário atual, vender pela internet tornou-se não apenas uma tendência, mas uma necessidade para empreendedores que desejam expandir seus negócios e alcançar um público mais amplo.

Com consumidores cada vez mais exigentes, quem não apresentar variedade de produtos ou serviços e preços competitivos, pode perder sua chance no mercado.

Se você está no início da sua jornada e precisa desenvolver habilidades especiais para conquistar mais clientes online, está no lugar certo!

Este artigo tem como objetivo guiá-lo através dos passos essenciais para iniciar e otimizar suas vendas pela internet, abordando desde o planejamento estratégico até a escolha da plataforma de e-commerce ideal para vender com facilidade.

Se você está pronto para transformar seu negócio e conquistar o mundo digital, continue lendo e descubra como vender pela internet de forma eficaz e sustentável.

Vale a pena vender pela internet?

Segundo pesquisas o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 200 bilhões em 2024.

O número de pedidos superou a casa dos 400 milhões, somando um total de 414,86 milhões de pedidos enviados ao longo do ano.

O ticket médio de quem compra pela internet também ultrapassou os R$ 470,00, registrados no ano de 2023, atingindo quase R$500,00 em 2024.

E ainda segundo a ABComm em 2025, o faturamento está previsto é maior que R$ 234 bilhões.

Vender na internet traz inúmeros benefícios tanto para os consumidores, quanto para os lojistas.

Uma vez que com uma loja online é você pode:

  • vender seus produtos para clientes do Brasil todo;
  • atender o público a qualquer hora do dia ou da noite;
  • reduzir os seus custos fixos;
  • E monitorar todos os resultados.

Como vender pela internet em 2025?

Agora que você já sabe o quanto as vendas pela internet impactam o cenário atual brasileiro, que tal usar todo esse poder a favor do seu negócio?

Descubra agora, o que fazer para vender pela internet, mesmo sem experiêcia.

1. Faça um planejamento estratégico

Antes de começar a vender online, você precisa saber o que vai vender.

Estude o mercado e identifique um nicho.

Lembre-se de que para ter sucesso nas vendas pela internet é necessário saber exatamente o público que deseja atingir.

Aqui é importante antes de tudo estudar o mercado e definir os produtos que você tenha familiaridade.

Dessa forma ficará mais fácil identificar os melhores produtos, fornecedores e oportunidades de vendas.

Outro ponto importante é encontrar um nicho de mercado que você goste e que atenda às necessidades de algum público-alvo.

Nessa parte é importante ser específico e segmentar seu produto com base no público que você quer atingir.

Por que a definição de segmento é essencial?

Otimização de Recursos: Com recursos limitados, é fundamental direcioná-los para as áreas que trarão maior retorno.

Um segmento bem definido ajuda a alocar tempo e dinheiro de forma mais estratégica.

Direcionamento de Público-Alvo: Conhecer o seu segmento permite identificar quem são seus clientes ideais, suas necessidades e comportamentos.

Isso facilita a criação de mensagens de marketing que ressoam com eles.

💡 Dica do especialista:

Ao focar em um nicho específico, você pode se diferenciar dos concorrentes que tentam alcançar um público mais amplo. Isso permite oferecer produtos ou serviços únicos que atendem melhor às necessidades do seu público.

Veja este exemplo:

Se você decidiu vender roupas online, por exemplo.

  • Defina o estilo das peças e quem será o seu público;
  • Escolha se vai vender roupas casuais, moda esportiva, retrô, comfy, plus size ou vai partir para um estilo clássico;
  • Estude qual o comportamento desse público-alvo.

Dessa forma, você pode encontrar um grupo de consumidores que vai querer adquirir os seus produtos com mais facilidade.

2. Analise a concorrência

Algo fundamental quando se vai começar a vender online é identificar os concorrentes que buscam espaço no mesmo nicho de mercado que você.

Portanto identificar quem são essas marcas e o que vendem, valores de seus produtos, quais canais eles vendem e como se posicionam no mercado é essencial.

É importante conhecer todos os aspectos praticados por eles através de uma análise de concorrência eficiente que pode ser feita de diversas formas.

Uma delas é através de ferramentas como: Google Alerts, Google Trends, redes sociais, dentre outros.

3. Determine um orçamento inicial

É sempre bom definir um orçamento flexível para lidar com imprevistos e arcar com despesas iniciais.

Afinal, sua loja precisará ter uma identidade visual, plataforma, fornecedores e o mais importante: produtos.  

Desse forma, o orçamento deve contemplar todos os gastos fixos e variáveis do negócio, desde o primeiro dia de funcionamento.

💡 Leia mais: Quanto custa abrir uma loja virtual

4. Escolha um nome atrativo para sua loja

Uma loja tem que ter um nome, não é?

Então, coloque a criatividade para funcionar e pense no nome para a sua marca, que seja facilmente memorizável e represente o que você quer vender.

💡 Dica do Especialista:

Antes de escolher um nome para sua loja virtual, é importante saber se já existem marcas registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e se o domínio de sites para esse nome também está disponível no Registro.br.

Acesse os respectivos sites e faça a conferência. Se o nome e o domínio estiverem livres, você pode usar e registrar.

5. Formalize o seu negócio

Como você já deve saber, você pode vender online com o CPF.

Mas, como pessoa física, você tem algumas limitações na hora da venda, como a emissão de notas fiscais, que só pode ser feita com CNPJ.

Alguns marketplaces também não aceitam vendedores com CPF.

Antes de decidir começar com CPF ou CNPJ, é importante refletir o que você deseja com as vendas online.

Se você quer apenas vender uns produtos e fazer uma renda extra, tudo bem vender como pessoa física.

Mas se você deseja crescer no mercado e conquistar mais clientes, precisa obter um CNPJ para emitir notas fiscais e transmitir profissionalismo e confiabilidade.

💡 Dica do Especialista:

Você pode começar como MEI e, quando exceder o faturamento mensal do microempreendedor individual, migrar para outro formato jurídico e enquadramento tributário.

Como empresa, você precisa seguir algumas legislações, entre elas:

6. Defina os canais de venda

Ao criar uma empresa, talvez você pense logo em abrir uma loja virtual.

Esse é um canal de vendas bastante usado, geralmente por meio do uso de uma plataforma de e-commerce, que oferece toda a estrutura de vendas necessária.

Porém, a loja virtual não é a única opção para vender pela internet.

Da mesma maneira os marketplaces podem ser boas alternativas para começar a vender online, já que possuem uma infraestrutura completa para as vendas.

Além de uma grande quantidade de visitantes diários que buscam os mais diversos produtos.

Da mesma maneira, você também pode começar pelas redes sociais, que permitem publicar os produtos e criar vitrines, como na Loja do Instagram.

Já falamos também sobre outros canais de vendas, como o WhatsApp, os aplicativos de celular e os programas de afiliados.

É importante considerar todas essas opções e combinar diferentes canais na sua estratégia de vendas.

7. Escolha uma plataforma de e-commerce confiável

Uma plataforma de e-commerce robusta e confiável vai ser seu braço direito na hora de gerenciar as vendas os pedidos da sua loja.

A Tray se destaca pela facilidade de gerenciamento e por ter integração direta com os marketplaces.

Entre as opções de integração, estão gigantes como Mercado Livre, Shopee, Shein, Amazon e Magazine Luiza, por exemplo.

Ao todo, são mais de 30 marketplaces disponíveis, abrangendo uma ampla variedade de nichos de mercado.

Recursos como Loja do Facebook, Sacolinha do Instagram e WhatsApp Business também estão presentes na plataforma Tray.

Tudo isso para que você possa vender online nos principais canais e administrar todas as vendas em um só painel, sem ter que abrir e gerenciar mil abas no seu computador.

Além dos marketplaces e social commerce, a Tray oferece integrações com plataformas de anúncios, incluindo Google Shopping, Facebook Ads e TikTok Ads, entre outras.

Quer saber mais sobre a Tray? Confira o vídeo abaixo para conhecer todos os recursos disponíveis.

8. Defina os meios de pagamento

Para começar a vender online, você também precisa definir os meios de pagamento da sua loja virtual.

Geralmente as plataformas de e-commerce já têm integração com intermediadores de pagamento, mas é importante verificar quais opções elas oferecem.

Nessa fase do seu planejamento é importante pensar que, quanto mais opções você oferecer, mais perfis de clientes pode atender.

Afinal, cada pessoa tem as suas preferências de pagamento — no crédito ou no débito, à vista ou a prazo, no boleto ou no PIX etc.

Então, ofereça alternativas para o consumidor escolher.

9. Precifique os produtos de forma correta

A precificação dos produtos é um dos pontos que mais costuma gerar dúvidas entre os vendedores.

Para definir o preço dos produtos, você precisa pensar nos seus custos para ter lucratividade nas vendas.

Coloque na ponta do lápis os seus custos fixos e variáveis (incluindo custos e comissões das plataformas de vendas) e defina a margem de lucro sobre os produtos.

Mas também é importante pensar no posicionamento de mercado que você quer conquistar.

Um produto mais caro que os concorrentes, por exemplo, pode querer se diferenciar pelo preço, com uma percepção de maior qualidade.

Então, pense na imagem que você quer transmitir.

💡 Leia mais: como fazer precificação de produtos de forma correta?

10. Cadastre as informações da sua loja

Lembra que falamos sobre transmitir segurança ao consumidor digital?

Comece por aqui: cadastre todas as informações sobre a sua loja para passar confiança ao usuário.

Informar os dados de contato e endereço não é apenas importante, mas também obrigatório por lei, segundo a Lei do E-commerce.

💡 Dica do Especialista:

Inclua detalhes sobre o processo de compra na loja, bem como as políticas de privacidade, trocas e devoluções e informações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Quanto mais completa for a apresentação dessas informações em sua loja virtual, maior será a confiança que você transmitirá aos seus clientes.

11. Cadastre os produtos na plataforma

Além de cadastrar as informações da empresa, insira também todas as informações sobre os produtos.

Elas vão ajudar o cliente a conhecer melhor os itens à venda e escolher sua compra com mais confiança e embasamento.

Na hora de cadastrá-los na plataforma, inclua:

  •       Descrição completa do produto;
  •       Especificações técnicas;
  •       Preço, cores e tamanhos;
  •       Fotos e vídeos dos produtos;
  •       Avaliações de clientes.

💡 Dica do especialista:

Se você tiver um blog, ou um canal no Youtube, uma boa estratégia é adicionar vídeos e posts do blog que sejam relacionadas ao item vendido. Isso pode auxiliar o cliente a tomar uma decisão mais assertiva na hora da compra.

12. Organize o estoque e a logística da sua loja

gestão de estoque e logística é essencial para o sucesso no e-commerce.

Você precisa ter um controle de estoque organizado para garantir a disponibilidade dos produtos na loja.

Da mesma meneira, será necessário enviar os produtos ou disponibilizar uma forma de retirada rápida, sem qualquer falha ou avaria.

Por isso, o ideal é contar com uma ferramenta de controle de estoque, que registre as vendas e atualize a disponibilidade dos produtos automaticamente.

Dessa forma, você pode fazer uma gestão de estoque mais eficiente, que não guarde produtos em excesso, mas também não deixe faltar itens para o consumidor, e permita um preparo ágil dos pedidos para entrega.

13. Tenha bons fornecedores e parceiros

Escolha bons fornecedores e parceiros para o seu negócio, pois eles também impactam na experiência dos seus clientes.

Eles devem ter produtos de qualidade, oferecer boas condições de compra e estar preparados para abastecer o seu estoque quando for necessário.

Você também deve contar com bons fornecedores de serviços, como a plataforma de e-commerce, as transportadoras, a agência de marketing digital, entre outros.

Encontre fornecedores confiáveis, com boa reputação no mercado e com quem você possa contar.

14. Capriche no atendimento ao cliente

O bom atendimento ao cliente é crucial nas vendas online.

Muita gente pensa que é só colocar os produtos à venda e esperar os pedidos.

Mas, e se surgir alguma dúvida na hora da compra? E se alguém fizer uma pergunta no Instagram?

E se alguém aciona o chat online?

Você precisa ter alguém preparado para atender às dúvidas e necessidades dos clientes — antes, durante e depois da venda e em todos os pontos de contato com os consumidores.

Um atendimento ágil e eficiente é capaz de conquistar muitas vendas para a sua loja.

Como funcionam as vendas online?

As vendas online exigem algumas medidas para transmitir confiança ao comprador e oferecer as informações que ele precisa para finalizar a compra.

Bem como, se você montar uma loja virtual, precisará de uma plataforma de e-commerce para inserir os produtos que deseja vender.

A plataforma de e-commerce é uma ferramenta que oferece toda a estrutura para gerenciar a loja e os pedidos.

Nesses ambientes, os consumidores devem navegar facilmente pelas páginas e produtos, encontrar todas as informações que precisam e finalizar as compras sem dificuldades.

De certo modo, a plataforma de e-commerce é como se você estivesse atrás do balcão de uma loja física, organizando o negócio, as entradas e saídas do fluxo de caixa, o cadastro de clientes e as estratégias de marketing.

Vantagens de vender online

Vamos entender agora quais são as principais vantagens de vender pela internet.

1. Sua loja aberta 7 dias por semana, 24 horas por dia

As vendas online podem acontecer a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.

Na internet, a sua loja não fecha, você não perde nenhum cliente porque estava na hora do seu almoço ou do seu descanso.

2. Possibilidade de ter clientes em todo o Brasil

Na internet, as lojas também não têm limitações geográficas.

Você não vende apenas para clientes da sua cidade ou do seu bairro.

Você pode vender para pessoas de outros estados e até de outros países.

Assim, as vendas ganham um alcance muito maior.

3. Horários flexíveis e autonomia para gerenciar seu negócio

Os lojistas online podem utilizar diferentes plataformas que oferecem todo o controle das vendas e do marketing.

Você investe o quanto quiser, nas estratégias e ferramentas que preferir, e pode mudar suas preferências com mais flexibilidade e autonomia.

4. Economia nos custos operacionais

Como você não precisa alugar uma loja física para receber os clientes, os custos operacionais tendem a diminuir bastante.

Sem contar que não será necessário disponibilizar uma grande equipe de vendedores.

Sabemos que muitas vezes o começo é o mais desafiador, então se o seu foco é começar do zero, uma pessoa para gerenciar as vendas online vai ser o suficiente. 

Você não gasta com aluguel e energia, não precisa se deslocar até lá, nem investir em uma estrutura de vendas.

Mas, se você tiver um estoque de produtos físicos, não pode esquecer de colocar isso nas contas, ok?

5. Atração de diversos consumidores e possibilidade de fidelizá-los

A maioria dos consumidores que compram pela internet, fazem isso por conta dos melhores preços, pela comodidade de comprar e receber em casa, pela facilidade em comparar os preços em várias lojas e também pelo fato de não precisar entrar em filas. 

Portanto, quando você vende pela internet, consegue atender ainda mais e melhor as demandas desse consumidor.

6. Investimento em marketing digital com ótimo retorno 

Nas vendas online, você consegue integrar seus canais de forma mais eficiente com o marketing digital.

Bastam alguns cliques para ir de um anúncio até a finalização de uma compra.

Assim, os investimentos em marketing digital tendem a dar muito mais retorno.

7. Ferramentas para monitorar resultados

A internet permite que você colete dados sobre o seu público e todas as suas estratégias.

Você pode saber exatamente quantas pessoas estão comprando, de onde elas vêm e quais resultados estão gerando.

Dessa forma, você pode fazer uma gestão mais eficiente da loja.

Tudo certo para começar a vender pela internet?

Mostramos vários caminhos que você pode seguir, em diferentes canais e plataformas de vendas, com diferentes tipos de produtos e serviços.

E você deve ter percebido que existem diversas possibilidades de vendas online, não é?

Definitivamente, é hora de começar a estruturar o seu negócio.

Até aqui você viu que tudo começa com um bom planejamento.

Agora é a sua vez!

Comece a planejar como entrar no universo das vendas online, atrair visitantes e convertê-los em muitos clientes.

Comece a vender com a Tray, conheça agora!

Conteúdos que podem te interessar:

 ➞ Como fazer promoção e chamar atenção do cliente;
➞ O que é marketing de varejo e como funciona;
Como aumentar as vendas: veja 21 dicas.

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Participe do evento Evoluções Tray

Inovações exclusivas da plataforma Tray, estratégias práticas para escalar suas vendas e recursos para otimizar sua operação

Participe do evento Evoluções Tray

Inovações exclusivas da plataforma Tray, estratégias práticas para escalar suas vendas e recursos para otimizar sua operação

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

449
Economize R$600
R$ 5.388 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!