Cada vez mais, os consumidores buscam realizar suas compras através da internet e se você é empreendedor e ainda não se rendeu as vendas online, está deixando dinheiro na mesa.
Segundo pesquisas as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 185.7 bilhões em 2023 e as perspectivas para os próximos anos só aumentam.
E não para por aí. Vender online traz inúmeros benefícios tanto para os consumidores, quanto para os lojistas.
Uma vez que com uma loja online é você pode:
- vender seus produtos para clientes do Brasil todo;
- atender o público a qualquer hora do dia ou da noite;
- reduzir os seus custos fixos;
- E monitorar todos os resultados.
Se você deseja montar uma loja virtual, todos esses benefícios estão ao seu alcance, mas antes de começar você precisa saber como vender online para aproveitar as oportunidades.
Continue a leitura para entender como funcionam as vendas online e aprenda a vender pela internet.
Como funcionam as vendas online?
Na modalidade de venda online, o consumidor não vai pisar na sua loja física, experimentar os produtos nem conversar olho no olho com um vendedor.
Nesse caso, as vendas online exigem algumas medidas para transmitir confiança ao comprador e oferecer as informações que ele precisa para finalizar a compra.
Bem como, se você montar uma loja virtual, precisará de uma plataforma de e-commerce para inserir os produtos que deseja vender.
A plataforma de e-commerce é uma ferramenta que oferece toda a estrutura para gerenciar a loja e os pedidos.
Nesses ambientes, os consumidores devem navegar facilmente pelas páginas e produtos, encontrar todas as informações que precisam e finalizar as compras sem dificuldades.
De certo modo, a plataforma de e-commerce é como se você estivesse atrás do balcão de uma loja física, organizando o negócio, as entradas e saídas do fluxo de caixa, o cadastro de clientes e as estratégias de marketing.
Como vender pela internet? Passo a passo completo
Agora que você já entendeu como as vendas online funcionam, é chegada a hora conferir passo a passo de como vender online.
1. Estude o mercado e identifique um nicho
Antes de começar a vender, seja na loja física ou online, você precisa saber o que vai vender.
Aqui é importante antes de tudo estudar o mercado e definir os produtos que você tenha familiaridade.
Dessa forma ficará mais fácil identificar os melhores produtos, fornecedores e oportunidades de vendas.
Outro ponto importante é encontrar um nicho de mercado que você goste e que atenda às necessidades de algum público-alvo.
Nessa parte é importante ser específico e segmentar seu produto com base no público que você quer atingir.
Veja este exemplo:
Se você decidiu vender roupas online, por exemplo.
- Defina o estilo das peças.
- Escolha se vai vender roupas casuais, moda esportiva, retrô, comfy ou vai partir para um estilo clássico.
Dessa forma, você pode encontrar um grupo de consumidores que vai querer adquirir os seus produtos com mais facilidade.
2. Escolha o nome da sua marca
Uma loja tem que ter um nome, não é?
Então, coloque a criatividade para funcionar e pense no nome para a sua marca, que seja facilmente memorizável e represente o que você quer vender.
Antes de escolher um nome para sua loja virtual, é importante saber se já existem marcas registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e se o domínio de sites para esse nome também está disponível no Registro.br.
Após a conferência, se o nome e o domínio estiverem livres, você pode usar e registrar.
3. Formalize o seu negócio
Como você já deve saber, você pode vender online com o CPF.
Mas, como pessoa física, você tem algumas limitações na hora da venda, como a emissão de notas fiscais, que só pode ser feita com CNPJ.
Alguns marketplaces também não aceitam vendedores com CPF.
Antes de decidir começar com CPF ou CNPJ, é importante refletir o que você deseja com as vendas online.
Se você quer apenas vender uns produtos e fazer uma renda extra, tudo bem vender como pessoa física.
Mas se você deseja crescer no mercado e conquistar mais clientes, precisa obter um CNPJ para emitir notas fiscais e transmitir profissionalismo e confiabilidade.
💡 Dica do Especialista: você pode começar como MEI e, quando exceder o faturamento mensal do microempreendedor individual, migrar para outro formato jurídico e enquadramento tributário.
Como empresa, você precisa seguir algumas legislações, entre elas:
4. Faça a análise da concorrência
Algo fundamental quando se vai começar a vender online é identificar os concorrentes que buscam espaço no mesmo nicho de mercado que você.
Portanto identificar quem são essas marcas e o que vendem, valores de seus produtos, quais canais eles vendem e como se posicionam no mercado é essencial.
É importante conhecer todos os aspectos praticados por eles através de uma análise de concorrência eficiente que pode ser feita de diversas formas.
Uma delas é através de ferramentas como: Google Alerts, Google Trends, redes sociais, dentre outros.
5. Defina os canais de venda
Ao criar uma empresa, talvez você pense logo em abrir uma loja virtual.
Esse é um canal de vendas bastante usado, geralmente por meio do uso de uma plataforma de e-commerce, que oferece toda a estrutura de vendas necessária.
Porém, a loja virtual não é a única opção para vender pela internet.
Da mesma maneira os marketplaces podem ser boas alternativas para começar a vender online, já que possuem uma infraestrutura completa para as vendas.
Além de uma grande quantidade de visitantes diários que buscam os mais diversos produtos.
Da mesma maneira, você também pode começar pelas redes sociais, que permitem publicar os produtos e criar vitrines, como na Loja do Instagram.
Já falamos também sobre outros canais de vendas, como o WhatsApp, os aplicativos de celular e os programas de afiliados.
É importante considerar todas essas opções e combinar diferentes canais na sua estratégia de vendas.
6. Escolha a plataforma de vendas
Dependendo dos canais que você escolher, existem plataformas que ajudam a estruturar as vendas e gerenciar os pedidos.
Se você quiser criar uma loja virtual, pode optar por plataformas de e-commerce, como:
- Tray;
- Bagy;
- VTEX;
- Shopify.
Já se a sua praia for vender em marketplaces, estas são algumas das maiores plataformas no Brasil, que trabalham com diferentes taxas e comissões:
7. Defina os meios de pagamento
Para começar a vender online, você também precisa definir os meios de pagamento da sua loja virtual.
Geralmente as plataformas de vendas já têm integração com intermediadores de pagamento, mas é importante verificar quais opções elas oferecem.
Nessa fase do seu planejamento é importante pensar que, quanto mais opções você oferecer, mais perfis de clientes pode atender.
Afinal, cada pessoa tem as suas preferências de pagamento — no crédito ou no débito, à vista ou a prazo, no boleto ou no PIX etc.
Então, ofereça alternativas para o consumidor escolher.
8. Precifique os produtos de forma correta
A precificação dos produtos é um dos pontos que mais costuma gerar dúvidas entre os vendedores.
Para definir o preço dos produtos, você precisa pensar nos seus custos para ter lucratividade nas vendas.
Coloque na ponta do lápis os seus custos fixos e variáveis (incluindo custos e comissões das plataformas de vendas) e defina a margem de lucro sobre os produtos.
💡 Leia mais: Quanto custa abrir uma loja virtual.
Mas também é importante pensar no posicionamento de mercado que você quer conquistar.
Um produto mais caro que os concorrentes, por exemplo, pode querer se diferenciar pelo preço, com uma percepção de maior qualidade.
Então, pense na imagem que você quer transmitir.
💡 Leia mais: Como fazer a precificação de produtos no e-commerce?
9. Cadastre as informações da sua loja
Lembra que falamos sobre transmitir segurança ao consumidor digital?
Comece por aqui: cadastre todas as informações sobre a sua loja para passar confiança ao usuário.
Informar os dados de contato e endereço não é apenas importante, mas também obrigatório por lei, segundo a Lei do E-commerce.
Insira também informações sobre como comprar na loja, fazer trocas e devoluções, entre outros dados importantes.
10. Cadastre os produtos na plataforma
Além de cadastrar as informações da empresa, insira também todas as informações sobre os produtos.
Elas vão ajudar o cliente a conhecer melhor os itens à venda e escolher sua compra com mais confiança e embasamento.
Na hora de cadastrá-los na plataforma, inclua:
- Descrição completa do produto;
- Especificações técnicas;
- Preço, cores e tamanhos;
- Fotos e vídeos dos produtos;
- Avaliações de clientes.
💡Dica do especialista: Se você tiver um blog, é interessante também incluir posts relacionados àquele produto, que ajudem o cliente a tomar sua decisão de compra.
11. Organize o estoque e a logística do seu negócio
A gestão de estoque e logística é essencial para o sucesso no e-commerce.
Você precisa ter um controle de estoque organizado para garantir a disponibilidade dos produtos na loja.
Da mesma meneira, será preciso enviar os produtos ou disponibilizar uma forma de retirada no menor prazo possível e sem qualquer falha ou avaria.
Por isso, o ideal é contar com uma ferramenta de controle de estoque, que registre as vendas e atualize a disponibilidade dos produtos automaticamente.
Dessa forma, você pode fazer uma gestão de estoque mais eficiente, que não guarde produtos em excesso, mas também não deixe faltar itens para o consumidor, e permita um preparo ágil dos pedidos para entrega
12. Tenha bons fornecedores e parceiros
Escolha bons fornecedores e parceiros para o seu negócio, pois eles também impactam na experiência dos seus clientes.
Eles devem ter produtos de qualidade, oferecer boas condições de compra e estar preparados para abastecer o seu estoque quando for necessário.
Você também deve contar com bons fornecedores de serviços, como a plataforma de e-commerce, as transportadoras, a agência de marketing digital, entre outros.
Encontre fornecedores confiáveis, com boa reputação no mercado e com quem você possa contar.
13. Capriche no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é crucial nas vendas online.
Muita gente pensa que é só colocar os produtos à venda e esperar os pedidos.
Mas se surge alguma dúvida na hora da compra? E se alguém fizer uma pergunta no Instagram?
E se alguém aciona o chat online?
Você precisa ter alguém preparado para atender às dúvidas e necessidades dos clientes — antes, durante e depois da venda e em todos os pontos de contato com os consumidores.
Um atendimento ágil e eficiente é capaz de conquistar muitas vendas para a sua loja.
Principais vantagens de vender pela internet
Como vimos, números do e-commerce brasileiro mostram o poder das vendas online.
Mas o que os lojistas ganham com isso?
Vamos entender agora quais são as principais vantagens de vender pela internet.
1. As vendas podem ocorrer a qualquer hora
As vendas online podem acontecer a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.
Na internet, a sua loja não fecha, você não perde nenhum cliente porque estava na hora do seu almoço ou do seu descanso.
2. Possibilidade de ter clientes em todo o Brasil
Na internet, as lojas também não têm limitações geográficas.
Você não vende apenas para clientes da sua cidade ou do seu bairro.
Você pode vender para pessoas de outros estados e até de outros países.
Assim, as vendas ganham um alcance muito maior.
3. Horários flexíveis e autonomia para gerenciar seu negócio
Os lojistas online podem utilizar diferentes plataformas que oferecem todo o controle das vendas e do marketing.
Você investe o quanto quiser, nas estratégias e ferramentas que preferir, e pode mudar suas preferências com mais flexibilidade e autonomia.
4. Economia nos custos operacionais
Como você não precisa alugar uma loja física para receber os clientes, os custos operacionais tendem a diminuir bastante.
Sem contar que não será necessário disponibilizar uma grande equipe de vendedores.
Sabemos que muitas vezes o começo é o mais desafiador, então se o seu foco é começar do zero, uma pessoa para gerenciar as vendas online vai ser o suficiente.
Você não gasta com aluguel e energia, não precisa se deslocar até lá, nem investir em uma estrutura de vendas.
Mas, se você tiver um estoque de produtos físicos, não pode esquecer de colocar isso nas contas, ok?
5. Possibilidade de atrair cada vez mais consumidores e fidelizá-los
A maioria dos consumidores que compram pela internet, fazem isso por conta dos melhores preços, pela comodidade de comprar e receber em casa, pela facilidade em comparar os preços em várias lojas e também pelo fato de não precisar entrar em filas.
Portanto, quando você vende pela internet, consegue atender ainda mais e melhor as demandas desse consumidor.
6. Investir em marketing digital e conseguir ótimo retorno
Nas vendas online, você consegue integrar seus canais de forma mais eficiente com o marketing digital.
Bastam alguns cliques para ir de um anúncio até a finalização de uma compra.
Assim, os investimentos em marketing digital tendem a dar muito mais retorno.
7. Ferramentas para monitorar todos os resultados
A internet permite que você colete dados sobre o seu público e todas as suas estratégias.
Você pode saber exatamente quantas pessoas estão comprando, de onde elas vêm e quais resultados estão gerando.
Dessa forma, você pode fazer uma gestão mais eficiente da loja.
Tudo certo para começar a vender pela internet?
Mostramos vários caminhos que você pode seguir, em diferentes canais e plataformas de vendas, com diferentes tipos de produtos e serviços.
E você deve ter percebido que existem diversas possibilidades de vendas online, não é?
Definitivamente, é hora de começar a estruturar o seu negócio.
Até aqui você viu que tudo começa com um bom planejamento.
Agora é a sua vez!
Comece a planejar como entrar no universo das vendas online, atrair visitantes e convertê-los em muitos clientes.
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