Como vender parcelado sem maquininha: veja as opções

Existem seis maneiras simples de vender parcelado sem maquininha. As melhores são: vender via pix, pagamento via Link, pagamento por QR Code, pagamento via carteiras digitais, pagamento recorrente e boleto parcelado.

Principais tópicos

Mesmo que a prática comum de vender parcelado seja através de maquininhas, muitas vezes elas impõem altas taxas com cartão e limitações no uso de pagamentos.

O que acaba não sendo uma opção tão vantajosa para o estabelecimento, e há alguns que, por esse motivo, acabam por não oferecer essa modalidade de pagamento, seja no e-commerce ou na loja física.

Mas o parcelamento é uma prática comum no mercado brasileiro, e pode oferecer à você, lojista, a possibilidade de aumentar consideravelmente as suas vendas.

A boa notícia é que é possível vender parcelado sem maquininha, e essa opção é cada vez mais acessível.

Por que vender parcelado? 

Oferecer parcelamento para os seus clientes é uma estratégia fundamental para alavancar as vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SCBV, 48% dos clientes preferem realizar compras online e 82% da população têm o hábito de adquirir produtos parcelados.

Um fato totalmente relacionado ao comportamento do consumidor e às estratégias de crescimento de vendas.

Isso facilita ao cliente adquirir produtos de maior valor e ao lojista, uma expansão do seu fluxo de caixa

No decorrer deste artigo vamos falar especificamente sobre as vantagens, mas agora, há duas que precisam ser mencionadas: 

  1. Vantagem para o lojista: especialmente o aumento no número do ticket médio em razão do aumento de vendas somado à acessibilidade para clientes com diferentes orçamentos. 

  1. Para o cliente: a flexibilização para adquirir produtos de maior valor sem comprometer seu orçamento. 

Ou seja, vender parcelado é algo fundamental para o bom funcionamento do negócio, especialmente quando consideramos que o sucesso de um empreendimento depende do uso de técnicas de negócios adequadas.

Mas pelos altos encargos de maquininhas, muitas vezes essa opção não é considerada, e por isso vale a pena cogitar o parcelamento sem o uso desse equipamento. 

💡 Leia mais: Qual a melhor maquininha de cartão? Confira!

Vender parcelado sem marquinha vale a pena? Conheça as vantagens!

Se você pretende economizar no parcelamento, evitar o uso de maquininhas pode te ajudar nessa tarefa.

E não apenas você tem vantagens, como o consumidor também.

Sendo uma alternativa excelente para ampliar o potencial de crescimento do seu negócio e fortalecer o relacionamento com o cliente, em especial porque:

  • Você pode atrair novos clientes, pois oferecer parcelamentos tende a atrair muitos novos clientes que, mesmo com forte interesse nos produtos que você oferece, teriam que optar por outro fornecedor que ofereça essa flexibilidade. Isso acontece bem mais em produtos e serviços de maior valor, onde o consumidor busca opções acessíveis para pagamento. 
  • Há aumento das vendas e do ticket médio, especialmente pelo motivo acima. Quando o cliente tem a possibilidade de parcelar suas compras sem depender das condições de uma maquininha, a tendência é que sinta-se mais confortável em adquirir novos produtos. Consequentemente, quando o lojista permite parcelamentos mais acessíveis, ele não apenas facilita o fechamento da venda, como também aumenta o valor de seu ticket médio. 
  • A sua organização financeira pode ser mais personalizada, pois você terá liberdade para definir suas próprias condições de pagamento, como o número de parcelas, datas de vencimento e até mesmo a política de juros. Essa flexibilidade permite, inclusive, que você possa analisar o perfil do seu cliente e definir condições personalizadas de parcelamento que abranja aqueles que compram com você. 
  • O fluxo do seu caixa fica mais controlado, pois definir condições de parcelamento personalizadas permite que você controle o ritmo dos pagamentos de forma mais independente, facilitando o planejamento financeiro e o gerenciamento do fluxo de caixa. Isso é especialmente útil em tempos de alta demanda e sazonalidades, onde um controle mais rígido sobre os recebimentos pode impactar positivamente a saúde financeira do seu negócio. 
  • Há maior redução de custos com taxas, principalmente quando consideramos que uma das maiores dores dos lojistas ao utilizar maquininhas (e há grandes chances de você passar por isso) é o custo das taxas de transação. Elas são cobradas por bandeira e podem variar bastante a depender do tipo de transação (débito, crédito à vista ou crédito parcelado). Quando você adota formas de parcelamento sem maquininha, é possível evitar esses custos, o que aumenta a margem de lucro da venda e permite que você invista mais em seu negócio. 
  • Por fim, você terá mais rapidez e menos burocracia na implementação, uma vez que as plataformas que oferecem pagamentos sem maquininha são, em geral, fáceis de implementar e demandam menos burocracia em comparação à contratação de serviços de maquininhas. Isso significa que você pode começar a oferecer parcelamento rapidamente, sem enfrentar todas as barreiras de implementações complexas. 

Existem muitas vantagens em oferecer o parcelamento sem maquininha, e também muitas formas de realizar isso.

Cada uma delas funciona melhor para cada tipo de fornecedor, e é importante que, ao implementar essa funcionalidade, você tente abranger a maior quantidade de métodos de pagamento sem maquininha possível. 

Como vender parcelado sem maquininha sem maquininha? 6 formas simples

1- Pagamento via Pix

A primeira forma, de longe, é o Pix.

Ele se tornou uma das opções mais populares para transferências e pagamentos rápidos.

Recentemente, algumas plataformas de pagamento começaram a permitir o parcelamento de pagamento via Pix, sendo uma funcionalidade que beneficia tanto os lojistas quanto os consumidores. 

Mesmo não sendo uma opção disponível em todos os bancos, o parcelamento via Pix pode ser feito por fintechs e instituições de pagamento digital que permitem a divisão do valor total em várias parcelas. 

A maior vantagem é que é uma transação muito rápida, realizada em poucos segundos e conta com forte autenticação, como senhas e autenticação de dois fatores.

E pelas transações via Pix serem instantâneas, o lojista pode receber o valor completo imediatamente enquanto o cliente paga em parcelas, dependendo do acordo com a fintech. 

💡 Leia mais: Vender fiado vale a pena? Entenda!

2- Pagamento via link

A segunda forma, também bastante utilizada, é o pagamento via link.

Algumas plataformas como o Mercado Pago, PagSeguro e outras semelhantes, oferecem a possibilidade de criar links de pagamento personalizados.

Esses links geralmente são enviados aos clientes através de e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

O cliente clica no link e tem acesso a uma página segura onde pode escolher o número de parcelas para finalizar a compra. 

A maior vantagem desse método de pagamento é que é uma opção mais simples, mas muito prática e segura.

O cliente recebe o link de forma imediata e realiza o pagamento, concluindo a transação com muita agilidade.

Além disso, muitas plataformas permitem que o lojista repasse as taxas ao cliente ou não. 

3- Pagamento via QR Code

A terceira, e muito utilizada, é o QR Code, que funciona como uma espécie de atalho de pagamento para o cliente.

Ao digitar com o aplicativo do banco ou carteira digital, o cliente é direcionado a uma página de pagamento.

Alguns bancos e plataformas já oferecem parcelamento dentro de suas plataformas com a modalidade do QR Code. 

A maior vantagem no pagamento através do QR Code é que ele pode ser impresso e exposto no estabelecimento, ou mesmo recortado e inserido em algum landing page da página.

O pagamento também pode ser feito em poucos segundos e pode ser lido pelo próprio app do cliente. 

💡 Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o pagamento por QR Code.

4- Pagamento via carteiras digitais

A quarta são as carteiras digitais, como a da Google Pay e Apple Pay, que oferecem aos clientes a possibilidade de realizar pagamentos de forma simples e segura.

Essas plataformas geralmente são aceitas por aplicativos de pagamento e podem ser integradas ao link de pagamento ou ao QR Code.

Inclusive, algumas carteiras permitem que os clientes dividam o pagamento em parcelas. 

A maior vantagem desse método de pagamento é, sem dúvidas, a autenticação que elas utilizam, feita de forma biométrica e com tokens de segurança.

E também oferecem muita praticidade para o cliente, que pode realizar o pagamento utilizando apenas o aplicativo de seu próprio smartphone.

5- Pagamento recorrente

A quinta é o pagamento recorrente, que é outra forma de parcelar sem a maquininha.

Esse método funciona muito bem para serviços ou produtos que podem ser pagos em prazos pré-determinados, como assinaturas, clubes e parcelas mensais de algum produto ou até mesmo serviço. 

Nesse método de pagamento, a maior vantagem é sua grande utilização para produtos de valores elevados, o que permite a você receber mensalmente, sem a necessidade de cobrar diretamente do cliente a cada mês.

Plataformas de pagamento como PagSeguro, Cielo e outras oferecem essa funcionalidade cobrando um custo baixíssimo. 

6- Boleto parcelado

A sexta e última, que também pode ser implementada por você, é o boleto parcelado, onde é possível emitir boletos com diferentes vencimentos, cada um representando uma parcela do pagamento.

Essa opção é bastante prática para consumidores que preferem não usar cartões e para lojistas que desejam manter controle total sobre os prazos de pagamento.

Sua maior vantagem é a ausência de taxas e maior liberdade que você terá em definir as condições que melhor funcionam para o seu negócio. 

Embora existam muitas alternativas para recebimento, sendo possível escolher aquela que melhor se encaixa na realidade do seu negócio.

É normal que você se sinta preocupado com a segurança de transações realizadas com parcelamento sem maquininha, e falaremos melhor sobre isso. 

Pagamento parcelado sem maquininha é seguro?

Questionar a segurança de parcelamentos sem maquininha é uma medida fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

É possível garantir que esses métodos de pagamento sejam mais seguros, mas desde que algumas precauções e boas práticas sejam adotadas.

Para refinar ainda mais a segurança de transações parceladas sem maquininha, você pode adotar as práticas abaixo. 

  1. Sempre utilize plataformas confiáveis, principalmente aquelas com reconhecimento público. Existem diversas opções no mercado, como sistemas de pagamento online, que oferecem segurança reforçada através de criptografia e autenticação. Você pode certificar-se de que a plataforma escolhida possui certificações de segurança, como PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) que garante a proteção de consumidores durante as transações. 
  2. Esteja atento às legislações sobre proteção de dados, pois uma conduta fundamental em transações online é a proteção de dados pessoais e financeiros dos consumidores. Ao vender parcelado e sem maquininha, é importante assegurar que a plataforma utilizada tenha políticas de privacidade claras e que protejam as informações dos clientes. E além disso, ter cautela com os dados pessoais dos consumidores garante que você se adeque à Lei Geral de Proteção de Dados. 
  3. Também é importante utilizar métodos de pagamentos seguros, como o pix, boleto, links de pagamento e QR Codes e carteiras digitais. Essas alternativas são naturalmente mais seguras e recomendadas pelo Banco Central do Brasil, o que agrega maior confiança ao cliente e mais segurança ao seu estabelecimento. 
  4. Para garantir segurança em pagamentos sem maquininha, também é interessante manter comunicações transparentes com o cliente, informando-os sobre os métodos de pagamento disponíveis e as medidas de segurança adotadas pela loja. Isso também ajuda a manter a confiança do consumidor sobre as transações feitas em seu estabelecimento. Uma boa forma de manter essa comunicação é ter uma página disponível para esclarecer dúvidas e fornecer suporte ao cliente durante o processo de pagamento. 
  5. Evitar atividades suspeitas também é recomendado, e por isso você pode implementar um sistema de monitoramento para transações. Isso inclui alertas automáticos para pagamentos em montantes elevados, tentativas de fraudes ou múltiplas transações em um curto espaço de tempo. E nesse sentido, ter um protocolo de resposta a possíveis fraudes também é essencial para lidar com qualquer problema que possa surgir. 

Pagamentos sem maquininhas podem ser seguros, e adotando essas recomendações, você reforça ainda mais a segurança dessa modalidade de pagamento tão vantajosa para seu estabelecimento.

Lembrar-se de estar em conformidade com as legislações financeiras e manter uma estratégia de educação com o seu consumidor pode reforçar ainda mais a segurança das transações feitas em seu estabelecimento. 

Oferecer pagamentos parcelados sem maquininha é uma alternativa estratégica que pode aumentar tanto as vendas quanto reduzir seu custo, além de atrair um público bastante diversificado.

Se você deseja economizar e oferecer mais flexibilidade, esta pode ser uma alternativa excelente.

Conteúdos que podem te interessar:

 Split de pagamento: o que é, para quem é indicado e como fazer;
 Como aumentar as vendas: veja 21 dicas para aumentar o seu faturamento;
 O que é Dropshipping e como começar um negócio no ramo.

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

449
Economize R$600
R$ 5.388 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!