As empresas que já se posicionaram e sabem como vender no TikTok estão colhendo os frutos positivos que a plataforma de compartilhamento de vídeos curtos oferece.
Além do grande e crescente número de usuários, o TikTok disponibiliza recursos importantes para as estratégias de marketing das empresas, como:
Análise de dados, anúncios patrocinados, insights sobre o mercado consumidor e concorrentes, bem como a possibilidade de integração multicanal e parcerias com influenciadores de renome.
Quer saber tudo o que é preciso para vender no TikTok e aumentar a receita do negócio? Não deixe conferir este artigo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é o TikTok?
O TikTok é uma plataforma de conteúdo muito popular que permite a criação e compartilhamento de vídeos com no mínimo 15 segundos que vem se tornando cada vez mais usada no mundo todo.
Usuários, marcas e influenciadores podem criar conteúdos criativos, com diversos filtros, efeitos e a possibilidade de usar a dublagem.
A plataforma de entretenimento é uma das mais usadas na China, nos Estados Unidos e no Brasil.
Já são mais de 2 bilhões de contas ativas desde o seu lançamento, em 2016.
Portanto, o rápido e expressivo crescimento da plataforma chamou a atenção das marcas e dos grandes players.
Tanto que Instagram e Youtube lançaram funcionalidades semelhantes e que competem diretamente com o TikTok, como o Reels e o Shorts, respectivamente.
Como funciona o TikTok para empresas?
Foi tamanha a adesão de empresas e vendedores que a plataforma disponibiliza uma área específica para negócio, o TikTok for Business.
O objetivo dessa ferramenta é centralizar todas as soluções de marketing da empresa.
Ou seja, é totalmente voltada para otimizar os resultados de marketing e vendas de um negócio.
Com essa funcionalidade, o usuário tem acesso a todos os formatos de anúncio que o TikTok disponibiliza às marcas.
Incluindo diversas inovações, como marcação no TopView, Brand Takeovers, vídeos no feed, desafios de hashtags e Brand Effects (efeitos de marca).
Como vender no TikTok?
O TikTok é ideal para que as empresas possam mostrar seus produtos, por meio de conteúdos, de maneira diferenciada e com foco no público jovem.
Os conteúdos, que até então só podem ser no formato de vídeos curtos, tendem a ser divertidos, estimulantes e informativos.
Existem muitas maneiras de engajar e inspirar os potenciais consumidores que estão presentes na rede, como os tutoriais, os bastidores das empresas e os colaboradores, bem como os processos de fabricação ou de embalagem de determinados produtos.
Tudo deve ser feito com criatividade para que a mensagem seja passada em até 60 segundos.
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Confira abaixo algumas boas práticas para vender mais no TikTok.
1- Crie um perfil comercial e apresente sua marca na Bio
Ao criar uma conta empresarial no TikTok, será preciso alimentar a página com os dados principais do negócio.
Uma área destinada à descrição da marca, a Bio é disponibilizada para que os negócios se apresentem de maneira rápida.
Por mais que seja indicado que a área da Bio tenha poucas palavras, a descrição da marca deve ser pensada cuidadosamente.
Afinal, esse será o primeiro contato que os clientes terão com a sua marca e para os que não estão familiarizados com as suas soluções, a Bio é quem vai explicar ao usuário o que é o negócio, quais são os objetivos, quais são os produtos e o propósito da marca.
2- Ofereça conteúdo de qualidade e criativo
O ambiente das plataformas de entretenimento é extremamente competitivo.
Dentro de uma mesma plataforma, um usuário é exposto a centenas de conteúdos diariamente no feed.
Portanto, é preciso criar estratégias e conteúdos que sejam relevantes, criativos e com muita qualidade.
Afinal, é preciso chamar a atenção dos usuários e competir com conteúdos dos mais diversos.
Por esse motivo, uma marca deve pensar cuidadosamente o que publicar para ganhar a atenção da sua audiência.
Conteúdos informativos e de entretenimento costumam apresentar bons resultados.
3- Aproveite as tendências
A plataforma social é geradora de tendências que se espalham para outros canais.
As famosas “dancinhas do TikTok” já são usadas em diferentes canais e muitas empresas as utilizam para expor seus produtos.
Logo, é fundamental ficar atento às tendências para saber o que está dando certo e o que não é uma boa opção.
Quando uma tendência for identificada, seja ela uma música ou uma coreografia, por exemplo, é preciso fazer a adaptação para a realidade do negócio.
Logo, é preciso de criatividade para saber como usar uma tendência em prol da empresa.
4- Mantenha o público informado sobre a marca
Os consumidores se interessam pelas ações das marcas e pelas estratégias que serão usadas no futuro.
Com isso, os usuários se sentem mais próximos da marca e podem interagir com o negócio, fornecendo comentários e feedbacks muito importantes.
Conversar com a audiência sobre os planos futuros e as conquistas atuais gera um sentimento de pertencimento do cliente com a empresa.
Ainda, ao falar sobre as projeções futuras, os lançamentos e novidades da marca tendem a ser mais esperados, e os resultados das vendas são otimizados.
Avise sobre eventos, lives e tudo mais!
5- Mostre os bastidores do negócio
Uma tendência que as redes sociais lançaram para as marcas é que apresentar os bastidores é um conteúdo de valor.
Isso porque os consumidores querem saber quem são as pessoas por trás das marcas que eles tanto admiram, e essa é uma técnica com inúmeras possibilidades.
Portanto, invista em apresentar as equipes e suas funções.
Quando as pessoas por trás das estratégias são apresentadas, a audiência da marca se conecta mais e tende a ser muito mais engajada.
Logo, convide colaboradores para se apresentarem e darem dicas sobre o negócio, por exemplo.
6- Invista no conteúdo gerado pelo usuário
Uma excelente estratégia para o TikTok é a utilização dos conteúdos gerados pelos próprios usuários.
Um importante motivo é que o algoritmo das redes sociais considera mais relevantes os conteúdos que os usuários que não são empresas publicam.
Afinal, as pessoas estão na rede por motivos de socialização e tendem a se engajar mais com pessoas do que com marcas.
Então, utilize as ferramentas disponíveis para criar uma tendência e estimular os usuários e seguidores da sua página a marcarem a sua empresa nas publicações que fizerem.
Assim, a sua marca mostra autoridade, se vale do benefício da prova social, aumenta o engajamento e estreita o relacionamento com os usuários.
7- Faça anúncios pagos
Uma das ferramentas de extremo valor que o TikTok disponibiliza para as empresas são os anúncios pagos.
Com essa funcionalidade, é possível criar anúncios extremamente segmentados com as principais caraterísticas do público que se deseja alcançar.
Logo, para aumentar o alcance da marca ou expor um lançamento, a empresa que usa os anúncios pagos pode escolher para quem vai aparecer o anúncio, definindo gênero, idade, localização, predileção, páginas que curte e muito mais.
As chances do anúncio conquistar bons resultados é muito maior.
5 cases de sucesso com vendas no TikTok
Para que fique ainda mais fácil compreender a relevância e a importância de saber como investir no TikTok, preparamos 5 cases de sucesso de empresas que sabem se posicionar nessa plataforma de entretenimento.
Confira!
1. OLX
A empresa de marketplace investiu esforços na produção de conteúdos divertidos com músicas, danças e celebridades participando das produções.
Com a utilização da música “Baby Baby” em formato de paródia, a empresa convidou a cantora Kelly Key para engajar os usuários e aproveitou a grande audiência para apresentar a nova plataforma de pagamentos e carteira digital, OLX Pay.
Confira os números da empresa hoje:
2. Bauducco
A Bauducco reuniu alguns nomes conhecidos, como Maisa e Caio Castro, para um challenge chamado “Se transporte para o Natal”.
Essas celebridades incentivavam as pessoas a compartilharem as suas experiências de Natal para fortalecer a marca e aumentar o engajamento, com resultados bastante positivos.
A conta do TikTok da marca já está com quase 35 mil seguidores!
3. Monange
Com uma jogada criativa, a marca usou o Outubro Rosa para lançar a campanha “TikTOQUE”.
Esse é um excelente exemplo de usar a criatividade para abordar assuntos relevantes e que conferem maior valor agregado à marca, melhorando a percepção da empresa.
A marca segue criando conteúdos relevantes para atingir seu público alvo!
4. TIM
De maneira divertida e descontraída, o time de celebridades composto por Camilla de Lucas, Gabriel Villaça, Esdras Saturnino e Nanda Carol compartilhou histórias engraçadas sobre mensagens trocadas utilizando a TIM.
A campanha teve forte adesão do público.
Veja como está a conta da Tim recentemente!
5. QuintoAndar
Para conferir mais credibilidade e apresentar os serviços oferecidos pela marca, a empresa fez parceria com 15 TikTokers para apresentar os serviços da plataforma.
Foi a maneira criativa que a empresa encontrou para falar sobre como seria a casa ideal, usando a marca como pano de fundo.
Saber como vender no TikTok deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade das empresas.
Isso porque a plataforma social teve forte adesão e aceitação no mercado nacional.
Em números recentes, a marca está com quase 165 mil seguidores é muita gente!
Com a possibilidade de criar vídeos curtos, mas que contam com boas funcionalidades, as empresas passaram a investir na plataforma.
Existem muitos recursos para otimizar as ações, bem como para monitorar os resultados.
Portanto, invista nas dicas apresentadas para conquistar bons resultados de vendas, construa uma boa imagem com uma página profissional e conteúdos divertidos e criativos e busque por parcerias eficientes e que façam sentido para o negócio.
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