O marketplace do Ponto Frio aparece com um dos principais do Brasil. Ele está vinculado à Nova Pontocom, subsidiária brasileira do grupo Cnova.
Com forças unidas aos e-commerces das Casas Bahia e do Extra, o negócio que se torna parceiro desse grupo tem grandes possibilidades de ampliar as vendas online, a custos reduzidos de suporte e marketing. São e-commerces já estabelecidos no mercado e que viabilizam um volume enorme de visitações.
Se você ficou interessado em fazer parte desse marketplace, continue acompanhando este artigo e saiba agora como começar a vender no Ponto Frio!
Características e diferenciais do Ponto Frio
O marketplace do Ponto Frio está vinculado à Via Varejo, uma das maiores empresas de varejo brasileiras e uma das líderes no mercado online.
Ao se tornar parceiro da Via Varejo, sua empresa operará a loja e venderá os produtos, mas o cliente navegará pelos sites do Ponto Frio e dos outros integrantes do grupo: Casas Bahia e Extra.
Alguns dos principais pontos fortes desse marketplace são: amplo canal de vendas disponível, possibilidade de posicionar estrategicamente sua marca e qualidade do time montado para auxiliar na gestão da sua loja.
Com relação ao alcance dos marketplaces da Via Varejo, eles têm, mensalmente, mais de:
- 100 milhões de procuras nos buscadores da internet;
- 59 milhões de visitas;
- 1 milhão de pedidos;
- 1,4 milhões de itens vendidos.
Como vender no Ponto Frio
O passo a passo para começar a vender no Ponto Frio é descomplicado. Veja a seguir.
Reunir a documentação necessária
O que poderá tomar um tempo maior é juntar os documentos e as informações requeridas. Essa etapa é muito importante, e sugerimos que faça isso com bastante atenção. Você precisará de:
- cartão CNPJ emitido há até 30 dias;
- contrato social;
- requerimento de empresário ou certificado ME;
- Sintegra;
- cópia de documento de identificação oficial com foto do responsável legal pela loja;
- comprovante bancário contendo o CNPJ, a razão social e os números da agência e da conta-corrente da pessoa jurídica.
Com os documentos em mãos, parta para a próxima etapa.
Preencher o formulário
Na página de marketplaces da Via Varejo, realize o seu pré-cadastro por meio do preenchimento do formulário disponibilizado. Você deverá informar os seguintes dados:
- razão social;
- nome fantasia;
- CNPJ;
- qual a forma de constituição / natureza jurídica da sua loja;
- site da loja ou link de outros marketplaces dos quais já faz parte;
- e-mail;
- nome do responsável legal pelo e-commerce;
- telefone do responsável pelo e-commerce com DDD;
- em qual banco você possui conta jurídica;
- qual a sua principal categoria de atuação;
- qual a forma de integração — ERP, integradora, plataforma ou manual;
- qual o nome do ERP, da integradora ou da plataforma que utiliza;
- quantos SKUs sua loja tem;
- como você soube do marketplace.
Após enviar o formulário de pré-cadastro, faça o download do formulário de cadastro de marketplace e do certificado de integridade, também disponíveis na página. Você deverá imprimir e preencher o documento com todos os dados da sua loja.
Nas páginas seguintes, assinale “sim”ou “não” para as perguntas feitas. Se necessário, complete com dados adicionais. Ao final do processo, insira o nome completo e a assinatura do responsável legal pelo negócio.
Por último, digitalize o formulário já preenchido e anexe, ao final do documento digitalizado, toda aquela documentação que você reuniu.
Lembre-se de que o envio correto da documentação facilita e acelera os processos de cadastro e ativação da sua loja.
A equipe da Via Varejo fará a análise da sua inscrição e entrará em contato. Em caso de aprovação, essa equipe passará as coordenadas para as próximas etapas necessárias.
O pagamento à Via Varejo é feito apenas quando uma venda é realizada, por meio de uma comissão por pedido.
Dicas para destacar seus produtos e vender mais
Se conseguiu passar por todo esse processo e ser aprovado, isso é ótimo! Mas um cuidado constante que você deve ter é com relação à manutenção da sua loja. A seguir, conheça práticas que podem ajudar você a se sair muito melhor nas vendas.
Usar uma plataforma de integração
Mostramos que, ao preencher o seu pré-cadastro, você deverá informar a forma de integração com o marketplace. Nós aconselhamos fortemente que você use uma plataforma de integração para isso.
Se você já é parceiro de outros marketplaces ou pretende ser — o que é uma escolha acertada —, a gestão integral possibilitada por uma plataforma desse tipo será fundamental. Assim, você pode centralizar em um lugar apenas todos os pedidos feitos, envio de notas fiscais, informações sobre estoque, transporte e prazos de entrega, entre outras funções.
Além da vantagem do gerenciamento mais simples da sua loja, o uso de uma plataforma de integração facilita até mesmo a ativação do seu negócio como parceiro dos marketplaces, pois, por meio dela, é possível migrar todas as suas ofertas em vez de cadastrar uma por uma em cada site.
Apresentar satisfatoriamente seus produtos
Tenha em mente que você precisa ser lembrado e procurado. Mas como fazer isso em meio a tantos negócios do mesmo segmento? Ser fiel ao que o seu público-alvo deseja é uma das principais ações.
Suponhamos que você tenha uma loja virtual de artigos de moda. Ao visualizar seu anúncio, o cliente em potencial espera poder ver cada detalhe do produto.
Assim, faça fotos nítidas, que cubram vários ângulos e foquem nos detalhes. Use preferencialmente fundos brancos ou neutros para que eles não “briguem” com o que precisa, de fato, ser destacado. Se possível, apresente um modelo usando o produto. Dessa forma, o consumidor tem uma noção mais clara de como o item ficará no corpo.
Estar presente nas redes sociais
Os marketplaces dão mais visibilidade ao seu negócio pois têm um grande alcance. Ainda assim, na atualidade, é imprescindível que você faça uso das redes sociais para mostrar o seu trabalho e vender mais.
Elas podem ser usadas de diversas formas: para apresentar seus produtos — fazendo links até mesmo para os marketplaces —, divulgar conteúdos interessantes e até usar os recursos de publicidade oferecidos por essas redes — Facebook Ads e Instagram Ads são bons exemplos.
Agora que você já sabe como vender no Ponto Frio, caso tenha ficado interessado e esteja apto a se tornar parceiro, reúna já sua documentação e faça sua inscrição!
Para vender mais em marketplaces, é fundamental conhecer determinadas técnicas de atuação nesse mercado. Temos um e-book esclarecedor sobre o tema. Faça o download dele agora mesmo e aprenda como anunciar nos principais marketplaces!