Como vender na Shopee? O passo a passo para vender e dicas para destacar sua loja

Se você quer vender na Shopee o primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma através do site https://shopee.com.br/seller, preencher com todas as informações e clicar na opção "torne-se vendedor". Após isso, configure sua loja na Shopee e comece a vender online neste marketplace.
a imagem mostra uma mão segurando um celular conectado à tela inicial do App da Shopee

Principais tópicos

Sem dúvida alguma a Shopee já é considerada um dos maiores marketplaces do Brasil.

Com mais de 200 milhões de downloads, a empresa que começou a operar no Brasil em 2019, está em terceiro lugar no ranking dos e-commerces mais buscados pelos consumidores, segundo um levantamento da Conversion.

Batendo de frente com gigantes como Mercado Livre, Amazon e Magalu.

A plataforma é conhecida por oferecer diversos tipos de cupons e interações com os usuários, que podem, por exemplo, jogar para ganhar moedas — as chamadas recompensas diárias.

Segundo dados divulgados pela Forbes, em 2022, foram 9 milhões de downloads somente no segundo trimestre.

Com uma estratégia agressiva de marketing, a plataforma de marketplace segue sendo uma das mais acessadas, tanto para quem quer comprar online, quanto para quem dseja vender.

A seguir, confira o passo a passo para vender na Shopee, além de dicas de como obter sucesso nas suas primeiras vendas.

Como vender na Shopee? Primeiros passos

Faça seu cadastro

O primeiro passo para começar a vender na Shopee é realizar o cadastro na plataforma, seguindo o passo a passo necessário confira:

Para realizar o Cadastro inicial acesse o site www.shopee.com.br, clique em “Cadastrar”.

a imagem mostra um print da tela de cadastro da Shopee

Preencha todas as informações solicitadas com seus dados pessoais, como telefone e e-mail, por exemplo.

Vá em “Torne-se um vendedor” no canto superior esquerdo da tela e na seção “Central do Vendedor”, termine seu cadastro como vendedor da plataforma.

a imagem mostra um print da tela central do vendedor da Shopee

Este é o momento de escolher o tipo de loja que você quer.

Ou seja “loja pessoal” se for vender através do seu CPF, ou “loja empresarial”, no caso de possuir um CNPJ.

Após inserir essas informações, volte à Central do Vendedor e clique em “Perfil da Loja” para completar os campos referentes à sua loja de fato.

Preencha as informações com nome, imagens, vídeos, enfim tudo que faça parte da identidade visual da sua marca.

E claro, não se esqueça de colocar uma boa descrição da sua empresa, especificar o segmento que você atua, sua história e etc.

Bem fácil não é mesmo?

Após finalizar todo o processo de cadastro, agora você precisa começar a configurar o perfil da sua loja.

Confira também o nosso vídeo completo que ensina como vender pela Shopee:

Configurando o perfil da sua loja na Shopee

O perfil da sua loja Shopee é a chave para causar uma boa primeira impressão.

Ter um perfil atraente que transmita sua marca de modo claro ajudará a atrair mais compradores.

Um nome de loja que reflita o que você está vendendo ajuda os compradores a encontrarem a sua loja facilmente durante uma pesquisa.

Usar o mesmo nome em todas as suas plataformas de vendas também permite que os compradores te reconheçam na Shopee.

Aqui estão 3 diretrizes para criar um nome de loja ideal:

1. Torne-o memorável

Escolha um nome de loja cativante que seja fácil de lembrar para os compradores;

2. Mantenha-o simples

Escolha um nome que seja fácil de ler e pronunciar.

3. Use palavras-chave relevantes

Adicione palavras-chave relacionadas aos seus principais produtos para atrair os compradores certos.

Crie um perfil de loja atrativo

Na sua página Perfil da Loja, há 5 elementos que irão formar a frente da loja, encorajando os compradores a navegar por ela.

1. Logotipo da Loja

Crie um logotipo que represente o que você vende.

Por exemplo, uma loja que vende roupa de criança pode ter um logotipo vibrante e divertido.

Por outro lado, um logotipo divertido pode não parecer boa ideia para uma loja que vende roupa social para trabalho.

2. Foto da capa

Quando os compradores navegarem pela sua loja, a foto da capa é a primeira coisa que eles veem. Escolha uma imagem que capture a essência da sua marca.

Evite usar textos em sua capa. Para obter o melhor resultado, use uma imagem com proporção 2:1, e com tamanho inferior a 2MB.

Escolha um nome de loja distinto e memorável que reflita sua loja e seus produtos, respeitando a política de nomeação de lojas da Shopee

3. Imagens e vídeos

Capte a atenção dos compradores com imagens e vídeos atrativos, exibindo sua marca e produtos.

Faça upload de até 5 imagens e vídeos para impressionar os compradores.

4. Descrição da loja

Forneça informação sobre sua loja, como sua história, tipo de produtos, local de envio, tempo de resposta do chat, e outras qualidades únicas.

No entanto, você não deve incluir informações pessoais como endereço de e-mail ou número de telefone para conduzir transações fora da Shopee.

Cadastros na Shopee com CPF

Para aqueles que estão iniciando no e-commerce e ainda estão desenvolvendo o seu negócio, é comum iniciarem apenas pelo CPF (cadastro de Pessoa Física).

Porém vale ressaltar que , uma conta de CNPJ possui muito mais benefícios e claro, mais relevância perante aos marketplaces.

Desde  o dia 1 de fevereiro de 2022, a plataforma passou a adotar uma nova política para os vendedores que contam apenas com CPF.

A comissão sobre as vendas realizadas passará a ter um acréscimo de R$ 3,00 por item vendido para todos os vendedores que emitirem mais de 900 pedidos nos últimos 90.

Essa mudança foi realizada devido a limitação com os parceiros logísticos para grandes volumes de vendas com conta CPF, o que acabava gerando um alto custo operacional.

É importante saber que, caso você mude a sua conta de CPF para uma conta CNPJ, esta política de cobrança deixará de ser aplicada e o status será atualizado dentro de até 7 dias úteis após a migração.

Cadastros na Shopee com CNPJ

Além da Shopee gerar mais relevância para as contas que possuem CNPJ, o marketplace também oferece alguns benefícios e parcerias confira abaixo:

Programa de Vendedores Indicados

  • Shopee antecipa;
  • Selo exclusivo;
  • Filtro dedicado.

Parceria com o Bling

O marketplace da Shopee oferece uma parceria com o sistema ERP do Bling.

Ou seja, esse benefício garante 6 meses gratuitos na ferramenta Bling, possibilitando ao lojista realizar a emissão de notas fiscais em massa.

Além de ter o controle do seu estoque totalmente automatizado e integrado com a plataforma.

Parceria com a Contabilizei

  • Garantindo a isenção da segunda mensalidade;
  • Certificado Digital E-CNPJ gratuito exclusivo para assinantes da Shopee;
  • Processo de abertura de CNPJ gratuito, na adesão do plano de 12 meses.

Parceria com a Online applications

Possui uma parceria para o plano MEI na Online app.

  • Mais de 60% de desconto nos planos mensais e anuais com o código SHOPEE;
  • Serviço de contabilidade, certificado digital e abertura de CNPJ totalmente gratuitos;
  • emissão e recebimento de notas fiscais ilimitadas;
  • Validação fiscal de todos os documentos;
  • Gestão completa de pedidos e estoque.

Como vender na Shopee: guia para as primeiras vendas

Como anunciar um produto na Shopee

Para anunciar um produto na plataforma da Shopee, basta você seguir 6 etapas:

  1. Nomeie seus produtos e escolha as categorias corretas;
  2. Preencha as informações básicas;
  3. Preencha as informações de vendas;
  4. Faça o upload das imagens do produto e a tabela de tamanhos se necessário;
  5. Preencha as informações de frete;
  6. Insira outras informações e publique;

Passo 1 – Insira o nome de um produto e selecione as categorias apropriadas para o seu produto na página “Adicionar Novo Produto” na Central do Vendedor.

Selecionar a categoria correta em seus produtos é de extrema importância para que seus anúncios apareçam nos resultados de pesquisa de maneira relevante e para que os compradores encontrem seu produto facilmente.

Explore a lista de categorias de produtos da Shopee e encontre a qual categoria seu produto pertence se você estiver incerto.

a imagem mostra o print da tela de cadastro de produtos na Shopee

Para nomear o nome do produto você deve reunir as informações que considera as mais importantes do seu produto —  o que de fato chamará a atenção do seu cliente, como: cor, marca e modelo.

Sempre seja claro e objetivo. 

Para parecer mais profissional, pratique esta fórmula de nomeação de produto: 

Especificações e tipo + Marca + Modelo

Evite CAPS LOCK, símbolos desnecessários, e palavras-chave de spam.

Passo 2 – Insira nas informações básicas: 

  • Descrição do produto (obrigatório)
  • Categoria (obrigatório)
  • Atributo de marca (obrigatório)
  • Outros atributos (opcional)

Informações e atributos específicos requeridos são dependentes da Categoria do Produto.

Uma descrição de produto informativa inclui especificações detalhadas, recursos e benefícios ajudará os compradores a tomar uma decisão de compra.

Inclua em sua descrição mais detalhes sobre seu produto, como: informações técnicas, material, dimensões, peso e tudo que considerar relevante para a boa compreensão do cliente.

É neste atributo que você deve informar ao consumidor o que ele de fato irá receber.

a imagem mostra um print da tela de descrição de produto na Shopee

Passo 3- Insira em informações de compra:

  • Preço (obrigatório)
  • Estoque (obrigatório)
  • Variações do produto (optional)
  • Atacado (optional) 

a imagem mostra um print da Shopee que mostra quais as informações de vendas são importantes para o marketplace

Variação do Produto: uma função que permite que os vendedores mostrem várias opções de variação (por exemplo, tamanho e cor) de um produto no mesmo anúncio.

a imagem mostra o print da tela da Shopee que mostra os tipos de variação

Passo 4 – Insira informações de frete

Inclua todos os três componentes: peso do produto (kg), tamanho do pacote e opções de frete.

Selecione seus canais de logística com base nos requisitos da Shopee Envios.

a imagem mostra o print da tela da Shopee que mostra como cadastrar produtos com pesos e dimensões;

Passo 5 – Você pode fazer o upload de até 9 imagens para o seu produto, incluindo uma foto de capa e uma tabela de tamanhos, quando aplicável.

A tabela de tamanhos é um campo opcional disponível apenas para categorias relacionadas à moda.

Esse é o momento de você mostrar a “cara” do seu produto, é aqui que o cliente visualiza o que ele vai adquirir. 

É importante que você faça upload de imagens de boa qualidade, e mostre o seu produto com clareza e de diversos ângulos. 

Uma boa imagem é fundamental para atrair clientes. 

Anúncios com várias imagens de alta resolução que mostram o produto claramente tendem a atrair mais compradores.

Passo 6 – Insira informações adicionais na aba Outros, como a condição do produto, e publique seu produto.

a imagem mostra um print de uma página de produto da Shopee

Principais Vantagens de vender na Shopee

O Marketplace da Shopee possui grandes vantagens para os vendedores que vendem através da sua plataforma, vamos conhecer os principais benefícios nas próximas linhas.

Aproveite e saiba tudo sobre a integração direta Tray + Shopee!

Política de comissionamento Shopee

Uma grande dúvida, sempre que vamos vender em algum marketplace é entender como funciona a sua política de comissão.

A comissão é uma tarifa cobrada de todos os pedidos vendidos na plataforma.

Cada Marketplace possui sua regra de negócio e ela está sempre sujeita a mudanças, por isso é importante ficar sempre de olho na central do vendedor.

Atualmente na Shopee, existem dois tipos de comissão:

  • Comissão padrão;
  • Comissão para vendedores que fazem parte do Programa Frete Grátis Shopee.

Comissão Padrão

A comissão padrão será de 14% sobre o valor total do produto, e será aplicada a todos os vendedores Shopee.

Vendedores participantes do Programa de Frete Grátis Shopee

Já para os vendedores cadastrados no Programa de Frete Grátis da Shopee, há algumas diferenças.

Além da comissão padrão de 14% sobre o valor total do produto + comissão adicional de 6% pela participação efetiva no programa + R$3 por item vendido.

Veja um exemplo:

Imagem retirada da central do vendedor da Shopee

A comissão é cobrada apenas sobre o valor do produto vendido, sem considerar o valor do frete, pois o frete é pago pelo comprador ou pela Shopee (quando utilizado o cupom de frete).

Porém, a regra não vale para produtos que custem menos de R$ 4,00.

Produtos com esse valor terão um acréscimo que será de metade do valor do item vendido.

Programa de frete grátis

Muito querido entre os clientes, o programa de frete grátis é sem dúvidas um dos pontos forte da Shopee.

O programa de frete grátis do marketplace é uma das formas de atrair mais vendas para os lojistas beneficiados e ele funciona da seguinte forma:

A Shopee disponibiliza 2 cupons de frete grátis em compras acima de R$39 e em fretes de até R$20 para todos os compradores utilizarem nas lojas dos vendedores participantes do programa.

Ela também disponibiliza 3 cupons de 50% de desconto no valor do frete para compras acima de R$39 e em fretes de até R$20.

Frete para os participantes do Programa de Frete Grátis

Todo mês, a Shopee disponibiliza para todos os compradores 2 cupons de frete grátis em compras acima de R$39.

Para fretes de até R$20, são disponibilizados mais 3 cupons de 50% de desconto no frete para compras acima de R$39 e em fretes de até R$20.

Frete para os não participantes do Programa de Frete Grátis

Já para não participantes do programa, todo mês a Shopee disponibiliza para os compradores 3 cupons de 50% de desconto no frete para compras acima de R$69 e em fretes de até R$20.

Selo de destaque exclusivo

O selo de destaque exclusivo também é um dos benefícios do Programa de Frete Grátis.

Os produtos dos vendedores participantes do programa recebem um selo de destaque que ajudará os clientes a visualizarem o benefício com mais facilidade.

Por sua vez, esse destaque ajuda o lojista a impulsionar suas as vendas diárias, confira um exemplo abaixo:

Antecipação em venda parcelada:

Na Shopee, quando o comprador parcela um pedido, por exemplo, ela paga o valor integral ao vendedor, arcando com todos os custos de antecipação, uma super vantagem.

Pedidos Cancelados

Já no caso de pedidos cancelados, a Shopee não cobra comissão desses pedidos, não havendo assim prejuízo ao lojista.

Mídias

Não é segredo para ninguém que a Shopee investe muito em propaganda, e o uso de personalidades famosas e músicas “chicletes”, a fazem viralizar online.

Portanto, a grande vantagem é ela investe muito dinheiro para trazer tráfego e impulsionar as vendas de seus lojistas sem exigir muito “esforço” deles.

Afinal, a marca já é bem conhecida no mercado e possui fãs no mundo todo.

Cupons

A liberação de cupons regular para impulsionar as vendas acontece na plataforma todo mês.

É bastante comum, promoções em dias específicos, como dia 10 do mês 10, por exemplo (promoção de outubro).

Essas datas com dia e mês correspondentes acontecem todo mês.

Inclusive, essas ações já fazem parte da marca e os clientes até aguardam chegada da próxima data para comprar com frete grátis e aproveitar outras condições especiais da data.

Gateway

O site conta com a tecnologia Gateway de pagamento como intermediário entre o comprador, a loja e o banco responsável pela transação durante uma compra na Internet.

O interessante é que a Shopee é quem arca com esta taxa administrativa da operação financeira.
Sistema antifraude

Como um dos maiores marketplaces do mundo, a Shopee conta com uma ferramenta específica para proteger os compradores de ataques cibernéticos e fraudes, algo essencial.

Como Funciona a logística da shopee

Depois que os compradores fizerem seus pedidos, você precisará preparar e embalar os itens a serem entregues a eles. 

Esse processo é chamado de cumprimento de pedidos.

Primeiro, na área de “Configurações para envio”, escolha entre a Shoppe Envios e outras opções de logística.

Depois de receber o seu primeiro pedido, você precisará se organizar para o envio, imprimir a guia de postagem, e então embalar e enviar o pedido.

Acessando a área “Meus pedidos” você poderá visualizar os produtos que poderão ser enviados, clique em processar envio e escolha o método de envio.

Imprima a sua guia de postagem, e depois cole a guia no seu pacote.

Uma dica importante é fazer uma cópia da guia para ter uma prova de postagem.

E atenção, sempre envie os seus pedidos no prazo!

A Shopee incentiva os vendedores a oferecerem altos padrões de serviço. 

Ao fornecer uma ótima experiência de compra para seus clientes, você se beneficia de melhores vendas, maior lealdade do cliente e críticas mais positivas.

Você pode obter um bom desempenho da conta cumprindo as metas de desempenho da Shopee nessas quatro áreas:

  • Evitando violações de anúncio: Siga as diretrizes da Shopee para anúncios proibidos, anúncios de falsificações e violações;
  • Cumprimento de pedidos: Envie seus pedidos à tempo e em boas condições para evitar cancelamentos e devoluções dos pedidos;
  • Atendimento ao cliente: Responda prontamente, tratando cada cliente com o devido respeito;
  • Satisfação do cliente: Forneça uma experiência de compra ideal aos seus clientes para ter altas avaliações.

O desempenho é medido semanalmente e atualizado toda segunda-feira. 

Você pode verificar se está atingindo as metas na página de Desempenho da Conta na Central do Vendedor.

O sistema de Pontos de Penalidade da Shopee foi projetado para te ajudar a alcançar a excelência operacional, acompanhando seu desempenho e destacando as principais áreas de melhoria. 

Você irá manter todos os seus benefícios de vendedor, desde que tome as medidas para melhorar e permanecer na meta.

Como funciona os pontos de penalidade do vendedor

Para evitar os pontos de penalidade você precisa entender os 3 pilares de um bom desempenho de vendedor:

  • Cumprimento
  • Anúncios
  • Atendimento ao cliente

O cumprimento é referente aos envios no prazo, itens em boas condições, e sem cancelar pedidos.

Você não deve exceder 10% da taxa de não cumprimento e da taxa de envio atrasado.

a imagem mostra um print da tela da plataforma Shopee que fala dos três pilares para um bom desempenho das vendas no marketplace

Anúncios é referente ao cumprimento das diretrizes da Shopee, como:

  • Anúncios proibidos: Produtos proibidos para vendas online, anúncios trocados e descontos enganosos;
  • Falsificações: Violação de propriedade intelectual;
  • Anúncios de spam: Spam de preço, palavra-chave e características duplicadas, e categoria errada.

E por último, o atendimento ao cliente significa responder os compradores de forma rápida e amigável, e não pedir aos compradores que cancelem os seus pedidos.

O cumprimento dessas metas de desempenho abrirá privilégios como acesso a campanhas, desconto de frete, e melhor classificação na pesquisa. 

Entretanto, suas falhas podem ocasionar em pontos de penalidades, confira:

Para cada 3 pontos de penalidade, você sobe 1 nível de penalidade e perderá alguns privilégios por 28 dias até que você consiga realizar as melhorias necessárias.

O desempenho é medido semanalmente, e atualizado toda segunda-feira. 

Para dar aos vendedores um recomeço, os pontos são redefinidos para zero no início de cada trimestre.

Para verificar os pontos de penalidade e privilégios suspensos, basta acessar a área de “desempenho da conta” dentro do seu painel de vendedor.

A imagem mostra o print do painel do vendedor, uma tela da plataforma da Shopee com as faixas de pontos de penalidade e privilégios suspensos.

Atendimento ao cliente na Shopee

Fornecer excelente serviço ao cliente via chat é uma maneira importante de ajudar a aumentar suas vendas e aumentar a fidelidade do cliente.

Entendendo o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente faz a diferença se um comprador em potencial faz um pedido para você. 

Na verdade, construir um bom relacionamento com os clientes é um dos principais fatores de sucesso para nossos vendedores de melhor desempenho.

O que é a responsividade de chat

A responsividade do chat analisa a rapidez com que você está respondendo os compradores via Chat do Vendedor Shopee. 

  • Quando você é responsável, clientes podem obter suas respostas rapidamente e acelerar sua decisão de compra. Isso é muito importante quando o cliente pode encontrar outra loja vendendo o mesmo produto.Você pode ter uma chance maior de ganhar o cliente por responder prontamente, mantendo o “time de interesse” do cliente;
  • Respostas rápidas impulsionam a conversão e eventualmente aceleram suas vendas. Além do mais, suas respostas podem ajudar clientes a ganhar uma perspectiva mais precisa do seu produto, reduzindo, portanto, as devoluções e reembolsos;
  • A longo prazo, clientes que estão satisfeitos com suas respostas do chat, têm mais possibilidade de fazer compras futuras.

Como a responsividade do chat é medida?

A responsividade ao bate-papo inclui a taxa de resposta e o tempo de resposta.

  • Taxa de resposta do chat: É a porcentagem de novas conversas e ofertas (do total de conversas) que um vendedor responde em 12 horas após o recebimento.
  • Tempo de resposta do chat: É a média de tempo que um vendedor leva para responder uma mensagem de um cliente.

Estas taxas são atualizadas diariamente. 

Para obter um bom desempenho de resposta no bate-papo, seja consistente em responder aos seus potenciais compradores.

Apenas respostas a mensagens e ofertas recebidas nos últimos 90 dias são calculadas.

A maior ponderação é atribuída aos 25% mais recentes dos bate-papos recebidos. 

As respostas automáticas, Assistente de Perguntas Frequentes, Jogos e Mensagens de Transmissão não estão incluídas no cálculo da taxa de resposta do bate-papo.

*Se você recebeu menos de 2 threads de mensagem separadas por meio do Chat do Vendedor Shopee nos últimos 90 dias, sua taxa de resposta do chat não será calculada.

As mensagens de bate-papo recebidas depois de ativar o Modo de Férias também não são calculadas.

Checando o desempenho de responsividade do chat 

Você pode verificar a taxa de resposta do bate-papo e o tempo de resposta na página de “desempenho da conta”, na categoria “atendimento ao cliente”.

Os compradores que estão navegando podem ver sua taxa de resposta de bate-papo e tempo em performance do chat, pela sua página de produto ou perfil da loja.

Aqui estão algumas dicas de práticas recomendadas para você se tornar um vendedor responsivo:

  • Verifique o chat do vendedor da Shopee regularmente para não perder nenhuma conversa.
  • Defina lembretes em horários específicos dentro de um dia para responder a potenciais compradores.

Sobre a satisfação do cliente

Garantir que seus compradores estejam satisfeitos com suas compras e experiência de compra pode ajudar a aumentar sua reputação e criar seguidores leais.

O que é avaliação de produto?

Uma classificação de produto é uma coleção de classificação e críticas de compradores sobre um produto após a conclusão de um pedido. 

As classificações de produtos mostram o grau de satisfação dos compradores com as compras e a experiência de compra na loja.

Isso fornece uma referência importante para futuros compradores que desejam descobrir se o produto atende às suas expectativas.

As classificações de produtos variam de 1 a 5 estrelas, sendo as de 5 as melhores avaliações. 

Os compradores podem visualizar essas classificações quando navegam nos resultados da pesquisa ou na página do produto.

*Os compradores são solicitados a avaliar os produtos recebidos em até 15 dias após a conclusão do pedido, e poderão editar suas classificações uma vez em até 30 dias a partir do dia em que foram classificados pela primeira vez.

Os compradores também são encorajados a incluir uma descrição e fotos do produto, e em contrapartida eles ganham mais moedas Shopee, confira:

O que é classificação de loja?

Uma classificação de loja é uma média de todas as classificações de produtos na loja. 

A classificação de loja ajuda os compradores a avaliar se a loja é confiável.

Como melhorar suas classificações de loja e produto na Shopee?

Para melhorar as classificações de loja e de produto, concentre-se nessas três áreas.

Melhore o seu cumprimento: Tenha um bom processo de cumprimento, isso irá minimizar a possibilidade de experiências desagradáveis com clientes.

Além de aumentar, as chances de ter uma boa avaliação dos produtos.

  • Acompanhe seu inventário cautelosamente, para garantir que os estoques estejam atualizados. Aloque apenas estoques físicos para a Shopee e tenha estoques adicionais disponíveis, sempre que possível;
  • Verifique se você embalou o produto correto e enviou para o endereço certo para evitar devoluções e insatisfação do cliente por entrega incorreta;
  • Embale todos os seus pedidos corretamente com os materiais apropriados. Proteja produtos frágeis com materiais de amortecimento, como plástico bolha ou enchimento, para evitar danos durante o manuseio e transporte.

Melhore a qualidade e os anúncios dos produtos

Melhorar os anúncios de produtos e garantir que seus produtos sejam fiéis às suas descrições ajudará a definir e gerenciar as expectativas dos compradores.

  • Forneça descrições detalhadas do seu produto e preencha todas as características para oferecer aos compradores uma noção mais clara do que o produto oferece;
  • Faça o upload de imagens que mostrem seu produto claramente, incluindo fotografias tiradas próximas do produto de diferentes ângulos, para ajudar os compradores a visualizar melhor seu produto;
  • Evite usar termos como “melhor qualidade” e “preço mais baixo” como o ponto de venda exclusivo do produto para gerenciar as expectativas dos compradores ao fazer uma compra.

Forneça um bom atendimento ao cliente

Ofereça aos compradores uma boa experiência de atendimento, como responder prontamente e responder adequadamente, também pode ajudar a melhorar as classificações.

  • As respostas rápidas ao chat aprimoram a experiência de seus clientes e sua taxa de resposta;
  • Responda adequadamente às perguntas dos compradores e inclua os detalhes necessários do pedido, sempre que aplicável;
  • Responder a comentários negativos mostra aos compradores que você é responsável, contribuindo assim para a credibilidade da sua loja;
  • Obtenha uma visão geral dos produtos com baixo desempenho em Diagnóstico do produto em Informações Gerenciais e faça ajustes nesses produtos;

*Agradeça aos compradores por deixarem bons comentários para aumentar as compras futuras e seguidores da loja.

Responda as avaliações de compradores

Você pode responder às avaliações na página “Classificações da loja”.

Mostre aos compradores que você se importa respondendo aos comentários. Expresse apreço pelos positivos e acompanhe os negativos de maneira amigável.

Suas respostas devem ser profissionais e educadas.

Os vendedores pegos usando linguagem abusiva em suas respostas podem receber pontos de penalidade.

Você pode responder a comentários a qualquer momento.

Mas observe que você só pode enviar uma resposta uma vez e não pode editá-la.

Aqui estão algumas maneiras de responder a comentários:

  • Para críticas positivas, agradeça aos compradores por fazer o pedido em sua loja e reservar um tempo para avaliar;
  • Para críticas negativas, indique o que você fez ou pretende fazer para resolver o problema.

Como reportar uma avaliação abusiva

Segundo o Marketplace, eles se esforçam para garantir uma comunidade segura para compradores e vendedores.

Mesmo que esperemos que todos os vendedores ofereçam uma experiência de compra ideal, isso não significa que toleramos compradores irracionais.

Se você receber, críticas injustas ou inapropriadas sobre o seu produto, reporte-as à Shopee.

Isso inclui:

● Mensagens projetadas para enganar outros compradores;

● Uso de linguagem inapropriada ou suja;

● Partilha de informações privadas.

Você pode usar o botão “Reportar Abuso” nas páginas de produtos, como visto no exemplo abaixo:

Obtendo a sua primeira venda na Shopee

Entendendo a Central de Marketing da Shopee

A Central de Marketing é um recurso na Central do Vendedor que te ajuda a criar e gerenciar promoções para sua loja e produtos.

O que é a Central de Marketing

A Central de Marketing abrange várias ferramentas de marketing que atendem a diferentes objetivos de negócios:

  • Aumentam a exposição dos seus produtos
  • Aumentam a taxa de conversão
  • Direcionam o tráfego para a sua loja

Aumentando a sua taxa e conversão

As Ferramentas de Promoção te ajudam a conseguir mais pedidos e aumentar as vendas.

Estas ferramentas incluem:

  • Meus Cupons de Vendedor
  • Promoções
  • Leve Mais por Menos
  • Combo
  • Oferta Relâmpago

Cupons de desconto da Shopee

Cupons atraem os compradores não só para fazerem pedidos, como também a comprar mais para atingir os requisitos de gasto mínimo.

Entendendo o tipo de recompensa do Cupom Shopee

Há três tipos de recompensas em Cupom de desconto Shopee

  • Desconto (Quantia Fixa): Descontos com quantias fixas têm valores fixos subtraídos de qualquer quantia de compra. Por exemplo: R$5,00 de desconto;
  • Desconto (Porcentagem): Descontos percentuais são baseados sobre um valor descontado. Você pode definir a quantia máxima de desconto que os compradores podem obter. Por exemplo: 10% de desconto
  • Moedas de Cashback: Moedas de Cashback devolvem uma porcentagem do valor (definida pelos vendedores) em forma de Moedas Shopee. O custo das Moedas Shopee será absorvido pelos vendedores. 

Para otimizar seu orçamento para cupons, você pode definir um limite no número máximo que pode ser usado editando a Quantidade de Uso.

*Se seu item for devolvido, as Moedas de Cashback dadas ao comprador serão deduzidas e reembolsadas para você.

Entendendo a exibição do Cupom Shopee

Na Página Inicial da Shopee, o ícone “Cupons Diários” exibe os cupons dos vendedores criados para que o comprador acesse as lojas com cupons ativos.

Ao clicar em “Ativar” o comprador pode resgatar os cupons disponíveis para uso exclusivo na loja.

Sobre Promoções de Desconto

Promoções de desconto é uma ferramenta promocional básica que pode ajudar a conquistar novos clientes para sua loja.

As promoções atraem compradores quando eles visualizam produtos semelhantes na página de resultados de pesquisa. 

Quando os compradores procuram produtos, a atraente etiqueta amarela de desconto permite que eles saibam que sua loja oferece um negócio melhor do que outros vendedores que estão vendendo produtos semelhantes.

Shopee Ads como funciona?

Vejo muitos lojistas com dúvidas sobre o que é o Shopee Ads, como funciona e se Shopee Ads vale a pena.

Então, vou explicar um pouco sobre o assunto e como fazer um anúncio patrocinado na Shopee Ads.

O que é o Shopee Ads

O Shopee Ads são anúncios patrocinados realizados dentro do próprio Marketplace.

Ou seja, o Shopee Ads permite que você faça uma propaganda paga dentro da plataforma da Shopee, para aumentar a exposição dos seus produtos e da loja.

Quem não é visto, não é clicado!

  • Impulsione suas vendas exibindo seus anúncios para compradores com alta intenção de compra
  • Coloque os seus produtos em destaque em áreas de alta concorrência
  • Incremente suas visualizações de produtos anunciados
  • Aumente seus pedidos de produtos anunciados
  • Comprove seu investimento em marketing com retorno mensurável

Dica: Não adianta fazer uma campanha, um anúncio patrocinado, se a sua estrutura de anúncio do produto não estiver bem feita.

Esse é um dos principais erros que fazem com que você não tenha um retorno positivo com suas campanhas.

Dicas para ter mais conversão nos anúncios da Shopee

Conforme eu já comentei anteriormente sobre os processo de cadastro de produto, é importantíssimo que você tenha um EXCELENTE cadastro de produto.

  • Tenha um bom título utilizando palavra chave;
  • Tenha ótimas fotos;
  • Tenha vídeos do produto;
  • Tenha um preço competitivo;
  • E tenha uma descrição sólida, que descreva todas as informações e detalhes do produto. 

Tipos de anúncios da Shopee

Dentro da plataforma da Shopee é possível realizar três tipos de anúncios patrocinados:

  • Busca de produto
  • Busca da loja
  • Anúncios de descoberta

Então, vamos entender um pouco sobre cada um deles.

Busca de produto

Esse tipo de anúncio patrocinado tem como foco o produto, como o próprio nome já diz.

Quando o cliente digita uma palavra chave no campo de busca do marketplace, o algoritmo da Shopee identifica, classifica e evidencia os anúncios patrocinados para essa palavra chave apresentando esses anúncios nas primeiras posições.

No Desktop: São reservados os 5 primeiros e os 5 últimos anúncios dos 50 resultados por página.

No App: Por ser uma página contínua, os 2 primeiros anúncios aparecem como Ads seguido por 4 orgânicos, e assim por diante.

Busca da Loja

Esse tipo de anúncio está diretamente ligado à construção e exposição da marca.

Ao pesquisar a palavra chave, o usuário pode ser direcionado para sua loja, aumentando seu tráfego.

No Desktop: É apresentado apenas uma posição no topo da página de resultados de pesquisa, antes dos produtos.

No App: É apresentado apenas uma posição no topo da página de resultados de pesquisa, antes dos produtos.

Para que você tenha acesso a essa campanha, os itens da sua loja precisam ter atingido mais de 100 avaliações, e a avaliação da sua loja precisa ser de pelo menos 4.8.

Anúncio de Descoberta

Esse tipo de anúncio serve para atrair compradores que buscam produtos complementares ou semelhantes ao seu. 

Por exemplo, se você vende acessórios para celular e deseja atingir novos compradores, através do anúncio de descoberta o seu anúncio poderá impactar compradores que estejam pesquisando algum modelo de celular, ou acessórios semelhantes aos que você vende.

Os anúncios de descoberta são apresentados em 3 áreas diferentes:

  • Produtos Similares
  • Você também pode gosta
  • Descobertas do dia

Na área de “Produtos similares”, são reservadas 21 posições para o Ads nos 100 produtos similares mostrados.

Na área “Você também pode gostar”, são reservadas 12 posições nos primeiros 35 produtos mostrados.

Na área “Descobertas do dia”, são reservadas 26 posições para o Ads nos primeiros 55 produtos mostrados.

Configurando o primeiro Shopee Ads

Para fazer o seu primeiro Shopee Ads, basta você seguir 5 passos básicos:

  1. Acesse o shopee Ads e efetue uma recarga de Ads, essa recarga é o valor que ficará disponível para que a plataforma possa veicular os seus anúncios patrocinados, podendo ser paga por cartão de crédito ou carteira Shopee. Este valor será consumido de acordo com a demanda de cliques nos seus anúncios.
  1. Escolha o tipo de anúncio que você deseja: busca por produto, busca da loja, ou anúncio de descoberta. Lembrando que, os anúncios de busca da loja estão disponíveis apenas para os lojistas que atendem há alguns requisitos, conforme citado anteriormente.
  1. Defina o valor do orçamento, ou se preferir, você pode selecionar a opção “sem limite” e a plataforma irá consumir o seu saldo de acordo com as demandas e oportunidades de conversão. 

E defina a data de duração do anúncio, selecionando a data de início e término da campanha, ou você também pode deixar sua campanha sem limite de tempo.

  1. Escolha os produtos que deseja anunciar.

Dica: O Shopee Ads informa os produtos recomendados com um sinal de “joinha”, para anunciar com base na conversão.

  1. Escolha palavras-chave, tipo de correspondência e defina o lance.

Dica: Para descobrir as palavras-chave mais buscadas na Shopee, basta acessar: Dados > Informações Gerenciais > Assistente de vendas.

Ali você pode selecionar a opção “Palavras-chave mais procuradas” e ver o ranking de palavras dentro das suas categorias!

Seu Ads está pronto! 

Basta acompanhar e analisar o desempenho na plataforma Shopee Ads.

Comece vender na Shopee

Em resumo, o Marketplace vem realizando um alto investimento para se posicionar no mercado nacional, e em conjunto com uma boa estrutura, a Shopee vem ganhando cada vez mais espaço entre os principais marketplaces do Brasil.

Agora, com as informações deste guia, chegou a hora de colocar tudo em prática e começar a vender na Shopee.

Venda na Shoppe com a Tray

Agora que você já entendeu que a Shopee é um dos marketplaces mais acessados da internet, vai ficar de
fora?

Mais do que começar a vender na Shopee, você vai precisar de uma loja online para fidelizar os seus
clientes e multiplicar os seus canais de vendas.

Para te ajudar com isso, a Tray tem tudo o que você precisa para criar a sua loja e já garante integração
direta com a Shopee e mais de 30 marketplaces.

Conheça alguns recursos que vão te ajudar a vender na Shopee:

Emissão de etiquetas: imprima suas etiquetas direto no painel Tray, de forma indivídual ou massiva,
gerando ainda mais agilidade no seu dia a dia.

Integração dos pedidos: estoque interação e visualização completa dos seus pedidos no painel da Tray.

Você também visualiza as vendas de outros canais e na sua loja, o que te ajuda a monitorar as suas
vendas de forma completa, em todos os canais.

Envio e criação de anúncios: faça o envio de seus produtos cadastrados na Tray de forma facilitada e, em
poucos passos.

Você garante que o seu estoque e preços estejam sincronizados evitando erros
operacionais – como vender sem estoque ou com preço errado

Calculadora de preços: você pode adaptar o valor do seu produto conforme as diferentes taxas dos
marketplaces e os valores de frete.

Com isso você pode adaptar o valor do seu produto às diferentes
regras de cada marketplace e manter seu preço competitivo no mercado.

Além desses recursos, você conta com muita facilidade para criar a sua loja, trazer tráfego para o seu site,
fazer anúncios no Google, Instagram e TikTok e até integrar com a sacolinha do Instagram.

A Tray foi feita para vender de verdade, só falta você escolher o seu plano e abrir a sua loja ainda hoje.
Clique aqui para conhecer os nossos planos e todos os recursos da Tray.

Conteúdos que podem te interessar: 

➞ Produtos para vender na Shopee
➞ Loja virtual ou marketplace: qual o melhor para começar [vídeo];
Como conseguir frete grátis na Shopee.

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

449
Economize R$600
R$ 5.388 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!