Para manter seu e-commerce em evidência e conquistar novos clientes para seus produtos, é essencial ficar de olho nas novas tendências e oportunidades de negócio que estão surgindo.
Um dos formatos que mais cresceu ultimamente foi o marketplace da Renner, que funciona como um shopping virtual, agrupando diferentes lojistas e nichos.
O Alameda Renner, como é chamado, cresceu mais de 30% no ano passado e pode evoluir ainda mais com os investimentos.
Se você é varejista e está procurando um marketplace para colocar seu e-commerce em evidência, leia agora este post e entenda como vender na Renner.
Além de entender é claro, quais são os principais requisitos e vantagens desta opção!
Vale a pena vender na Renner?
Os marketplaces têm se tornado parte fundamental do modelo de e-commerce, em que a maioria ou totalidade dos serviços é feito de maneira virtual.
Dessa forma, não faltam opções de marketplaces que podem ser escolhidos pelo lojista para abrigar seus produtos.
Por esta razão, é preciso entender se vale mesmo a pena vender na Renner.
A resposta é sim! A primeira razão é a grande notoriedade e relevância que a marca possui.
No mercado desde 1922, a Renner marca presença em todas as regiões brasileiras, além de também possuir lojas no Uruguai e também na Argentina.
Quando consumidores precisam comprar algum produto, é comum que elas fiquem mais propensas a confiar e comprar de marcas que confiam.
Mesmo que seus produtos ainda não sejam conhecidos, contar com uma marca como a Renner ao seu lado é um dos grandes segredos para ter sucesso.
Além disso, a marca tem ampliado seus investimentos no meio digital.
Apesar de recente, seu marketplace já conta com 18 milhões de consumidores ativos que transitam no ecossistema da marca.
As informações são da diretora de Operações da Lojas Renner, Fabiana Taccola.
Marcas como: Camicado, Youcom e Realize são algumas que fazem parte da Lojas Renner S.A.
Dessa forma, se você está começando um negócio, contar com a visibilidade de uma marca famosa há anos é um belo jeito de começar nesse meio tão disputado.
O que é a Alameda Renner?
Alamenda Renner, é o nome do marketplace da marca que foi criado em 2021.
O marketplace que já conta com mais de 240 sellers de produtos relacionados à moda e lifestyle e milhões de consumidores que acessam o site regularmente.
Na Alameda Renner, os lojistas que estão cadastrados e aptos para venderem seus produtos ficam encarregados das soluções logísticas e de entrega.
Enquanto a Alameda Renner cede uma plataforma otimizada e com uma marca que se conecta com o público.
Além disso, a Alameda Renner também oferece um serviço de atendimento ao cliente, SAC, que é útil quando há problemas na entrega ou danos no produto que exigem uma logística de estorno ou política de troca.
Vantagens de vender na Alameda Renner
Em simples passos é possível ativar sua loja e começar a vender no marketplace da Renner.
Entretanto, a simplicidade e forma intuitiva da plataforma não são as únicas vantagens de optar pela Alameda Renner. Outros benefícios do marketplace incluem:
- Público qualificado: com mais de 80 milhões de visitas mensais feitas por um público em busca do seu nicho, sua marca fica muito mais perto de gerar bons negócios e oportunidades.
- Divulgação de seus produtos: contando com a marca Renner ao seu lado, seu negócio ganha mais reconhecimento, também chamado de brand awareness, o que pode render mais conversões e compras também no longo prazo.
- Parcelamento nos cartões Renner: como seu e-commerce e a Renner formam uma parceria, existem algumas vantagens e facilidade na compra. Um deles é parcelamento, que pode chegar em até 7x sem juros, sendo um grande atrativo para os clientes.
- Sem investimento inicial: não é incomum que sites e plataformas cobrem taxas ou outros valores para hospedar seus produtos. Na Alameda Renner, o custo para começar a vender é zero!
Viu como é grande a lista de vantagens e motivos para você migrar para a Alameda Renner? Continue a leitura e descubra como fazer seu cadastro de vendedor no Alameda Renner.
Como vender na Renner através do marketplace?
Agora que você já conhece bem a Alameda Renner e as vantagens de escolher este marketplace para hospedar seus produtos, nada melhor que entender como vender usando este recurso.
Aprenda como adicionar seus produtos à lista de mais de 70 mil itens disponíveis no marketplace.
Embora seja relativamente simples começar a vender na Alameda Renner, existem alguns requisitos para se tornar um seller.
Confira agora um passo a passo sobre o processo de ativação de sua loja.
Faça um cadastro na Alameda Renner
O primeiro passo é se cadastrar no site da Alameda Renner, que você pode fazer acessando neste link!
Em seguida, rolando a tela para baixo, você verá um formulário com as informações necessárias para o cadastro.
Para que você possa ser um seller na Alameda Renner, é preciso ter um CNPJ ativo. Além de informar o CNPJ, você precisa informar os seguintes dados:
- nome e sobrenome;
- e-mail;
- nome fantasia do seu negócio;
- razão social;
- telefone e site.
Por último, também é preciso especificar o tipo de seu negócio e a integradora utilizada.
Você pode escolher entre diversas categorias, como calçados femininos na hora de especificar uma categoria de vestuário.
Como integradora, você poderá escolha entre as melhores do mercado.
Plataformas de e-commerce: As 15 melhores opções do mercado e como escolher a ideal para seu negócio!
Aguarde a aprovação e ative a loja
Depois de preencher todos os dados corretamente, é só aguardar a aprovação de seu negócio!
Segundo a própria Alameda Renner, dentro de alguns dias, um comitê interno analisa seus dados e decide se está tudo de acordo com os termos de uso e demais regras do marketplace.
Se tudo estiver correto, só é preciso ativar sua loja.
Ainda segundo a Alameda Renner, a equipe entra em contato para te ajudar na ativação da loja e deixar tudo pronto para funcionar.
Agora é com você! Depois dos passos iniciais que envolvem a ativação da página, é hora de configurá-la e deixá-la atraente para seus clientes.
Confira os próximos passos para entender como isso é possível!
Cadastre seus produtos
Com tudo pronto, só basta cadastrar seus produtos na Alameda Renner seguindo os passos indicados.
Preenchendo informações que ajudam o marketplace a organizar os produtos, o uso dos clientes se torna mais intuitivo e fácil.
Além da opção de cadastrar seus produtos um a um em diferentes marketplaces, você também pode usar os serviços de uma integradora, para fazer uma integração com marketplace.
Com este recurso, fica mais fácil transferir um catálogo de produtos que você já possui em seu e-commerce para a Alameda Renner, sem perder tempo adicionando seus produtos de maneira manual.
Invista em boas fotos para os seus produtos
Embora o marketplace e os e-commerces acumulem inúmeras vantagens, como comprar sem sair de casa, um dos maiores problemas que consumidores enfrentam é a dificuldade de provar ou testar os produtos que desejam adquirir.
Por essa razão, as fotos e descrições são essenciais para o seu sucesso na Alameda Renner.
Com elas, seus clientes conseguem entender tudo sobre o produto e se ele é ideal para o que elas querem.
Lembre-se de adicionar fotos e descrições detalhadas e únicas para todos os seus produtos.
Para que sua loja passe uma imagem de profissionalismo e confiança, três ou quatro fotos em ótima resolução e uma descrição de pelo menos 60 caracteres é o suficiente.
Use técnicas de SEO em suas descrições
Embora as fotos sejam elementos fundamentais, focar nas descrições e apresentações textuais de seus produtos na alameda Renner também é importante para que seus clientes tenham uma relação próxima com sua marca.
Uma das melhores maneiras de fazer isto é se atentando às regras de SEO para marketplaces.
Você sabe o que significa este termo?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para motores de busca em português.
De forma geral, SEO é o conjunto de técnicas que otimiza conteúdos para que eles fiquem mais bem colocados em pesquisas de motores de buscas, como o Google.
Quando o assunto é marketplaces, ainda que eles sejam otimizados constantemente, é importante que os sellers também otimizem suas páginas com o SEO on page.
Assim, é interessante utilizar palavras-chaves que estão em evidência no momento, caprichar na descrição e inserir alt texts nas imagens para que elas se tornem mais acessíveis.
Divulgue sua loja em suas redes sociais
Agora que você já entendeu como vender na Renner utilizando os recursos da Alameda Renner, é importante se atentar a um dos passos mais importantes para assegurar seu sucesso na plataforma.
Embora seja importante atualizar constantemente seu catálogo e manter as boas práticas de atendimento, tudo isso só será efetivo se você conseguir atrair e conquistar cada vez mais clientes.
Para fazer isto, é importante divulgar sua marca nas redes sociais, avisando sobre sua presença na Alameda Renner, oferecendo promoções, vantagens e outros recursos que te ajudem na fidelização de clientes.
Contudo, é importante pensar em um calendário de postagens bem estruturado, com conteúdos que se engajem com seu público-alvo e os atraia para seu novo espaço virtual.
Dicas valiosas para fazer sucesso no marketplace da Renner
Ao longo deste post, você viu como vender na Renner pode ser uma ótima oportunidade de negócios para lojistas que estão pensando em migrar suas operações para um marketplace eficiente e reconhecido.
Agora que você já conhece bem a Alameda Renner e como ativar sua loja neste marketplace, é hora de ficar por dentro das principais dicas para não errar em sua página e atrair mais clientes. Confira agora!
Fique de olho nos KPIs do seu negócio
Não é segredo que ser bem sucedido em suas vendas e ter mais clientes são objetivos de todos os lojistas. Entretanto, é preciso saber como medir este sucesso de maneira objetiva.
A melhor forma de fazer isso é por meio dos KPIs, que são indicadores chaves de performance.
Com eles, é possível entender se suas vendas melhoraram com a Alameda Renner ou se há algum problemas e, principalmente, como resolvê-los.
Assim, acompanhar as principais métricas para e-commerce, como taxa de conversão e abandono do carrinho, são essenciais para administrar seu e-commerce de perto e com bons indicadores.
Atualize frequentemente seus produtos
Além de cuidar bem da apresentação visual de seus produtos, se certificando de apresentar boas fotos e descrições, é importante fazer com que estes produtos estejam sempre atualizados e disponíveis.
Se seu negócio não atualiza o catálogo ou não possui uma comunicação eficiente com o estoque, é comum que clientes decidam comprar um produto, mas se frustrem ao descobrir que ele não pode ser adquirido.
Seja por estar em falta ou qualquer outro motivo semelhante.
Por esta razão, atualizar frequentemente seus produtos no catálogo, assim como trazer novidades, é uma ótima forma de diminuir a taxa de abandono de carrinho e frustrações associadas ao seu negócio.
Fique atento ao seus preços
Quando você anuncia seus produtos em seu próprio e-commerce, é comum que apenas os produtos que você anuncia estarão presentes e não haja nenhum concorrente.
Quando falamos de um marketplace, a situação é bem diferente, já que há dezenas ou centenas de concorrentes tentando chamar a atenção dos clientes e efetuar a venda.
Por isso, é importante manter seus preços competitivos, se atentando aos valores praticados por seus concorrentes diretos e como você pode se destacar neste sentido, oferecendo condições melhores ou descontos.
Neste post, você descobriu o que é e como funciona a Alameda Renner.
Um dos melhores marketplaces atualmente disponíveis para quem está dentro do nicho de moda e lifestyle e procura por uma forma de aumentar a visibilidade.
Além de entender como funciona o processo de ativação da loja, você conferiu algumas vantagens de escolher a plataforma e algumas dicas valiosas para fazer sucesso no marketplace.
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