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Como usar QR Code na sua estratégia de negócio: benefícios e dicas  

Para usar o QR Code na sua estratégia de negócio você pode: criar códigos de pagamento, colocar cupons de desconto, cardápios e informações de eventos no qr code da sua empresa. Ambas maneiras de utilizar o recurso de maneira estrtégica.
como usar qr code

Principais tópicos

Existem diversas ferramentas atualmente que podem ser de grande utilidade para quem comanda um negócio.

Aplicações essas que são válidas tanto para quem vende na internet, como para quem comanda um estabelecimento físico.

É graças a essa realidade que podemos ver diferentes negócios correndo para oferecer as mais modernas experiências aos seus clientes.

Algo que vale tanto para grandes restaurantes, como para quem comanda um food truck em eventos.

Um exemplo dessas tecnologias úteis aos empreendimentos é o QR Code, aquele código em formato quadrado que pode ser visto em cardápios, panfletos e até mesmo comerciais de TV.

Agora, para entender como usar QR Code na sua estratégia de negócio, antes é necessário compreender como funciona esse tipo de aplicação.

E neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a aplicação, como utilizá-la e maneiras de saber se a estratégia está sendo efetiva, vamos lá?

O que é QR Code?

Visualmente, um QR Code se trata de uma imagem de formato quadricular, como uma espécie de caixa, que armazena uma série de símbolos que, combinados, podem levar o usuário até um destino específico programado.

É um sistema bastante similar aos códigos de barras, tal como aqueles que você encontra em um produto no supermercado ou em um boleto a pagar, porém, de forma mais prática, por reunir essas informações de visualmente, no lugar de uma série de números.

É justamente essa praticidade que explica o seu nome, sendo QR Code uma sigla para Quick Response Code, ou em português, um Código de Rápida Resposta.

Esse sistema não é necessariamente novo, tendo sido criado em 1994, pela companhia japonesa Denso Wave, mas foi nos últimos anos que essa tecnologia passou a dominar o mercado, sendo importante para qualquer empreendedor saber como usar QR Code.

Por meio desses códigos é possível armazenar uma série de informações de forma rápida e compacta, com um QR Code podendo ser a ponte para acessar dados como:

  • Links;
  • Textos;
  • Sequência de números (como um código de barras);
  • Informações de contato.

Todas essas informações podem ser de grande utilidade para quem administra um negócio, sendo possível usar um QR Code até mesmo para compartilhar a chave de pagamento PIX associada a sua loja, por exemplo.

Essa expansão no uso do QR Code se deve muito ao fácil acesso aos leitores de tais códigos.

Algo que qualquer smartphone consegue fazer por meio de um aplicativo, com os aparelhos modernos já contando com essa função já embutida na câmera.

Outra razão pela qual os QR Codes estão se popularizando são as vantagens que esses códigos oferecem aos seus usuários.

Benefícios do uso de QR Codes

O uso desse tipo de código pode ser bastante positivo para o seu negócio, sendo essa a razão por tal tecnologia estar sendo vista nos mais diferentes tipos de empreendimentos, independentemente do seu tamanho.

Algumas das vantagens que deixam clara a importância de aprender como usar QR Code na sua estratégia de negócio são:

Praticidade

Oferecer uma boa experiência ao cliente é um dos principais objetivos de um negócio. O uso do QR Code pode ser bastante útil nesse sentido, diante da facilidade que tal código apresenta quando se trata de passar algum tipo de informação ao consumidor.

Por meio da tela do celular, basta esse cliente escanear tal código para ter acesso a qualquer tipo de conteúdo, como informações sobre preços, endereços ou dados do tipo.

Interação com os clientes

Outro ponto positivo desses códigos é a possibilidade de manter uma interação prática com o seu público, sendo mais fácil para o cliente acessar o site de uma plataforma de e-commerce, por exemplo, através de um QR Code do que copiar um link de endereço.

Dessa forma, é possível para um negócio até mesmo contar com um número maior de acesso ao seu site.

Isso além de outras estatísticas, o que se trata de outro benefício associado ao uso do QR Code.

Capacidade de rastreamento de dados

Além de servir como caminho para uma série de informações que possam ser de interesse do cliente, esse código é capaz de oferecer dados importantes a quem o disponibiliza ao público.

É possível acompanhar quantas vezes um QR Code é escaneado, revelando assim informações acerca da quantidade de acessos a um site, contato ou qualquer que sejam os dados associados ao código em questão.

Altamente compatível

Entre as vantagens associadas ao QR Code podemos destacar a sua ampla acessibilidade, tratando-se de um perfil de código compatível com os mais variados tipos de dispositivos.

O seu compartilhamento também é bastante prático, sendo possível fazê-lo digitalmente, mas também recorrendo ao tradicional método de impressão.

Algo bastante útil para quem possui um empreendimento físico, como uma loja física ou um bar.

Segurança

Por fim, outra vantagem a se destacar é a segurança que esses códigos oferecem, por se tratar de dados criptografados.

Benefício esse que é válido até mesmo se aprofundar um pouco mais, como veremos mais adiante.

São vantagens como essas que explicam como pode ser positivo o uso dessa tecnologia no seu negócio, existindo as formas mais diferenciadas de aplicá-los em seu empreendimento.

8 maneiras de usar um QR Code

Muitas são as formas de como usar QR Code graças à capacidade desses códigos de reunir e compactar uma grande série de informações.

Isso faz com que o seu negócio possa usar tal tecnologia para diferentes funções, entre elas:

  1. Códigos de pagamento: cumprindo uma função similar à de um código de barras, o QR Code pode ser usado para direcionar o cliente até uma transação via PIX, sendo então de grande utilidade para os comércios atualmente.
  2. Páginas de produto: antes do pagamento, esse cliente pode buscar mais informações sobre um produto, sendo positivo direcionar o usuário até a página dessa mercadoria em uma loja digital, por exemplo.
  3. Cupons de desconto: para quem busca direcionar o cliente até uma página exclusiva de descontos, o QR Code apresenta uma saída rápida, além de ser fácil controlar a validade de uma promoção, sendo possível desativá-lo após certo número de acessos.
  4. Cardápios: ótimo para quem comanda bares e restaurantes, o QR Code pode substituir o tradicional cardápio físico, levando o cliente a toda a tabela de opções servidas pelo estabelecimento.
  5. Informações de eventos: no lugar de reunir uma série de informações em um panfleto, dificultando sua leitura, é mais prático usar um QR Code para levar o usuário a dados importantes de um evento, como endereço, horário, entre outros.
  6. Feedbacks dos clientes: para recolher feedbacks dos clientes é importante oferecer um canal prático, o que pode ser obtido por meio de um QR Code, levando até uma página de comentários ou formulários nos quais esse consumidor pode descrever sua satisfação, sugestões ou reclamações sobre o serviço oferecido.
  7. Instruções: bastante prático para trazer informações acerca do uso de um produto, oferecendo um acesso rápido a tal conteúdo, substituindo a alta quantidade de páginas de papel de um manual de instruções tradicional.
  8. Acesso ao Wi-Fi: para se conectar a muitas das utilidades descritas, é preciso contar com um acesso à internet e o próprio QR Code pode oferecer isso, no caso de um ambiente comercial oferecer sinal gratuito para os seus clientes.

Todas essas funções podem ser utilizadas, bastando imprimir o QR Code e deixá-lo em um ambiente visível aos clientes.

Contudo, não é apenas no mercado presencial que esse tipo de código pode ser de grande utilidade, sendo válido estar atento ao seu uso no digital.

Aplicando o QR Code no marketing digital

O uso do QR Code já é popular ao nível de você encontrar esse tipo de código presente desde um anúncio de revista, até mesmo em uma barraquinha de milho, de modo a facilitar o pagamento via transferência.

Apesar do seu desempenho claro no ambiente físico, é válido lembrar que se trata de um código digital, logo, existindo possibilidades de uso ainda maiores quando pensamos em sua aplicação no meio virtual.

Isso faz com que a sua aplicação junto ao marketing digital leve a resultados de sucesso, considerando o seu uso no mundo virtual, levando o usuário a destinos diferentes de forma prática e acessível.

Entre algumas dessas aplicações podemos dar destaque a:

  • Cartões de visita digitais;
  • Flyers e banners virtuais;
  • Mensagens via e-mail marketing;
  • Posts em redes sociais.

A presença desses códigos junto a suas campanhas digitais permite um maior nível de engajamento, diante da facilidade em transferir o usuário de uma página a outra, bastando escanear o símbolo na tela para baixar um aplicativo em seu celular, por exemplo.

Tais oportunidades se ligam com a relevância de saber sobre como usar QR Code na sua estratégia de negócio, considerando a importância de oferecer sempre uma boa experiência ao cliente, seja no meio online ou offline.

Como o QR Code pode levar a uma boa experiência do público

Garantir uma experiência agradável ao cliente é algo que todo negócio deve buscar garantir, seja para quem entrar em sua loja física, seja para o usuário que visita o seu site de vendas.

O lado positivo em relação ao uso do QR Code é que ele pode agir diretamente em relação a isso, garantindo um acesso prático e rápido a informações que sejam positivas ao consumidor.

Para quem comanda uma loja online, esse código pode ser usado na página de pagamento para facilitar a conclusão da compra, sendo necessário apenas escanear o QR Code por meio do seu aplicativo do banco.

Tal praticidade em relação ao direcionamento do cliente pode então garantir uma experiência diferencial, considerando tanto a praticidade em levá-lo a uma página específica, como a oferta de conteúdos exclusivos e até mesmo personalizados.

Agora, para garantir essa experiência positiva é essencial oferecer uma sensação de confiança, algo que esses códigos também oferecem graças ao seu nível de segurança.

É seguro usar um QR Code em meu negócio?

Antes de investir em qualquer tipo de ação é importante conhecer a fundo a segurança que tal aplicação oferece. Isso para o bem tanto do seu público, como do seu negócio.

Por sorte os QR Codes respondem positivamente a isso, tratando-se de códigos bastante seguros, devido ao seu nível de encriptação, garantindo assim com que o usuário seja levado diretamente ao destino informado em sua criação.

Para garantir essa proteção, no entanto, é necessário saber como usar QR Code, evitando usar esses códigos para levar o usuário a sites maliciosos conteúdos impróprios, ou até mesmo páginas que não pertençam ao perfil do seu negócio.

Dessa forma é possível contar com a segurança dos QR Codes para construir uma relação de confiança com sua audiência, trazendo resultados positivos a longo prazo.

E é esse nível de confiabilidade que permite com que esse sistema venha sendo aplicada também junto a outras tecnologias.

Integrando o QR a outras tecnologias

Por se tratar de um código de direcionamento, o QR Code é uma aplicação que pode ser facilmente integrada a outros tipos de tecnologia, ampliando assim a experiência positiva do cliente.

Alguns exemplos dessa integração são:

Muitas dessas são ações já disponíveis nas máquinas de pagamento, que não necessariamente trabalham apenas com cartões, graças às possibilidades que os QR Codes vêm trazendo.

Oportunidades essas que explicam o desempenho positivo que essa tecnologia pode trazer ao seu negócio.

Como saber se essa estratégia deu certo? Analisando o desempenho do QR Code

Para compreender se o QR Code é uma oportunidade ao seu negócio basta olhar o ambiente ao seu redor e visualizar o uso cada vez mais comum dessa ferramenta.

No entanto, além desse tipo de observação, é válido fazer também uma análise aprofundada de dados. Ação possível com o uso desse código.

A partir de métricas como as taxas de escaneamento dos QR Codesengajamento e conversão em relação ao destino configurado a tais códigos é possível ter uma visão mais clara do desempenho dessas ferramentas.

Informações essas de grande utilidade para otimizar suas estratégias comerciais.

Dicas para otimizar o uso do QR Code

Para garantir que o QR Code ofereça benefícios ainda maiores ao seu negócio, é indicado adotar usá-lo de modo adequado.

Algumas dicas que podem ajudar nesse sentido são:

  • Oferecer boa escaneabilidade: códigos de boa visibilidade, de tamanho adequado e sem rasuras, facilitam o direcionamento do usuário;
  • Instruções claras de uso: esclarecer o público o uso dessa ferramenta, como para clientes que não sabem dessa função e pedem pelo cardápio em um restaurante;
  • Testar regularmente: verificar com frequência se o destino informado em um QR Code segue disponível, evitando levar o usuário a links quebrados;
  • Diferentes dispositivos: observar se o QR Code funciona em dispositivos variados, como smartphones, tablets, computadores e smartwatches.

Com essas é possível não só garantir uma boa experiência em como usar QR Code na sua estratégia de negócio, como também ter acesso a ações diferenciadas, que vão além do uso desses códigos para um pagamento mais fácil.

Como exemplo disso temos a rede de lanchonetes Rei do Mate, que em uma ação promocional destacou a presença de QR Code em suas embalagens, levando os consumidores para participar de um concurso cultural.

Outros exemplos são a marca 3 Corações, destacando em suas embalagens códigos que traziam informações da fabricação do café, e o programa de TV Big Brother Brasil, disponibilizando-o na tela para levar a descontos oferecidos pelos patrocinadores.

Como podemos ver, o uso do QR Code cresce cada vez mais no mercado graças a sua aplicação de sucesso, existindo diversas formas de implementá-lo ao seu negócio, inclusive integrando-os a outros tipos de tecnologias e objetivos.

Oportunidades essas disponíveis não apenas para grandes empreendimentos, mas também para quem pensa em abrir um pequeno negócio.

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