O Reels do Instagram já faz muito sucesso entre os usuários e empresas no mundo todo. Essa importante ferramenta oferece diversas possibilidades para os usuários utilizarem a criatividade e se destacarem no meio online. Para as empresas, as facilidades de produzir bons conteúdos ajudam muito a atrair e alavancar vendas. Logo, é preciso saber como usar o Reels para vender.
A possibilidade de criar pequenos vídeos com inúmeras funcionalidades para serem consumidos por potenciais clientes já atraiu a atenção de muitas marcas. No entanto, é preciso saber como funciona o Reels e algumas boas práticas para concretizar vendas.
Ficou curioso? Então continue a leitura, é sobre isso que falaremos nas próximas linhas.
Como funciona o Reels
O Reels é uma ferramenta do Instagram que permite aos usuários gravarem vídeos com duração de até 15 segundos. Para competir diretamente com a rede social chinesa, o Reels permite que o usuário produza uma sequência de pequenos takes e criem vídeos dinâmicos e divertidos.
Após a criação de pequenos takes, que devem durar ao todo 15 segundos, é possível utilizar uma diversidade de efeitos da ferramenta: acrescentar áudio, música, efeitos, dublagens, ajustar o tempo de duração e a velocidade de reprodução do conteúdo.
É importante ressaltar que, para algumas contas, já está sendo liberado o Reels de 30 segundos.
Além de dinamizar a forma de criação do vídeo, a ferramenta ainda permite que o conteúdo seja publicado em diferentes canais dentro do Instagram. A publicação pode ser feita na timeline (no feed), por direct, nos Stories, na guia de Explorar ou, ainda, em todas esses canais.
Além de cativar os usuários da rede social, muitas marcas e empresas conhecidas, bem como os pequenos negócios, perceberam a importância e a relevância de criar materiais nessa ferramenta para aumentar o contato e a aproximação com clientes e potenciais clientes.
Essa importante ferramenta permite que microvídeos sejam postados e reproduzidos milhares de vezes por diferentes perfis, o que se torna um diferencial competitivo para empresas que conhecem seus seguidores e produzem materiais relevantes que dialoguem que os usuários.
Portanto, se a sua empresa ainda não aproveita essa vantagem, é hora de começar a se posicionar corretamente e produzir materiais autênticos para engajar e converter os seus clientes. Conheça a seguir 4 dicas de como usar o Reels para vender e aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Confira!
4 dicas de como usar o Reels para vender
Se você já utiliza o Reels para se comunicar com a sua audiência, ou se está começando agora, é importante conhecer algumas técnicas que ajudam a otimizar a ferramenta. Não existe uma maneira correta de fazer isso, e as chances de obter sucesso são variáveis de acordo com o tipo de conteúdo.
Contudo, seguindo algumas técnicas já utilizadas por outras empresas, é possível aumentar as possibilidades de alcançar resultados satisfatórios. Veja a seguir.
1. Apresente lançamentos de produtos
As pessoas buscam por novidades nas redes sociais, e para as empresas isso deve ser utilizado como uma maneira de criar expectativa e desejo de consumo. Portanto, sempre que houver um novo produto ou um novo serviço, publique nos Stories e desperte a curiosidade da sua audiência.
Use pequenos teasers — os microvídeos de 15 segundos — para apresentar as novidades aos poucos. Lembre-se de preparar o cenário com cores que realcem a marca, pois sua página do Instagram é a sua vitrine virtual. Contagens regressivas para o lançamento de um produto também são muito bem-vindas.
2. Lance promoções exclusivas para os seguidores
Outra boa oportunidade para fazer negócios é lançar campanhas que estimulem os usuários a seguirem a página para concorrerem a promoções exclusivas para seguidores. Com boas recompensas, os consumidores são estimulados a tomarem uma determinada ação.
É importante que as recompensas sejam atrativas e venham acompanhadas de benefícios reais. Do contrário, os potenciais clientes podem perceber como uma ação apelativa e não se engajarem.
3. Estimule o engajamento
Um dos fatores mais importantes para mostrar relevância para o algoritmo da rede social é o engajamento. Ele indica que os usuários da rede se interessam pelos seus conteúdos e mostram que a sua página é relevante. Por isso, estimule o compartilhamento, a curtida e faça com que as pessoas marquem os amigos nos seus conteúdos.
4. Compartilhe depoimentos de clientes
Mostrar a experiência de clientes que já consumiram os seus produtos é outra ideia que deve ser explorada. Antes de realizar uma compra, as pessoas buscam por avaliações e recomendações sobre o produto ou serviço. Isso gera mais confiança na marca e ajuda muito na decisão da compra.
Entre em contato com clientes que se mostraram satisfeitos e proponha a gravação de vídeos e pequenas peças publicitárias. Eles podem dar um depoimento sobre a experiência de compra que tiveram com a sua marca e sobre a realização da expectativa criada.
Experiência de compra no Instagram
Se até aqui você já percebeu a importância dessa ferramenta para aumentar o engajamento e ter uma audiência muito mais qualificada e preparada para o momento da compra, é fundamental saber como usar o Reels para vender. A boa notícia é que o próprio Instagram quer que isso aconteça.
A atualização da rede social faz uma integração entre o Instagram Shopping e o Reels. Ou seja, para facilitar a descoberta e a compra de produtos, foi criado um atalho para que o usuário seja encaminhado do Reels diretamente para o Instagram Shopping, bastando apenas um clique na publicação.
Para as empresas que comercializam produtos, uma etiqueta com o valor da mercadoria pode ser adicionada à publicação, encurtando o caminho da descoberta e da venda efetiva. Muito mais fácil fazer negócios dessa maneira, não é mesmo?
Usar o Reels para vender produtos e serviços é uma otimização do Instagram para conectar empresas a consumidores que desejam encurtar a jornada de compra. Saber como funciona a ferramenta, como usar o Reels para vender e entender as boas práticas para engajar, encantar, atrair e concretizar vendas é fundamental para quem está inserido no mundo digital.
Saiba mais como você pode usar o Instagram Shopping para alavancar as vendas do seu negócio!