Emojis e ideogramas estilizados, desde um rosto sorridente até uma fatia de pizza, estão se tornando mais populares (especialmente entre profissionais de Marketing Digital). OK, isso não é novidade, mas você sabe como usar emojis no e-commerce?
Para garantir que sua empresa aproveite a tendência e não fique para trás, é hora de utilizar esses recursos visuais para uma comunicação mais leve e pessoal. Descubra as melhores práticas a seguir! 😉
A importância dos emojis na comunicação
Com certeza, você já sentiu vontade de bocejar ao ver outra pessoa bocejando, ou sentiu dor quando viu alguém quebrando a perna. Isso acontece porque temos a tendência de copiar emoções e sentimentos, especialmente quando estamos conversando com outra pessoa. Esse é um fenômeno que os pesquisadores descrevem como “contágio emocional”, um comportamento que desempenha um papel enorme na construção de relacionamentos.
Com a internet e o uso massivo das mensagens de texto, as expressões faciais foram deixadas de lado. O problema é que somente palavras, na maioria dos casos, não geram a mesma conexão que imagens e vídeos. Para quebrar essa barreira, os textos podem ser aprimorados com os emojis. Além do uso pessoal, os profissionais de marketing também aproveitam do recurso para transmitir emoções de forma rápida e simples.
Cientistas descobriram que, quando olhamos para uma figura sorridente “😀”, as mesmas partes do cérebro são ativadas como quando olhamos para um rosto humano real. Nosso humor muda e podemos até alterar nossas expressões faciais para combinar com a emoção do emoji.
O que é realmente interessante é que não nascemos com essa capacidade. É algo que nosso cérebro desenvolveu nos últimos anos com o surgimento de emoticons “;)” e emojis “😊”. Essencialmente, a cultura da mídia social criou um novo padrão cerebral. Os emojis estão fazendo o que o tom de voz faz no telefone e o que expressões e gestos fazem na comunicação presencial.
Na grande maioria dos anúncios (online e offline), uma marca tem poucos segundos de atenção para divulgar sua mensagem. A saída é utilizar os emojis como atalhos para gerar emoções e empatia.
Como usar emojis no e-commerce
Descubra agora como os pequenos símbolos podem impulsionar naturalmente suas mensagens.
Conheça sua audiência
Apesar de o uso ser propício na grande maioria das situações, o fato é que os emojis são usados em interações informais. Mas isso não impede que instituições sérias ajustem sua comunicação de acordo com o público. Por exemplo, o Banco do Brasil fez o seguinte post no Twitter:
“Qual a sua viagem dos sonhos? Praia, montanha, cidade? No Brasil ou no exterior? 🤔✈️🌎 Não importa, com o meu #ClubeDeBenefícios você pode tornar esse sonho em realidade e ainda economizar! Passa lá no meu canal do YouTube e assista o vídeo completo.😜🙌”
Como a rede social é voltada para o público jovem, esse estilo é totalmente válido. Porém, em um comunicado oficial aos investidores, com certeza o banco utiliza outro tipo de linguagem.
Se uma comunicação mais leve e informal está de acordo com seu público-alvo, você pode usar os emojis em todos os pontos de interação com o cliente: redes sociais, e-mails, banners etc. Pesquise também quais são os símbolos mais utilizados pelo seu público. Os influencers do setor podem dar boas dicas.
Otimize suas campanhas de e-mail
Imagine sua caixa de entrada de e-mails por um momento: quantos você recebe por dia? Provavelmente algumas dezenas com cupons, promoções, comunicados de um site que você nem conhece e alguns realmente úteis. Agora, qual a chance de um e-mail da sua loja ser notado e lido por um cliente? A resposta é menos de 10%.
Um estudo realizado com 13 bilhões de e-mails entre 2015 e 2016 mostrou que emojis aumentaram a taxa de abertura em 20%. É inegável que os desenhos coloridos ajudam a destacar seu e-mail na extensa lista de “não lidos”. A taxa de cliques também aumentou em até 50%. Claro que isso não retira a necessidade de um assunto e conteúdo relevantes, mas qualquer ajuda é válida.
Outra pesquisa revelou que os emojis sem rosto (🚀🔥🎄…) são mais propensos a receber cliques pelo fato de não serem comuns.
Organize suas mensagens
Como os emojis ainda são uma ferramenta de marketing nova, algumas marcas exageram nos ícones e criam mensagens “sujas” e confusas. Muitos símbolos podem atrapalhar sua comunicação e afastar potenciais clientes em vez de atraí-los. É importante que os ícones estejam alinhados com sua mensagem.
Uma dica importante: não perca tempo procurando os ícones desejados, use um teclado em seu celular com um campo de busca específico: o Gboard oferece esse recurso.
Personalize sua comunicação
Os emojis podem ajudar uma marca a adicionar um elemento pessoal ao seu marketing, mas lembre-se de que cada situação é diferente. O que funciona para uma marca não funciona necessariamente para outra.
Os símbolos usados devem corresponder à sua marca — uma extensão natural da sua voz, mas, antes de escolher os melhores, responda a essas perguntas:
- 👉 Quais emojis são relevantes para sua marca?
- 👉 Qual o real significado de cada um?
- 👉 Com que frequência devem ser usados?
- 👉 Como seu público-alvo interage online?
Assim como tudo no Marketing Digital, essas respostas são obtidas com muitos testes e observações.
Incentive interações
A mídia social é a primeira opção quando um consumidor precisa de atendimento ou quer conhecer mais sobre uma marca. O uso de emojis pode ajudar na comunicação, algo tão simples quanto um rosto sorridente pode ajudar a quebrar o gelo e incentivar a conversa.
Por ser algo tão comum nas comunicações do dia a dia, sentimos mais próximos de uma marca quando esses ícones são usados, no inconsciente reconhecemos a empresa como familiar e íntima. Para melhorar ainda mais o engajamento, procure combinar os símbolos com hashtags relevantes.
Agora que você já conhece o básico sobre como usar emojis no e-commerce, escolha uma estratégia com base no seu produto e público e experimente com algumas variações diferentes. Você pode criar desenhos chamativos unindo vários deles, mas, lembre-se, use com moderação e no momento certo. Os emojis são uma nova linguagem universal. 🙌
Após a atração dos leads, você precisa convertê-los em clientes. Descubra agora como aumentar suas vendas com um guia gratuito!