Com o avanço da tecnologia, surgiram várias oportunidades de trabalho por meio da internet, o que possibilitou para muitas pessoas a conquista de uma renda extra.
Mas muitos se perguntam: como trabalhar com marketing digital pelo celular?
A área de Marketing Digital tem sido uma das mais promissoras, principalmente nos últimos anos, pois o consumo por meio das plataformas digitais passou a ser bastante expressivo.
E hoje, como sabemos, é possível realizar trabalhos utilizando apenas um smartphone.
Mas, para que esse trabalho seja de fato rentável, é preciso entender sobre o ramo, elaborar estratégias, acompanhar métricas, desenvolver conteúdos relevantes para o público e utilizar as ferramentas corretas.
Pensando nisso, criamos este artigo que dará a você dicas de como trabalhar com marketing digital pelo celular em 2025, vamos lá?
O que é preciso para trabalhar com marketing digital pelo celular?
Marketing digital é o conjunto de ações estratégicas voltadas para a venda de algum produto ou serviço.
Funciona basicamente como o marketing tradicional, mas, utiliza-se da internet e das suas ferramentas para transmitir a sua mensagem, fazendo com que ela chegue a um número cada vez maior de pessoas.
O trabalho de marketing digital exige, pelo menos, um smartphone conectado à internet e visão estratégica.
É necessário também bastante criatividade para que a produção de conteúdo agrade e conquiste o público. Essa área é muito ampla e contempla as seguintes tarefas:
- Produção de conteúdo digital;
- Gestão de mídias sociais;
- Afiliação de produtos digitais;
- Marketing de dados, entre outros.
Como podemos perceber, o universo do marketing digital é vasto e, para que você possa se destacar nesse mercado, é preciso desenvolver algumas habilidades. Conheça, a seguir, algumas delas
Capacidade de adaptação
O cenário da tecnologia muda o tempo inteiro, por isso, a pessoa que deseja se dedicar ao marketing digital precisa ter facilidade de adaptação.
Sabemos que no mundo online os acontecimentos se dão rapidamente e isso faz com que as estratégias se renovem, exigindo atualização constante do profissional.
Esse cuidado evitará investimentos infrutíferos em ferramentas obsoletas, comprometendo o resultado.
Conexão constante no universo digital
É muito importante que o profissional de marketing digital conheça as principais tendências da internet, sendo necessário estar sempre conectado, manter-se informado sobre os assuntos mais populares do momento, as novas funcionalidades das redes sociais, as preferências de consumo e as novas ferramentas.
Essa ação ajudará no desenvolvimento de um trabalho consistente, no conhecimento aprofundado da audiência e, consequentemente, na conquista de resultados satisfatórios.
Capacidade de análise
A análise de dados é uma parte importante do marketing digital, pois é responsável por interpretar as métricas e indicadores, possibilitando a elaboração de estratégias mais precisas.
Por meio delas, é possível verificar o que pode ser melhorado e o que está dando certo.
Portanto, o profissional terá que desenvolver um pensamento analítico, avaliando situações e informações, na busca por soluções eficazes.
Criatividade
A criatividade é um diferencial para quem deseja atuar nesse ramo tão competitivo.
Por esse motivo, é essencial que o profissional esteja sempre em busca de boas referências, novidades e meios de cativar o público por meio da mensagem emitida.
Além disso, é preciso saber se comunicar — transmitir uma mensagem que possa ser compreendida por quem recebe — de modo objetivo, com a linguagem específica para cada público e cada plataforma.
Ferramentas essenciais
Para desenvolver um trabalho de marketing digital com qualidade, rentável, utilizando apenas o celular, é preciso fazer uso de alguns aplicativos que ajudarão no processo. Veja:
- Canva: ferramenta de designe gráfico que possibilita a criação de posts, cartão de visita, infográficos e outros conteúdos criativos. Seu uso é simples e intuitivo e o resultado surpreendente;
- CapCut: aplicativo de edição de vídeo, ideal para posts em plataformas como Instagram e TikTok. O usuário pode inserir legendas automáticas, filtros e outros efeitos que valorizarão o conteúdo;
- Trello: ferramenta de gestão de projetos, com ele é possível realizar planejamentos, organizar as demandas, definir prazos e, até mesmo, automatizar tarefas;
- Meta Business Suite: voltado para gestão de redes sociais, nele é possível interagir com clientes, programar publicações e automatizar respostas.
Como trabalhar com marketing digital pelo celular?
Para desenvolver um trabalho na área de marketing digital utilizando o smartphone, é preciso conhecer e dominar os processos que viabilizarão as ações.
Veja alguns pontos importantes para que você tenha sucesso nesse processo:
Configurações do dispositivo
O primeiro passo para desenvolver ações de marketing digital pelo celular é verificar a configuração do dispositivo.
Nesse sentido, é essencial que ele suporte os programas e arquivos que serão utilizados na realização do trabalho.
Desse modo, atente-se a capacidade de armazenamento, da memória RAM e do processador.
Outro ponto importante é a qualidade das imagens geradas pela câmera, pois fazer boas fotos é fundamental para chamar a atenção do público.
Planejamento
A etapa de planejamento é responsável por definir em que lugar estamos e onde queremos chegar.
A partir dessas informações, podemos traçar as estratégias que nortearão os trabalhos e conduzirão na conquista dos objetivos.
Aqui, é importante colher as informações e armazená-las em planilhas, por exemplo.
Outra dica interessante é inserir as datas das publicações, cumprindo um calendário de posts, tanto nas redes sociais, como em blogs.
Isso criará uma constância que manterá a audiência interessada em seu conteúdo.
Produção de conteúdo
Com a internet, a informação se tornou um aspecto valioso no processo de venda. Hoje, dificilmente alguém consome algo sem antes pesquisar a respeito.
Oferecer conteúdo de relevância e qualidade para o público é um modo de fortalecer relações e desenvolver autoridade no mercado.
Portanto, é importante um domínio da língua portuguesa e conhecimento aprofundado no que vai ser abordado.
É fundamental que as pessoas se sintam seguras e que tenham as suas dúvidas sanadas por meio do conteúdo.
Prospecção de clientes
A prospecção é o ato de manter contato com potenciais clientes, oferecendo a eles, exatamente aquilo que necessitam.
Esse trabalho assegura a construção de um relacionamento sólido com o público, aumentando as chances de fidelização.
E, para que isso aconteça é fundamental contar com ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), que automatizam as funções de contato durante a jornada de compra do cliente por meio de informações já acessadas anteriormente.
Dessa forma, o CRM vai colhendo dados a cada novo contato para oferecer ao potencial cliente abordagens cada vez mais personalizadas e condizente com seu perfil e preferências
Como posso atuar no marketing digital pelo celular?
A internet atual conta com uma infinidade de plataformas que viabilizam trabalhos relevantes na área de marketing digital.
As possibilidades são inúmeras, como a criação de um perfil comercial nas redes sociais, a venda de produtos digitais, produção de conteúdo em blogs, entre outros. Confira:
Gestão de mídias sociais
Uma das formas de trabalhar com marketing digital pelo celular é por meio das mídias sociais realizando a gestão dessas plataformas (Instagram, Facebook, LinkedIn).
Isso envolve elaborar e conduzir o calendário editorial, planejar o conteúdo e promover ações que gerem a interação do público com o seu negócio.
É necessário também domínio sobre essas plataformas, conhecimento sobre as suas métricas e adaptação da linguagem para cada canal.
Produção de conteúdo
A informação é um aspecto muito importante para o marketing digital, por isso, produzir conteúdos relevantes sobre o ramo de atuação do seu negócio ajuda a fortalecer a confiança na marca.
Desse modo, é fundamental ter criatividade, domínio sobre a língua portuguesa e sobre as técnicas de SEO (Otimização para motores de busca).
A produção de conteúdo pode ser aplicada nas redes sociais, blogs, sites, landing pages, e-mail de marketing e e-books, por exemplo.
É muito importante utilizar uma linguagem específica para o público que se deseja atingir, prezando pela clareza e objetividade, sem abdicar da qualidade do conteúdo.
YouTube
O YouTube é um importante canal de comunicação e tem se mostrado uma grande alternativa para quem deseja ter uma renda utilizando a internet.
Esse trabalho consiste em produzir conteúdos em vídeos que sejam interessantes para a sua audiência.
Assim, é possível conquistar cada vez mais espaço até que a sua autoridade online seja firmada.
É importante ressaltar que a principal fonte de renda vinda do Youtube é derivada dos AdSenses — serviço de publicidade oferecido pelo Google — que aparecem para o espectador durante a reprodução do vídeo.
Portanto, quanto mais pessoas assistirem às propagandas exibidas, maior será a monetização do canal.
Venda ou divulgação de produtos e serviços pelo Whatsapp
O Whatsapp é uma das redes sociais mais acessadas no mundo e o seu diferencial é a possibilidade de envio de mensagens mais segmentadas, direcionadas para um único usuário, ou para um grupo de usuários com características similares.
Assim, é mais simples personalizar a abordagem, aumentando as chances de venda.
Hoje, o aplicativo conta com a versão Business, voltada para o e-commerce, com diversas funcionalidades que garantem um atendimento de qualidade ao público, como respostas automáticas, catálogo de produtos e localização do estabelecimento.
Isso facilita o contato e agiliza os processos de compra.
E-commerce
O e-commerce vem ganhando força nos últimos anos, principalmente depois da pandemia e tem se tornado uma ótima oportunidade de negócio.
Um dos seus grandes diferenciais em relação às lojas físicas é que no mundo virtual não existem barreiras geográficas, você pode conquistar clientes de qualquer parte do mundo e realizar o envio do produto via postal, ou oferecer o serviço online.
E, para atingir bons resultados é preciso conhecer e dominar os indicadores de vendas online e as estratégias de conversão, prospecção e fidelização de clientes.
Atualmente, podemos desenvolver um e-commerce de diversas maneiras: por meio de sites, aplicativos da loja, redes sociais, Whatsapp.
A plataforma mais indicada para a criação da sua loja virtual é a Tray, ela possui mais de 20 anos no mercado e é expert no assunto.
Além disso, através da plataforma é possível fazer a integração com mais de 30 marketplaces do mercado como: Mercado Livre, Shopee, Magalu, Amazon e muito mais.
Tenha tudo o que você precisa para começar a sua loja online sem dor de cabeça.
Conheça um pouco mais sobre a plataforma no vídeo abaixo:
QUERO MONTAR MINHA LOJA ONLINE
Blog
Blogs são páginas na internet destinadas ao compartilhamento de informações diversas.
Nele é possível convencer o público a realizar alguma ação — seguir nas redes sociais, clicar em algum link que redireciona para uma página de vendas, compartilhar dados, como e-mail — ou ceder espaço para anunciantes.
Quanto maior for o tráfego de visitantes na sua página, maior a possibilidade de lucrar com isso.
E, Apesar de ser um trabalho repleto de detalhes, ele pode ser realizado a partir de um dispositivo móvel, basta que sejam utilizadas as ferramentas corretas.
E-mail marketing
O e-mail de marketing é uma abordagem do marketing digital que visa o contato com um cliente ou com um potencial cliente que compartilhou dados na página oficial do empreendimento.
Dessa forma, é enviado para o e-mail do usuário uma mensagem voltada para a divulgação de produtos ou serviços, promoções, feedbacks e, até mesmo, materiais informativos como e-book e infográficos.
Todo e-mail deve ser enviado com a autorização do destinatário e de maneira moderada, evitando disparos inconvenientes.
Esse contato é muito importante para construir uma relação sólida com o público e entender quais as suas preferências, aumentando significativamente as possibilidades de venda.
Marketing de dados
O trabalho de marketing de dados consiste em analisar as informações dos usuários buscando personalizar e otimizar as estratégias, ampliando o alcance das mensagens e, consequentemente, melhorando os resultados.
Para realizar esse trabalho é preciso contar com ferramentas que mapeiam o comportamento do público-alvo na rede e, a partir daí, gerar insights valiosos que farão toda diferença nos resultados.
Afiliado de produtos digitais
Há hoje uma grande demanda na área de produtos digitais — podcasts, infográficos, e-books, videoaulas — sendo possível trabalhar como afiliado.
Assim, não é preciso criar os produtos, basta indicá-los para outras pessoas, em troca de uma comissão.
É fundamental que se tenha conhecimento sobre o produto ofertado para que a abordagem seja objetiva e consistente, uma vez que o consumidor precisa confiar na opinião do filiado e se interesse em realizar a compra.
O marketing digital é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos e as possibilidades de atuação são muito amplas.
Hoje, com um smartphone é possível realizar um trabalho de qualidade e conquistar uma renda extra.
Para termos bons resultados é preciso estarmos sempre informados sobre novas tendências e aplicá-las diariamente, buscando melhorar as estratégias para cativar um público cada vez maior.
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