Sim, você pode postar no Instagram pelo PC, embora existam algumas pequenas limitações.
O mais comum é usar a rede pelo aplicativo, por onde você tem acesso a toda a gama de funções, mas a versão para desktop também pode ser um excelente “quebra-galho”.
Em alguns casos, usar o Instagram Web pode ser uma alternativa até melhor do que o App.
Por exemplo, pode ser mais fácil fazer upload de postagens e vídeos da empresa diretamente da sua área de trabalho, em vez de passar o arquivo para o smartphone.
Talvez você simplesmente prefira a tela maior da área de trabalho ou ficou sem acesso a um smartphone e não pode baixar o aplicativo.
Para quem lida com redes sociais dia após dia, o ideal é dominar as funcionalidades de uma rede de uma ponta a outra.
Aqui, nosso foco é explicar como postar no Instagram pelo PC e App.
Confira e tire essa dúvida!
Como postar no Instagram pelo PC?
Em sua versão desktop, o Instagram só permite postar imagens e vídeos em seu perfil.
Você não pode postar Instagram Stories, postagens IGTV ou Reels da versão web.
Você também não pode iniciar um vídeo ao vivo.
Publicação no feed
A publicação no feed é o formato mais tradicional do Instagram.
Nele, você pode postar imagens ou vídeos.
O passo a passo é bem simples pelo navegador.
Acesse o site do Instagram e clique em “criar” no canto inferior esquerdo da tela:
Clique em Selecionar do computador para carregar uma foto ou vídeo. Você também pode arrastar a mídia para o local indicado do site.
Após carregar fotos e vídeos, escolha o formato de corte da foto. As opções são:
- Original;
- Quadrado;
- Retrato;
- Paisagem.
Você pode clicar no ícone de Lupa para ajustar o zoom da imagem com o controle deslizante.
Após ajustar o corte e o zoom, clique no ícone de “Carrossel” no canto inferior direito se quiser adicionar outras fotos/vídeos ou reordenar.
Clique em Avançar e faça a edição da sua foto. É possível colocar filtros e fazer ajustes como: brilho, contraste, saturação, etc. Feito isso, clique em Avançar.
Antes de concluir, clique na imagem para marcar pessoas, caso seja necessário.
Você também pode escrever uma legenda. Além do texto, é possível inserir hashtags e emojis.
Há a opção de adicionar a localização, preencher as informações de acessibilidade e permissão para comentários.
Por fim, clique em Compartilhar para postar sua mídia no Instagram pelo PC.
Stories e Reels
Infelizmente, algumas funcionalidades ainda não estão disponíveis no site do Instagram, incluindo os Stories e o Reels.
Via de regra, esses recursos só estão disponíveis aos usuários no app. Porém, ainda é possível postar Stories e Reels pelo PC com algumas configurações rápidas.
Enquanto os Stories e Reels não são disponibilizados de forma oficial para o Instagram Web.
A extensão INSSIST para o Google Chrome tem permitido aos usuários postar vídeos curtos no Instagram pelo PC.
Veja o passo a passo a seguir.
Adicione a extensão
Para utilizar o INSSIST, é preciso ter o Google Chrome instalado no computador, porque a extensão foi criada exclusivamente para esse navegador.
No mercado de extensões do Google Chrome, procure pelo nome da extensão na barra de pesquisa ou entre diretamente na página do INSSIST.
Na página, clique em Usar no Chrome e depois em Adicionar Extensão.
Em seguida, basta aguardar alguns segundos para que o procedimento seja concluído.
Abra a extensão
Com a extensão adicionada, clique sobre o ícone do INSSIST no canto superior direito do navegador.
Uma nova página será aberta e você deve selecionar Ok, Let’s Go.
Insira os seus dados de login do perfil do Instagram, como nome de usuário e senha.
Ao clicar em Sign in, você será direcionado para uma nova página em que poderá ver o seu perfil do Instagram.
O layout da extensão mostra que a plataforma “engana” a rede social, fingindo que o seu acesso está sendo feito de um smartphone.
Faça uma postagem nos Stories
É possível perceber que o INSSIST tem um visual idêntico à versão do app.
Então, você só precisa seguir o mesmo passo a passo do celular para postar nos Stories e Reels.
Primeiro, vejamos como postar nos Stories.
Na tela inicial, clique no ícone de “+” na parte inferior e selecione a opção de vídeo de Story.
Use uma foto ou vídeo do seu computador. Em seguida, você poderá usar os recursos de edição e filtros do Instagram.
Por fim, avance para compartilhar o Story.
Você pode compartilhar o Story para o público geral ou para os close friends.
Também é possível enviar o Story para o direct de outro perfil e compartilhá-lo no Facebook.
A extensão do INSSIST também permite que você copie legendas de publicações e baixe vídeos e imagens das pessoas que você acompanha.
É, portanto, uma ótima opção para quem procura funcionalidades no Instagram pelo PC.
Venda no Instagram de forma profissional. Entenda!
Faça uma postagem no Reels
Na tela inicial, clique no ícone de “+” na parte inferior e selecione a opção de vídeo de Reels.
Escolha o arquivo que deseja postar em seu computador. Você pode usar todas as ferramentas de filtro e edições do Instagram.
Ao final, clique para conferir a pré-visualização do vídeo. Por fim, avance para que o vídeo seja enviado para os seus seguidores. Pronto!
Como postar no Instagram pelo app?
O primeiro passo para quem quer saber como publicar no Instagram pelo aplicativo é baixá-lo no celular.
Para os usuários de smartphones com sistema operacional iOS, o aplicativo do Instagram está disponível na App Store. No caso do Android, você pode baixar no Google Play.
Uma vez feita a instalação, será preciso criar e configurar o seu novo perfil, caso ainda não tenha feito isso.
Para cada formato de publicação (publicação no feed, Story e vídeo no Reels), existe um conjunto de etapas. Vamos explicar cada uma delas a seguir.
Publicação no feed
Abra o aplicativo do Instagram e faça login, se necessário.
Na tela inicial, toque no símbolo “+” na parte inferior da tela e selecione o formato publicação.
Selecione a foto (ou vídeo) que deseja postar da biblioteca do seu dispositivo ou toque no ícone da câmera para tirar uma nova imagem com a câmera.
Para fazer um carrossel com várias imagens, você pode selecionar o ícone de carrossel ao lado da câmera ou simplesmente tocar e segurar as imagens que deseja usar em ordem
Lembre-se: você pode usar até 10 fotos em uma postagem no feed.
Antes de ir para a próxima tela, você pode cortar a imagem selecionada.
É possível usar imagens verticais ou horizontais, embora elas ainda precisem se encaixar em algumas dimensões específicas.
Então, talvez você ainda precise cortar um pouquinho da sua foto para que ela caiba. Para avançar, toque na seta no canto superior direito da tela.
Na próxima tela, você pode selecionar um filtro, se desejar usar um.
Tocando na foto, é possível fazer outras alterações no corte, brilho, saturação da imagem e muito mais. Em seguida, toque no ícone da seta para avançar;
Pronto! Seu conteúdo estará pronto para publicação.
Agora, você pode adicionar uma legenda de texto e a localização, marcar pessoas e fazer a mesma publicação em outras redes, como Facebook, Twitter e Tumblr, caso deseje.
Em configurações avançadas, você pode desativar comentários, definir preferências de público e criar um texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
A última etapa é tocar no ícone da seta no canto superior direito da tela para fazer a nova publicação.
Pronto, sua publicação foi feita!
Stories
Não tem muito segredo para compartilhar um Story no Instagram pelo aplicativo.
O passo a passo para usar o formato, que é um recurso valioso para manter o engajamento dos seguidores, é simples e rápido.
Primeiro, abra o aplicativo do Instagram e faça login, se necessário.
Na tela inicial, toque no símbolo “+” na parte inferior da tela e selecione o formato de Story ou só arraste a tela para o lado direito.
Com a câmera aberta, você pode tirar uma foto (tocando no botão central), um vídeo (tocando no botão central e mantendo-o pressionado).
Dentre as funcionalidades enfileiradas à esquerda da tela, você pode:
- fazer um boomerang (toque sobre esse ícone e depois tocando o botão central);
- criar um Story de texto;
- dividir a tela em até seis partes (layout);
- fazer capturas múltiplas;
- nivelar a câmera (nível);
- fazer um Story com mão livre;
Se quiser, você também pode usar as opções de filtros criativos no canto inferior da tela para enfeitar o seu Story.
Alterne entre a câmera traseira e a frontal usando o botão localizado no canto inferior direito.
Você também pode usar uma imagem salva da sua galeria tocando no ícone no canto inferior esquerdo da tela.
Selecionada a imagem, você pode inserir textos, efeitos, GIFs, emojis e outros recursos. Em seguida, toque na seta localizada no canto direito inferior da tela para avançar.
Por fim, você pode escolher se deseja compartilhar o Story para o público geral ou para os “melhores amigos“.
Nesse momento, você também pode enviar o Story para o direct de outro perfil e compartilhá-lo no Facebook.
Ao tocar em Compartilhar, o seu Story será postado.
Vídeo do Reels
O Reels se tornou um dos principais formatos do Instagram e, desde o seu lançamento, vem recebendo novas funcionalidades.
Com tantas atualizações, é normal ficar perdido. Então, se você quer entender esse formato, vamos começar pelo básico.
Em primeiro lugar, abra o aplicativo do Instagram no celular e faça login, se necessário.
Na tela inicial, toque no símbolo “+” na parte inferior do tela e selecione o formato de vídeo do Reels.
Uma alternativa mais fácil é arrastar a tela para o lado direito e depois escolher a opção Reels.
Com a câmera aberta, você verá o botão central de captura e, ao lado, as opções de filtros.
Na parte superior da tela, você verá ícones para:
- adicionar música ao Reels;
- adicionar texto;
- incluir emojis e figurinhas;
- Selecionar o melhor efeito para o seu vídeo;
- além do ícone de baixar o vídeo pronto.
Após concluir as edições, só é preciso clicar em Avançar.
Na última tela, você pode escrever uma legenda, marcar pessoas, adicionar hashtags, localização e escolher entre deixar esse Reel público (para todos) ou apenas para compartilhar com a sua lista de melhores amigos.
Além da possibilidade de editar a capa do seu vídeo.
Em configurações avançadas, você encontra recursos valiosos como: programação do Reel, permitir ou não que usem sem vídeo como modelo, ocultar curtidas e o número de reproduções e muitos outros.
Quais são os principais recursos do Instagram?
O Instagram é um ótimo canal para atrair clientes para um negócio, e um dos motivos principais é porque a rede está sempre evoluindo com novos recursos para melhorar a experiência dos usuários.
Os recursos estão disponíveis tanto na versão app quanto na versão para desktop do Instagram, com algumas exceções. Confira a lista completa abaixo.
Reels
Os vídeos de Reels são um viral no Instagram. É uma maneira de criar e descobrir vídeos curtos e divertidos para os seguidores.
Um vídeo de Reels envolve os usuários de forma instantânea com áudio, efeitos e ferramentas criativas.
O Reels não está disponível no Instagram Web, apenas via app.
Como fazer Reels? A ferramenta do Instagram que pode alavancar seu negócio!
Stories
Os Stories no Instagram duram 24 horas, e os usuários podem adicionar textos, figurinhas, enquetes, GIFs, filtros e até marcar seus amigos e seguidores.
No entanto, se desejar, você pode adicionar seus stories permanentemente aos destaques e organizá-los em categorias.
O Instagram Stories não está disponível no Instagram Web, apenas pelo app da rede.
Feed do Instagram
O Feed do Instagram, é um espaço que reúne todas as publicações do perfil, servindo como uma espécie de vitrine visual para todas as suas postagens, sejam elas de fotos ou vídeos.
O recurso pode ser usado como uma espécie de resumo do seu perfil, e se causar boa impressão, atrai milhares de visitas e novos seguidores por dia.
Direct do Instagram
O recurso de Direct Message — também chamado de DM ou apenas Direct —, é por onde as fotos ou vídeos podem ser enviados como uma mensagem em grupo ou individual.
Fixar comentários
Esse recurso permite que os usuários fixem até três comentários nas postagens do feed.
É uma maneira de ressaltar informações importantes para os demais seguidores do perfil.
Hashtags
Este é provavelmente um dos recursos mais populares do Instagram.
Simplificando, as hashtags são uma tag na forma de uma sequência de palavras e símbolos.
Os usuários incluem essa string na legenda da postagem.
Essa tag vincula todas as postagens que têm a mesma tag e é clicável.
Quando alguém clicar nela, será direcionado para uma página de tags com todas as postagens com a mesma tag.
Arquivar postagens/histórias
Como as histórias desaparecem em 24 horas, há um recurso que o ajudará a manter as histórias que desapareceram em 24 horas.
Instagram Insights
As contas comerciais têm acesso a métricas e ferramentas de negócios no Instagram.
Na guia Insights, o dono de um perfil comercial pode saber quem está seguindo você, quando os seguidores estão mais ativos e que tipo de conteúdo é mais popular.
Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um ótimo recurso que permite aos usuários comprar itens sem sair do aplicativo.
Você pode marcar itens em suas postagens ou histórias do Instagram, e os clientes que clicarem nesses itens marcados serão levados para a página do produto no site da empresa.
Live
O recurso “ao vivo” ou live faz parte do Instagram Stories e serve para transmitir conteúdos ao vivo para uma audiência. Infelizmente, o recurso ainda não está disponível para o Instagram Web.
Ao usar esse recurso, você não está simplesmente fazendo uma transmissão em tempo real, pois a transmissão também permite uma interação em tempo real entre público e quem está ao vivo.
Assim como os Stories e Reels, o recurso de entrar ao vivo só está disponível no app.
7 dicas para melhorar seus conteúdos no Instagram
Planeje seus conteúdos com antecedência
A criação de conteúdo para Instagram não é algo fácil. Afinal, manter a constância na rede e ainda entregar um conteúdo de valor para os seguidores, torna a missão ainda mais difícil.
Porém, é possível ter um Feed agradável e que venda muito bem o seu produto ou serviço sem precisar ser insistente.
Para isso, é necessário ter um planeamento de conteúdo realizado de forma organizada e antecipada. A criação de um calendário editorial é perfeito para isso.
Um exemplo bacana, é planejar todos as imagens e vídeos que sairão em uma campanha sazonal, por exemplo, não deixando espaço para esquecimento ou imprevistos de última hora.
Poste imagens e vídeos de qualidade
O Instagram é uma rede social bastante visual. Portanto todo esse apelo, precisa ser levado em consideração na hora da postagem de imagens ou vídeos.
Portanto, aposte em conteúdos de qualidade, com boas edições e mantenha um padrão para suas postagens.
Afinal, é importante que em meio a tanto conteúdo, você ou sua marca se destaque no feed das pessoas. Elas precisam reconhecer a identidade da sua marca logo de cara.
Crie conteúdo de valor
Conteúdos com belas imagens ou vídeos com edições espetaculares existem em peso na internet.
Infelizmente apenas isso, não é garantia nenhuma de sucesso na web.
Por isso, é necessário entregar um conteúdo de valor aos usuários da plataforma. O melhor caminho para isso, é entender a a fundo a persona do seu negócio.
Entenda o que eles buscam, quais as suas dores e procure responder essas e as demais dúvidas em seus conteúdos do Instagram e outras redes.
Na hora da tomada de decisão, ele irá procurar a sua marca. Afinal, você acolheu e tirou todas as dúvidas deles, antes mesmo de chegar o momento da compra.
Capriche na legenda
Algo que nem sempre é muito lembrado nas postagens feitas nas redes sociais, são as legendas.
Porém o espaço, é uma ótima oportunidade para encantar clientes, seguidores ou fãs de uma página.
O local, pode ser usado como um espaço para explicar sobre o post e também colocar CTAs assertivos que peçam para o cliente tomar uma decisão como:
Compre agora, fale com um especialista, saiba mais, você que decide qual a melhor para o momento.
Portanto, não desperdice a oportunidade de conquistar seu público neste espaço precioso.
Promova o engajamento na sua rede social
Uma rede bem engajada, é sinônimo de sucesso. Afinal, no Instagram as interações fazem com que o algoritmo da rede entenda que o seu conteúdo é bem recebido pelo público e de ótima qualidade.
Por isso, sempre que possível, promova o engajamento no seu Instagram. Peça para as pessoas comentarem, marcarem um amigo na sua dica, salvarem para conferir mais tarde e muito mais.
Não se esqueça que o Direct, também é um lugar para responder perguntas e engajar.
Estude a concorrência
Dar aquele “espiadinha” na concorrência é essencial. Afinal, é super necessário entender o que eles andam fazendo nas redes sociais.
Quais foram os últimos lançamentos, estratégias e postagens que foram sucesso no Instagram deles, ou até mesmo, o que não deu certo.
Dessa forma, você pode ficar atento e não repetir o mesmo erro não é mesmo? As possibilidades são muitas.
Lembrando que estudar a concorrência é apenas uma forma de direcionar as suas próximas ações e não de copiá-los.
Mantenha a sua identidade e apenas tire lições e inspirações.
Defina e acompanhe as métricas
Nenhuma estratégia e marketing pode ser solta, ou seja, não saber para onde quer ir, o que atingir e por onde recomeçar, caso aconteça falhas.
Portanto, definir e acompanhar as métricas da sua rede social é essencial.
O Instagram Insights, permite que haja o monitoramento das métricas mais importantes do seu perfil.
Na prática, isso é entender baseado em dados, se seu conteúdo está agradando e qual resultado ele está gerando ao longo do tempo.
Não olhar esses dados pode ser desastroso para a sua estratégia de conteúdo.
Algumas métricas importantes do Instagram são: alcance, impressões, cliques no perfil, visitas e muito mais.
Fique atento naquelas que são mais importantes para a sua estratégia do momento.
Entendeu tudo sobre como postar no Instagram?
Chegamos ao fim do nosso conteúdo. Esperamos que essas dicas ajudem você a postar no Instagram e ter muito sucesso em sua rede.
Lembrando que para uma melhor experiência, postar através do aplicativo oficial do Instagram é a melhor opção, pois possibilita utilizar todos os recursos de maneira facilitada.
Mas nada impede de fazer publicações mais simples através do desktop.
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