Como organizar uma loja? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas que trabalham ou são donas de um negócio do varejo.
A verdade é que a organização de uma loja não é apenas algo visual, é um requisito determinante para a atração, conquista e fidelização de clientes.
Nesse sentido, faz parte dessa estratégia preocupar-se com a iluminação, com a disposição dos produtos e com o preparo dos funcionários para atender da melhor maneira, por exemplo.
Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você como organizar uma loja física, mostrando as vantagens desse trabalho. Vamos lá?
Vantagens de ter uma loja organizada
A organização de uma loja interfere na percepção que o cliente tem sobre o estabelecimento e impacta na sua experiência de compra.
Por isso, manter a ordenação dentro do espaço físico é crucial para que o seu negócio possa desfrutar das seguintes vantagens:
Aumento do interesse do consumidor
Um ponto comercial que separa seus produtos por categoria, mantém uma iluminação favorável à apreciação dos itens, e se utiliza de artifícios para chamar a atenção do cliente, faz com que ele se interesse pela loja e a valorize.
Além disso, as estratégias de organização de pontos de venda faz com que os visitantes acabem indicando o negócio para outras pessoas, despertando a curiosidade delas.
Aumento do bem-estar da loja
Uma loja organizada propicia um ambiente de trabalho mais agradável, impactando toda a equipe e gerência.
Quando trabalhamos em locais sujos, desorganizados e barulhentos, aumentamos o nosso nível de estresse e diminuímos a nossa motivação.
Por isso, a promoção do bem-estar por meio da ordenação do espaço físico é algo fundamental e causa impactos positivos na rotina da loja, na produtividade e na qualidade do atendimento ao cliente.
Fortalecimento da imagem da marca
Um empreendimento que mantém o seu ambiente ordenado transmitirá credibilidade ao público e isso é essencial para a construção e fortalecimento da imagem da marca em um mercado altamente concorrido.
Além disso, uma loja organizada será mais receptiva aos seus clientes, que, ao se sentirem bem naquele espaço, ficarão mais dispostos a consumirem.
Aumento das vendas
As estratégias de organização de um espaço físico envolve diversos detalhes, desde a organização das vitrines — chamando atenção dos transeuntes sobre novidades e promoções — até a disposição dos produtos nas prateleiras e um atendimento cortês e personalizado.
Esses fatores atraem clientes e promovem a excelência da experiência de compra, o que, consequentemente, influencia no aumento de vendas e dos resultados.
Prevenção de perdas e danos
Um estabelecimento comercial conta com uma quantidade e diversidade muito grande de materiais e produtos.
Dessa maneira, caso a loja não possua políticas de prevenção de perdas e danos, terá alguns prejuízos que influenciará na queda de resultados.
E, para que esse problema seja evitado é preciso incluir nessas políticas, métodos de organização e manutenção da ordenação do espaço, prevenindo avarias e perdas totais ou parciais de mercadoria.
Maior organização do dia a dia
Uma loja precisa lidar diariamente com uma série de questões que envolvem a sua administração (aspectos financeiros, logísticos, gestão de estoque, reposição das prateleiras) e, ao mesmo tempo, deve prestar um bom atendimento para os seus clientes.
Por essas razões, desenvolver práticas de organização trará mais fluidez a todos esses processos, facilitando o trabalho dos vendedores e gestores, ao mesmo tempo, que gera satisfação aos clientes.
Fidelização do cliente
A conquista pela fidelização dos clientes é algo que todo empreendimento almeja, pois é o caminho para se conquistar uma imagem sólida e virar referência no mercado.
Nesse sentido, é necessário aprimorar os métodos de atração e conquista do público por meio de práticas de organização.
Para muitos consumidores, o momento da compra é visto como um momento de lazer, por isso, oferecer a ele um ambiente confortável, receptivo e marcante pode ser um diferencial.
Portanto, trabalhe para manter uma loja com estética agradável, limpeza e com toque de modernidade.
15 dicas de como organizar loja e vender mais
A organização é fator decisivo para o aumento do fluxo de compradores e para o fortalecimento da reputação de um negócio.
No entanto, isso envolve muitos detalhes e requer um trabalho incessante. A seguir, apresentaremos algumas dicas de como organizar uma loja de maneira eficaz!
1. Tenha uma fachada bonita
Uma fachada bonita e chamativa é capaz de despertar a curiosidade do cliente, atraindo a sua atenção para o interior da loja.
Os seus elementos incluem parede, muros, placas e vitrine, que devem expressar a identidade do negócio e manter um bom estado de conservação.
Além disso, o espaço externo deve estar limpo, sem marcas de deterioração (como pichações) e bem iluminado. Uma boa fachada, além de bonita e criativa, deve transmitir segurança ao público.
2. Monte uma vitrine estratégica e chamativa
A vitrine é um espaço que deve ser explorado de maneira estratégica pela loja, pois é nela que a organização do negócio começa.
Do mesmo jeito que uma vitrine apagada passa despercebida aos olhos do consumidor, uma vitrine cheia de informações e sem critérios de ordenação gera uma sensação de desconforto.
Por isso, o ideal é que a vitrine deva ser bem iluminada, destacando os produtos, seus detalhes e preços, sobretudo as ofertas e descontos.
Vale também usar de muita criatividade, produzindo espaços temáticos de acordo com datas comemorativas, como o carnaval, natal, dias das mães.
Veja mais dicas de como aproveitar o potencial de uma vitrine:
- Faça um planejamento do espaço disponível para uma melhor disposição dos produtos;
- Renove suas placas para que elas chamem atenção sempre;
- Tenha cuidado com a iluminação, pois elas não devem ofuscar as informações e nem podem gastar muita energia do local. As mais indicadas são as de LED;
- Mantenha a vitrine sempre limpa.
3. Utilize o espaço da sua loja ao seu favor
Quando se trata de ponto comercial, todo o seu ambiente deve ser usado com objetivos previamente definidos.
Ou seja, nada deve estar disposto de modo aleatório e os espaços precisam ser ocupados de acordo a objetivos previamente definidos.
Existem, por exemplo, locais na loja que costumam chamar mais atenção das pessoas.
Elas são conhecidas como zonas quentes (normalmente situadas do lado direito da loja, logo após a porta de entrada.
Após identificar essa zona estratégica, o administrador pode organizar melhor os produtos que precisam ficar em evidência.
Assim, quando um cliente chega na loja já é atraído por aquele ponto específico, em que geralmente se encontram as promoções e novidades.
Do mesmo modo, também existem as zonas frias da loja, ou seja, os lugares menos frequentados por não chamarem tanto a atenção das pessoas. Lá devem ficar os itens com menor relevância.
4. Tenha móveis e prateleiras funcionais
A mobília da sua loja deve servir para promover o conforto do cliente e a sua permanência no local. Ao mesmo tempo, elas precisam ser práticas e agregarem valor estético ao ambiente.
Portanto, é importante investir em móveis funcionais com dimensões discretas e proporcionais ao espaço disponível.
É igualmente importante que a mobília não atrapalhe a circulação de pessoas no local, e, que as prateleiras devam ser capazes de abrigar os produtos e facilitar a sua visualização.
Já os provadores precisam ficar bem localizados e devidamente sinalizados, de modo que os clientes não encontrem dificuldade para encontrá-los.
E os manequins devem carregar consigo os produtos que precisam ser destacados, mas sem exagero, evitando confusão visual.
5. Exponha os produtos de maneira de organizada
Como já mencionamos, o modo como os produtos estão dispostos, tanto nos espaços quanto nas prateleiras, pode influenciar o consumidor no momento da decisão da compra.
Por essa razão, é necessário que eles estejam bem alocados, facilmente acessíveis e com identificação de preço.
Além disso, é importante se atentar ao estoque.
Caso a sua vitrine esteja expondo algum produto novo ou em promoção, é imprescindível garantir que ele esteja disponível tanto no estoque quanto no interior da loja, em local visível.
É importante mencionar que o consumidor prima pela agilidade e facilidade no processo de compra.
Tornar isso uma tarefa árdua, pode fazer como que ele acabe desistindo e avalie negativamente a sua experiência.
6. Organize os itens complementares lado a lado
Outra estratégia interessante no momento de organizar a sua loja é colocar os itens complementares lado a lado.
Assim, caso você tenha uma loja de móveis e eletrodomésticos, pode colocar os itens de cozinha todos no mesmo ambiente, pois, se o cliente deseja comprar um fogão, tem chances de levar também um conjunto de panelas, por exemplo.
7. Produtos próximos às filas do caixa
Outro meio de aumentar as vendas se valendo da organização do espaço interno da sua loja é disponibilizando produtos próximos às filas dos caixas.
Escolha itens que podem até não ser o foco do cliente, mas que ele possa se sentir atraído de última hora.
Portanto, se você tem uma loja de roupas, pode organizar um espaço que disponibilize necessaires, carteiras, bolsas pequenas, itens de maquiagem e outros produtos.
Uma ótima dica é dispor de cartões de aniversário ou outras datas, como o natal, para aqueles que estão comprando presentes.
8. Invista em uma boa iluminação
A iluminação deve ganhar atenção especial tanto dentro do estabelecimento quanto na sua fachada Ela é responsável por dar a loja um toque atraente, capaz de atrair o cliente para o seu interior.
Por isso, é importante posicioná-la estrategicamente em relação aos produtos de tal modo que eles ganhem destaque e consigam chamar atenção das pessoas que visitam o seu negócio.
Hoje, podemos contar com muitas opções de luzes para fazer uma iluminação criativa e convidativa para um espaço comercial.
No entanto, é preciso saber quais os seus objetivos em relação à luz e escolher a que melhor os atendam. Confira os principais tipos:
- Luz branca: proporciona uma iluminação fria, oferecendo ao espaço mais claridade e visibilidade dos produtos. Essa iluminação promove mais conforto ao cliente, oferecendo mais segurança para ele no momento da compra;
- Luz amarela: fornece ao ambiente uma iluminação mais quente, o que remete ao aconchego e conforto. É muito usada para destacar determinadas características de um produto.
Outro ponto que merece atenção são os provadores.
O momento de experimentar as peças é, para o cliente, determinante para a sua tomada de decisão. O mais indicado para esses locais é a iluminação quente para evitar distorções de cor.
9. Faça a climatização da sua loja
Ambientes quentes ou abafados provocam mal-estar nos clientes e nos funcionários do estabelecimento. Isso acaba desfavorecendo a permanência dos visitantes da loja e um estresse nos colaboradores.
Por isso, é essencial investir em climatização, proporcionando a todos um ambiente agradável e propício para que as pessoas possam fazer suas compras com conforto e calma.
Caso a sua loja for pequena, o ideal é manter a temperatura amena, considerando o ambiente externo. Temperaturas muito altas ou baixas demais precisam ser evitadas.
10. Cuidado com a escolha da música ambiente
Música ambiente tem o poder de influenciar o ritmo de consumo em uma loja e a permanência ou não das pessoas que circulam nela.
Dessa forma, é preciso ter cuidado em relação à lista de músicas e ao volume do som.
Caso o espaço seja pequeno, a música deve ser mais baixa e suave, para provocar um clima convidativo e deixar as pessoas mais à vontade enquanto transitam.
Isso também ajuda a tornar o processo de compra mais tranquilo, fazendo com que os consumidores escolham o que é melhor.
Conhecer o perfil do público que frequenta a sua loja ajudará no momento da escolha da playlist, que poderá gerar um encantamento e identificação instantâneos nos seus visitantes, além de fortalecer a identidade do negócio.
11. Treine seus colaboradores
Uma boa experiência de venda passa por um atendimento de excelência.
Por isso, é importante estimular o seu time de vendas para lidar com as mais diversas situações que possam ocorrer no dia a dia, principalmente em épocas em que o fluxo de clientes aumentam drasticamente
Dessa maneira, é crucial oferecer treinamentos periódicos para os seus colaboradores a fim de reforçar os valores e a cultura da empresa, prepará-los para tirar todo tipo de dúvida dos clientes e mantê-los atualizados sobre as boas práticas de atendimento e comportamento.
É importante estimulá-los com gratificações em decorrência de metas alcançadas ou elogios feitos por clientes.
Essas práticas ajudarão na manutenção da qualidade do atendimento e do nível de produtividade.
12. Mantenha as peças etiquetadas
As etiquetas são detalhes importantes em uma loja física.
Muitas vezes, o cliente deseja ter mais autonomia para verificar os produtos e decidir sozinho sobre a compra.
A utilização de etiquetas promove essa independência e facilita a identificação dos produtos.
Também é fundamental conferir os valores e os itens, pois o consumidor tem direito a levar o produto pelo valor que está na etiqueta nos casos que o preço diverge daquele mostrado no caixa.
13. Cuide do estoque de produtos
A gestão de estoque também faz parte do processo de organização de uma loja, contribuindo com a satisfação do cliente.
Portanto, é necessário manter o controle da entrada e saída de itens, garante ao cliente uma variedade de opções com as quais ele pode se satisfazer.
Além disso, ter um estoque organizado a partir de uma administração criteriosa contribui para evitar desperdício, perdas desnecessárias e outros prejuízos financeiros.
14. Pense na experiência de compra do cliente
Todas as dicas mencionadas até aqui são essenciais para que o cliente tenha uma boa experiência e retorne à loja sempre que desejar.
Nesse sentido, promover uma experiência de qualidade envolve criar estratégias que impactem positivamente o público desde a sua entrada na loja, até o pós-venda.
Oferecer diversos canais de atendimento ajudará na construção de uma relação de confiança entre as partes.
Outra maneira de aprimorar a experiência do público é por meio das pesquisas de satisfação. Elas são capazes de indicar quais pontos precisam ser melhorados e os que devem ser mantidos.
15. Invista no visual merchandising da sua loja
O merchandising da loja está ligado ao seu modo de apresentação.
Trata-se de práticas que visam aprimorar a experiência do cliente e desenvolver nele uma identificação com o seu negócio. Esse é um passo importante para a conquista da sua fidelização.
Um bom merchandising visual envolve uma apresentação estética agradável, que escolhe criteriosamente quais produtos terão mais destaque, como será a iluminação, a precificação, entre outros aspectos.
[Extra] Dicas para montar uma loja física do zero
Se você pensa em abrir uma loja física, mas não sabe quais critérios deverão ser levados em consideração, atente-se às dicas a seguir!
Escolha um nicho para trabalhar
A escolha do é uma das primeiras etapas no desenvolvimento de uma loja física.
Saber quem será o potencial cliente, suas preferências, dúvidas e necessidades ajuda a elaborar as melhores soluções, aumentando as chances de venda.
Além disso, quando identificamos e conhecemos nosso público, podemos nos comunicar melhor com ele nos diversos canais de comunicação disponíveis, inclusive nas redes sociais.
Escolha um nome forte para a sua marca
O nome da marca deve carregar consigo a sua identidade, sua missão e seus valores.
É por meio do nome que o consumidor identifica a empresa e cria com ela laços de identificação. Isso é essencial para a construção e solidez da sua imagem.
Estude a concorrência
Estudar a concorrência ajuda o seu negócio a entender a situação do mercado em que o ele atua.
Além disso, esse trabalho oferece insights valiosos para determinar a precificação, as práticas de marketing mais efetivas e estratégias de atendimento eficazes.
Separe um orçamento para começar com segurança
Quando abrimos uma empresa, o seu capital social deve oferecer uma certa segurança financeira, uma vez que, no início, é comum que os lucros não sejam exorbitantes.
Como sabemos, empreender implica riscos diversos, tanto oriundo de fatores internos, como externos ao negócio.
Por essa razão, é preciso que você tenha um orçamento razoável que suprirá as despesas da loja até que a sua clientela cresça e os retornos sejam mais expressivos.
Minimize gastos
Ter um planejamento financeiro é a base para que um negócio consiga prosperar.
E esse trabalho envolve a redução de gastos o quanto possível — sem que isso comprometa a qualidade dos produtos, da infraestrutura e do atendimento.
Dessa forma, verifique se a sua loja está agindo com desperdício, tendo um maior controle nas contas básicas (água, luz, limpeza) e na gestão de estoque (evitando que produtos fiquem parados por muito tempo ou sofram avarias por imprudência no manuseio).
Escolha um bom ponto comercial
Um ponto comercial bem localizado, amplo, bem iluminado faz toda diferença para os resultados de uma loja física.
Por isso, se você pensa em dar início a um empreendimento, essa deve ser uma das suas prioridades.
É importante pesquisar bastante até que se tenha algumas opções de bons pontos comerciais.
Assim, será possível se obter uma melhor negociação, afinal, o seu orçamento não poderá ser comprometido em razão do valor do aluguel.
Regularize a documentação da sua loja
Para que um negócio possa se estabelecer no mercado, é crucial respeitar e seguir o que mandam as leis.
Tratando-se de abertura de ponto comercial é necessário a obtenção de um alvará de funcionamento, junto à prefeitura (além de outras licenças)
Ainda é preciso realizar um registro na Junta Comercial e o pagamento de tributos diversos ao longo do seu funcionamento.
Estar quite com a legislação impacta na credibilidade do negócio e garantirá a sua longevidade.
Saber como organizar loja é um dos pilares para a construção de um empreendimento de sucesso.
Além disso, criar estratégias de ordenamento, limpeza e organização, unidas a técnicas que possibilitam a prestação de um atendimento de qualidade conquista e fideliza o cliente.
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