Como Montar uma Loja Virtual: guia prático para começar a vender na internet

Para montar uma loja virtual, você precisa: definir o investimento inicial, cuidar da parte burocrática para a abertura da loja, escolher a melhor plataforma de e-commerce, definir seu nicho de mercado, encontrar fornecedores de produtos e registrar um domínio. Após isso será preciso cadastrar os produtos na plataforma e começar a divulgar sua loja virtual.
a imagem mostra uma mulher empreendedora que acabou de montar sua loja virtual.

Principais tópicos

Começar um novo negócio pode parecer um grande desafio, mas pode ser mais fácil do que você pensa.

Com as ferramentas certas e empenho é possível ter sucesso!

Se você já se perguntou como montar uma loja virtual, esse artigo é para você!

Neste artigo, vamos detalhar cada etapa do processo para que você possa tirar seu sonho do papel e começar a fazer as suas primeiras vendas online, vamos lá?

Como montar uma loja virtual: confira o passo a passo

Descubra o passo a passo para começar seu negócio com o pé direito e evitar dor de cabeça.

1. Defina o produto que vai vender e um nicho de mercado

Se você ainda não vende na loja física e nem no marketplace, a primeira coisa que precisa fazer ao decidir criar uma loja virtual e definir o nicho de mercado que você vai atuar. 

Agora, se já vende algum produto com certeza já tem um nicho definido. 

Se esse não é o seu caso, escolher um nicho de mercado ainda pouco explorado, pode ser a chave para se destacar com mais facilidade.

Um nicho de mercado é um segmento pequeno e específico de consumidores com necessidades ou interesses únicos.

Exemplos de nichos de mercado incluem produtos veganos, alimentos orgânicos e roupas vintage.

Como escolher um nicho de mercado para montar uma loja virtual?

Confira algumas dicas!

Escolha trabalhar com o que você goste

Na hora de definir o seu nicho de mercado, escolha produtos do seu interesse e habilidades.

Pense comigo: 

Ao montar uma loja virtual você vai passar bastante tempo em contato com aquele produto, público e segmento.

Quanto mais você gostar de falar e estudar sobre eles, mais o seu negócio vai prosperar.

Foque nem algo que seja do seu interesse. 

Encontre uma necessidade dos consumidores

Para explorar potenciais nichos de mercado, descubra o que os seus potenciais clientes precisam que não está disponível para compra no momento.

2. Atenção com a parte burocrática ao montar uma loja virtual

Depois de definir o segmento da sua loja virtual é hora de se atentar a parte burocrática e regularizar a sua empresa.

Existem dois modelos mais comuns para as lojas virtuais em termos de tributação

Você pode optar por abrir uma MEI (Microempresa individual, ideal para quem tem faturamento anual de até R$60.000,00) ou Simples Nacional (nesse caso, o faturamento pode chegar a R$3.600.000,00).

Embora a opção do MEI seja bastante prática, ela impõe algumas limitações aos empresários, além do limite de faturamento.

O modelo do Simples Nacional oferece a facilidade de reunir os impostos da empresa em uma guia única  para pagamento, assim como o MEI.

Algumas grandes diferenças é que no Simples, há a possibilidade de incluir sócios e proteger seu patrimônio pessoal.

Entenda as opções de empresas mais comuns dentro do Simples Nacional:

Empresário Individual (EI)

Para aqueles que querem abrir seu negócio sozinhos.

Caso sua empresa faça dívidas, seus bens pessoais podem ser tomados.

Eireli

Outra opção para o empresário sem sócios.

Nesse caso, há uma separação entre os bens pessoais e os da empresa.

Limitada (LTDA)

É um modelo bastante comum de sociedade entre duas ou mais pessoas, com a vantagem da não integração entre bens pessoais dos sócios e da empresa.

💡 Dica do especialista: Não é obrigatório ter CNPJ para vender produtos pela internet. Contudo, se você pretende ter uma loja online de sucesso, em um esquema mais profissional, atuar como pessoa jurídica é melhor do que como pessoa física, até para facilitar a organização do seu comércio eletrônico.

O contador deve ajudar você nessa parte burocrática, para isso, é importante conhecer os tipos de contabilidade.

No entanto, saiba de antemão que, na venda de produtos, você vai pagar o ICMS e, se for um e-commerce de serviços, o ISS.

Se você está se preparando para vender pela internet, não deixe de organizar todas essas informações em uma planilha.

Esses dados vão ajudar bastante na precificação dos produtos que serão comercializados.

Lembre-se, ter tudo bem organizado facilita a tomada de decisão.

Conheça a Lei que regulamenta o e-commerce

Em março de 2013 entrou em vigor Decreto nº 7.962 que regulamenta e dispõem sobre a contratação de comércio eletrônico no Brasil.

O decreto é extenso e pode ser lido aqui.

Confira os pontos importantes a seguir:

A lei do e-commerce, oficializou aquilo que as boas lojas já faziam, basicamente em sua loja virtual você precisará:

  • Deixar claro para seus visitantes quais são suas informações de contato: Endereço Físico, Endereços eletrônicos, Razão Social, CNPJ e Telefone.
  • Descrever em detalhes o produto vendido: descrição, descrição técnica, tamanho, cores, peso, basicamente você deverá facilitar ao máximo a escolha do usuário, dando lhe o máximo de informações possíveis sobre o produto vendido.
  • Disponibilizar ao usuário um meio de contato eletrônico seja ele E-mail ou Chat.
  • Antes da conclusão da compra é preciso mostrar ao usuário um resumo da compra com informações sobre o produto escolhido, preço e pagamento.
  • Entregar ao usuário dados para acompanhamento, é preciso enviar um e-mail para o usuário com informações gerais sobre a compra e código de rastreamento do pedido.
  • Trocar os produtos para o cliente sem cobrar nada, o cliente tem 7 dias para se arrepender da compra após o recebimento do pedido, caso isso aconteça você deverá arcar com os custos da troca ou devolução.

3. Identifique o seu público-alvo

Outro ponto importante é saber para quem você vai vender seus produtos. 

Primeiramente, identifique as dores e necessidades que os seus produtos vão resolver.

Isso é importante para identificar boas oportunidades de mercado.

💡 Dica do especialista: Além de entender a fundo qual a dor e a necessidade que seu produto vai resolver, a analise do comportamento, costumes, ideais e interesses do seu público para construir o perfil da persona vai orientar o seu marketing e a produção de conteúdos da sua marca. 

🎥 Confira no vídeo, como mapear a persona da sua loja virtual:

4. Escolha a plataforma da loja virtual

Após definir o que você vai vender, se atentar a parte burocrática da abertura da sua loja e mapear quem vai ser seu público-alvo, é hora de escolher a plataforma da sua loja virtual.

Antes de tudo, esqueça a ideia de que é possível montar uma loja virtual com custo zero.

Há quem prometa isso, no entanto, é necessário pensar a longo prazo e contar desde o início com uma estrutura robusta para atender as necessidades do seu negócio: do início à expansão da sua loja online.

Contudo, isso não quer dizer que você precisa investir uma pequena fortuna para montar o seu e-commerce.

Considere que os seus gastos iniciais vão ser divididos em três categorias:

  • Estrutura básica da loja, considerando a plataforma de e-commerce.
  • Divulgação;
  • Operação.

É importante ressaltar que com a evolução da tecnologia, é possível encontrar excelentes opções de plataformas de e-commerce com preços acessíveis.

No entanto, apesar da importância do preço, a escolha não deve ser baseada nesse quesito.

O mais importante é analisar as funcionalidades de cada plataforma, e escolher aquela com as funções mais adequadas para o seu negócio.

Plataforma

A plataforma de e-commerce é a base de uma loja virtual, uma vez que elas já possuem todo um ambiente configurado para que você consiga disponibilizar os produtos na internet, receber os pedidos, controlar estoque, criar promoções, entre outras atividades de gerenciamento da loja.

Pode ser pronta, de código aberto ou desenvolvida sob medida para você.

Por mais que as plataformas prontas levem esse nome, elas podem permitir inúmeras customizações.

As de código aberto podem ser personalizadas com a ajuda de um programador, enquanto as desenvolvidas sob medida são construídas conforme as suas demandas e, exatamente por isso, são bem mais caras.

É através dela que acontece a relação comercial com os seus clientes. Portanto, é determinante para o sucesso das vendas.

É preciso levar a sério a escolha da plataforma para o seu e-commerce, uma vez que esse será o seu principal meio de contato com os clientes.

Antes de contratar uma plataforma para sua loja virtual, considere os pontos listados abaixo:

Navegabilidade

Verifique se as páginas carregam rapidamente, se os menus estão bem distribuídos e são fáceis de achar.

Se é possível construir uma hierarquia de categorias que facilite o encontro dos produtos, entre outros detalhes.

O segredo está em descomplicar a interação dos usuários com a loja virtual.

Funcionalidades

Na parte gerencial, confira quais são os recursos disponíveis para que você possa administrar com eficiência a sua loja virtual.

Quais dados são coletados e podem ser analisados?

É possível extrair relatórios, gráficos e outras formas de conteúdo analítico?

5. Registre o seu domínio

domínio (ou a URL) do site nada mais é do que o seu endereço na web.

Ele é único e identifica a sua loja virtual entre tantas outras existentes por aí.

Isso vale não só para o Brasil, mas para o mundo.

Para escolher o domínio, você deve considerar alguns quesitos, como:

Prefira domínios terminados em .com.br para garantir um melhor posicionamento regional, pois os mecanismos de busca identificam a localização e dão preferência a resultados nacionais.

Dica: Não sendo possível usar um domínio .com.br, tente apenas .com.

Use o nome da marca junto a uma palavra-chave que defina o negócio — como www.adaracosmeticos.com.br. Pode acreditar: só o uso dessa palavrinha na URL já ajudará a posicionar o seu site nos mecanismos de busca;

Prefira sempre nomes curtos e fáceis de lembrar, evitando caracteres especiais e termos estrangeiros.

O intuito é facilitar ao máximo a compreensão de quem ouve o nome do seu site e decide procurá-lo na internet.

6. Escolha um servidor de qualidade

Feito o registro do domínio, você tem que hospedá-lo em um servidor — ou host.

O problema é que, ao fazer uma breve busca na internet, você logo descobre que existem várias empresas oferecendo hospedagem de sites.

Em meio a tantas opções, quais requisitos devem ser levados em consideração no momento da escolha?

Atente, principalmente, para os seguintes:

Capacidade de armazenamento

Conforme você insere produtos e informações na sua loja virtual, ela aumenta de tamanho. Isso exige um espaço maior no servidor. 

Por isso, verifique a capacidade de expansão do seu e-commerce, analisando se isso custará mais para você com o passar do tempo.

Limite de tráfego

Se o seu servidor de hospedagem tem limite de tráfego, o site ficará fora do ar quando esse teto for atingido.

Para não cair nessa armadilha, certifique-se da amplitude desse limite.

Já pensou se você fica em apuros em datas de grande movimentação no comércio eletrônico, como a Black Friday?

Disponibilidade do servidor

Cada servidor tem uma taxa de disponibilidade que corresponde ao tempo em que ele fica no ar sem nenhum tipo de problema que possa ocasionar a queda dos sites nele hospedados.

Quanto maior for essa taxa, mais garantias você terá de que a sua loja virtual não ficará indisponível.

Suporte

Se houver qualquer problema no seu site, o servidor de hospedagem deve garantir suporte tecnológico para que a falha seja rapidamente corrigida.

Procure sempre por servidores que oferecem várias formas de contato e atendimento 24 horas, porque você simplesmente não tem como saber quando essa ajuda será necessária.

Preço

Diferentemente do que muitos podem pensar, serviços de hospedagem de qualidade não precisam ser caros.

Sabendo disso, faça comparativos entre preços e benefícios, sempre buscando recomendações de outros usuários.

7. Estruture a logística do seu e-commerce

Não se engane: montar uma loja virtual não é apenas vender pela internet.

Ter um e-commerce também é ter um excelente processo logístico, que afeta tanto a reputação da loja online quanto a satisfação dos clientes.

O planejamento logístico envolve desde a aquisição de produtos até a sua entrega ao cliente final, constituindo um dos maiores custos para qualquer empreendimento.

Confira algumas dicas para se sair bem:

Selecione bons fornecedores

Se o fornecedor é de qualidade, os produtos que você vende serão igualmente bons.

Então, procure formar parcerias com esses fornecedores, a fim de manter um bom relacionamento e garantir uma excelente reputação para a sua loja virtual.

Organize o seu estoque

O estoque deve estar organizado de forma que cada pedido seja separado e enviado rapidamente para o consumidor.

Assim você respeita os prazos informados no cálculo do frete.

Procure sempre deixar à frente produtos com maior saída, fazendo com que o seu time ganhe tempo.

💡 Leia mais: Como organizar estoque e não perder vendas na sua loja virtual.

Cuide da embalagem dos seus produtos

Os produtos devem ser embalados de forma a não sofrer nenhum dano durante o transporte.

Aproveite para promover a sua marca com embalagens exclusivas, já que esse é o primeiro ponto de contato físico entre a sua loja virtual e os clientes.

💡 Leia mais: Qual a importância das embalagens para e-commerce?

Capriche no preço do frete

O preço do frete é um grande diferencial para quem compra online.

Para o vendedor, porém, é sempre um dilema: como fica a equação prazo x preço?

Aqui vão algumas dicas:

Procure parceiros de entrega que deem agilidade ao seu processo sem onerar demais o fluxo de caixa — como motoboys e entregadores independentes.

Nas entregas de longa distância, faça pesquisas para saber qual é o modelo financeiramente mais atrativo.

💡 Leia mais: Tipos de frete para oferecer na loja virtual

8. Defina as formas de pagamento

Muitas plataformas de e-commerce já vêm equipadas com ferramentas de pagamento.

De toda forma, antes de montar uma loja virtual.

Você deve verificar se essas opções atendem à demanda de seus consumidores.

Atualmente, os meios de pagamento mais usados pelos consumidores online são: boleto bancário, cartão de débito e cartão de crédito.

Só nos cartões de débito e crédito são dezenas de opções que podem ser de interesse dos consumidores.

Isso sem falar nas formas de pagamento alternativas, como milhas, carteiras digitais, Dotz, Bitcoins, entre outras.

A verdade é que quanto mais opções de pagamento você oferecer, melhor.

Contudo, os custos de manter várias formas de pagamento podem ser altos.

Pensando nisso, que tal contar com intermediadores de pagamento integrados à sua loja virtual?

Afinal, eles podem oferecer uma ampla variedade de opções sem pesar no seu orçamento.

Uma dica importante é evitar que o consumidor seja direcionado para outro site no momento do pagamento.

fazendo com que perca a conexão com a sua marca e tenha o trabalho adicional de preencher outros formulários para efetivar a compra.

Essa exigência extra pode dar tempo para que ele repense a sua decisão e acabe abandonando o carrinho de compras.

💡 Leia mais: Como calcular o preço de venda de um produto?

9. Cadastre os primeiros produtos na sua loja

Terminada a fase de estruturação para abrir uma loja virtual, você pode começar a cadastrar os primeiros produtos na sua plataforma.

Na hora de cadastrar os produtos, preste atenção nestes detalhes:

Fotos

As fotos devem ter uma resolução média de 72 pixels para permitir uma boa visualização sem sobrecarregar o site.

Use sempre fotos de boa qualidade e que mostrem os seus produtos sob diversos ângulos.

Ficha técnica

A ficha técnica traz detalhes sobre o produto.

Se pensarmos em um notebook, por exemplo, você deve abordar capacidade de memória, HD e armazenamento, entre outros.

Esses dados devem ser preenchidos para que usuários mais avançados na jornada de compra encontrem rapidamente todas as informações necessárias no seu site.

Descrição

descrição de produtos é um texto mais amplo e fluido, que tem o objetivo de chamar a atenção para os benefícios da mercadoria em questão.

Lembre-se de que esse texto deve despertar a imaginação e o desejo.

Portanto, se fôssemos falar de um notebook, escreveríamos como ele é veloz.

Ideal para quem edita vídeos, excelente para quem assiste streaming na internet, entre outros atributos que formam uma ideia do quão benéfico seria ter esse item em casa.

10. Personalize sua loja virtual

Após seguir todos os passos acima, é chegada a hora de personalizar e deixar a sua loja virtual única. Para que isso aconteça é preciso se atentar a alguns pontos:

Logotipo

O logotipo é uma representação gráfica que simboliza sua loja virtual.

É uma peça fundamental da identidade visual de qualquer negócio, pois é através dele que muitas vezes os clientes identificam e reconhecem uma empresa.

Na hora de criar um logotipo para sua loja, lembre-se: um bom logotipo deve ser único, memorável, relevante para o público-alvo e transmitir os valores e a mensagem da marca de forma eficaz.

Cores

Antes de tuo é importante definir as cores da sua marca. Pesquise o significado das cores, o que elas transmitem e defina uma paleta que tenha feat com a sua loja e com a mensagem que você deseja transmitir.

Se você possui alguma familiaridade com a internet, deve saber que existem sites que auxiliam ba criação de uma paleta de cores e até na criação de logotipos.

Se essa não é a sua praia, fique tranquilo, é possível contratar agências para desenvolver a identidade da sua marca.

Layout de loja

 O Layout é a maneira como os elementos de um site ou plataforma estão colocados.

Na prática, quando falamos de layout, falamos das escolhas de design e navegabilidade que a pessoa que desenvolve um site, como um e-commerce, pode fazer.

Dessa forma, podemos dizer que o layout da sua loja virtual define a sua identidade na internet e precisa ser escolhido com bastante cuidado.

O ideal, portanto, é dar preferência a layouts (também chamados de tamplates ou temas) que possam ser mudados para que se adaptem à sua realidade.

💡 Leia mais: Como escolher o layout da sua loja virtual.

Outros cuidados que você deve ter em relação a essa escolha são:

Fontes

A fonte é o tipo de letra usado no template.

Prefira fontes limpas, sem serifa e não rebuscadas — letras cursivas, por exemplo.

Analise a facilidade de entender tais fontes na internet, considerando que essa leitura não pode ser prejudicada no mobile.

Busca interna

certifique-se de que o seu template tem uma ferramenta de buscas eficiente, a fim de agilizar a navegação dos usuários e o encontro dos produtos que procuram.

Disposição das Informações

Preço, frete, formas de pagamento, descrições e dados técnicos devem ficar bastante visíveis para qualquer pessoa.

Integração com ferramentas

Conforme o negócio vai crescendo, você precisa usar novos recursos de gestão para melhorar a sua capacidade de escalar vendas e analisar resultados.

Por isso, prefira sempre plataformas que possam ser integradas a outras ferramentas, automatizando a sua gestão e acelerando os seus resultados.

Tecnologias de segurança

Acredite: seus clientes não estarão dispostos a fornecer dados sensíveis (como informações bancárias e pessoais) se não sentirem que a loja pode garantir sua segurança.

É muito importante que você adote uma política de privacidade e segurança, garantindo ao cliente que ele pode realizar suas transações no site com toda a tranquilidade.

Nesse contexto, podemos adiantar que existem 2 tipos de tecnologias fundamentais para uma loja virtual:

SSL

O SSL é um certificado que protege os dados fornecidos pelo usuário no cadastro e no pagamento, impedindo que um possível invasor intercepte tais informações.

Ele é identificado na página de sua loja pela imagem de um pequeno cadeado no canto inferior da tela, mostrando ao cliente que o endereço é seguro.

Scan de aplicação e IP

Essa ferramenta rastreia seu site em busca de vulnerabilidades e, ao localizar possíveis ameaças, informa aos responsáveis para que sejam realizadas as devidas correções.

11. Comece a divulgar a sua loja virtual

Loja virtual pronta, chegou a hora de fazer com que as pessoas a encontrem!

O marketing digital é, sem sombra de dúvida, a melhor maneira de fazer com que os consumidores conheçam o seu e-commerce.

Mas por onde começar?

Mídia Paga

Para que seus produtos vão de encontro com os consumidores prontos para comprar, o ideal é começar com uma estratégia de links patrocinados no Google e mídias sociais.

Esses anúncios pagos são exibidos quando o usuário faz uma busca na internet, facilitando o encontro entre a sua loja virtual e os novos compradores.

💡 Leia mais: Como divulgar loja virtual: 9 estratégias que dão resultado!

Inbound marketing

Ao mesmo tempo, você pode iniciar a sua estratégia de inbound marketing — ou marketing de atração.

O objetivo é captar o interesse das pessoas por meio de conteúdo útil e segmentado, conforme o perfil do seu público.

Demora um pouco mais para trazer resultados, mas é uma estratégia que gera ótimos ganhos em como criar loja virtual.

Blog

Se você vende bijuterias, por exemplo, que tal criar um blog com conteúdo interessante.

Mostrando dicas de como usar esses acessórios e outras informações relevantes para o público-alvo?

O blog é uma estratégia bastante eficaz para atrair novos visitantes para o site.

Só atenção: a qualidade dos conteúdos será determinante para que o interessado busque mais informações e, eventualmente, vire cliente da marca.

Redes sociais

Marcar presença nas redes sociais ajuda a construir a sua reputação e conectar-se a uma audiência engajada, gerando tráfego para o seu site.

Quanto mais pessoas chegarem lá e conhecerem os seus produtos, mais chances de fechar novas vendas.

Lembre-se de que a sua presença online tem a ver também com a conveniência do cliente.

Se ele usa as redes sociais, é importante que ele encontre a sua loja nesses locais.

Na escolha das redes que serão trabalhadas, leve em conta a preferência do seu cliente em potencial.

No caso do e-commerce, podemos adiantar que têm funcionado bem para as lojas o Facebook e o Facebook.

💡 Leia mais: Como fazer tráfego pago? Um guia completo.

E-mail marketing

e-mail marketing é extremamente eficaz para levar conteúdo segmentado para os seus leads, nutrindo-os até que estejam prontos para a compra.

O melhor é que se trata de uma estratégia versátil, que pode ser usada em várias situações — como promoções, pesquisas e lançamentos.

Para que a estratégia dê certo, certifique-se de montar um banco de dados com as informações dos seus clientes.

O segredo das boas ações de e-mail marketing é a personalização!

Você precisa mandar a mensagem certa, no melhor tempo possível e para a pessoa correta!

Realize as otimizações de SEO na sua loja

A otimização para mecanismos de busca é o que permite que um site apareça na primeira página de resultados do Google ou de outros buscadores.

Para o e-commerce, um bom posicionamento é essencial para aumentar o tráfego do site, atrair potenciais clientes e qualificar o público.

Aumentando as oportunidades de venda.

Antes mesmo de escolher o nome da sua loja, você já pode começar a bolar uma estratégia de SEO.

Veja como:

Por exemplo vamos dizer que você decidiu criar uma loja que irá vender copo térmico, você pode colocar a palavra-chave “Copo Térmico”: 

  • No nome da sua loja;
  • pode colocar o nome do seu nicho;
  • posteriormente registrar um domínio com a palavra no endereço (ex: coposlegais.com).

Isso aumenta as chances do Google mostrar sua loja para a busca de “copos térmicos”.

Preste atenção na hora de cadastrar os produtos na sua loja use nomes descritivos e descrições completas que facilitam a vida do usuário.

Combinando essas duas coisas você já está no caminho certo para ter seus produtos bem rankeados na pesquisa do Google.

Outra prática indicada é fazer parcerias com outros blogs e lojas, inserindo o link do site em outras páginas.

Essa é uma forma eficaz de aumentar o fluxo de visitas no e-commerce, atrair um público mais qualificado e melhorar a relevância do site.

Por fim, apostar em vídeos explicativos também é uma ótima forma de passar confiança ao consumidor.

Foque na qualidade do atendimento

Entenda: criar uma boa estratégia de marketing e não oferecer um atendimento exemplar é como abrir uma loja física e não ter funcionários para atender.

Principalmente com a possibilidade de uso da internet para se relacionar com o cliente, algumas opções de atendimento se tornaram mais comuns.

Veja em quais alternativas você deve focar!

SAC envolve o uso de múltiplos canais para realizar o atendimento ao cliente — como telefone, e-mail, redes sociais, chat online e outros.

É importante, entretanto, que todos os canais sejam integrados.

Dedique atenção especial ao SAC, garantindo que o cliente possa tirar suas dúvidas com o máximo de rapidez.

Sabia que uma das tendências do momento é oferecer um atendimento personalizado e em tempo real?

Que tal trazer essa prática para seu e-commerce?

Não se esqueça: ainda que sua loja virtual esteja apenas começando.

É indispensável investir em uma boa ferramenta de atendimento.

Que o ajude a gerenciar as informações, acompanhando cada contato e facilitando a resolução de problemas.

Um aspecto importante para fazer qualquer atendimento via internet é garantir que todos os canais tenham uma linguagem única.

Definida conforme as características identificadas no público-alvo.

Só não pode perder a personalização de cada atendimento, combinado?

Lembre-se sempre que com um atendimento qualificado aos clientes é possível fidelizá-los.

Essa fidelização aumenta significativamente as possibilidades de o consumidor fazer compras futuras.

Mantendo-o ativo na base de dados, seja por meio de e-mails, redes sociais ou outras formas de relacionamento.

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12. Finalize a sua primeira venda na loja virtual

Estamos no finalzinho deste post e não poderíamos deixar de falar sobre a sua primeira venda.

Como dissemos, esse é apenas o início do seu trabalho, já que, após a confirmação do pagamento, você deve dar o start na sua logística para garantir uma entrega de qualidade.

Mas atenção: mesmo após a confirmação de entrega, a sua relação com o consumidor não termina!

É preciso dar continuidade ao contato para reter e fidelizar o cliente.

E essa comunicação pode ser feita com estratégias de marketing, tais como: e-mail, e mensagem via WhatsApp.

E, até mesmo, do acompanhamento do blog, que deve estar recheado de conteúdos relevantes para o seu segmento de mercado.

Faça o registro da sua venda, dê baixa no estoque, movimente o seu fluxo de caixa, emita a nota fiscal do produto e dê andamento aos processos administrativos.

Um bom sistema de gestão empresarial pode ajudar a acelerar essas tarefas — ainda mais se estiver integrado à sua plataforma.

Em seguida, comemore a sua primeira venda!

Você deu um importante passo rumo ao sucesso!

Conteúdos que podem te interessar:

Como funciona a Política de troca e devolução de uma loja virtual;
➞ Tipos de frete no E-commerce e como escolher o melhor;
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