A prática regular de exercícios físicos tornou-se uma rotina para muitas pessoas. Diante desse cenário, aproveitar esse momento para montar uma loja de roupas fitness, ou de artigos esportivos pode ser não apenas oportuno, mas também promissor.
Uma vez que junto com a crescente conscientização sobre a importância da atividade física, surge uma tendência significativa: o aumento do interesse por roupas fitness
Diante disso, aproveitar esse momento para montar um e-commerce de roupas fitness, ou de artigos esportivos é não apenas oportuno, mas também promissor.
Se você gosta da vida fitness e deseja montar uma loja virtual essa é uma uma oportunidade de empreender e começar seu negócio.
Confira neste artigo as melhores práticas para montar uma loja de roupas fitness.
Panorama do mercado fitness no Brasil
Se você deseja iniciar um negócio com potencial lucrativo, o mercado fitness brasileiro é uma ótima indústria para se estar.
De acordo como panorama setorial fitness Brasil:
- o Brasil é o 2º país do mundo em número de academias. Atrás apenas dos EUA, que tem mais de 40 mil centros, e à frente do México, terceiro, que tem quase 13 mil.
- o país está em 13º na lista dos que mais faturam dentro da indústria fitness;
- na América Latina, o Brasil lidera entre os países em desenvolvimento como o que mais fatura na indústria fitness.
- somente em 2021, a indústria fitness no Brasil gerou cerca de R$ 12 bilhões em 2021.
É fato que o interesse pelas academias e atividades físicas em geral leva boa parte desse público a consumir alimentos, produtos e roupas que fazem parte desse universo.
O que nos leva a crer que, começar uma loja no ramo fitness é um trabalho duro, mas, se você tiver sucesso, ingressará em uma indústria em expansão.
Que ajuda as pessoas a viverem uma vida mais saudável, todos os dias.
Como montar uma loja de roupas fitness? 7 passos
Se você é um viciado em atividade física, provavelmente já gosta de suar a camisa.
Mas agora é hora de colocar seu foco em um tipo diferente de trabalho no mundo dos exercícios físicos.
Confira o passo a passo com tudo o que você precisa fazer para iniciar uma loja de roupas fitness.
Passo 1: Encontre seu nicho de mercado
Há muitas maneiras de entrar no ramo de roupas fitness.
Mas a primeira coisa que você precisa é escolher um nicho de mercado.
Isso vai ajudar a entender para quem você gostaria de vender.
Como dissemos anteriormente, sua loja pode se concentrar em roupas de um esporte/estilo específico ou pode seguir o caminho de um vestuário esportivo amplo.
Veja um exemplo:
Você pode, se especializar em roupas e equipamentos de atletismo para mulheres, como roupas de yoga ou de corrida. Ou vender um vestuário para atletas de um esporte específico, como futebol ou natação.
Uma dica interessante é conhecer as lojas que têm linhas de produtos que você gostaria de vender.
Caso encontre algum segmento que ainda não seja representado e que tem uma base de clientes, vá em frente e invista para capturar essa parcela do mercado.
A escolha de um nicho facilitará a segmentação de um público específico, o que ajudará a melhorar suas estratégias de marketing e vendas.
Passo 2: Construa um plano de negócios
Toda empresa precisa começar com um plano de negócios.
Se você planeja solicitar empréstimos para sua nova loja de roupas, o banco usará seu plano de negócios para determinar se deve aprovar seu empréstimo.
Um plano de negócios também servirá de guia sempre que você tiver que tomar decisões relacionadas ao futuro do seu negócio.
O documento deve abordar seções onde você descreve seu negócio e analisa as condições de mercado para seus produtos.
Ele também deve analisar seus concorrentes, descrever sua estrutura organizacional e falar sobre seus produtos e público-alvo.
Você também precisará incluir uma seção financeira que descreva quanto dinheiro você precisa para começar e seus ganhos projetados para o primeiro ano.
📄 Confira aqui: como criar o plano de negócio da sua loja
Passo 3: Mapeie e encontre seu cliente ideal
Durante os estágios iniciais de seu planejamento de negócios, você precisa fazer uma tonelada de pesquisa de mercado para descobrir quem é seu cliente ideal.
Você pode ter várias personas de público-alvo ou ter um mercado-alvo mais restrito.
De qualquer forma, determine quem é seu cliente ideal para que você possa elaborar a estratégia de marketing e vendas mais eficaz.
Quando você sabe quem é a persona do seu negócio, pode começar a descobrir suas esperanças, sonhos, medos e desafios.
Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, mais poderá criar uma oferta irresistível que resolva um problema na vida do seu cliente.
📄 Confira aqui: Aprenda a criar a persona do seu e-commerce
Passo 4: Defina os canais de vendas
Há uma variedade de canais de vendas digitais que você pode usar para vender suas peças para pessoas de todas as regiões do país e do mundo:
- site de loja virtual;
- perfil comercial nas redes sociais;
- marketplaces tradicionais;
- marketplaces de nicho.
Para um negócio focado no digital, você vai precisar criar uma loja virtual.
Pense no site da sua loja como o centro de todas as ações: o lugar onde as pessoas vêm das redes sociais e da busca no Google para saber mais sobre você e comprar seus produtos.
Passo 5: Crie uma loja online
Após definir em quais canais você vai vender é hora de montar sua loja virtual, para começar de fato, a vender pela internet.
O primeiro passo aqui é escolher a plataforma de e-commerce ideal para começar o seu negócio.
E mesmo que você esteja dando os primeiros passos na sua vida de empreendedor é importante saber onde você quer chegar com o seu negócio.
Para assim, com base nos seus objetivos, escolher a melhor plataforma de e-commerce.
Pensando a longo prazo a Tray é a plataforma ideal para quem está começando, uma vez que na Tray você cria e gerencia tudo da sua loja dentro do painel da plataforma.
Do formato “faça você mesmo”, você cria um site profissional para a sua loja em poucos cliques.
Funciona assim:
Escolha o seu plano: quantos produtos você quer vender? É só escolher o plano que melhor atende o seu
negócio e você já pode começar agora mesmo.
Cadastre os produtos: dentro do painel administrativo da sua loja você terá o passo a passo para
cadastrar os produtos e fazer as configurações iniciais. Além de mais de 40 temas gratuitos para deixar
sua loja com a sua cara.
Tudo pronto: depois de fazer as configurações, é hora de inaugurar a sua loja. Você faz isso apertando um
único botão e começa a vender imediatamente!
Além dessas facilidades, você também conta com recursos que vão potencializar as suas vendas como:
integração com mais de 30 marketplaces, plataformas de anúncios, sacolinha do Instagram, recursos de
marketing e atendimento.
E o melhor de tudo: não precisa de CNPJ para começar.
Passo 6: Comece seu estoque
Existem algumas maneiras de criar um estoque para o seu negócio de roupas esportivas.
Você precisa obter as roupas de um fornecedor ou fabricar os produtos por conta própria.
Se você está apenas começando, encontrar um fornecedores de roupas pode ser o melhor caminho a seguir.
Dessa forma o modelo de revenda é muito mais simples.
No entanto, se você tiver os recursos, fabricar os produtos por conta própria também é uma boa escolha.
Seja qual for a sua escolha, você pode começar com uma pequena coleção de itens relacionados entre si e valiosos para seu público-alvo.
E só depois que as primeiras vendas acontecerem pensar em expandir o seu estoque.
Passo 7: Forneça tabela de medidas para suas peças
Se você deseja montar uma loja online de roupas fitness, é importante oferecer o máximo de informações sobre os produtos, sapatos e roupas.
Para facilitar a compra, certifique-se de ter uma tabela de medidas no seu site.
Para que seus clientes possam usar como guia para encontrar o tamanho certo para roupas e sapatos.
Passo 8: Ofereça um atendimento excelente
Mais do que oferecer canais de atendimento ao cliente, é parte importante para o sucesso de um negócio o atendimento eficaz.
Atender com cordialidade, agilidade e de forma atenciosa o cliente que está interessado nos produtos que a sua loja vende é sinônimo de recompra.
Provavelmente se o cliente for bem atendido e gostar do produto ele vai voltar a comprar na sua loja.
📄 Confira aqui: Guia para aumentar a taxa de recompra da sua loja.
Passo 9: Colete feedbacks das suas primeiras vendas
Quando você está tentando consolidar um novo negócio, é importante ter provas de resultados anteriores.
Avaliações e depoimentos de clientes positivos ajudarão a mostrar aos clientes em potencial que sua empresa é confiável.
Embora o feedback negativo possa ser difícil de ouvir, ele também pode fornecer informações valiosas para o futuro do seu negócio.
Se houver reclamações consistentes sobre um aspecto da sua loja, será fácil ver como você pode fazer melhorias para melhorar o serviço como um todo.
Quais são os tipos de produtos para vender em uma loja de roupas fitness?
Os tipos de roupas fitness normalmente são classificados de acordo com os diferentes tipos de esportes.
Para cada modalidade, as pessoas tendem a optar por peças particulares.
Você tem a possibilidade de vender apenas um conjunto de roupas fitness, tornando seu nicho de mercado mais restrito e focado em demandas específicas.
Mas também há a possibilidade de incluir uma grande variedade de roupas fitness, o que tornará seu nicho de mercado mais generalista e seu público com demandas mais diversas.
Em cada opção, há vantagens e desafios.
Confira a seguir 15 sugestões de produtos que você pode vender na sua loja fitness.
Quais produtos para vender em uma loja de roupas fitness? Veja 15 sugestões!
Um bom negócio de roupas fitness está centrado em ajudar as pessoas a escolher o guarda-roupa ideal para uma vida mais saudável.
Mas você não precisa restringir seu estoque às roupas e dá para incluir outros produtos em alta no ramo fitness.
Confira uma lista com 15 sugestões de produtos para vender na sua loja fitness, incluindo roupas e acessórios.
1. Top esportivo
O top esportivo é um item básico nos guarda-roupas de mulheres que fazem exercício físico em todo o mundo.
E não é um produto adquirido apenas uma vez.
É normal que as mulheres que fazem exercício realizem mais de um treino por semana e, por isso, comprem mais de uma peça.
2. Regatas
A regata é um item padrão para quem inclui a atividade física na sua rotina.
Ela pode ser lisa ou estampada.
Além da regata básica, sua loja de roupas fitness pode vender a regata cavada, que é um modelo mais aberto nas laterais.
3. Leggings
A legging fitness é uma calça fabricada com um tecido adequado para a realização de exercício físico sem provocar desconfortos.
Sua loja de roupas fitness pode ter na vitrine leggins básicas e estampadas.
4. Shorts diversos
Os shorts ou bermudas são ótimas peças para atividades físicas ao ar livre.
Eles são adequados para quem precisa realizar movimentos sem sentir desconforto.
Muitas pessoas usam os shorts tradicionais para realizar corridas, musculação, danças, caminhadas etc.
Os estilos variam de muito curtos até o comprimento do joelho. Os shorts de musculação masculinos, por exemplo, geralmente são mais longos e largos.
5. Short-saia
O short-saia é um modelo que voltou à moda fitness e está sendo muito usado nas academias em todo o país. Combinado com tops e regatas, essa peça pode ser comprada estampadas ou em cores lisas.
6. Meias
As meias são um dos produtos esportivos mais importantes do mercado que você pode vender em qualquer época do ano.
Não tem nenhuma ligação com a estação, então os jogadores tendem a praticar um esporte físico com meias de compressão, independentemente do verão ou inverno.
7. Bonés
Para caminhadas e corridas, os bonés protegem da luz solar direta e ainda podem ajudar no look.
Bonés coloridos, estampados e com modelos diferentes podem ser o destaque do seu modelito e, ainda, fazer a diferença na qualidade de suas caminhadas.
8. Joelheiras
As joelheiras são produtos bastante simples, mas podem ajudar de várias maneiras as pessoas que realizam exercício físico.
Eles podem, por exemplo, oferecer suporte extra para pessoas que fazem levantamento de peso, ajudar na recuperação e até ajudar na postura.
9. Bolsa de academia
Ao contrário das mochilas padrão, as bolsas de ginástica são uma porta-acessórios versáteis e funcionais que facilitam a ida do escritório para o treino e vice-versa.
A maioria das variedades de bolsas é espaçosa, com muitos compartimentos.
Isso facilita a separação de tênis, toalhas e roupas de ginástica dos eletrônicos e outros itens essenciais.
As bolsas de ginástica com muitos compartimentos também ajudam a evitar problemas de higiene, mantendo as roupas suadas longe das roupas limpas.
10. Tapete de yoga
Um tapete de yoga é um item útil para quem gosta da prática, como também para quem gosta de pilates, ginástica e para quem o usa para se alongar após um treino cansativo.
No mercado, existem muitas opções de tapetes de Yoga, de diferentes cores, materiais e tamanhos.
11. Banco de ginástica
O banco de ginástica também é obrigatório se você quiser agradar seus clientes com produtos esportivos.
12. Pesos
Musculação requer levantamento de pesos.
Portanto, você pode vender pesos aos seus clientes como produtos esportivos.
Você só precisa verificar se você fornece a melhor qualidade possível.
13. Tênis esportivo
Os tênis de boa qualidade são essenciais para quem vive uma vida repleta de esportes.
A maioria dos modelos tem um ótimo amortecimento e conforto interno, embora haja variações que podem ser determinantes para cada tipo de exercício físico.
14. Bolas
A maioria dos esportes coletivos exige o uso de algum tipo de bola.
Portanto, você não perderá nenhum tipo de oportunidade se decidir vender bolas para esportes coletivos.
15. Garrafas de água
Não é surpresa que as garrafas de água sejam um dos produtos esportivos mais vendidos no mercado atualmente. Existem diversas opções de cores, tamanhos e formatos.
Invista nesse mercado criativo e escolha os melhores itens para sua loja.
Essas são algumas propostas de valor bastante claras que você pode usar em suas campanhas de marketing ao anunciar esse produto na sua loja.
Os comerciantes também obtêm sucesso com esses produtos porque são baratos, o que significa que você pode obter margens significativas de lucro ao vendê-los.
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