Você deseja vender maquiagem online e não sabe por onde começar?
Essa é uma dúvida frequente de quem deseja montar uma loja virtual, pois saber como montar uma loja de maquiagem envolve diversas etapas.
O Brasil é o quarto país do mundo que mais consome produtos maquiagem, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Muitos vendedores de make têm seu próprio e-commerce ou atuam em marketplaces como o Mercado Livre e a Shopee.
Assim, para que você faça parte desse grupo e comece a vender o mais rápido possível, vamos te ensinar passo a passo a como montar uma loja online de maquiagem.
O primeiro deles é muito fácil de fazer.
Confira!
1. Estudo de mercado
Por meio do estudo de mercado, as empresas obtém dados valiosos sobre o nicho em que atuam e o público-alvo que pretendem atingir.
Para quem está começando, essas informações são fundamentais para desenvolver um plano de negócios.
Com o estudo de mercado, você coleta dados sobre:
- os concorrentes;
- as barreiras de entrada;
- a regulamentação do setor;
- e segmentação do público.
Você consegue elaborar essa pesquisa por conta própria ou com ajuda dos seus parceiros de negócio.
Veja a seguir como você deve fazer.
Definir objetivos
Comece elaborando seus objetivos relacionados ao negócio.
Você só quer ter uma renda extra?
Quer trabalhar em tempo integral e sair do seu atual emprego?
Qual é o faturamento que você pretender ter?
Você pode fazer isso escrevendo em papel ou em um editor de texto do seu computador, ou smartphone.
Depois disso, elabore um plano de ação com metas para coletar as informações que apresentamos logo acima.
Segmentar o público-alvo
Segmentar o público-alvo é buscar informações sobre:
- onde eles moram;
- qual é a sua faixa etária,
- qual é a sua renda,
- qual o gênero predominante;
- quais tipos de conteúdo consomem.
Isso é feito em pesquisas em redes sociais como Instagram e Facebook.
Na análise dos sites dos concorrentes.
Em conversas com pessoas que compram maquiagens.
Quando você tiver todas essas informações, crie uma persona para seu negócio.
Analisar a concorrência
Depois de ter definido os objetivos e segmentado o público-alvo, a próxima atividade a cumprir é a análise da concorrência.
Aqui você precisa descobrir:
- os produtos mais vendidos;
- a política de preços e descontos;
- o faturamento do último ano;
- o número de funcionários;
- o market share;
- os marketplaces em que atuam;
- a estratégia de marketing e comunicação.
Existem algumas ferramentas disponíveis para realizar essas ações.
O Google Alerts cria alertas para mostrar conteúdos publicados por seu concorrente.
O portal Reclame Aqui apresenta as principais reclamações contra eles e, consequentemente, expõe suas principais falhas.
E Softwares de análise de redes sociais, como o Social Mention, possibilitam encontrar menções aos perfis dos seus concorrentes nessas mídias.
A análise da concorrência permite ao dono do negócio tomar decisões efetivas e identificar riscos e oportunidades.
Entender a regulamentação
Veja também a regulamentação do setor de maquiagem para não se envolver em problemas jurídicos.
Aqui no Brasil, a Anvisa é o órgão responsável por regulamentar o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC).
Os HPCs são divididos em dois grupos de risco.
No grupo de risco grau 1, enquadram-se os produtos cujas propriedades básicas não precisam de comprovação e cujo modo de usar não precisa ser detalhado.
Alguns desses produtos são:
- água de colônia;
- batom labial;
- creme hidratante
- desodorante;
- esmalte;
- sais de banho.
No grupo de risco grau 2, incluem-se os produtos cujas propriedades precisam de comprovação de segurança ou eficácia, além de informações de restrições de uso.
São exemplos de mercadorias:
- bronzeador;
- gel antisséptico para usar nas mãos;
- produtos para alisar ou pintar os cabelos;
- protetor solar;
- repelente para insetos ou repelente para insetos infantil.
É importante entender a regulamentação para não comprar produtos de origem duvidosa e de riscos à saúde humana.
Quando você terminar o estudo de mercado, sua próxima tarefa será escolher quais os tipos de produtos que serão vendidos na sua loja.
Portanto, não deixe de conferir o próximo tópico.
2. Defina com quais produtos você vai trabalhar
A escolha de produtos para serem vendidos em uma loja de make segue uma série de critérios.
Você pode usá-los para ajudar na sua tomada de decisão.
Primeiro, faça uma lista das marcas de cosméticos mais populares do mercado.
Ela possuem uma reputação positiva e tem uma base de clientes consolidada.
Por exemplo, Avon, L’Oreal, Maybeline, Revion, entre outros.
Segundo, veja as características do produto como pigmentação, durabilidade e variedade de cores.
Analise também se ele é adequado para a maioria das peles das pessoas.
Por último, avalie as embalagens olhando para questões como durabilidade e apresentação da mercadoria.
Terceiro, atente-se aos preços de venda recomendados pelas marcas.
Isso faz com você cobre um preço justo aos seus clientes e não perca dinheiro cobrando abaixo do valor estabelecido.
Seguindo essas práticas, com o tempo você se tornará especialista no assunto, de modo que o processo será mais rápido e natural.
3. Veja os Itens de maquiagem que não podem faltar em uma loja desse nicho
O catálogo de produtos da sua loja de maquiagem dever ser diversificado, de modo que impeça os visitantes de ir para o site do concorrente caso não encontre uma mercadoria no seu.
Assim, separamos quatro categorias de produtos de make e listamos os principais itens de cada uma delas.
Veja abaixo!
Acessórios para maquiagens
- curvador de cílios;
- curvador de aperfeiçoamento;
- espelho de bolsa;
- esponja de maquiagem;
- esponja natural de limpeza;
- estojo de maquiagem;
- necessaire;
- pincel para blush;
- ring light.
Maquiagens para os lábios
- Balm;
- bálsamo labial;
- batom labial;
- batom tradicional;
- brilho labial;
- gloss labial;
- lápis de boca;
- lip balm;
- lip tint;
- manteiga de cacau;
- protetor labial.
Maquiagens para os olhos
- caneta delineadora;
- corretor de sobrancelha;
- cílios postiços;
- delineador resistente à água;
- glitter para sombra;
- lápis para os olhos;
- máscara de cílio;
- paleta de sombras.
Maquiagem para o rosto
- base líquida;
- blush;
- bronzeador;
- corretivo;
- corretivo líquido;
- fixador de maquiagem;
- glitter;
- pó compacto;
- pó translúcido;
- pó finalizador;
- primer facial.
4. Crie sua identidade visual e use as redes sociais para divulgar sua loja online
Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que servem para dar rosto a um negócio.
Tais elementos são: a logo, a paleta de cores e a tipografia.
São exemplos de identidades visuais memoráveis:
- Apple;
- Coca-Cola;
- Nike;
- McDonalds;
- Google.
Criar uma identidade visual não é fácil.
Você tem duas opções.
A primeira é contratar um designer, se você tiver capital suficiente em seu orçamento para isso.
E a segunda é você colocar as mãos na massa e criar sua própria identidade em ferramentas de design gráfico.
Caso você escolha a segunda opção, as ferramentas mais populares são os softwares do pacote Adobe, como o Photoshop e o Illustrator, e o Canva.
Já que é preciso um plano de assinatura e conhecimento técnico para usar o Photoshop e o Illustrator, nossa recomendação é o Canva.
Ele é fácil de aprender e sua versão gratuita possui diversos recursos e modelos.
Para elaborar a identidade visual do seu negócio no Canva, você vai precisar criar a logo, selecionar a paleta de cores e escolher as fontes.
Para isso, vá no site e clique na aba “Logo”.
Vai aparecer uma área de desenho no centro e diversos recursos do lado esquerdo, entre eles: templates, elementos, textos, fotos etc.
Na aba templates, você terá acesso às centenas de logos, inclusive do nicho de maquiagem.
Mas não escolha uma 100% pronta, pois há o risco de outra empresa já ter escolhido a mesma ou que venha a escolher no futuro.
Assim, use as artes disponíveis como inspiração para criar a sua própria.
Divulgue sua loja em redes sociais
Quando a identidade visual da sua loja de maquiagem estiver pronta, utilize-a em redes sociais como Instagram e Facebook, e também no perfil da sua loja em marketplaces ou no seu site.
As redes sociais são um espaço cheio de oportunidades para divulgação da empresa e aumento das vendas.
Se você quer atingir os melhores resultados nessas redes, faça o seguinte:
- planejamento de conteúdo: defina os tipos de conteúdos que você quer postar nas redes. Post carrossel? Reels? Story? Depois, elabore um calendário de publicação. Um planejamento eficiente ajuda a economizar tempo e a mensurar os resultados;
- programação de posts: para gerenciar seu tempo, você pode criar vários posts ao mesmo tempo usar ferramentas para programar a publicação deles em redes sociais. Uma delas é Facebook Studio que programa posts para o Facebook e o Instagram e é gratuito;
- gerenciamento de comunidade: postar conteúdo não é o suficiente para fazer seu negócio crescer nas redes. Para atingir grandes resultados, crie uma comunidade com seus seguidores. Responda aos comentários, faça perguntas e estimule a interação;
- participação em trends: veja os memes que se tornaram virais e crie os seus próprios inspirado neles para ressoar com seu público. E também fique de olho nos assuntos mais comentados do seu nicho nas redes.
- Análise das estatísticas: olhar dados em ferramentas de redes sociais permite saber quais tipos de posts estão recebendo mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Quanto mais engajamento, mais sua marca é promovida.
Criar uma identidade visual atraente e original e publicar conteúdos regularmente em redes sociais, tornará sua marca mais reconhecida, resultando em mais vendas.
O próximo passo de como montar uma loja de maquiagem é escolher a plataforma de e-commerce, o que ensinaremos no tópico a seguir.
5. Escolha a plataforma de e-commerce
Uma plataforma de e-commerce é um espaço de gestão da loja no meio digital.
Ela permite ao dono do negócio incluir produtos ou serviços em suas páginas de vendas no site, gerenciar preços, administrar o estoque, resgatar carrinhos abandonados, entre outras funcionalidades.
No mercado, existem dezenas de plataformas, deixando o empreendedor iniciante em uma posição de dúvida sobre qual escolher.
Por isso, separamos 4 critérios que você deve levar em conta para escolher a plataforma perfeita para a sua loja de maquiagem. Confira!
Integração
A integração é a capacidade da plataforma de e-commerce de se conectar com outros softwares ou sites.
Quanto mais completa é uma integração, mais recursos um negócio terá para realizar suas vendas e satisfazer seus clientes.
A integração acontece com aplicativos de:
- meios de pagamento: Cielo. Getnet, Mercado Pago, PagSeguro, PayPal, Rede e Vindi;
- gestão de atendimento: Jivochat, Klinko, Take Blip, Sak Atendimento;
- marketplaces: Shopee, Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Americanas, Casas Bahia, Dafit, entre outros;
- logística: Frete Fácil, Melhor Envio, Correios, Jadlog, Onlog, After Sale, entre outros;
- e-mail Marketing: Locaweb, Sophilabs, Mail2easy, Manda, Allin, Enviou;
- ERP: Admnet, FivePlus, IdealSoftec, Turbinitech, Automação, SysAtacado, Adderi, Phenix ERP, entre outros;
- publicidade: Facebook, Tik Tok, Lahar, Trust Vox, Mobilizes, Preço Certo, Etus, entre outros;
- vendas: Dropi, Dfranquias, Nummus Cashback, Trocame, Ondetah, Sistema JCA, entre outros.
Se a sua empresa já usa algum desses aplicativos, então escolha uma plataforma de e-commerce que faça a integração.
Mas se você está começando, escolha uma que ofereça diversas opções de conexões.
Layout Personalizado
O layout é a estrutura de um site.
O layout é o visual da loja.
Já o tema consiste no visual da loja pré-configurado. Ou seja, já existe um layout pronto, basta o cliente configurar com suas cores, logo e banner.
Lembra quando falamos logo acima da importância de um negócio online ter uma identidade visual atraente e original?
Para tornar essa tarefa mais fácil, escolha uma plataforma que ofereça centenas de opções de layouts com a função de personalização.
Com a personalização, você consegue fazer alterações em cores do tema e até na estrutura do layout.
Além disso, um bom layout precisa cumprir uma série de requisitos para agradar ao público e converter mais.
São eles:
- versões para desktop e celular;
- velocidade carregamento;
- botões para redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp;
- inclusão de mais páginas;
- exclusividade para não ter um tema igual ao do seu concorrente;
Assim, se você quer desenvolver um site para a sua loja de maquiagem, atente-se a essas características para não se arrepender na escolha.
Escalabilidade
A escalabilidade é capacidade de uma loja de aumentar o volume de vendas sem prejudicar sua eficiência operacional.
Um negócio é escalável quando as transações comerciais crescem, mas os esforços, o desempenho e as despesas permanecem os mesmos.
Mas como isso se aplica ao universo do e-commerce?
Na escolha da plataforma correta que ofereça diversos serviços ao empreendedor a um custo baixo.
Ela precisa ter:
- integrações com outros aplicativos;
- serviços de e-mail marketing, emissão de notas fiscais, layout do site, entre outros;
- qualidade da experiência do usuário no site, mesmo com o aumento do tráfego;
Com dezenas de recursos à mão, uma loja de maquiagem como a que você pretende montar conseguirá sair na frente da concorrência e fazer mais vendas.
Suporte
Quando a sua loja de maquiagem estiver operando, podem surgir problemas que a princípio você não conseguirá resolver sozinho.
Por isso, é importante ter um suporte de qualidade para te ajudar em momentos em que você se sentir confuso.
Ao escolher uma plataforma, verifique informações como:
- canais de atendimento, entre eles chat, e-mail, telefone;
- horário de atendimento;
Ter uma equipe qualificada e com atendimento humanizado ajudará a evitar stress quando você estiver diante de um problema.
Depois de escolher sua plataforma de e-commerce, você terá que desenvolver sua estratégia de marketing. É o que ensinamos logo abaixo!
6. Crie estratégias de marketing digital para vender mais
Como montar uma loja de make envolve também elaborar estratégias de marketing digital para conquistar clientes.
Então, trouxemos uma série de ações, que implementadas aos poucos, proporcionarão resultados lucrativos a longo prazo.
Confira todos os passos a seguir.
Programa de fidelidade
Programa de fidelidade são benefícios oferecidos pela loja aos clientes fiéis.
O sucesso do negócio depende não somente da conquista de novos compradores, mas também da manutenção daqueles que fazem compras recorrentes com você.
A forma mais famosa desse tipo de serviço é o acumulo de pontos.
Por exemplo, em uma loja de perfumes cada compra equivale a 10 pontos, sendo que o prêmio de valor mais baixo custa 100 pontos.
Ao atingir esse valor, o cliente recebe sua recompensa que pode ser um desconto significativo na próxima compra, um produto da loja ou frete grátis.
Certifique-se de ofertar prêmios desejáveis para os clientes perceberem que o programa de fidelidade vale pena.
Vitrine online da loja
A vitrine virtual de um e-commerce é a página principal do site onde são apresentados os produtos do portfólio da loja.
Ela precisa ser bonita e original para chamar a atenção dos visitantes.
Tem que oferecer uma boa experiência do usuário. E deve ter carregamento rápido.
Na loja de temas da Tray, você encontra dezenas de vitrines para o nicho de beleza.
Dê uma olhada nas opções disponíveis e analise as versões para desktop e celular clicando no botão “ver tema”.
Demandas sazonais
Demanda sazonal é a procura por produtos em períodos específicos do ano.
Ela é determinada por eventos que se repetem todos os anos como feriados, datas comemorativas e estações do ano.
Para e-commerces, a demanda sazonal é uma oportunidade de aumentar os lucros, já que nessas datas a procura por determinados produtos crescem significamente.
No dia das mães, por exemplo, comece o planejamento meses antes do evento.
Assim, seu negócio estará pronto para imprevistos e terá mais sucesso em vendas.
Parcerias com influenciadores
Fazer uma parceria com um influenciador, promoverá sua loja de maquiagem entre os milhares de seguidores dele.
Além disso, você terá uma pessoa famosa garantindo a qualidade dos seus produtos para o público em geral.
Para escolher um influencer, veja os criadores de conteúdos da sua região que são mestres do engajamento e as redes onde eles atuam: Instagram, Facebook, Tik Tok.
Você não precisa de famosos conhecidos em todo o território nacional.
Você pode escolher influencers da região onde seu negócio atua, sendo do nicho de beleza ou outras áreas como humor ou entretenimento.
Entretanto, veja se público do criador de conteúdo tem relação com o público-alvo do seu negócio, pois se você fizer uma escolha errada sua marca será promovida para pessoas que não tem interesse em comprar seu produto.
Tráfego pago
Tráfego pago, também conhecido como anúncios pagos, são campanhas de propagandas criadas por um negócio com o objetivo de divulgar sua marca para as pessoas em espaços como Google, Youtube e Facebook.
É a maneira mais rápida de divulgar sua loja, pois anúncios que você solicitar ficarão em lugares de destaque nas plataformas que você escolher.
Para conseguir resultados com tráfego pago, crie uma conta no Google Ads.
Mas se você quiser anunciar em redes sociais, crie contas no Facebook Ads e no Instagram Ads.
Blog de maquiagem
Um blog é um espaço onde é publicado conteúdos como artigos, infográficos ou notícias.
Ao entregar material de qualidade ao seu público, você estabelece sua autoridade no seu nicho de mercado.
Ao otimizar os conteúdos com técnicas de SEO, eles aparecerão no Google para pesquisas de determinadas palavras-chave, trazendo tráfego orgânico para o seu site.
Um blog, no entanto, é um projeto de longo prazo cujos resultados demorarão meses a aparecer.
O truque é nunca desanimar e continuar publicando regularmente.
7. [Bônus] Melhores fornecedores de maquiagem
Depois de escolher os tipos de produtos que quer vender, criar a identidade visual, assinar uma plataforma de e-commerce e planeja a estratégia de marketing digital.
Seu próximo passo é definir os fornecedores e comprar mercadorias deles para revender em sua loja.
Para facilitar o seu trabalho, fizemos uma lista dos fornecedores de maquiagens mais confiáveis do mercado.
Veja a seguir!
- Atacadão das maquiagens;
- Amazon (digite maquiagem para revenda no campo de busca);
- Belíssima distribuidora de maquiagem;
- Carmos BR;
- JM cosméticos;
- Mais Make Distribuidora;
- Mega maquiagem;
- Revenda de cosméticos;
- Virtual make.
Como montar uma loja de maquiagem é um processo de vários passos.
Ele começa com as primeiras ideias no papel e termina na escolha do fornecedor.
É cansativo, mas a recompensa vem na forma da sua independência financeira, aumento da renda e realização do sonho de empreendedor.
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