Você é um artista e gostaria de trabalhar com as vendas da sua arte? Este conteúdo é para você! Descubra como montar uma loja de artesanato para realizar esse sonho.
O ramo é promissor e pode te fazer ganhar muito dinheiro, mas como nada é tão simples, você precisa de muita estratégia, estudo e planejamento para começar a sua loja do zero.
Pensando nisso, criamos este artigo, que mostrará a você o passo a passo para começar sem erros! Vamos lá?
O que é artesanato
O artesanato é uma técnica manual que cria vários tipos de artes a partir da utilização de matéria-prima natural.
O produto feito por um artesão pode ter vários tamanhos e formas e geralmente são fabricados por famílias ou em pequenas oficinas.
Alguns exemplos de artesanatos são: sabonetes artesanais e cosméticos, pinturas, bordados, crochês dentre outros.
Artesanato vale a pena? Panorama sobre o mercado
O setor de artesanato está em alta! No Brasil, ele já movimenta cerca de 100 bilhões por ano e representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto do País (PIB).
Além disso, o país já conta com mais 8,5 milhões de artesãos espalhados pelos estados do Brasil. Os dados são do Sebrae.
Visto isso, o setor tem sim, muito potencial de crescimento para os próximos anos e já é a fonte de renda de muitas pessoas, principalmente mulheres que podem — de casa, cuidar do sustento de sua família com maior tranquilidade.
Principais segmentos que você pode investir no ramo de artesanato
A prática de artesanato envolve a confecção de uma gama variada de produtos.
Isso é muito positivo para quem deseja investir nesse ramo, podendo oferecer aos clientes diversas possibilidades de consumo, garantindo o lucro do empreendimento.
Veja alguns segmentos possíveis de se investir nesse mercado!
Sabonetes artesanais
Os sabonetes feitos à mão são excelentes alternativas para as rotinas de autocuidado, ao mesmo tempo, ótimas opções para presente, pois expressam atenção e suavidade.
São simples de fabricar e produzir uma grande variedade de cores, formatos, fragrâncias e ativos para encantar o público.
Nesse sentido, é fundamental atentar-se aos componentes utilizados e listar todos eles objetivamente para o cliente na página da compra.
Assim, podemos evitar que uma pessoa com alergia a algum componente possa consumi-lo.
Além disso, é muito importante para o cliente saber a composição do produto e qual a sua indicação, pois ele terá mais autonomia para decidir o que comprar, baseando-se nas suas próprias necessidades.
Artefatos cerâmicos
Amplamente empregada na produção de itens ornamentais e utensílios para casa, tais como travessas e canecas, a cerâmica se destaca como uma alternativa de artesanato muito apreciada pelos consumidores.
Para esta situação, é fundamental realizar um treinamento profissional, uma vez que a fabricação requer o emprego de insumos específicos e a etapa de acabamento das peças necessita ser realizada em altas temperaturas, mediante o uso de um dispositivo de aquecimento especializado.
Itens confeccionados com crochê e tricô
O tricô e o crochê são técnicas extremamente funcionais, que permitem criar uma variedade de produtos artesanais para comercialização, como peças de vestuário, acessórios, tapetes e outros que nunca saem de moda.
Um dos pontos altos desse tipo de artesanato é o seu acabamento que, por ser um processo totalmente manual e que exige tempo para ser concluído, acaba gerando grande valor agregado no mercado.
É possível montar uma loja virtual de artesanato com pouco dinheiro?
Abrir um negócio, é algo que exige um investimento, independente do seu modelo ou ramo de atuação.
No entanto, esse valor costuma variar conforme as pretensões e as capacidades financeiras do empreendedor.
Uma loja virtual, por exemplo, exige menos investimento que uma loja física, logo, essa é uma questão bastante relativa.
Nesse sentido, iniciar um negócio online com baixo custo pode ser viável por meio da venda de itens artesanais, pois os insumos necessários costumam ser acessíveis, o que significa que é possível utilizar a criatividade para produzir produtos exclusivos e de excelência para comercialização.
Como montar uma loja de artesanato?
Abrir um negócio demanda planejamento e definição de objetivos. A partir desse trabalho, é possível criar metas alcançáveis e executar ações com base em estudos e dados concretos.
Assim, para se montar uma loja de artesanato de sucesso, é preciso seguir alguns passos. Veja:
Estude o mercado
Para montar uma loja de artesanato é fundamental determinar qual segmento de mercado se pretende analisar e o nível de detalhamento desejado para este estudo.
A profundidade do estudo geral e os objetivos definidos são determinantes para a abordagem que será adotada.
Além disso, importante segmentar a pesquisa por localidade, estabelecendo se o estudo se restringirá a uma região, um estado ou uma cidade, ou um bairro, por exemplo.
Uma vez que os critérios da pesquisa sejam estabelecidos, é preciso reunir e examinar dados sobre o número de empresas atuantes naquele segmento, o faturamento anual do setor, as projeções de crescimento, as novidades na área, aspectos particulares do setor, entre outros.
Após concluir esta etapa, será viável ter uma visão ampla sobre o setor em que a empresa atua e quais são suas principais características, sua dimensão e aspectos significativos.
Atue em um nicho definido
O nicho é um recorte específico de um público que se deseja atingir.
Dessa forma, definir o nicho significa elaborar um perfil de compradores que compartilham características semelhantes, como faixa etária, classe social e padrões de consumo.
Esse trabalho é fundamental para orientar as estratégias de precificação e marketing da sua empresa.
Sem isso, as estratégias de venda não serão bem direcionadas, impedindo que os resultados sejam atingidos.
Defina os produtos e fornecedores
A definição dos produtos deve acontecer baseado no público que irá consumir.
Desse modo, precisamos nos fazer algumas perguntas: quais produtos conseguiriam suprir as maiores necessidades da minha persona?
Pensar as demandas do potencial cliente é fundamental para oferecer a ele exatamente o que ele precisa. Isso aumentará as chancas de conversão e fidelização.
A boa escolha dos fornecedores também tem um impacto importante nos resultados da sua loja, pois serão esses parceiros que oferecerá o produto que seu negócio comercializará.
E esse trabalho deve ser feito priorizando a qualidade dos itens, o tempo de entrega, entre outros fatores.
Organize um plano de negócio
O plano empresarial é um relatório estratégico que detalha os alvos de um negócio, permitindo calcular os gastos necessários para as tomadas de decisão, reduzir fragilidades, ameaças e incertezas que impactam o crescimento estável de uma empresa.
Com um plano estratégico, o empreendedor terá uma melhor compreensão dos aspectos fundamentais da organização e dos objetivos almejados a médio longo prazo.
Definir esses dados aumenta as possibilidades de expansão do negócio.
A elaboração de um plano de negócios abrangente também proporciona conhecimentos mais aprofundados sobre a empresa, possibilitando que os gestores identifiquem os desafios e encontrar possíveis soluções para superá-los.
Crie um CNPJ
Ao criarmos um empreendimento e crucial que respeitemos a legislação e as exigências tributárias.
Isso tem um impacto significativo na longevidade do negócio, além de fortalecer a sua reputação frente ao mercado.
Uma das formalizações impostas é a criação do CNPJ, que oferecerá a empresa, direitos como a emissão de documentos fiscais e obrigações, como o recolhimento de tributos e outros que manterão a sua empresa legalizada e protegida.
Invista em uma plataforma de e-commerce confiável
Quando um cliente faz uma compra pela internet, um dos seus principais questionamentos é a respeito da segurança do site ou plataforma de vendas.
Essa preocupação não é desnecessária, uma vez que a internet está permeada de lojas e vendedores fraudulentos.
Dessa maneira, para que o seu cliente tenha uma boa experiência e se sinta seguro, ofereça um ambiente que proteja os seus dados e transmita profissionalismo e seriedade.
Portanto, faça parcerias com plataformas que consigam fazer esse trabalho.
Personalize sua loja
Uma loja deve ter sua identidade e personalidade própria. Isso ficará evidente nas campanhas de marketing, na comunicação com os clientes, nas suas cores e logo e, principalmente no atendimento prestado.
Uma experiência marcante de compra está relacionada a um atendimento personalizado e a uma identidade única, que ficará marcada na memória do cliente.
Fazendo essa tarefa, as chances de fidelização aumentam.
Varie nas opções de pagamento
Oferecer ao cliente várias formas de pagamento também é uma maneira de potencializar as chances de venda, já que isso cria alternativas para a concretização de consumo.
Hoje, podemos contar com inúmeras delas: pix, boleto, cartão de crédito, cartão de débito, vale presente, entre outras.
Conseguir ampliar, o quanto possível, as chances das pessoas consumirem conforme as suas possibilidades é crucial para que os resultados sejam satisfatórios.
Produza conteúdos nas redes sociais da sua marca e engaje seus clientes
O cerne do marketing digital é o conteúdo. Criar um perfil ou página sem compartilhar informações relevantes não provoca interesse no público, da mesma forma que fazer publicações aleatórias e sem critério pode ser prejudicial à sua empresa.
É importante salientar que o público só irá se interessar pela sua marca se encontrar conteúdos que despertem o seu interesse, criem conexões e tragam benefícios.
E as redes sociais são canais eficazes para estabelecer uma relação de confiança com seus clientes.
Portanto, é fundamental elaborar um plano estratégico para produzir conteúdos que atraiam e conquistem a confiança dos seguidores, mantendo-os engajados nas publicações da sua página.
Como ter sucesso na sua loja de artesanato?
Um empreendimento requer um trabalho constante de análise, mensuração de resultados e aprimoramentos constantes.
Além disso, é preciso se atentar para as estratégias que farão o seu público criar uma conexão com a sua marca, tornando-se fiel a ela. Veja:
Fique atento as demandas sazonais e as tendências de mercado
Marketing sazonal é um conceito que se refere ao conjunto de táticas empregadas para aumentar as vendas de uma empresa em momentos específicos ao longo do ano.
Como sabemos, existem épocas específicas em que um produto ou serviço apresenta uma demanda maior ou menor no mercado e isso afeta diretamente, de forma favorável ou desfavorável, a receita de uma empresa.
Ao identificar quais são esses períodos, torna-se viável realizar um planejamento preciso para tirar proveito do potencial dos momentos de grande demanda, como feriados (Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, por exemplo) e mudanças de estação.
Essa estratégia também é útil para se preparar para lidar com os períodos de menor demanda e, consequentemente, baixa nos lucros.
Isso assegura um equilíbrio no desempenho da empresa, fundamental para manter a sua saúde financeira.
Se for loja física invista na decoração de loja
A relevância da ambientação em uma loja física ou online ultrapassa a mera questão estética, ou visual. É, portanto, um fator essencial capaz de determinar o bom ou o mau desempenho empreendimento.
Nesse sentido, uma ornamentação cuidadosamente planejada e realizada com habilidade não apenas deixa o ambiente acolhedor, como também destaca o seu negócio dos demais concorrentes.
Além disso, ao desenvolvermos um ambiente exclusivo, podemos refletir a essência e os princípios da marca.
Ao mesmo tempo, essa estratégia exerce uma influência direta no conforto e na felicidade do consumidor.
Estudos já mostram que a decoração adequada dos espaços comerciais incentiva os clientes a ficarem por mais tempo no estabelecimento, criando mais chances de concretizar vendas e proporcionando uma experiência de compra agradável.
Invista em estratégias de divulgação
As estratégias de divulgação fará com que o seu negócio possa chegar a um público cada vez maior.
E essa tarefa pode ser executada de diversas maneiras, tanto no ambiente virtual, como no ambiente físico. Confira algumas de nossas dicas:
Marketing de conteúdo
Atualmente, a informação é um ativo muito valioso para qualquer organização.
Nesse cenário, é preciso, além de oferecer produtos e serviços de qualidade ao consumidor, é necessário também fornecer informações relevantes para serem sanadas as suas principais dúvidas.
Portanto, ao publicar nas redes sociais, elabore legendas informativas, que chamem a atenção do público e consiga estabelecer com ele uma relação de confiança.
Outra maneira de fazer isso é por meio da produção de texto no Blog da sua marca, fale sobre o seu ramo de atuação, sobre os benefícios de determinados produtos que podem ser encontrados na sua loja.
Dessa maneira, você manterá a audiência sempre presente e engajada.
Estratégias de marketing tradicionais
Uma forma de comunicação que muita gente acredita estar ultrapassada é a mídia offline. No entanto, ela pode ser bastante eficaz, dependendo da estratégia utilizada.
Por exemplo, ao inaugurar uma loja física, será uma boa tática comunicar a população local por meio de carros de som, TV regional, rádios e banners.
Por outro lado, essa abordagem é mais custosa que aquelas utilizadas pelo marketing digital, sendo fundamental analisar o potencial de retorno antes de investir nesse tipo de comunicação.
O mercado de artesanato segue aquecido no Brasil, com indicativo de crescimento para os próximos anos.
E, para você conseguir montar um negócio próspero, é preciso muito conhecimento no ramo, além de estudo sobre público-alvo, planejamento e muita estratégia!
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