Aprenda como montar uma loja de artigos esportivos + dicas de produtos para vender

Se você deseja montar uma loja de artigos esportivos, comece definindo o nome do negócio, em seguida elabore um planejamento financeiro. Depois disso é importante definir se a sua loja será física ou um e-commerce e quais produtos você vai vender. É importante também estudar a concorrência e definir os principais fornecedores do seu negócio.
a imagem mostra um homem e uma mulher trabalhando em uma loja d artigos esportivos

Principais tópicos

Empreender requer observação do mercado e entendimento sobre as principais tendências. Nesse sentido, o ramo de artigos esportivos vem experimentando um crescimento expressivo.

Principalmente no e-commerce, tornando-se uma ótima oportunidade de negócio.

No entanto, para que a sua loja consiga crescer, é necessário muito planejamento, conhecimento sobre público-alvo e uma escolha criteriosa dos produtos que serão comercializados e das parcerias comerciais.

Neste artigo, daremos algumas dicas de como montar uma loja de artigos esportivos, apresentando alguns fornecedores que ajudarão a sua empresa a alcançar o sonhado sucesso.

Por que montar uma loja de artigos esportivos?

O mercado de varejo esportivo tem crescido muito nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, quando as pessoas passaram a se exercitar dentro de casa, construindo hábitos mais saudáveis.

Especialistas comentam que essa tendência de crescimento se estende até o ano de 2025, colocando esse mercado como um dos mais promissores da atualidade.

Isso amplia as possibilidades de empreendimento e as oportunidades de negócio para quem deseja atuar no ramo.

No entanto, para que uma loja virtual, ou uma loja física, de artigos esportivos possa gerar lucros, é preciso muito planejamento e estratégia.

É o que veremos no próximo tópico.

Como montar uma loja de artigos esportivos?

Abrir um negócio é uma tarefa complexa e cheia de desafios.

Mesmo se tratando de um mercado bastante aquecido, como o ramo de artigos esportivos, é necessário conhecimento aprofundado de mercado para que as estratégias sejam mais eficazes.

Veja algumas dicas de como criar um negócio promissor, prospectando, conquistando e fidelizando cada vez mais clientes!

📄 Confira aqui: como fidelizar os clientes: 15 ações que funcionam.

Escolha o nome da sua loja

O nome da loja é um aspecto muito importante para o seu sucesso.

É por meio dele que os potenciais clientes terão a primeira impressão e entenderão o ramo de atuação do negócio.

O nome também guarda consigo os valores, imagem e identidade da marca, devendo ser pensado de modo estratégico, visando uma identificação imediata com o público.

Dessa forma, escolha um nome simples, impactante e que possa ser reconhecido após anos de mercado.

📄 Confira aqui: 279 ideias criativas de nomes para loja virtual.

Elabore um planejamento

Planejar é um trabalho fundamental para qualquer negócio, independente da área de atuação.

Na etapa de planejamento estratégico traçamos a missão, a visão e os valores da empresa, podendo, a partir daí, desenvolver as estratégias para cada departamento.

O planejamento também é responsável pela elaboração do plano de negócio, que é um documento voltado para o mapeamento das metas necessárias para conquistar o objetivo maior.

Além disso, a partir do plano de negócio, podemos executar mudanças necessárias para a melhoria das ações táticas, que incluem:

  • Estabelecimento das fontes de receita;
  • Estudo de mercado e principais concorrentes;
  • Escolha de parceiros de negócios;
  • Canais de vendas e comunicação com o público;
  • Gastos fixos e variáveis.

Determine o público-alvo

Delimitar o público-alvo é também um trabalho fundamental para quem deseja trabalhar com vendas.

Quando realizamos esse recorte, podemos escolher melhor quais produtos esportivos serão comercializados e qual a linguagem que usaremos para se comunicar com essas pessoas.

Além disso, o conhecimento aprofundado sobre o cliente ideal do seu negócio oferecerá embasamento para que você conheça melhor sobre as necessidades dele.

Podendo oferecer exatamente aquilo que deseja.

Para definir o público-alvo de um negócio, devemos levar em consideração alguns pontos importantes, como:

  • Considerar quais são as pessoas que desejariam consumir os seus produtos;
  • Quais características principais formam o seu cliente ideal (faixa etária, idade, gênero, localização);
  • Quais as principais necessidades dessas pessoas.

Defina os produtos

A escolha dos produtos também é um ponto importante quando estamos dando início a um negócio.

Essa etapa sucede à escolha do público e se baseia em como a sua empresa pode solucionar algum problema dos consumidores em questão.

Nesse momento, é importante prezar pela diversidade de itens, pois isso aumentará as chances de conversão.

Por exemplo, caso o seu negócio seja voltado venda de artigos esportivos para mulheres.

Há a possibilidade de oferecer também acessórios para gestantes, como roupas de ginástica para gestantes, bolas de pilates, entre outros.

📄 Confira aqui: Lista de produtos para revenda.

Realize um planejamento financeiro

Planejamento financeiro é essencial para qualquer negócio, pois, por meio dele, podemos aferir os nossos lucros e realizar as melhorias necessárias para manter uma estabilidade econômica.

Assim, é preciso fazer levantamento das despesas fixas e variáveis, estabelecendo metas capazes de aumentar a receita ao longo dos meses.

Esse trabelho deve envolver todos os departamentos de modo integrado e constante.

Defina a estrutura

Antes de abrir a sua loja de artigos esportivos, é preciso levar em consideração diversos aspectos que dizem respeito à estrutura.

Para as pessoas que querem ter uma loja física, é preciso levar m consideração a localização, o espaço, contrato de aluguel, tributos, salários, entre outros.

Já quem deseja abrir um e-commerce, apesar de gastar menos com esse tipo de questão, deverá oferecer ao visitante, um site atrativo, de rápido carregamento.

Além de aplicativos seguros para que as compras ocorram da melhor forma possível.

Emita a documentação necessária

Abrir um negócio implica estar em dias com as obrigações legais.

E isso significa emitir a documentação exigida pelo município e estado em que está localizado o estabelecimento.

Entre elas, podemos citar:

  • Alvará de funcionamento;
  • Regularização do CNPJ;
  • Alvará emitido pelo corpo de bombeiros;
  • Comprovação de regularidade com a Receita Federal;
  • Alvará da vigilância sanitária;
  • Licença ambiental.

É importante mencionar que cada localidade (estado, cidade) poderá solicitar documentos diferentes para o processo de abertura do seu negócio.

Nesse momento, é interessante contar com profissionais especialistas, como contador e advogado.

Divulgue a sua empresa

Trabalho de marketing e divulgação é uma etapa fundamental no processo de abertura de uma empresa e pode ser feito de diversas maneiras.

A criação de perfis nas redes sociais, a realização de promoções e disponibilização de cupons de descontos são maneiras de trazer o público pra mais perto de sua loja e construir com ele uma relação de confiança.

Outro método de divulgação válido é a utilização de banner no lado de fora da loja física, chamando atenção dos transeuntes, ou ainda, no site do seu e-commerce, como forma de divulgar ofertas e condições especiais.

Ter um plano de marketing bem estruturado ajudará nesse processo.

Pesquise os fornecedores

Os fornecedores são parceiros de negócio que ajudarão você a oferecer produtos para os seus clientes.

Por isso, a sua escolha deve ser criteriosa, levando em consideração aspectos importantes como valores cobrados e tempo estimado para a entrega dos itens.

Além disso, em uma loja de artigos esportivos, ao escolher os fornecedores ideais, é preciso verificar se eles dispõem de:

  • Transporte rápido e seguro;
  • Canais de comunicação eficazes para a prestação de suporte;
  • Processos simples e ágeis.

Para garantir que o seu parceiro de negócio possa suprir as necessidades da sua loja é preciso realizar uma pesquisa minuciosa. Nessa hora, não adianta apenas pesquisar pelo menor preço.

É necessário que o investimento seja compatível com a qualidade do serviço prestado.

Estude a concorrência

Estudar a concorrência é uma tarefa básica para adentrar em qualquer ramo de negócio.

Esse entendimento servirá de base para tomada de decisão mais precisas.

Já que a partir dele, você poderá entender o que funciona e o que não funciona no mercado de artigos esportivos.

O processo de compreensão das estratégias da concorrência deve considerar:

  • Os seus métodos de venda;
  • As estratégias de divulgação dos seus produtos;
  • Qual o perfil dos seus clientes e as formas de comunicação utilizadas.

Essas informações servirão de base para a elaboração das suas táticas de venda e acompanhamento do mercado.

Invista nas redes sociais

Hoje, as redes sociais são o principal canal de comunicação com o público.

Para se ter uma ideia, em 2023, o número de usuários ativos nas redes sociais ultrapassou o total de 5 bilhões (62,3% da população mundial) e as empresas já entenderam que devem estar onde há público.

Dessa forma, a criação de um perfil nas principais plataformas é algo essencial para qualquer marca, pois faz com que ela se aproxime do seu público e amplie o seu alcance até mesmo para fora do país.

Além disso, próprias redes sociais já possuem diversas funcionalidades para quem deseja trabalhar com vendas: promoção de anúncio, vitrine virtual, suporte de atendimento, entre outras.

Faça a precificação correta

O trabalho de precificação envolve analisar de que maneira o custo do produto para o consumidor pode ser revertido em lucro para o negócio, sem que seja demasiado oneroso.

Ou seja, é necessário encontrar um equilíbrio para que, no fim das contas, o preço seja vantajoso para ambas as partes.

Para tanto, é necessário, mais uma vez realizar uma pesquisa de mercado a fim de saber qual o valor médio cobrados pelos concorrentes.

Assim, é possível criar ofertas e condições especiais para o consumidor.

Tenha a melhor plataforma de e-commerce

Hoje podemos contar com uma variedade muito significativa de plataformas de vendas.

No entanto, no momento da escolha, é preciso respeitar um conjunto de fatores, como praticidade, segurança, suporte, entre outras.

Não podemos esquecer que a rapidez de carregamento, a facilidade de navegação e a proteção aos dados do cliente são capazes de proporcionar uma experiência positiva de venda.

O que pode garantir o retorno do cliente e a sua fidelização.

Tenha um bom prazo de entrega

A agilidade de entrega é um aspecto significativo para a conquista da satisfação do cliente.

Inclusive muita gente deixa de comprar em e-commerce pois considera a espera algo incômodo, uma vez que pode lavar semanas para que o consumidor possa, enfim, ter o seu produto em mãos.

Por isso, oferecer um prazo de entrega mais curto, garantindo que o item chegue na casa do cliente de maneira rápida e segura é um diferencial para a sua loja, que fará com que ela se destaque no mercado.

O que vender em uma loja de artigos esportivos

O ramo de artigos esportivos abarca uma variedade expressiva de produtos.

Roupas, acessórios, equipamentos para a realização de exercícios em casa, suplementos, a lista é infinita.

A seguir, você verá algumas opções do que vender em uma loja de artigos esportivos.

Confira:

Bolsas esportivas

As bolsas esportivas são uma excelente opção para quem tem a rotina um pouco mais corrida, alternando entre academia e compromissos pessoais e profissionais.

Por essa razão, tem sido cada vez mais procurada, apresentando um potencial de lucratividade significativo.

Assim, ofereça variedade de marcas e tamanho, contemplando as inúmeras necessidades e níveis econômicos de cada consumidor.

Não podemos esquecer que cada item existe para que uma demanda possa ser suprida.

Bolas e tapetes para Yoga e Pilates

A prática de Yoga e Pilates teve um crescimento exponencial na pandemia.

Bem como outras atividades que podem ser realizadas de modo autônomo ou por meio de videoconferência.

Esse cenário fez com que o mercado de bolas e tapetes para a prática de Yoga e Pilates fosse aquecido.

Atualmente, podemos contar com uma grande gama de opções desses produtos, tanto em relação a preços, quanto a tamanhos e materiais, aumentando as chances de venda.

Moda Fitness

Roupas e calçados voltados para a prática de atividade física são artigos bastante comercializados e apreciado pelos consumidores.

Além disso, também oferece uma ampla diversidade de itens como shorts, meias, tênis, top, camisetas, viseiras, calças legging, moletons, entre outros.

Esses produtos têm ganhado cada vez mais destaque.

Principalmente depois do advento de marketing de influência, em que blogueiras fitness mostram suas rotinas de autocuidado sempre trajando roupas esportivas, induzindo a sua audiência a consumir esses produtos.

Itens de prática esportiva

Os itens de prática esportiva abarcam muitos produtos, como halteres, colchonetes, caneleiras, cordas e outros itens que ajudem o cliente a se exercitar de maneira autônoma, sem sair de casa.

Esses produtos são ideais para os consumidores que, por terem a rotina bastante cheia, como mães.

Por exemplo, não conseguem ou simplesmente não gostam da ideia de frequentar uma academia.

Oferecer essa opção ajuda a ampliar o tipo de público que se deseja atingir.

[DICA EXTRA] Conheça 6 fornecedores de artigos esportivos confiáveis!

Estabelecer boas relações comerciais é imprescindível para que uma empresa possa trilhar o caminho do sucesso.

Por isso, oferecemos a você algumas dicas de fornecedores de artigos esportivos confiáveis. Veja!

1. Lojão dos Esportes

Lojão dos Esportes é um fornecedor já estabelecido no mercado com mais de 20 anos de trajetória.

2. Mercadão

Mercadão também é um fornecedor já estabelecido no mercado com mais de 35 anos de história.

Desenvolveu a marca AX Esporte para que os itens fossem oferecidos com um valor mais vantajoso para o cliente, sem abdicar da qualidade, garantia e prazos de entrega ágeis.

3. Aquática Slade Fitness

Aquática Slade Fitness foi criada em 1997 por um conjunto de professores de educação física.

O seu grande diferencial é oferecer um espaço físico de, aproximadamente 5 mil metros quadrados para que os seus parceiros possam testar os produtos.

4. Bartofil Distribuidora de Artigos Esportivos

Bartofil Distribuidora de Artigos Esportivos tem uma longa história no ramo de artigos esportivos, somando mais de 70 anos de atuação.

É um dos fornecedores mais antigos em atividade, possuindo em seu currículo mais de 10 premiações.

5. Siker Moda Esportiva

Siker Moda Esportiva é um pouco mais nova no mercado, com uma trajetória importante que somam uma década na região Nordeste.

Seu principal objetivo é atender clientes que desejam realizar a revenda de roupas esportivas, mas também consumidores que compram esses itens.

6. A Esportiva Atacado

A Esportiva Atacado é um fornecedor estabelecido no mercado e, desde o início da década de 1960 disponibiliza para os seus clientes e parceiros uma infinidade de produtos do ramo do esporte.

Oferece vantajosas condições de pagamento, principalmente para escolas, órgãos públicos, clubes e empresas cujo CNPJ se encontre regularizados.

Como você viu ao lomgo do artigo, o mercado de venda de artigos esportivos está bastante aquecido e só tende a crescer, criando, cada vez mais e melhores oportunidades de negócio.

Portanto, se você quiser atuar nesse ramo, estude-o a fundo e conheça bem o seu público.

Dessa forma, poderá oferecer o que há de melhor em produtos e atendimento.

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 ➞ O que é e como vender em marketplace?

➞ Como montar uma loja de roupas fitness

Como escolher um nicho de mercado

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