Saber como monetizar o Instagram é uma excelente oportunidade de aumentar o faturamento mensal utilizando as ferramentas e oportunidades que a própria rede oferece a todos os usuários.
Engana-se quem pensa que essa é uma atividade restrita a quem tem milhões de seguidores ou é uma celebridade.
Qualquer pessoa que conhecer as maneiras de monetização e souber utilizar as estratégias de redes sociais certas pode começar a ganhar dinheiro.
Contudo, não existe uma fórmula que leve todos ao sucesso.
É preciso entender como as ferramentas e a própria rede funcionam para alcançar resultados significativos.
Marketing de influência, programa de afiliados, assinantes, anúncios, lojas virtuais e muitas outras possibilidades permitem que a monetização do Instagram aconteça e gere boas rendas aos donos das contas.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 14 maneiras incríveis de monetizar o Instagram e melhorar o seu faturamento.
O que é a monetização do Instagram?
Como o Instagram é hoje uma das principais redes sociais, que conta com bilhões de usuários, nada mais normal do que buscar maneiras de monetizar essa importante plataforma.
É importante ficar claro que monetizar não é o mesmo que vender pelo Instagram.
Ou seja, se você vai monetizar o seu, não significa que você estará vendendo algum produto para os seus seguidores, mas sim que você vai gerar uma renda por meio dos conteúdos gerados na plataforma.
Ou seja, monetizar o Instagram é conhecer as diferentes maneiras de faturar utilizando essa rede.
Um fator decisivo para conseguir fazer a correta monetização do Instagram é conhecer a ferramenta, ser influente e deter as capacidades necessárias para utilizar a plataforma a favor dos seus objetivos.
Contudo, por mais atraente que possa parecer, é fundamental que um bom trabalho de monetização na rede demande esforço e costume levar algum tempo para que os resultados possam ser percebidos.
Como existem bilhões de usuários, existem milhares de empresas e profissionais da área concorrendo por espaço e pela atenção das pessoas na rede social.
Um dos fatores mais decisivos é construir uma base de audiência que seja suficientemente engajada para que as suas ações e estratégias possam influenciar na decisão de compra desses seguidores.
Quais são os benefícios de monetizar o Instagram?
Existem muitos benefícios de monetizar o Instagram.
Quando uma ou mais das práticas que serão apresentadas no próximo tópico são realizadas da maneira certa, o faturamento pode ir muito além de uma renda extra.
Existem muitos usuários que conseguem um faturamento muito bom.
Veja alguns dos outros benefícios de monetizar o Instagram.
Aproveitar um potencial para faturar
É comum que alguns usuários aproveitem um potencial existente para começarem a monetizar a rede.
Isso porque na maioria, se não em todos os casos, é preciso contar com uma base de seguidores alta e uma audiência já engajada e que pode ser influenciada.
Logo, para quem já conta com algum desses requisitos, por que não aproveitar para ganhar dinheiro, não é mesmo?
Ainda assim, não é preciso ter milhares de seguidores para conseguir um bom faturamento na plataforma.
Com boas estratégias de redes sociais e um planejamento a curto e longo prazo, mesmo quem ainda conta com um número não tão expressivo pode fazer boas projeções de faturamento.
Aumentar as fontes de faturamento
Grandes marcas, que já contam com diferentes canais de vendas e bons resultados, também podem passar a monetizar o Instagram para aumentar o faturamento do negócio.
Isso vai além de utilizar o Instagram Shopping, já que a monetização pode ocorrer por meio de parcerias e também pelo número de visualizações nas diferentes ferramentas ofertadas pela rede social.
É claro que essa nova fonte de faturamento não está restrita apenas às grandes marcas.
Pequenas empresas podem passar a serem influenciadoras e fazer parcerias para conseguir melhorar o faturamento da empresa.
Escalonar os ganhos
Quanto mais um perfil no Instagram cresce, com relevância, audiência engajada e qualificação nos conteúdos, maiores são as chances de reverter esses esforços em resultados financeiros para o negócio.
Portanto, ao investir nas estratégias certas para melhorar a percepção da marca e aumentar as vendas, por que não pensar em métodos para monetizar o Instagram?
Diversificar canais de vendas
Ainda que o objetivo seja monetizar o Instagram, quando um empreendedor passa a realizar boas estratégias na rede para vender pela internet e produzir conteúdos, ele vai contar com uma ferramenta que otimizará os demais canais.
Isso porque ao entrar em contato com a conta comercial, os usuários da rede vão ser expostos a conteúdos que se relacionam com um determinado nicho ou segmento.
Com isso, a rede pode se tornar um canal de conversão e de tráfego para qualquer site, blog ou e-commerce.
Mesmo que as vendas não ocorram diretamente no Instagram, o canal de comunicação foi aberto e os seguidores já estão em contato direto com a marca.
Confira também: como aumentar o seu alcance no Instagram!
14 métodos para monetizar o Instagram
Agora que já sabemos o que é monetizar o Instagram e quais são as vantagens de contar com essas atividades, é chegado o momento de conhecer os principais métodos de monetização da rede.
É isso que vamos ver abaixo.
Acompanhe!
1. Loja online
Para as empresas que já possuem uma loja física ou um e-commerce ou que querem criar sua loja virtual, é possível também contar com uma ferramenta de vendas e de conversão para o e-commerce.
Assim, com bons conteúdos você atrai um público engajado e os direciona para o seu e-commerce ou loja online.
Como a rede permite que a comunicação seja mais eficiente, já que a interação na rede é fundamental, os potenciais clientes já vão para o seu e-commerce conhecendo muito mais sobre a marca e sobre os produtos.
Contudo, outra importante função da loja online é utilizar a própria plataforma social para vender os produtos, sem a necessidade de encaminhar os usuários para outra página web.
Com uma loja online dentro da rede, os usuários e potenciais clientes que encontrarão a sua marca por meio de conteúdos orgânicos e patrocinados podem comprar seus produtos sem ter que sair da rede.
Logo, a experiência de compra é muito melhor.
Para isso, é preciso ter uma conta comercial no Instagram, investir em fotos e vídeos de boa qualidade, fazer uso das boas estratégias de redes sociais.
E, utilizar a função “Loja”, que é disponibilizada para quem tem uma conta comercial.
2. Programa de afiliados
A própria ferramenta oferece um recurso para que sejam anexados links nos stories e com o programa de afiliados da plataforma. Assim, as opções oferecidas pela própria rede se tornaram maiores.
O programa de afiliados funciona de maneira bem descomplicada, já que basta anexar um link rastreável para determinado produto que vai informar que a compra feita por determinado consumidor é oriunda dos seus conteúdos. Logo, cada venda realizada por meio desse link rastreável vai gerar uma comissão para você.
Portanto, é possível fazer essa estratégia de afiliados colocando links nos stories e nas legendas das publicações. A única ressalva é que seja informado aos usuários que se trata de um link afiliado.
Para tornar esse processo ainda mais profissional, o próprio Instagram está desenvolvendo uma rede própria de afiliados para que os usuários possam descobrir, dentro da rede, produtos com links compartilháveis.
3. Marketing de influência
O marketing de influência já é uma das formas de monetização do Instagram mais utilizadas e que apresenta resultados muito significativos, para os influenciadores e as marcas “parceiras”.
O marketing de influência é o conjunto de ações para utilizar um interlocutor que tenha poder de convencer uma audiência a tomar uma ação e influenciar o poder de decisão de compras dos consumidores.
Como os influenciadores são especialistas em criar conteúdos que consigam engajar uma audiência, as empresas devem buscar por esses parceiros para fazer a divulgação de produtos e da marca.
Contudo, o influenciador deve ter valores e conteúdos relacionados com o universo da empresa.
Assim, o ideal é buscar por influenciadores que compartilham do mesmo universo que o da sua marca, com conteúdos que possam se relacionar com as suas soluções para que a audiência dele possa se tornar consumidor da sua marca.
4. Post patrocinado
Outra maneira de contar com personalidades influentes nas redes é por meio dos posts patrocinados.
Com isso, uma marca entra em contato com um influenciador e combina um determinado número de posts que serão patrocinados para a divulgação da marca ou da empresa.
Isso é feito por meio de links contidos nos posts patrocinados, hashtags mencionando a marca e muito mais.
Essa é uma ação vantajosa, porque além de contar com a audiência já engajada do influenciador, ao patrocinar o post, é possível segmentar um público maior e com forte potencial de compra.
Assim, a sua empresa conta com um alcance orgânico e pago.
Normalmente, é combinado um determinado valor por post patrocinado ou por um conjunto de posts.
Novamente, o influenciador ideal é aquele que melhor dialoga com o público consumidor semelhante à persona do seu negócio.
5. Venda de fotos
A venda de fotos, como bancos de imagens para que negócios possam produzir conteúdos, também é uma forma não tão direta de monetizar a sua conta comercial do Instagram.
Existem muitos fotógrafos profissionais que disponibilizam e comercializam as suas fotos no ambiente online.
Logo, o Instagram pode se tornar uma excelente maneira de divulgar esse tipo de trabalho, tornando-se uma ferramenta de conversão de leads mais qualificados para esse tipo de serviço.
Com uma boa estratégia de divulgação, ainda existe a grande possibilidade da sua página do Instagram conquistar um número grande de seguidores, abrindo possibilidades para utilizar algumas das outras maneiras de monetização apresentadas ao longo deste artigo.
6. Anúncio no Instagram Videos
O Instagram Videos, uma poderosa ferramenta de engajamento e publicidade do Instagram, também permite que anúncios sejam realizados durante a transmissão de algum conteúdo.
Ele funciona de maneira similar aos tradicionais anúncios feitos no YouTube, onde uma propaganda é veiculada antes do início ou durante live.
Contudo, para que esse tipo de monetização seja liberado pela rede, é preciso contar com uma conta de sucesso.
Ou seja, a conta precisa ter uma excelente visibilidade e índices de desempenhos de sucesso, como alcance, engajamento e outras interações.
Outro fator importante de entender sobre esse formato de monetização é que os anúncios que vão passar durante a transmissão do Instagram Videos são escolhidos pelo próprio Instagram.
Assim, por mais que exista uma segmentação coerente, a sua conta não terá o controle desses anúncios.
7. Gestão de redes sociais
Esse é o tipo de trabalho conhecido como Social Media, onde um profissional é responsável pela gestão de todos os processos envolvidos nas redes sociais.
Esse profissional fica responsável pela criação de conteúdos, publicações, interações e leitura de relatórios de desempenho para otimizar os resultados das contas geridas.
Por mais que não seja uma forma direta de monetização de contas, ainda é possível contar com um excelente faturamento ao administrar as redes de empresas de todos os portes.
Para isso, o responsável pelo trabalho pode contar com diversas ferramentas e estratégias de marketing nas redes sociais.
8. Infoprodutos
O mercado digital abriu portas para diferentes oportunidades de comercialização de produtos digitais, os chamados infoprodutos. Essa é uma excelente estratégia para as redes, porque possibilita que materiais diversos possam ser comercializados em escala e espaço geográfico.
Como infoprodutos, podemos citar os e-books, podcasts, cursos, newsletters e muito mais.
Assim, o empreendedor que tiver algum infoproduto pode usar a rede para fazer a divulgação, captação e nutrição de potenciais clientes, e ainda concretizar as vendas na própria rede.
Além disso, é possível fortalecer a marca e usar o Instagram como ferramenta de tráfego para um canal próprio, como site ou e-commerce dos infoprodutos.
9. Parceria com outras marcas
A parceria de marcas é muito usada pelos criadores de conteúdo.
Afinal, basta que uma marca que faça comercialização de produtos relacionados aos seus conteúdos patrocine as suas publicações fazendo a divulgação dos produtos dessa marca.
Com uma renda para patrocinar as publicações e os seus conteúdos, é possível utilizar os recursos disponíveis no Instagram para garantir mais diversidade e criatividade para a sua audiência.
Como a conta utilizada é pessoal, fica muito mais fácil garantir um faturamento vantajoso e utilizar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente e vantajosa para a marca e para o criador de conteúdo.
10. Selos nas lives do Instagram
Outra maneira de monetizar o Instagram é por meio do recurso de selo.
Nesse método, durante uma transmissão ao vivo, a audiência que está assistindo à sua live pode comprar selos para apoiar ou conquistar destaque durante o período da transmissão ao vivo.
Com isso, a sua conta começa a ganhar dinheiro de acordo com cada selo comprado pelo usuário.
Esse recurso está disponível na ferramenta de lives do Instagram e é possível ativá-la e anunciar aos espectadores que estão disponíveis para aquisição.
12. Anúncios nos Reels
Como o Reels passou a ser a principal fonte de conteúdo em vídeos, o Instagram está investindo para que seja possível realizar anúncios nesses vídeos de curta duração.
Como esse modelo de vídeo é uma das principais formas de conquistar novas audiências e dialogar com as já existentes, é importante começar a contar com esse recurso e se preparar para a monetização do Reels.
13. Programas de bônus
O programa de bônus funciona como uma forma de atrair e encorajar os criadores de conteúdo da rede social para que se mantenham cada vez mais ativos.
Existem as possibilidades de fazer o programa de bônus em anúncios do Instagram Videos, bônus de emblemas ao vivo e bônus de verão com o Reels.
No bônus do Instagram Videos, é oferecido um bônus único para criadores de conteúdo que assinam os anúncios Instagram Videos.
Dessa maneira, será permitido aos criadores ganharem uma participação nos lucros com as publicações veiculadas durante a transmissão do vídeo.
Já o bônus de emblemas ao vivo funciona como uma maneira de bonificar e monetizar os criadores de conteúdo que consigam atingir algumas marcas de emblemas estabelecidos.
O bônus de verão com o Reels se destinará aos criadores de conteúdo que se destacarem com a criação de excelentes conteúdos de Reels.
Essa funcionalidade poderá ser encontrada na opção de recompensas do próprio aplicativo.
14. Assinaturas
Uma outra novidade da rede no ano de 2022 foi a possibilidade de oferecer assinaturas aos usuários.
Essa é uma forma de estreitar a relação com os usuários que são mais engajados com os conteúdos da conta e ainda aumentar a receita mensal de maneira recorrente.
Com o modelo de assinatura mensal, são oferecidos aos usuários que virarem assinantes conteúdos exclusivos e vantagens restritas ao grupo.
É uma maneira de incentivar aos seguidores que apoiem a conta em troca de conteúdos mais exclusivos.
Com isso, os criadores de conteúdo contam com uma renda mensal que pode ser prevista, maior capacidade de comercialização e captação de assinaturas e expansão da marca ou do negócio.
Monetizar o Instagram é uma oportunidade de aumentar o faturamento e conseguir bons resultados financeiros.
Contudo, é preciso entender quais das maneiras apresentadas é a mais indicada para cada perfil e segmento de negócio.
São muitas as possibilidades e oportunidades, então basta utilizar boas estratégias e conhecer bem o funcionamento do Instagram.
Mesmo pequenas empresas e contas sem um grande número de seguidores podem otimizar os resultados com a monetização da plataforma.
Para isso, é preciso conhecer as estratégias certas e gerar conteúdos que sejam realmente atraentes para uma determinada audiência.
Se você quer saber outras maneiras de monetizar na internet?
Confira então o que vender para ganhar dinheiro!