É inegável que o e-commerce já se tornou um dos principais meios de compras dos brasileiros e junto com a sua popularidade veio também a paixão por marketplaces.
Para se ter uma ideia, o comércio eletrônico no Brasil movimentou cerca de R$ 255 bilhões em 2023, um aumento de 0,7% quando comparado com ano anterior, os dados são do relatório Webshoppers.
Esse valor já figura como o segundo maior entre todos os canais de vendas. Tudo isso graças às mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros na internet.
Esses bons resultados não são por acaso. Muitas operações menores, viram no marketplace, a chance de aumentar a geração de tráfego para suas plataformas.
Para os lojistas de pequeno e médio porte, sem dúvida nenhuma vale a pena colocar os seus produtos nessas grandes vitrines, afinal, é uma forma de ganhar escala.
E o Mercado Livre é um dos favoritos dos lojistas, quando o assunto é marketplace para vender.
Quer aprender como integrar sua loja virtual com o Mercado Livre? Então este artigo é para você!
Preparamos um guia completo, que abrange desde as vantagens desse marketplace para o seu negócio até a integração completa, sem complicações.
Acompanhe nas próximas linhas!
Conheça o Mercado Livre e sua importância
O Mercado Livre começou em 1999, sendo um dos primeiros a perceber o potencial do comércio online naquela época.
Ele facilita a comunicação entre vendedores e compradores, destacando-se pela grande quantidade de usuários cadastrados para vendas.
Na plataforma, é possível encontrar uma enorme variedade de produtos, todos disponíveis para negociação direta com os vendedores.
Hoje, é conhecido como o maior marketplace da América Latina, oferecendo infraestrutura como centros de distribuição, sistemas de pagamento e outras ferramentas fundamentais para ajudar os comerciantes em todas as fases das suas operações online.
Inclusive, o seu crescimento surpreende a cada dia.
No primeiro trimestre deste ano, o ML teve um aumento expressivo de 71% no lucro, alcançando um total de US$344 milhões.
Mas, a empresa sempre tem grandes números para mostrar.
Por isso, reunimos alguns números que ajudam a compreender a dimensão dessa operação, que nasceu na Argentina, em 1999, e hoje está presente em 18 países:
- segundo os dados divulgados pela própria empresa, referentes ao ano de 2024, são mais de 211 milhões de usuários registrados;
- outro dado impressionante: são 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos;
- o ecossistema do ML já se tornou a principal fonte de renda para mais de 1,8 milhão de famílias na região, devido às mais de 574 mil micro e pequenas empresas que vendem diariamente em sua plataforma;
- é o marketplace mais acessado do país.
Por que integrar a sua loja ao Mercado Livre?
Integrar sua loja virtual ao Mercado Livre garante maior presença, sem precisar de muito. Veja as principais vantagens!
Pouco investimento inicial
Começar a vender no ML é simples e acessível, pois não é necessário investimento inicial para criar a conta, listar um produto e iniciar as vendas.
A cada venda concluída, é cobrada uma comissão fixa, que varia conforme o tipo de anúncio escolhido — gratuito, clássico ou premium.
Infraestrutura completa
O Mercado Livre possui uma infraestrutura completa que facilita a entrega dos seus produtos vendidos.
Espalhados de forma estratégica, a empresa conta com Centros de Distribuição em pelo menos 5 regiões do país.
Os principais centros de distribuição estão espalhados pelos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná.
Além disso, sua frota de veículos próprios, faz uma verdadeira conexão entre vendedores, CDs e clientes.
Sem esquecer dos pontos de retirada que também facilitam esse fluxo de entrega e devolução de pedidos caso ela ocorra.
Maior gerenciamento e visibilidade dos seus produtos
Ao conectar-se ao Mercado Livre, você pode concentrar todas as suas vendas em uma única plataforma.
Assim, terá a oportunidade de gerenciar de forma mais eficiente o tempo dedicado a cada tarefa que precisa realizar.
Também, a plataforma garante visibilidade, um fator fundamental para quem está começando e precisa se estabelecer de maneira mais rápida.
Aumento nas vendas
O ML dispõe um ambiente completo que melhora a experiência dos empreendedores, para impulsionar as suas vendas e facilitar a expansão de seus negócios.
Além disso, proporciona uma experiência ideal para o consumidor, que pode acessar diversos serviços em uma única plataforma.
Promove confiabilidade e segurança da sua loja
O ML leva muito a sério a segurança da plataforma e usuários, possuindo constante inovação e eficiência.
Ela é referência em termos de confiabilidade, gestão de TI e prevenção de fraudes.
Adicionalmente, conta com inteligência artificial e sistemas de aprendizado de máquina para enfrentar desafios de segurança de maneira exclusiva na região, alinhada aos padrões das principais empresas globais.
Gestão de estoque e frete unificada
Este ponto é vital, porque integrar sua loja virtual ao Mercado Livre requer uma boa gestão de dois elementos essenciais: frete e estoque.
Se você mantém seus produtos em um único depósito para ambos os canais de venda, é fundamental fazer a unificação.
Do contrário, pode acontecer de um item se esgotar nos dois ao mesmo tempo, resultando em problemas na entrega pela loja virtual.
Portanto, é altamente recomendável integrar a gestão de estoque entre o Mercado Livre e seu Ecommerce.
Isso ajuda a planejar com antecedência quando será necessário repor seus produtos junto aos fornecedores.
Dessa forma, você reduz as chances de desapontar um cliente por falta de um item específico.
Inclusive, convenhamos que administrar ambas as plataformas de maneira integrada é muito mais simples do que geri-las separadamente.
Automatização da sincronização de anúncios
Vender tanto na loja virtual quanto no marketplace pode ser uma tática muito vantajosa, desde que saiba aproveitar bem as ferramentas oferecidas pela integração desses dois sistemas.
Uma dessas oportunidades é sistematizar os anúncios de forma unificada.
Unificar a estratégia de publicidade por meio do ML, o que dá ao gestor uma visão mais completa do seu negócio e permite aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar as vendas na loja virtual.
Além disso, como ele se concentra apenas em anúncios, isso oferece estratégias valiosas sobre quais produtos têm potencial para se destacar também na loja virtual.
Base de clientes pronta
Milhões de pessoas realizam compras no Mercado Livre e todo esse tráfego está acessível ao integrar seu e-commerce a este marketplace.
Excelente suporte técnico
O ML está sempre pronto para ajudar os vendedores, com suporte técnico completo para garantir uma experiência de compra online sem problemas, desde o primeiro contato do comprador com o marketplace até a entrega do produto na casa do consumidor.
Como integrar loja virtual e Mercado Livre para vender mais?
Veja o passo a passo para fazer essa integração e ter melhores conversões!
Cadastre-se como vendedor do Mercado Livre
Para conectar sua loja ao Mercado Livre, depois de confirmar que é possível integrá-la, o próximo passo é criar sua conta no marketplace como vendedor.
Visite a página de cadastro, preencha seus dados pessoais e os detalhes da sua loja. Este é o primeiro passo para alcançar o sucesso nesta jornada.
A inscrição no ML é totalmente gratuita. As únicas taxas que você pagará são as comissões sobre cada venda realizada, ou seja, você só começa a pagar quando começar a vender.
É importante notar que as comissões no Mercado Livre variam, conforme detalhado no site da plataforma.
Tenha uma plataforma que permita essa integração direta
Hoje em dia, quase todas as plataformas de Ecommerce têm a opção de se conectar a marketplaces como o Mercado Livre, o que torna todo o processo muito mais fácil.
Inclusive, a Tray disponibiliza uma integração completa com mais de 30 marketplaces e o Mercado livre é um deles!
Se sua loja virtual já possui essa funcionalidade, você pode ir até a parte de administração do site e procurar pela opção de integração nas configurações de plugins.
Para sistemas que não têm essa opção integrada, uma alternativa é usar um hub de integração, que é uma ferramenta útil para vender produtos em diferentes marketplaces, incluindo o Mercado Livre.
Outra opção bastante comum é adotar um sistema ERP que já tenha integração direta com o Mercado Livre. Isso facilita muito a gestão da sua loja virtual, de um jeito simples e prático.
Quer vender no Mercado Livre através da Tray? Conheça a plataforma de E-commerce agora mesmo para começar!
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Tenha em mente quais produtos irá vender
Isso significa que, mesmo que você saiba como integrar sua loja virtual e Mercado Livre, as modalidades de vendas são independentes.
Para fazer isso, será preciso decidir quais itens devem ser vendidos produtos serão comercializados tanto na sua loja virtual quanto no marketplace.
Se você quiser manter algum item ou categoria exclusivamente no seu site, não tem problema; é só não listar esse produto especificamente.
Faça a precificação dos produtos corretamente
Depois de decidir quais produtos e categorias serão listados, a proxima etapa é estabelecer os valores.
A definição vai depender da sua estratégia — pode escolher manter os mesmos valores da sua loja virtual, estabelecer preços mais altos ou até mesmo oferecer descontos.
Configure as suas opções de envio
Quem decide vender no Mercado Livre pode aproveitar o Mercado Envios, o serviço logístico oferecido pela empresa.
Por meio desse sistema, o comprador pode calcular o frete ao inserir seu CEP durante a compra.
Além disso, o custo do frete é automaticamente incluído no pagamento, processado pelo sistema, Mercado Pago.
Outra opção é utilizar transportadoras parceiras, como os Correios ou empresas privadas.
Portanto, configurar as opções de envio é uma etapa vital ao integrar loja virtual e Mercado Livre. Fique atento!
Faça a integração seguindo as diretrizes
Uma das vantagens de conectar sua loja virtual ao Mercado Livre é evitar ter que cadastrar os produtos mais de uma vez.
Para garantir que a integração seja bem-sucedida, é crucial seguir as diretrizes do marketplace ao listar os produtos.
As principais são:
- As fotos devem ter pelo menos 800 pixels para uma boa qualidade de zoom;
- A descrição dos produtos deve ser escrita em letras maiúsculas;
- Os itens deve conter informações como dimensões, peso e especificações técnicas;
- O título dos produtos deve ter no máximo 60 caracteres.
Como integrar o Mercado Livre na minha loja Tray? Descubra o passo a passo!
Não é segredo para ninguém que esse marketplace se destaca como um dos maiores da atualidade. Sem mais delongas, veja como integrar sua loja virtual e Mercado Livre!
Na sua plataforma Tray, acesse a opção marketplace, após, Mercado Livre
Nessa aba, você encontrará informações importantes sobre o Mercado Livre. Faça uma leitura sobre esses avisos, pois eles influenciam diretamente seus anúncios. Depois de ler, é só clicar em “Continuar”.
Faça a autenticação
Ao clicar em “Continuar”, um pop-up aparecerá para que você preencha as informações da sua conta do Mercado Livre, como o apelido e a senha.
Depois disso, basta tocar em “Entrar” para concluir a integração.
Depois de seguir os passos anteriores, você precisará autorizar a integração entre a Tray e o Mercado Livre. Para isso, é só clicar em “Permitir”.
Certifique as informações
Depois de autorizar, você verá uma mensagem na tela de integração confirmando que a autenticação foi bem-sucedida.
Certifique-se de que os dados fornecidos durante a integração estejam corretos para receber essa confirmação. Para continuar, basta clicar em “Continuar”.
Nota: atualmente, é possível integrar cada loja com até 10 contas diferentes (apelidos) do Mercado Livre. Após inserir a primeira conta, veja como adicionar mais apelidos aqui
Importe os anúncios
Nesta fase, se você já vende no Mercado Livre, o sistema trará os seus anúncios da conta que está sendo integrada.
Porém, é importante frisar que esses anúncios não serão automaticamente registrados como produtos na plataforma Tray.
Eles estarão disponíveis para que você os relacione manualmente ou os importe como novos produtos para sua loja virtual na Tray, iniciando o processo de relacionamento automaticamente.
Assim, você poderá começar a gerenciar esses anúncios diretamente pela Tray.
Precisa de ajuda para importar um novo produto ou para relacionar os anúncios? Encontre mais informações aqui!
Importante: a etapa de importação de anúncios mencionada acima pode levar alguns minutos para ser concluída, especialmente se você possui uma quantidade considerável na sua conta do Mercado Livre.
Faça a inclusão dos anúncios
Ao clicar em “Continuar”, você será direcionado à lista de anúncios que foram importados do Mercado Livre para a Tray.
A partir dessa lista, você poderá conectar esses anúncios aos produtos da sua loja ou importá-los como novos produtos na plataforma Tray.
Durante o processo de importação como novo produto, o anúncio será automaticamente sincronizado com o produto criado.
Fácil, não é? São apenas esses passos necessários para conectar sua loja virtual à sua conta do Mercado Livre.
Como mostramos neste guia, não é complicado integrar uma loja virtual e Mercado Livre.
E o esforço pode valer a pena, principalmente se você escolher uma plataforma que conte com os recursos necessários para facilitar a operação do seu processo de venda.
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