Novos canais surgem o tempo todo, especialmente na internet. Foi assim que surgiu o TikTok, conquistando milhares de pessoas em pouco tempo.
Por isso, muitos querem saber: como ganhar seguidores no TikTok e bombar um perfil?
São muitas as variáveis que fazem com que uma empresa ganhe seguidores, mas a boa notícia é que existem dicas infalíveis para crescer um perfil no TikTok.
Neste artigo, separamos 13 dicas que vão ajudar a sua marca a ganhar seguidores no TitkTok, conquistar melhores resultados e, até mesmo, aumentar as possibilidades de realizar vendas.
Se você quer saber tudo sobre esse assunto, basta continuar a leitura!
O que é o TikTok?
O TikTok é uma plataforma de conteúdo que mais vêm crescendo nos últimos tempos.
O Brasil, é país o terceiro país com mais usuários ativos na plataforma, que já conta com 98.6% milhões de pessoas conectadas, segundo dados do Data Reportal.
Lançada em 2016, essa plataforma, voltada para vídeos curtos, já conquistou a adesão de usuários no mundo todo.
Também tem chamado a atenção de diversas tipos de empresas e principalmente dos empresários do ramo de e-commerce.
Afinal, bilhões de consumidores estão utilizando essa plataforma para entretenimento, mas também para consumir conteúdos relevantes e engajadores que podem transformar o seu comportamento de compras.
Portanto, essa plataforma se tornou uma ferramenta ideal para as empresas mostrarem os seus produtos e criarem uma conexão entre os consumidores e a marca.
13 dicas para ganhar seguidores no TikTok
Por mais que essa seja uma rede com bilhões de usuários, é preciso entender que já existem milhares de empresas disputando a atenção do público consumidor.
Logo, é preciso que elas se posicionem na plataforma de maneira certa.
Para tanto, existem algumas boas práticas que podem ajudar o negócio a conquistar melhores resultados no TikTok.
Pensando nisso, separamos 13 dicas de como ganhar seguidores no TitkTok e aumentar o alcance da empresa nessa rede.
Confira, a seguir!
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo em quase todas as ações e estratégias de marketing é o de identificar o público-alvo da empresa.
Como já mencionado, existe uma infinidade de perfis utilizando a plataforma, e tentar agradar a todos é um erro que a empresa não pode cometer.
Logo, é fundamental encontrar os perfis e o público com real interesse nas soluções que a empresa oferece.
Assim, é possível entender os desejos e as necessidades reais do público consumidor para, então, oferecer os conteúdos que realmente vão atender aos usuários dessa rede.
Soma-se a isso o fato de que o modelo de conteúdos do TikTok é baseado em trends e vídeos curtos, e determinado conteúdo pode agradar a um público, mas não ser atraente para outro.
Assim, conhecendo bem a persona do negócio, a empresa cria estratégias que vão realmente dialogar com o público-alvo do negócio, aumentando as chances de conquistar novos seguidores.
Segmentação de público-alvo: saiba como fazer em 9 passos
2. Tenha um perfil e uma bio atraente
A Bio do TikTok é uma das primeiras impressões que um visitante vai ter ao entrar em contato com a marca.
Logo, um perfil otimizado e direto, que deixa visível os valores e ideais da empresa, é uma boa estratégia.
O perfil deve ser atraente e contar com informações que mostrem como a empresa realmente é, como um bom logotipo na imagem e um nome profissional.
Além disso, colocar links que conduzam o potencial cliente a acessar outras páginas da empresa, como site e blog, também gera resultados positivos.
A descrição deve conter uma linguagem condizente com o tom de voz da marca e ainda deixar claro quais são os propósitos da empresa.
3. Publique conteúdos originais
O conteúdo da página será o fator que decidirá se um usuário se tornará um seguidor da marca.
Isso porque esse conteúdo deve ser informativo, de entretenimento e também de vendas.
Garantir que esse conteúdo seja original faz com que a marca se destaque entre as outras milhares de empresas.
Muitos usuários desejam conhecer mais sobre o empreendimento, além de suas soluções.
Portanto, conteúdos explicativos, tutoriais, bastidores e o dia a dia da empresa costumam cativar e conquistar muitos usuários.
4. Fique atento às tendências e participe das mais relevantes
Muitos vídeos que viralizam nas redes sociais tornam-se tendências para que outras empresas também possam destacar-se.
Mas, existem tendências que acompanham algum acontecimento, datas comemorativas, músicas e muito mais.
Contudo, é preciso ser cuidadoso já que algumas tendências podem não ser relevantes para o público da marca.
Assim, o ideal é ficar atento à tendências do momento e identificar qual delas mais se relaciona com a empresa.
5. Faça publicações todos os dias
A consistência é uma das atividades que conduzem as estratégias de marketing ao sucesso.
As postagens e publicações devem ser feitas constantemente, de preferência todos os dias.
Contudo, é importante entender que, mesmo que sejam feitas publicações com consistência, a qualidade deve ser a prioridade.
Assim, busque informações e inspiração em outras empresas de referência para alinhá-las aos interesses dos potenciais clientes da sua marca para produtos e conteúdos relevantes com periodicidade.
6. Dê preferência aos horários de pico
Existem os horários que são mais atrativos para o TikTok, e eles tendem a ser nos momentos em que a audiência do TikTok tem mais possibilidade de utilizar os smartphones.
Seguir esses horários é uma maneira eficiente de conversar com um número maior de potenciais clientes.
Mas o conhecimento do público-alvo da marca também pode indicar os picos de audiência para a sua empresa.
Com o conhecimento da audiência e o monitoramento das métricas de resultados, é possível conhecer os melhores horários para fazer postagens na rede.
Entenda melhor e confira os melhores horários para postar no TikTok.
7. Faça parcerias com TikTokers influenciadores
Os influenciadores, como o próprio nome diz, têm grande capacidade de influenciar a decisão de compra dos consumidores.
Portanto, firmar parceria com essas personalidades digitais é uma boa estratégia para ganhar seguidores no TikTok.
Ainda assim, é preciso estar ciente de que nem todos os influenciadores, por maior que seja a sua audiência, são os mais indicados para a sua marca.
Isso porque a parceria certa é feita com a personalidade que melhor pode conversar e persuadir os consumidores da sua empresa.
Logo, busque por influenciadores com nichos, tom de voz e ideais que se assemelham aos da sua empresa.
8. Use as hashtags certas para o seu negócio
As hashtags funcionam como busca por palavras-chave no universo das redes sociais, e essa é uma poderosa ferramenta para aumentar o alcance da marca e ser encontrado na aba de explorar do TikTok.
A própria rede mostra a quantidade e a relevância que a palavra tem para ser usada como hashtag.
Mesmo que seja muito atrativo usar uma hashtag em alta, a palavra-chave estará competindo com uma imensidão de conteúdos relacionados.
Logo, o mais indicado é buscar por hashtags que façam sentido para o seu público e vão ajudar a atrair os consumidores certos.
Hashtags para TikTok: confira as melhores para você atrair novos clientes para o seu negócio!
9. Sua marca deve aparecer no “For You”
A aba “For You” do TikTok é reservada para recomendações de publicações e páginas que possam interessar aos usuários.
Muitas das dicas apresentadas até o momento auxiliam as suas publicações a aparecerem nessa aba.
Como é constituída por recomendações do próprio TikTok, aparecer nessa página é muito relevante para ganhar seguidores.
10. Interaja com outros perfis do TikTok
A interação com outras contas ajuda a sua marca a aumentar a visibilidade das publicações para outros usuários.
Isso ocorre de diferentes maneiras: comentários em páginas relacionadas, grupos e assuntos do momento, parceria com marcas do mesmo segmento e muito mais.
O importante é buscar parcerias que fazem sentido e que ambas as marcas vão se beneficiar e conquistar novos seguidores.
11. Publique vídeos de alta qualidade
O TikTok é totalmente baseado em vídeos e conteúdos visuais, sendo indispensável contar com vídeos de alta qualidade.
Podemos incluir na qualidade de vídeos, além de boa resolução e visibilidade, áudios e legendas de qualidade.
Todo o processo de criação do conteúdo deve ser pensado para que, em poucos segundos, a mensagem certa seja passada aos usuários da rede.
Portanto, o bom entendimento da publicação é indispensável.
12. Inspire-se em perfis populares
Algumas contas e alguns perfis mais antigos, por exemplo, servem como inspiração para o que deve ser feito.
Afinal, essas empresas já detêm um conhecimento maior sobre os consumidores e o funcionamento da rede.
Assim, buscar inspiração nessas contas gera insights muito positivos. Contudo, os perfis populares devem estar relacionados com o nicho de atuação da sua marca, do contrário, o resultado pode não ser o mesmo.
13. Participe de desafios da plataforma
Constantemente, é possível observar o surgimento de diferentes desafios no TikTok, que vão dos polêmicos aos de efeito social.
Em todos os casos, os desafios dessa plataforma tendem a agrupar um número enorme de usuários em um mesmo tema.
Essa é uma boa oportunidade para a marca se posicionar e conquistar a atenção de milhares de potenciais seguidores.
No entanto, é preciso saber filtrar os desafios de que a marca vai participar, pois alguns podem ser muito polêmicos e gerar um efeito negativo.
Para saber como ganhar seguidores no TikTok, é preciso entender mais profundamente como a plataforma funciona e como os usuários se comportam nela.
Por mais que seja uma das redes sociais que mais crescem, existem práticas que devem ser observadas, para que o resultado final seja muito mais positivo.
O conhecimento do público-alvo, o entendimento da ferramenta e a observação de outros perfis são práticas indispensáveis.
Com as dicas apresentadas neste artigo, as chances de ganhar seguidores vai ser muito maior para a sua empresa.
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