Você sabe como funciona o Pix parcelado? Se ainda não, é hora de se atualizar, porque essa nova modalidade está facilitando ainda mais a forma como as pessoas fazem pagamentos.
O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos que chegou ao Brasil em 2020, revolucionando a maneira como fazemos transferências e pagamentos. Ele é rápido, prático e facilitou a vida de muita gente.
Mas só de 2023 para cá é que alguns bancos começaram a oferecer o Pix parcelado, uma função que tornou as compras via Pix ainda mais convenientes.
A seguir, vamos desvendar o que está por trás dessa novidade e entender se ela realmente pode fazer a diferença nas compras virtuais.
O que é Pix parcelado?
O Pix parcelado é uma modalidade de pagamento que permite ao consumidor dividir o valor de suas compras realizadas via Pix em várias parcelas, sem a necessidade de utilizar um cartão de crédito.
É uma solução de pagamento que oferece acessibilidade e flexibilidade para consumidores que não têm cartão de crédito ou que estão com o limite comprometido, mantendo a simplicidade e praticidade da tecnologia Pix.
Como funciona o Pix parcelado?
Para utilizar o Pix parcelado, o consumidor precisa ter uma conta em uma instituição financeira que ofereça essa funcionalidade. O processo envolve três etapas:
1. Solicitação de crédito
Quando o usuário opta pelo Pix parcelado durante a compra, ele solicita um valor emprestado à instituição financeira.
Esse crédito é concedido diretamente pelo banco ou fintech com base na análise de crédito do cliente, sem a necessidade de um cartão físico;
2. Escolha do parcelamento
O consumidor escolhe o número de parcelas, que pode variar conforme a política da instituição, chegando a até 24 parcelas.
Apesar do parcelamento ser para o consumidor, o vendedor recebe o valor integral da venda imediatamente após a transação;
3. Execução da transação
Após a confirmação da solicitação de crédito e a definição do parcelamento, a transação é concluída como um Pix tradicional.
A diferença é que, ao invés de ser um pagamento à vista para o consumidor, o valor será debitado em parcelas mensais de sua conta.
Para o vendedor, a operação é transparente, já que o pagamento integral é recebido de imediato.
Quais são as vantagens do Pix parcelado?
O Pix parcelado, assim como o pagamento parcelado via cartão de crédito, é um ganha-ganha: os consumidores têm mais flexibilidade na hora de pagar, e os vendedores garantem o recebimento imediato, sem complicações!
Vantagens para quem compra
O Pix parcelado é uma mão na roda para quem quer mais flexibilidade na hora de pagar. Aqui vão as principais vantagens:
- mesmo sem ter o saldo total no momento da compra, o consumidor consegue fazer o pedido e ir pagando aos poucos;
- dependendo do banco ou fintech que oferece o Pix parcelado, é possível conseguir parcelar pagando taxas baixas de juros;
- mais pessoas podem consumir produtos e serviços, já que o Pix parcelado permite que quem não tem cartão de crédito ou não quer depender dele consiga dividir suas compras em várias vezes.
Para quem já usa o Pix no dia a dia, a possibilidade de parcelar suas compras com essa forma de pagamento oferece apenas vantagens.
Vantagens para quem vende
Para quem está do outro lado da transação, ou seja, os vendedores, o Pix parcelado também tem suas vantagens, Olha só:
- Mesmo que o cliente esteja parcelando, você recebe o valor total da venda na hora. Nada de esperar meses até a última parcela cair;
- Oferecer o Pix parcelado é uma ótima maneira de atrair clientes que, de outra forma, não conseguiriam fechar a compra;
- Diferente de outras formas de parcelamento, o Pix parcelado dispensa intermediários como administradoras de cartão, o que simplifica o processo e pode reduzir custos;
- Como o Pix já é uma plataforma regulamentada pelo Banco Central, você tem a garantia de que a transação é segura e rápida.
Apesar dos benefícios, dados da pesquisa da empresa de análise de dados Boa vista, mostram que apenas 1/3 das companhias dos setores do Comércio, Indústria e Serviços conhecem o Pix parcelado.
Pix parcelado tem juros? Entenda
Sim, o Pix parcelado tem juros que dependem da instituição financeira que oferece o serviço.
No parcelamento em até 24 vezes, é comum que sejam aplicadas taxas de juros, que podem variar entre 2,09% e 3,99% ao mês, conforme a análise de crédito do consumidor e as condições estabelecidas pelo banco ou fintech.
Algumas instituições também oferecem uma opção de Pix parcelado sem juros, que permite dividir o pagamento em até 4 parcelas, com vencimentos quinzenais.
Nesse caso, o consumidor não paga nenhuma taxa extra, tornando essa alternativa mais vantajosa para quem quer parcelar sem custos adicionais.
Afinal, Pix parcelado vale a pena?
Do ponto de vista do consumidor, o pix parcelado pode ser uma ótima opção se você quer dividir as compras, mas não tem ou não quer usar o cartão de crédito.
Afinal, se o limite do cartão já está comprometido, o parcelamento no Pix dá a chance de pagar suas compras em prestações.
Para as empresas, incluindo negócios online como as lojas virtuais e os marketplaces, o Pix parcelado pode ser um excelente atrativo.
Segundo dados do Datafolha e da Associação Brasileira de Internet (Abranet), 75% dos usuários de cartão de crédito fazem compras parceladas, seja de produtos ou de serviços.
Ao oferecer o Pix parcelado, você abre mais uma possibilidade para atrair esses clientes.
E o melhor é que, se a sua empresa já aceita o Pix, ela automaticamente está habilitada para aceitar o Pix parcelado, sem a necessidade de implementar um novo sistema.
O que fazer para aceitar Pix na minha loja virtual?
Se você ainda não está aceitando Pix na sua loja virtual, é melhor correr para se atualizar!
Vamos mostrar o passo a passo para você começar a aceitar Pix e aproveitar todos os benefícios que essa forma de pagamento pode trazer para o seu negócio online.
Escolha a instituição financeira certa
Primeiro passo é escolher um banco ou uma fintech que ofereça suporte ao Pix. Não faltam opções por aí, e muitas delas têm soluções feitas sob medida para lojas virtuais.
Dê uma olhada nas ofertas e veja qual se encaixa melhor no perfil da sua empresa.
Vale a pena considerar também o suporte que eles oferecem, porque, às vezes, uma boa equipe de atendimento pode fazer toda a diferença.
Integre o Pix ao seu sistema de pagamento
Agora que você já escolheu seu parceiro financeiro, é hora de colocar a mão na massa.
A integração do Pix geralmente envolve configurar uma API, que é basicamente um código que faz a conexão entre o sistema de pagamentos do banco e o seu site.
Se você não tem uma equipe de TI à disposição, não se preocupe. Muitas instituições oferecem plugins e integrações pré-prontas para plataformas de e-commerce.
Esses plugins são criados para facilitar a integração e garantir que tudo funcione de forma fluida e sem problemas.
Ou seja, mesmo que você não seja um expert em tecnologia, pode instalar e configurar essas soluções com relativa facilidade.
Se a sua plataforma de e-commerce não tiver um plugin específico para o Pix, você ainda tem opções.
Muitas instituições financeiras fornecem documentação detalhada e kits de desenvolvimento que mostram como integrar a API do Pix ao seu sistema.
É um material inclui exemplos de código e guias passo a passo para configurar a comunicação entre seu site e o sistema de pagamento do banco.
Se você se sentir confortável em mexer com programação, pode usar essas instruções para fazer a integração.
Configure o QR Code e a chave Pix
Uma vez que o Pix está integrado, é hora de configurar como seus clientes poderão pagar.
O QR Code é uma opção muito prática e fácil de usar: você gera um código na sua página de checkout, e o cliente simplesmente escaneia com o celular para efetuar o pagamento.
Eles também podem optar por usar a chave Pix, que é um código personalizado que permite pagamentos diretos.
Ambos os métodos são rápidos e seguros, mas vale a pena escolher o que você acredita que vai oferecer mais conforto e praticidade para seus clientes.
Faça testes antes de liberar para o público
Antes de começar a aceitar pagamentos de verdade, é sempre uma boa ideia fazer alguns testes.
Realize, por exemplo, compras de teste para garantir que tudo está funcionando como deveria e que os pagamentos estão sendo processados sem problemas.
Nada pior do que um cliente frustrado com uma transação que não completa, então certifique-se de que tudo está redondinho antes de abrir as portas para os clientes reais.
Agora que você sabe como funciona o Pix parcelado, deve ter ficado claro como essa pode ser uma forma de pagamento bastante atrativa para o seu negócio.
E se ainda não oferece o Pix como forma de pagamento, chegou a hora de mudar isso!
Conteúdos que podem te interessar:
➞ Aprenda como gerar boleto e utilizar essa incrível forma de pagamento
➞ Pagamento em Lote: simplificando suas transações financeiras
➞Link de pagamento: quais os melhores e como cobrar a distância para impulsionar as vendas!