Entender como funciona a monetização do YouTube é um passo chave para quem deseja se tornar parceiro da plataforma e crescer como produtor de conteúdo.
Afinal, o que mais queremos é que nosso esforço nessa rede gere receitas tanto em live commerces quanto em vídeos, além de proporcionar maior visibilidade, seja para seu e-commerce ou para o seu nome na internet!
Quer entender com mais detalhes sobre como funciona essa monetização?
Confira o nosso guia completo que preparamos, com um passo a passo para você implementar e garantir um crescimento constante nesse segmento.
Boa leitura!
O que é monetização no YouTube?
É quando os criadores de conteúdo podem gerar receita por meio de seus vídeos.
Esse processo é possível por meio da exibição de anúncios, que são inseridos em vídeos e em outras seções da plataforma.
Para que a monetização seja possível, é imprescindível atender a alguns requisitos, como uma certa quantidade de horas de exibição e números de inscritos.
O programa de Parcerias do YouTube é a principal maneira pela qual os produtores podem começar a ganhar dinheiro.
Políticas de monetização de canais do YouTube
Esse ponto abrange não apenas as regras que serão listadas a seguir, mas também os Termos de Serviço, as diretrizes da comunidade, as normas de direitos autorais, as políticas de ajuste na liberação de direitos, além das orientações do programa.
Isso garante que você esteja sempre dentro das normas e possa continuar a crescer no YouTube.
Essas orientações são importantes tanto para quem já faz parte do Programa de Parcerias do YouTube quanto para aqueles que estão pensando em se inscrever.
As regras de monetização também se aplicam se você estiver gerando receita com os YouTube Shorts.
Todo vídeo que gera receita com anúncios deve respeitar as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.
Para os novos integrantes que desejam utilizar as funcionalidades de financiamento por fãs, é necessário aceitar o Termo de Módulo de Produto Comercial (MCP) antes de ativar cada uma dessas ferramentas.
Além disso, é fundamental respeitar as políticas de monetização relacionadas aos Produtos comerciais quando você utiliza essas opções para gerar receita.
Os revisores do Google fazem análises periódicas para garantir que os canais que estão monetizando estejam seguindo essas diretrizes. Para saber mais sobre essas diretrizes, basta conferir aqui.
Aqui está um resumo das políticas mais importantes que você deve conhecer:
- Ele precisa ser uma criação sua. Se for usado algo de outra pessoa, vai precisar fazer mudanças significativas;
- O conteúdo não pode ser uma cópia ou muito repetitivo. Ele deve ser feito para entreter ou educar o público, e não apenas para conseguir mais visualizações.
Como não dá para analisar todos os vídeos, os avaliadores ficam atentos nos seguintes aspectos do canal:
- O tema principal.
- Os vídeos que têm mais visualizações.
- Os vídeos mais recentes.
- aqueles com maior tempo de exibição.
- Os metadados, como descrições,miniaturas e títulos; .
- A aba “Sobre” do canal.
Maneiras para ganhar dinheiro com YouTube em 2024
Veja as melhores dicas para você se destacar nessa rede social!
Mensalidade de Clubes
Neles, os seguidores podem se inscrever e pagar uma mensalidade.
Nisso, eles recebem vantagens exclusivas, como selos, emojis e outros recursos..
Para fazer parte dos Clubes dos canais do YouTube, é preciso:
- Apresentar, no mínimo, 500 inscritos;
- Ter concluído 3 envios públicos válidos nos últimos três meses;
- Ter pelo menos 3.000 horas de exibição pública em vídeos mais longos no último ano ou 3 milhões de visualizações públicas nos Shorts nos três meses.
Você pode criar diferentes planos de assinaturas, pensando nos vários níveis de benefícios que vai oferecer.
No entanto, é importante olhar para o que outros criadores estão oferecendo e conhecer bem o seu público-alvo para que você consiga desenvolver vantagens que realmente chamem a atenção.
Clique em anúncios ou receita de publicidade por visualização
O lucro gerado por publicidade no YouTube vem dos anúncios que surgem no Feed dos Shorts e na página de visualização.
Você pode fazer a monetização dos seus vídeos com a exibição seja no início da mídia, no meio ou no final.
Adicionalmente, ao monetizar os Shorts, seu canal pode receber uma parte da receita proveniente dos anúncios que os espectadores visualizam enquanto navegam pelo Feed de Shorts.
Recebimento de Super Chat e Super Stickers em transmissões ao vivo
Os Super Stickers e o Super Chat são excelentes ferramentas para fortalecer a conexão entre fãs e criadores durante transmissões ao vivo no YouTube.
Os fãs podem escolher comprar Super Chats para dar um destaque especial às suas mensagens no chat ao vivo ou usar Super Stickers para exibir imagens animadas e deixar a conversa ainda mais divertida.
Recurso shopping para vendas de produtos
Permite que os criadores de conteúdo conectem suas lojas virtuais ao YouTube e exibam seus produtos enquanto geram rentabilidade.
Também, se cumprirem os requisitos, eles podem promover produtos de outras marcas em seus vídeos e ganhar uma comissão por isso.
Para destacar itens de outras marcas com esse recurso é vital atender a alguns requisitos:
- Apresentar, no mínimo, 1.000 inscritos no seu canal.
- Apresentar 4.000 horas de exibição pública em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou chegar a 10 milhões de visualizações públicas nos Shorts nos últimos 90 dias.
Assinatura do YouTube Premium
Para cada integrante do YouTube Premium que ver o seu vídeo, você terá um montante do valor que essa pessoa paga pela modalidade
O legal é que qualquer conteúdo que você publique e que esteja conforme as diretrizes da comunidade pode gerar receita através do YouTube Premium.
Agradecimentos pelo recurso Valeu demais
Também conhecido como “Aplauso do espectador”, dá a chance para que os inscritos e espectadores compartilhem os seus agradecimentos aos criadores de conteúdo..
Eles também poderão adquirir itens ou enviar mensagens personalizadas na aba de comentários, sejam os longos ou shorts.
Essa interação oferece aos donos do canal uma maneira de gerar uma renda extra.
Licenciamento de conteúdo
Se você conseguir criar um vídeo viral de grande sucesso, pode transformar esse conteúdo em uma fonte de renda.
É bem provável que diferentes sites de mídia entrem em contato para pedir permissão para usar esse vídeo específico do YouTube.
Como o vídeo será licenciado, eles terão que pagar para utilizá-lo em seus canais ou publicações.
Isso pode ser feito com alguns dos seus vídeos mais populares.
Para facilitar que outras pessoas entrem em contato se quiserem usar seu vídeo viral, é uma boa ideia incluir um endereço de e-mail na seção “sobre” do seu canal do YouTube.
Outra opção é listar seus vídeos em um marketplace, facilitando que as pessoas certas encontrem e comprem seu conteúdo rapidamente.
Venda de curso online
Criar e vender cursos online é uma ótima maneira de gerar receita no YouTube.
Ao oferecer um curso, você pode mostrar suas habilidades de uma forma que realmente atraia seu público-alvo.
Se o conteúdo do curso for valioso para seus inscritos, eles provavelmente estarão dispostos a pagar para se matricular.
Esses cursos podem ser apresentados em diferentes formatos, como e-books ou vídeos.
Independentemente do formato que você escolher, é essencial garantir que o conteúdo seja de alta qualidade e realmente faça a diferença para o seu público.
As pessoas percebem rapidamente se o material não é suficiente, o que pode resultar na perda de confiança nos seus serviços e diminuir o engajamento com o seu canal.
Isso pode significar a perda de oportunidades valiosas de receita.
Como é feito o pagamento?
O YouTube recompensa, principalmente, por meio do Google Adsense, que insere anúncios nas mídias.
O que eles ganham depende do número de visualizações e cliques recebidos pelos anúncios.
Quando ocorrem os pagamentos?
São realizados pelo AdSense e ocorrem entre os dias 21 e 26 de cada mês.
Antes disso, entre os dias 7 e 12, é enviado os valores para o AdSense.
É necessário solicitar a transferência para a conta bancária.
Por exemplo, se um produtor alcançar o limite mínimo de US$ 100 em agosto, ele verá esses valores disponíveis no Google AdSense entre os dias 7 e 12 de setembro, e o pagamento será depositado em sua conta bancária entre 21 e 26 de setembro.
Também é imprescindível estar em um país onde o YouTube é legalizado, como o nosso, e ter uma conta ativa no Google AdSense.
Com esses passos concluídos, o produtor de conteúdo pode se inscrever de forma gratuita no Programa de Parcerias do YouTube, onde terá a chance de explorar diversas oportunidades para gerar receita com seu trabalho.
Como o pagamento do canal é calculado?
O cálculo da receita é basicamente feito com base nos anúncios que são assistidos, sendo o valor dividido entre o YouTube e o canal parceiro.
Quando um anúncio é pulado, o canal recebe apenas uma parte do valor.
Também há outras maneiras de monetizar o canal, como o Super Chat e os Super Stickers que explicaremos mais adiante.
Essas ferramentas permitem que a audiência compre mensagens que se destacam durante as transmissões ao vivo, podendo ser exibidas na tela.
Essa pode ser uma ótima estratégia para canais que estão começando e querem aumentar sua renda!
Quanto o YouTube está pagando em 2024?
O YouTube remunera os criadores com valores que vão de US$ 0,25 a US$ 4,50 por mil visualizações, o que representa 55% da receita líquida dos anúncios exibidos nos vídeos.
Esses dados vêm dos próprios integrantes, já que a plataforma não divulga oficialmente os valores de pagamento.
Além disso, a plataforma social também separa 45% do Fundo para criadores de Shorts e 70% da receita adquirida com itens como Clubes de Canais e Super Chats.
Dicas para monetizar seu canal
Veja dicas práticas sobre como aprimorar os ganhos na rede!
Forneça uma regularidade para as publicações
Os espectadores estão sempre à procura de novidades, e por isso é fundamental estabelecer uma frequência de publicação no YouTube.
Ao fazer isso, você garante que o público receba conteúdos relevantes de maneira consistente, o que não só mantém o engajamento, mas também os ajuda a saber quando podem esperar novos vídeos.
Fidelize o público
Encontre maneiras de conquistar a lealdade dos espectadores, incentivando-os a se inscrever no canal e a acompanhar todas as novidades.
Para prender a atenção do público e mantê-lo engajado até o final do vídeo, é importante que o conteúdo seja relevante e original.
Use thumbnails atrativas
As thumbnails funcionam como uma prévia do vídeo, quase como um cartão de visita.
Por isso, é vital criar uma imagem que represente bem o que o usuário pode esperar e que consiga despertar curiosidade e interesse pelo conteúdo.
Criar conteúdo family-friendly
Se você quer aumentar as visualizações, uma boa ideia é fazer conteúdo que seja voltado para toda a família, especialmente para as crianças, já que elas compõem uma parte significativa do público.
É importante verificar se sua estratégia de monetização está alinhada com o conteúdo para esse grupo.
Se não estiver, faça as adaptações necessárias para seguir as diretrizes do YouTube, garantindo que seus vídeos sejam adequados para famílias.
Mesmo que não sejam exclusivamente direcionados às crianças.
Utilize o Google Trends para monitorar os assuntos em alta
Use o Google Trends para explorar as tendências de pesquisa dos usuários.
Essa ferramenta pode te dar ótimos insights sobre quais temas você pode abordar em novos vídeos no seu canal do YouTube.
Assim, você consegue se conectar melhor com o que o público está buscando!
Invista em regras de SEO para YouTube
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) fazem toda a diferença para que seu conteúdo seja encontrado nas primeiras colocações dos motores de busca.
E a boa notícia é que você pode usar essas mesmas técnicas nos vídeos do seu canal no YouTube!
Fique atento ao uso de palavras-chave, inclua tags relevantes, crie uma descrição otimizada e escolha um título que chame a atenção.
Agora que você sabe como funciona a monetização do YouTube, transformar seu canal em uma fonte de renda para seus conteúdos será uma realidade possível, promovendo ganhos contínuos e crescentes.
Lembre-se de seguir boas dicas de produção e escolher plataformas confiáveis para gerenciar seus pagamentos, para os recebimentos de forma segura e prática.
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