Como fazer vitrine de loja: 15 maneiras de encantar clientes e vender mais

Para fazer uma boa vitrine é preciso: pensar na persona do negócio, usar a criatividade, criar cenários temáticos, seguir a identidade visual da marca, usar as tendências do momento na sua vitrine, além de ter um cronograma de troca.
como fazer vitrine de loja

Principais tópicos

Uma vitrine bem elaborada é capaz de atrair clientes para a loja física que nem pensavam em comprar.

Além disso, é uma grande aliada para movimentar o estoque e fortalecer a identidade da marca. Por isso, saber como fazer vitrine de loja é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Vitrinismo é o nome da arte de conceber vitrines atrativas e eficientes, que chamem a atenção dos consumidores, mas que também ajudem a loja a cumprir seus objetivos estratégicos.

Trata-se de um conjunto de técnicas de montagem, decoração, iluminação e disposição de produtos nas vitrines.

Neste artigo, vamos entender melhor como fazer vitrine de loja que tenha forte apelo visual com o seu público e contribua para aumentar as suas vendas físicas. Acompanhe agora!

O que é vitrinismo e como funciona?

Vitrinismo é um conjunto de técnicas de criação de vitrines para lojas, com o objetivo de despertar o olhar do consumidor e contribuir para os objetivos de negócio da empresa.

É uma das vertentes do visual merchandising, que trabalha com todos os aspectos visuais de uma loja — inclusive as vitrines — para atrair o interesse dos clientes e estimular a compra.

Todos os elementos do interior e do exterior de uma loja, como parte da comunicação com o público, devem estar integrados, com uma mesma linguagem visual.

O vitrinismo, porém, está focado no exterior da loja.

Seu objetivo é atrair o interesse das pessoas que passam pela loja — seja na rua, seja no shopping, ou até mesmo no e-commerce — por meio de estímulos visuais, de maneira que se convertam em vendas.

As vitrines devem expor alguns produtos da loja.

Mas o profissional ou equipe responsável pelo vitrinismo deve saber selecioná-los estrategicamente, de acordo com os objetivos de vendas, e utilizar uma comunicação visual atrativa, alinhada à identidade da loja.

Vantagens de organizar uma vitrine de loja

O vitrinismo não é voltado apenas para a estética. As vitrines devem estar alinhadas aos objetivos de negócio contribuir na performance de vendas e no giro de estoque.

A seguir, vamos entender melhor quais são as vantagens de saber como fazer uma vitrine de loja.

Atrai novos clientes para a loja

Uma das principais vantagens do vitrinismo é atrair novos clientes para a loja. Pessoas que passam pelo seu negócio recebem estímulos visuais que atraem o seu olhar e podem despertar seu interesse.

A intenção é fazê-los entrar. Lá dentro da loja, outros recursos que façam o cliente comprar são fundamentais, como a qualidade do atendimento e a criatividade do visual merchandising.

Ajuda a expor as novidades

Vitrines são fundamentais para expor as novidades da sua loja. Lançamentos de produtos e novas coleções devem estar entre os itens expostos.

Ofertas sazonais e descontos também podem ser informados na vitrine, por meio de adesivos, placas ou outros materiais de comunicação.

Dessa forma, clientes que passam recorrentemente pela sua loja ou que já são clientes há mais tempo são estimulados a entrar, pois sempre há novidades para conferir.

Grande aliada na hora de liquidar peças

Mesmo que você faça uma boa gestão de estoque, é comum que alguns itens fiquem parados e comecem a ficar obsoletos.

Dessa forma, é preciso estimular a venda desses produtos, para que não gerem prejuízos de armazenamento e liberem espaço para novas coleções com maior giro de estoque.

Então, as vitrines são excelentes aliadas para estimular as vendas de produtos parados no estoque.

Você dá visibilidade para esses itens, que, com descontos, brindes e outros atrativos, podem despertar um novo interesse dos consumidores.

Estimula as compras por impulso

O vitrinismo também cumpre o papel de estimular as compras por impulso. Com muito apelo visual, os produtos das vitrines ganham destaque e chamam a atenção do olhar.

Muitas vezes, a pessoa nem planejava entrar na loja para comprar, mas acaba gostando do que vê.

Além disso, os produtos que estão na vitrine despertam um senso de urgência: como estão em destaque, muitas pessoas podem querer comprá-lo, então o cliente entende que precisa aproveitar logo a oportunidade.

Assim, pode comprar porque a vitrine ativou esse gatilho mental.

Fortalece a marca

Saber como fazer vitrine de loja envolve saber se comunicar com o público. E, na comunicação de marca, é fundamental seguir a sua identidade visual e verbal.

As vitrines devem utilizar elementos comuns à comunicação da marca em outros canais, como no e-commerce e nas redes sociais.

Dessa forma, o vitrinismo também contribui para fortalecer a marca e seus elementos de identidade na mente do consumidor.

Isso desperta a identificação do público, gera aproximação com o consumidor e aumenta a lembrança de marca.

Como fazer vitrine de loja? 15 dicas práticas

Agora, vamos às dicas práticas! Veja como fazer vitrine de loja que atrai clientes e vende mais:

1. Pense na persona do negócio

A vitrine é uma forma de comunicação da sua loja com o público. E, quando você se comunica, precisa saber com quem está falando para planejar a sua mensagem e adaptar a sua linguagem.

É por isso que a persona é fundamental para o vitrinismo.

A persona é o personagem que representa o cliente ideal da sua marca, com base em dados reais sobre o seu público. Você precisa descrever uma persona com características, interesses, necessidades e desafios.

Assim, por meio das vitrines, você pode criar uma comunicação mais alinhada ao perfil do seu público, que desperte a sua identificação.

2. Use a criatividade

Sim, é importante ir além do normal, fugir do óbvio, pensar fora da caixa.

Quem passeia pelas ruas ou pelo shopping vê dezenas de vitrines de lojas… Mas qual consegue realmente chamar atenção?

Aquela que sabe utilizar a criatividade para atrair o cliente.

Ser criativo nem sempre é fácil, ainda mais para vitrines que precisam estar sempre sendo renovadas.

Mas você pode pensar em elementos expositivos diferentes que conversem com a sua proposta, em recursos de iluminação que não sejam óbvios, em uma disposição de elementos que surpreenda, entre outras ideias que se diferenciem dos concorrentes.

3. Crie cenários temáticos

Trabalhar com temas é uma boa ideia para ter vitrines criativas. Dentro de um universo temático, você pode criar cenários, personagens e situações que fogem do óbvio.

Procure um tema no universo de referências da sua marca e de interesses do seu público.

Você pode pensar em músicas, filmes, livros, talvez cenários urbanos ou naturais, ou algum tema que esteja em alta, como na época das Olimpíadas ou do Carnaval.

Em datas comerciais, você também pode entrar no clima, como no Natal ou no Dia das Mães.

4. Siga a identidade visual da marca

A vitrine da loja deve seguir a identidade da marca.

Elementos fundamentais de identidade, como nome, slogan, cores, tipografia e ícones, devem aparecer para criar unicidade na comunicação da marca e integrar a vitrine com outros canais.

Isso não quer dizer que você vá ficar engessado.

A identidade visual é apenas uma linha que você deve seguir, mas não precisa usar todos os elementos juntos, nem se privar de usar outros recursos.

O importante é que os clientes consigam fazer a associação da vitrine com a comunicação da marca.

5. Use as tendências do momento

Fique de olho nas tendências do momento.

O nicho de visual merchandising segue alguns padrões, muitas vezes alinhados às tendências de moda, design e decoração, que podem ajudar você a planejar a estratégia das suas vitrines.

Você pode utilizar as cores do ano, peças que estão em alta e assuntos em voga no momento para compor suas vitrines.

Além disso, existem tendências de tecnologia, vitrines interativas e imersivas e uso de materiais sustentáveis que você também pode explorar nos seus projetos.

6. Tenha um cronograma de troca de vitrines

Vitrines devem ser renovadas de tempos em tempos.

Novas coleções, novas estações, novas ofertas, além de datas comemorativas e comerciais, pedem vitrines diferentes, com apelos e estratégias diferentes.

Para isso, tenha um cronograma de troca das vitrines.

Dessa forma, você renova também o interesse do consumidor que costuma passar pela sua loja.

Cada mudança desperta novamente o olhar e pode trazer diferentes produtos para destacar e estimular a venda. Além disso, você se mantém em dia com as tendências e assuntos do momento.

7. Use a iluminação a favor da sua vitrine

A iluminação da vitrine pode fazer toda a diferença. As luzes são capazes de destacar determinados elementos e orientar o olhar do consumidor.

Então, pense nos produtos que você deseja valorizar mais com a iluminação.

Além disso, a iluminação pode criar a atmosfera que você deseja transmitir ao cliente.

Uma iluminação de luzes baixas e amarelas tende a passar uma ideia de maior aconchego.

Já luzes coloridas e piscantes, por exemplo, podem passar uma ideia mais animada, como se estivesse em uma balada.

Todas essas escolhas, no entanto, devem estar alinhadas à iluminação do interior da loja e à imagem que a sua marca deseja passar.

8. Evite exageros

A vitrine precisa comunicar rapidamente a sua mensagem, já que as pessoas passam pela loja em apenas alguns passos.

Você tem poucos segundos para atrair a atenção do consumidor. Então, lembre que menos é mais.

Evite exageros que dispersam a atenção do consumidor e deixam a sua mensagem confusa. Se a pessoa não sabe nem para onde olhar, você não consegue transmitir o que deseja.

Então, planeje usar poucos elementos, utilize apenas algumas cores em harmonia e selecione apenas alguns produtos para expor. Não queira colocar toda a sua loja em exposição na vitrine, ok?

9. Aproveite as datas comemorativas

Datas sazonais merecem vitrines especiais. Nesses períodos de vendas, o consumidor se sente estimulado a comprar. Além do mais, todos os concorrentes à sua volta também vão criar estratégias para chamar atenção do cliente.

Então, faça isso também.

Algumas datas comemorativas podem despertar sua criatividade para criar vitrines temáticas, como Dia dos Namorados, Páscoa e Natal.

Por outro lado, datas como Black Friday e Dia do Consumidor são focadas nos descontos — por isso, é interessante que a vitrine apresente as suas ofertas e destaque os produtos que você mais quer vender.

10. Posicione os produtos de forma estratégica

A posição e disposição dos produtos na vitrine têm uma função estratégica.

Eles podem ser posicionados a fim de contar uma narrativa dentro de um cenário ou podem direcionar o olhar do consumidor, principalmente com a ajuda da iluminação.

À altura do olhar, os produtos tendem a ser mais visualizados.

Geralmente, esse é o ponto focal da vitrine, que recebe mais atenção. Nesse ponto, você pode posicionar o(s) produto(s) que deseja destacar mais. Os demais itens podem ser posicionados a partir dele(s).

Um recurso bastante utilizado é a regra de três, que consiste em reunir os produtos em grupos de três, que podem ser posicionados lado a lado, um embaixo do outro ou em degraus, por exemplo.

A ideia é criar uma simetria que ajuda o olho humano a se fixar em algum ponto enquanto se movimenta.

11. Atente-se aos preços expostos

De acordo com a Lei nº 10.962, de 11 de outubro de 2004, os preços devem estar expostos nas vitrines, afixados por meio de etiquetas dos produtos diretamente nos produtos à venda.

Eles devem estar visíveis, utilizar caracteres legíveis e mostrar o preço à vista.

Embora algumas lojas não sigam essas disposições legais, é importante se manter dentro da lei para evitar problemas.

Além disso, não mostrar o preço ao consumidor pode atrair pessoas que não têm a ver com o seu público-alvo. Então, não vale a pena: exponha os preços nas vitrines de forma clara e transparente.

12. Deixe a sua vitrine sempre limpa e organizada

A vitrine pode ser o primeiro contato dos consumidores com a sua loja. Você não quer que a primeira impressão seja negativa, não é?

Então, capriche nos cuidados com a vitrine, que deve estar sempre limpa e organizada.

Muitas vezes, ocorre de retirar um produto da vitrine para venda, se for a última peça disponível. Se isso acontecer, não esqueça de repor logo com outro produto.

Fique de olho também se alguma peça cair no chão ou se algum elemento se desprender. Isso é bastante comum de acontecer e, por isso, precisa de monitoramento constante.

13. Faça combinação de cores

As cores são fundamentais para criar a atmosfera que você deseja transmitir ao cliente.

Cores frias, por exemplo, podem criar um clima de inverno, se esta for a estação do momento. Já as cores mais quentes e vivas podem ser usadas no verão para criar um clima mais animado.

Explore diferentes cores, mas cuide para que elas criem um cenário harmônico, sem poluição visual.

Lembre-se também das cores da identidade visual da sua marca, cuja linha você também pode seguir.

Além disso, atente-se para o contraste com o fundo, de maneira que os produtos não fiquem apagados.

14. Busque por inspirações

A internet está cheia de referências. Logo abaixo, trouxemos algumas ideias para você se inspirar na criação das suas vitrines.

Mas você pode explorar muitas outras ideias com uma busca no Google, no Pinterest e até no Instagram.

É interessante também circular pela cidade e saber o que as outras lojas, inclusive concorrentes, estão usando.

Sabe aquela viagem para outra cidade ou outro país?

Não deixe de observar também as vitrines! Dessa forma, você vai construindo um repertório de inspirações que vão te ajudar a montar vitrines mais criativas.

15. Use os cinco sentidos a favor da sua vitrine

Quando se fala de vitrines, o sentido mais aguçado é a visão.

Afinal, quando os clientes passam, você quer atrair o seu olhar. Mas é possível atraí-los por meio de todos os sentidos: visão, audição, olfato, tato e até mesmo paladar.

Quem passa pela sua loja pode ouvir uma trilha sonora que chame atenção. Pode também sentir um aroma que faça respirar bem fundo.

E se você oferecer um produto ou algum elemento para o cliente tocar e explorar diferentes texturas?

Já a experiência de sentir o gosto do seu produto, se for comestível, ou de algo relacionado pode ser ainda mais interessante.

Essas experiências podem despertar ainda mais interesse do cliente, fazê-lo entrar na loja e não esquecer tão cedo da sua marca.

[EXTRA] 11 vitrines inspiradoras para você

Antes de finalizar este artigo, trouxemos para você algumas imagens de vitrines que devem servir como inspiração para a sua loja.

Perceba que existem inúmeras possibilidades de recursos e elementos para chamar a atenção dos consumidores. Confira algumas ideias:

1. Vitrine minimalista

Vitrine CENTAURO – GOLDEN RUNNERS

2. Vitrine com led

Vitrine LOJA BLESS | 2016

3. Vitrine adesivada

Loja – Clicsul Adesivos/Shopee

4. Vitrine sazonal

Magazine do Adesivo – Elo7

5. Vitrine promocional

Adesivos Sempre Viva – Elo7

6. Vitrine em estilo rústico

Vitrine Lyllu Acessórios

7. Vitrine temática

Pinterest

8. Vitrine integrada com a fachada

Pinterest

9. Vitrine para loja de criança

Vitrine de natal – Projeto VINTI VM – Basic Store, Porto Alegre.

10. Vitrine sem manequins

freepik

11. Vitrine conceitual

Vitrine Dior – Praga, República Tcheca

Por fim, lembre-se de que saber como fazer vitrine de loja pode impulsionar as vendas do seu negócio.

O vitrinismo é um conjunto de técnicas que podem fazer a diferença na sua loja ao atrair os olhares de quem passa por ela.

Mas, para isso, precisa ser uma estratégia bem planejada, de forma integrada com outras formas de comunicação da sua marca.

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