Se você deseja melhorar a visibilidade do seu negócio e está procurando uma ferramenta fácil, o Reels do Instagram será o seu novo melhor aliado.
Lançado em 2020, o Reels já se tornou um dos recursos mais usados do Instagram e um dos mais poderosos para viralizar vídeos.
O Instagram tem a maior taxa média de engajamento de todas as redes sociais.
Isso torna o Reels e os outros formatos da rede, oportunidades de ouro para marcas e influenciadores que estão começando.
Aqui, vamos explicar as melhores práticas de como fazer Reels criativos e inovadores no seu perfil profissional do Instagram. Confira!
O que é Reels?
O Reels é um recurso do Instagram que permite publicar vídeos curtos, de até 1 minuto de duração, com efeitos visuais, músicas e outros recursos.
Os Reels podem ser filmados no Instagram ou externamente e depois carregados na rede.
Eles compartilham muitas semelhanças com os vídeos do TikTok por serem curtos e usarem músicas, tendências de estilo e efeitos especiais divertidos.
Uma das maiores vantagens do Reels, principalmente para influenciadores e marcas, é que eles são projetados para serem exibidos para pessoas que ainda não seguem o perfil do criador.
Como funciona o algoritmo do Reels?
O Instagram Reels é transparente sobre como classifica o conteúdo que as pessoas veem quando navegam pelo Reels.
O objetivo do algoritmo é mostrar o conteúdo que os usuários gostam de assistir e de se envolver ativamente.
Ou seja, a atividade do usuário é um sinal importante para o algoritmo do Instagram recomendar Reels.
Existem vários fatores que determinam quando e quais Reels aparecem para cada usuário.
Relacionamento com outros usuários
O algoritmo não está apenas mapeando como você interage com os conteúdos, mas também está observando como você interage com outros usuários.
O Instagram considera com qual Reels um usuário se envolveu e se ele teve interações diretas com os criadores do conteúdo.
Um usuário segue a sua conta ou procura pelo seu nome? Vocês trocam mensagens ou deixam comentários? Vocês se marcam em posts?
Se um usuário interage constantemente com seus posts, é provável que o Instagram compartilhe seu vídeo mais recente com eles assim que ele for lançado.
Da mesma forma, responder comentários e DMs, e usar tags pode ajudar a exibir o conteúdo no feed dos usuários com frequência.
Relevância do conteúdo
O Reels rastreia a afinidade do usuário, ou seja, o que você gosta. Se você interagiu com um vídeo, o Instagram tenta fornecer conteúdo semelhante.
As hashtags do Instagram Reels são uma das maneiras pelas quais o algoritmo identifica o assunto do vídeo e a relevância dele para os usuários.
Data de publicação
O algoritmo do Instagram prioriza um conteúdo novo quando sugere os vídeos para o usuário. Afinal, as pessoas querem ver o que há de novidade, e não uma postagem publicada no mês passado.
Popularidade
Se você tem um público engajado e conteúdos que recebem um número alto de curtidas e compartilhamentos, isso sinaliza para o algoritmo do Reels que você tem algo especial, capaz de interessar a mais pessoas.
O Instagram tende a promover conteúdo de qualidade, recompensando os usuários que publicam conteúdo com grande engajamento.
Como fazer Reels na prática?
Quer começar a usar esse recurso? Então, siga o nosso passo a passo de como fazer um Reels.
Escolha a opção de criar um Reels
Na parte superior da tela, clique no ícone “+” para criar uma postagem. Em seguida, selecione a opção Vídeo do Reels.
Nessa opção, você pode criar um Reels do zero. É possível usar os filtros, escolher o melhor formato de vídeo e usar gravações antigas salvas no celular.
Faça um dueto
Com o recurso Remix, você pode fazer duetos, imitar cenas e criar novas versões de vídeos que já estão circulando na rede.
Na parte inferior da tela inicial do Instagram, vá no ícone do Reels.
Ao assistir um vídeo de que gostou, toque no ícone de três pontos no canto inferior direito.
Em seguida, toque em Remixar esse vídeo do Reels e feche a apresentação do recurso.
A câmera do celular será aberta para que você grave a sua cena enquanto o vídeo escolhido está sendo reproduzido ao lado.
Por fim, você pode usar recursos de edição para adicionar figurinhas, marcadores e frases sobre o vídeo, por exemplo.
Inclua áudios no seus vídeos
O recurso áudio permite que o usuário escolha uma música em alta para acompanhar seu vídeo.
Para usá-lo, basta clicar no ícone de nota musical disponível na tela.
Após isso, pesquise uma música do seu agrado, escolha alguma dos seus itens salvos ou aceite uma sugestão da própria rede social, na aba “para você” (geralmente com as músicas em alta no momento).
Quais as vantagens de usar uma estratégia de Reels no Instagram?
Agora, confira as principais vantagens do Reels para marcas e influenciadores.
Fácil de criar, fácil de consumir
Assim como os vídeos do TikTok, o Reels é projetado para ser um vídeo curto, sem muito investimento e que possa ser criado dentro do aplicativo.
Além de ser rápido de criar, também é rápido de consumir, o que significa que os espectadores podem conhecer você e sua marca sem dedicar muito tempo.
Maior alcance do público
Se você ainda tem um número pequeno de seguidores, o Reels é uma boa oportunidade de alcançar usuários interessados em consumidor os seus conteúdos.
Quando você usa uma hashtag em um Reels, há uma chance maior de o vídeo ser apresentado entre as primeiras postagens em uma pesquisa de hashtag.
Recursos de edição e armazenamento
O Reels tem tudo o que você precisa para filmar e editar vídeos de qualidade.
Embora o upload esteja disponível para usar gravações do celular, você pode criar seu Reels diretamente no aplicativo do Instagram.
Viralizar
O seu vídeo do Reels tem a oportunidade de se tornar um viral, o que pode aumentar exponencialmente seu público.
Para isso, é preciso acompanhar as tendências do momento.
As tendências podem variar de acordo com as músicas, edições, efeitos ou filtros.
Então, preste atenção no que é popular no seu nicho e crie sua própria versão.
Conteúdo reaproveitável
Você pode compartilhar os vídeos novamente no Stories sempre que sentir que um Reels antigo continua relevante ou quando alguém está em busca de uma dica que você abordou em algum vídeo antigo.
Além disso, você não precisa deixar o Reel apenas no Instagram, porque é possível salvar o vídeo e publicá-lo em sua conta do TikTok ou do Facebook, por exemplo.
O que é permitido ou não fazer no Reels?
De acordo com o próprio Instagram, as marcas e os criadores devem postar Reels que:
- entretenham e sejam divertidos (ou seja, encantem as pessoas, chamem atenção, façam-nas rir, tenham uma surpresa divertida ou uma reviravolta);
- são inspiradores (ou seja, iniciem uma tendência da qual outros podem participar facilmente);
- usem ferramentas criativas como textos, filtros ou efeitos de câmera;
- usem o vídeo vertical;
- usem músicas da biblioteca de músicas do Instagram e/ou áudio original que você criou ou encontrou no Reels;
- são experimentais! Experimente algo novo, seja você mesmo e veja o que funciona no seu caso.
Por outro lado, o Instagram aconselha que marcas e criadores não postem Reels que:
- estão embaçados devido à baixa resolução;
- são visivelmente reciclados de outros aplicativos (ou seja, contém logotipos ou marcas d’água);
- são carregados com uma borda ao redor deles;
- tenham a maior parte da imagem coberta por texto;
- não atendam às diretrizes da comunidade do Instagram.
Ao seguir essas recomendações do próprio Instagram, é possível criar as condições necessárias para viralizar com o Reels. Confira quais são a seguir.
Quais são as boas práticas para usar o Reels?
Agora que sabe como funciona o Reels, você pode usar esse insight para atualizar a sua estratégia de conteúdo no Instagram e se envolver com os usuários.
A seguir, confira algumas dicas para ter mais chances de alcançar novos públicos e aumentar seu número de seguidores com o Reels.
Apresentar novos produtos
Promova seus produtos e serviços com legendas atraentes. Usando uma combinação de fotos e trechos de vídeo, você pode fornecer informações detalhadas sobre seus produtos e serviços.
Responder a perguntas comuns
Pequenos vídeos de instruções para resolver dúvidas simples podem antecipar muitas perguntas de potenciais clientes.
Elas podem ser sobre seus serviços ou outros problemas que seu público enfrenta em geral.
Por exemplo, se você fornece equipamentos de segurança comercial e residencial, pode falar sobre as melhores soluções para proteger uma casa ou uma loja física.
Por meio de uma série de Reels, você pode orientar seu público com maneiras práticas de resolver uma série de problemas comuns.
Sugerir combinações de produtos
Então, além de falar apenas sobre um produto específico, você pode sugerir ideias de compras que podem se complementar.
Se você vende roupas pela internet, além de falar, digamos, de sapatos, que tal compartilhar combinações de sapatos e calças?
Você também pode usar o Reels para sugerir ideias de combinações entre os seus produtos e de empresas parceiras.
O mais importante é criar combinações criativas!
Colaborar com influenciadores
Você pode fechar parceria com influenciadores relevantes para criar e compartilhar conteúdo para você. Essa divulgação pode aumentar a visibilidade dos seus produtos.
Os influenciadores podem fazer análises rápidas ou falar sobre como seu produto pode ajudar.
É vantajoso colaborar com influenciadores até mesmo para promover um vídeo informativo do YouTube, podcast ou um conteúdo no blog que você criou.
Essas divulgações aumentam sua autenticidade e credibilidade ao mesmo tempo que educam o público.
Como usar influenciadores para vender mais em pequenos e médios e-commerces?
Publicar vídeos de bastidores
Vídeos sobre bastidores dão um toque humano à sua empresa, e você pode usar o Instagram Reels para compartilhar esses conteúdos.
Você pode permitir que o público espie um pouco do seu escritório ou mostrar como sua equipe trabalha em conjunto para fazer as coisas acontecerem
É possível até compartilhar momentos fora do trabalho, o tempo com a família, conversas com a equipe ou férias.
Compartilhar ofertas exclusivas
Você pode usar o Reels para postar ofertas com desconto dos seus produtos.
Se você tem parceria com outras empresas para oferecer ofertas lucrativas em seus produtos/serviços, divulgue como elas funcionam no Reels do Instagram.
Lojas de vestuário podem fazer parceria com joalherias, livrarias com lojas de presentes e assim por diante. É uma boa maneira de movimentar o Reels.
Despertar a curiosidade sobre eventos
O Reels também pode ser ágil na conscientização sobre os próximos workshops, sessões de treinamento e outros eventos.
Você pode despertar a curiosidade e atrair novos seguidores, dando uma prévia dos lançamentos de novos produtos.
Participe de tendências
Você tem algumas maneiras diferentes de se tornar uma tendência (e até ser viral) com o Instagram Reels.
Você pode usar hashtags de tendências, clipes de áudio populares ou efeitos AR e ser descoberto entre seu público.
Qual é o melhor horário para postar no Reels?
Afinal, existe mesmo o melhor horário para postar Reels do Instagram?
A resposta é sim — e mais de um! São vários os períodos do dia em que os usuários do Instagram estão ativos e prontos para interagirem com os vídeos que você postar.
Mas você talvez se pergunte por que isso é importante.
Bom, é simples: se você postar Reels enquanto seu público estiver dormindo, nunca conseguirá o engajamento que deseja.
No geral, os horários com as maiores taxas de engajamento ao publicar Reels são:
- Segunda-feira: 6h, 10h e 22h;
- Terça-feira: 9h;
- Quarta-feira: 7h, 8h e 23h;
- Quinta-feira: 12h;
- Sexta-feira: 5h;
- Sábado: 11h, 19h e 20h;
- Domingo: 7h, 8h e 16h.
Esse é o resultado de uma pesquisa do Marketing Hub que, após analisar mais de 100 mil postagens Reels, encontrou os horários com as maiores taxas de engajamento na rede.
Porém, esse padrão não reflete com exatidão a relação que cada perfil tem com o seu público.
Os melhores horários são ligeiramente diferentes para os perfis, porque cada um atende a um público único, com padrões de comportamento no Instagram.
A lista acima é um bom começo, mas o ideal é que cada perfil encontre os seus melhores horários para postar no Reels. Você pode fazer isso das seguintes maneiras:
Baseando-se no Instagram Insights
Se você tem uma conta comercial, é possível acessar a ferramenta Instagram Insights, que reúne métricas de desempenho e informações sobre o comportamento dos seus seguidores.
No Instagram Insights, você pode verificar o horário em que os seguidores da sua conta estão mais ativos nos últimos dias.
Com essa informação, basta agendar as postagens dos Reels nos melhores horários.
Baseando-se em testes com a sua audiência
Você também pode descobrir o melhor horário para postar na prática.
Para fazer isso, escolha cinco horários diferentes durante a semana.
Publique um Reels em cada um desses momentos e registre quantas visualizações, curtidas e compartilhamentos você obteve em cada postagem.
Faça isso novamente na próxima semana, mas com novos horários. Por exemplo, poste seu Reel às 11h da segunda-feira durante a primeira semana e às 18h na segunda semana.
Continue essa estratégia por algumas semanas até começar a ver padrões. Em breve, você identificará os melhores horários para postar seus Reels todos os dias.
Essa maneira exige uma quantidade considerável de esforço, mas os resultados são precisos e personalizados de acordo com a interação do seu público com o Reels.
Chegamos ao final do nosso guia sobre como fazer Reels.
Agora, o mais importante é explorar sua criatividade para abraçar as tendências do Reels e criar vídeos interessantes para a sua audiência.
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