A popularização das redes sociais fez com que as marcas pudessem desenvolver novas estratégias de venda e alcançar um púbico cada vez maior.
Sendo elas lojas físicas ou lojas virtuais.
Nesse contexto, as parcerias nas redes sociais surgem como excelentes alternativas para potencializar o engajamento e melhorar seus resultados.
No entanto, esse trabalho deve ser realizado com muito planejamento e controle de resultados.
Por isso, criamos este artigo para mostrar a você como fazer parcerias no Instagram e impulsionar os resultados do seu e-commerce!
Confira a seguir!
O que são parcerias no Instagram?
As parcerias no instagram são estratégias de marketing focadas em promover produtos da própria marca ou de outra a partir de um acordo entre a empresa e influenciadores.
Na prática, cada empresa fica encarregada de uma etapa da campanha e dividem os lucros no final.
Hoje, essa prática é bastante comum no marketing de influência, em que os donos dos perfis com inúmeros seguidores entram em contato com grandes empresas para poderem divulgar produtos e serviços para a sua audiência.
Nesse caso específico a marca é responsável por um pagamento e, em algumas situações, oferece seus produtos ou serviços gratuitamente em troca da divulgação.
Assim, as parcerias são benéficas para todas as partes que participam delas.
Para as empresas, é uma ótima alternativa a sua divulgação nas redes sociais, e, para os influenciadores digitais, uma maneira eficaz de divulgar o seu trabalho e lucrar com publicidade.
Como fazer parcerias no instagram?
A realização de parcerias no Instagram é uma prática muito promissora que vem gerando lucros para todos os envolvidos nesse trabalho.
Entretanto, para que esse seja um negócio promissor, é preciso muito trabalho e planejamento.
A seguir, daremos algumas dicas de como fazer sucesso no Instagram por meio das parcerias.
Veja!
Estabeleça objetivos
Todo e qualquer trabalho necessita antes de planejamento para ser executado da melhor maneira e com as parcerias isso não é diferente.
Antes de qualquer ação é preciso que o seu empreendimento saiba exatamente onde quer chegar, por exemplo:
- Aumento do número de seguidores no perfil oficial;
- Divulgar um novo produto ou serviço;
- Trazer uma solução para o público-alvo;
- Melhorar o engajamento;
- Desenvolver uma comunidade na qual a sua marca possa exercer alguma influência.
Mantenha uma consistência no seu trabalho
Atualmente, quem controla as redes sociais são os algorítimos.
Nesse sentido, para que uma página tenha um bom destaque, é preciso seguir algumas regras e a consistência de posts é uma delas.
Na prática, é necessário realizar publicações periódicas (de preferência diárias) e interagir com o maior número de pessoas possível.
Isso fará com que o algorítimo entenda a relevância do seu perfil e, a partir disso, possa ampliar o alcance dele.
Porém, não basta apenas realizar posts diários, é necessário também que eles tenham qualidade para que as pessoas se interessem e possam interagir com eles.
Otimize o seu perfil
O seu perfil no Instagram serve como uma verdadeira vitrine virtual.
Por isso, ele deve ser capaz de oferecer as informações mais importantes sobre seu produto ou serviço de maneira simples e prática.
- Para ter um perfil mais otimizado, é preciso adotar algumas práticas. Confira:
- Colocar as informações mais essenciais na bio (endereço, links para loja ou para contato, breve descrição da loja);
- Inserir nos destaques alguns stories relevantes (feedback dos clientes; ações publicitárias; divulgação de novidades);
- Faça o uso de palavras-chave nas legendas, inserindo hashtags;
- Desenvolva posts com informações originais e de qualidade no feed.
Crie um nome de usuário criativo e atrativo
O nome de usuário do seu perfil no Instagram deve ser escolhido seguindo alguns critérios, como:
- Ser simples e direto para que o cliente possa lembrar dele facilmente;
- Evitar números e símbolos que possam confundir o visitante;
- Ter o nome da marca.
Uma boa escolha do nome de usuário é muito importante para que as pessoas possam se sentir atraídas pela sua página, inclusive os parceiros.
Interaja com os seguidores
Interagir com os seguidores é benéfico não apenas para que o algorítimo entenda que a sua página tem engajamento.
Mas principalmente para mostrar a seu público que a sua marca se importa com o que ele tem a dizer.
💡 Dica do especialista: Quando respondemos a um comentário ou a uma mensagem, estamos nos colocando à disposição do cliente, o que fará com que ele se torne um seguidor mais ativo (algo essencial quando desejamos criar uma comunidade de influência).
Utilize todos os recursos de criação disponíveis
Para que a sua página possa ganhar relevância e chamar atenção de outras marcas, do público e de influenciadores, é preciso que a sua criação de conteúdo seja original, criativa e constante.
Para isso, é imprescindível explorar todos os recursos que o Instagram oferece.
Hoje, podemos contar com diversas opções para produzir um conteúdo de qualidade, como:
- Reels: em que é possível criar vídeos curtos para divulgar algum produto ou serviço, por exemplo;
- Stories: uma ótima opção para postar fotos ou vídeos que ficam disponíveis até 24h;
- Hashtags: “etiquetas” que identificam um assunto, facilitando a busca da palavra-chave pelo usuário.
Encontre parceiros que tenha valores iguais ao da sua marca
Tão importante quando produzir um conteúdo de qualidade, para que a sua página ganhe relevância e possa fazer parcerias, é encontrar parceiros que tenham os mesmos valores que a sua marca.
Atualmente, para os consumidores, é muito importante que as marcas se posicionem em relação a determinados assuntos.
Que sejam contra a discriminação e promovam uma cultura do bem-estar social e ambiental, por exemplo.
Por isso, buscar parceiros que tenham ideias parecidas, com comprometimento ético equivalente, ajuda a fortalecer a imagem da sua marca e faz com que ela seja admirada pelos seus clientes.
Alinhe valores
Outro ponto interessante para se ater no trabalho de parcerias é o alinhamento de valores.
Muitas vezes escolhemos parceiros que não tem nenhuma relação ou familiaridade com o produto divulgado e isso pode ser muito mal recebido pelo público.
No entanto, quando podemos divulgar os nossos produtos ou serviços junto a marcas ou a influenciadores que já trabalham no segmento ou tem alguma relação com ela, podemos despertar no consumidor um interesse maior.
Por exemplo, se o seu negócio for especialista na venda de produtos para maternidade, é fundamental que a parceria paga seja com mães influenciadoras, ou marcas que são do mesmo ramo.
Ou de outro que guarde alguma similaridade (como marcas de produtos para autocuidado).
Analise as métricas
A análise de métricas do Instagram é um trabalho fundamental para entender se a parceria firmada está correspondendo ao que se esperava na etapa de planejamento.
Nesse momento, é possível verificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Nesse sentido, o Instagram disponibiliza para os perfis profissionais métricas de campanhas, com informações relevantes como: alcance, relevância da página, número de interações, entre outras.
A partir desses dados, podemos entender se a parceria está dando certo.
Além disso, esses dados oferecem melhor fundamentação para a tomada de decisão e para o melhoramento contínuo das ações.
Quais as vantagens de ter parcerias no Instagram?
Existem diversas vantagens na realização das parcerias pelo Instagram.
A principal delas é o aumento da projeção da marca e a consequente ampliação do seu público, algo essencial para qualquer empresa que deseja se estabelecer no mercado.
Veja, a seguir, outros benefícios que esse trabalho pode trazer:
Ampliação do seu alcance da página
A ampliação do alcance da página é muito importante para que cada vez mais pessoas a conheçam e isso possa se reverter em conversão de vendas em um futuro próximo.
Ou seja, quanto maior a ampliação, maior o crescimento de leads.
Assim, ao firmar parcerias, uma página pode aproveitar a audiência da página parceira, potencializando a sua visibilidade para novos públicos.
Fortalecimento da credibilidade da marca
As colaborações entre marcas e influenciadores ajudam no fortalecimento da sua imagem e credibilidade.
Por isso, é muito importante fazer parcerias com quem compartilhamos os mesmos valores.
Nas redes sociais, a influência é algo muito importante para as empresas.
Na prática, algo que é recomendado por alguém que tem bastante seguidores, tende a ser mais consumido, pela confiança que as pessoas empregam, fortalecendo a credibilidade da marca.
Veja também: como ganhar seguidores no Instagram!
Aumento da diversidade de conteúdos
Quando firmamos parcerias, o nosso conteúdo fica mais diversificado, o que acaba trazendo mais dinamismo e engajamento para as campanhas.
Além disso, as parcerias despertam curiosidade nas pessoas que gostam de ver marcas e influenciadores juntos em ações de publicidade.
Portanto, é uma ótima oportunidade de cativar o público com conteúdos mais criativos.
Conquista de novos públicos
Outra grande vantagem da realização de parcerias é ter acesso ao público do parceiro, algo que não aconteceria organicamente.
Dessa maneira, essas pessoas passam a ter oportunidade de conhecer seus produtos e serviços por meio de influenciadores da sua confiança.
E a marca, por sua vez, explora novos mercados, potencializando os seus resultados.
Quais os tipos de parcerias podemos fazer no Instagram?
Existem inúmeras formas de se firmar parcerias nas redes sociais e todas elas têm um objetivo primordial de potencializar visibilidade da marca, dos seus produtos ou serviços.
Veja algumas maneiras de realizar esse trabalho:
Publiposts
Publiposts se referem à prática de inserir publicidade nas publicações.
Nesse caso, a marca paga um valor para que o influenciador ou influenciadora divulgue os seus produtos, ou serviços no feed, stories, IGTV ou reels.
Esses posts devem, necessariamente, indicar que se trata de uma publicidade, conforme exige o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e vêm normalmente acompanhados com hashtags.
Comissão
As parcerias que acontecem por meio de comissão funcionam da seguinte maneira: os influenciadores, responsáveis pela divulgação da marca, disponibilizam para os seus seguidores um cupom de desconto ou código para ser utilizado no momento da compra.
A partir dessa divulgação a marca parceira pode verificar o poder de adesão dos consumidores àquele influenciador específico e, então, paga uma comissão pelas vendas feitas.
Esse valor pode ou não ser acompanhada de quantias adicionais, dependendo de como ficou acordado entre as partes.
Collabs
Collabs é um termo em inglês para designar a colaboração entre marcas.
A ideia principal é a criação de ações publicitárias de divulgação de produtos ou serviços pertencentes a marcas distintas.
Hoje, é comum as parcerias entre marcas de doce e de cosméticos, por exemplo.
Elas se unem para criar um único produto (como um batom com gosto de morango).
O resultado disso é um item totalmente original com tiragem limitada que cativa e expande o público.
Permuta
A permuta é um tipo de parceria em que não há a efetuação de pagamento para os envolvidos.
O que existe, na verdade, é uma “troca de favores” entre marcas, em que ambas concordam permutar entre si bens e serviços visando a sua divulgação.
Esse tipo de parceria é ideal para quem não dispõe de muito investimento para divulgarem as suas páginas nas redes sociais e costumam repercutir positivamente nos resultados.
[EXTRA] Como medir os resultados?
Como vimos, a análise de resultados é imprescindível para que o seu negócio possa entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado nas estratégias de marketing realizadas no Instagram.
Para realizar esse trabalho, é preciso criar alguns indicadores mensuráveis e verificar como eles estavam antes e depois da parceria firmada.
Alguns desses indicadores são:
- Número de vendas;
- Aumento de seguidores;
- Aumento no número das contas alcançadas pelas publicações;
- Engajamento da página.
Outra maneira de verificar esses números é junto à marca ou ao influenciador parceiro, que poderá informar se houve muita procura após a divulgação dos produtos ou serviços.
Além disso, o próprio Instagram dispõe de métricas relacionadas às publicações, bastando que o administrador da página verifique os números e analise de que maneira o impacto nos usuários pode ser melhorado continuamente.
🎥 Como analisar as métricas do Instagram:
Quem deseja expandir o seu empreendimento, seja ele virtual ou não, precisa entender como fazer parcerias no Instagram de maneira eficaz e consistente.
Buscando sempre parceiros que compartilhe das mesmas ideias e valores que a sua marca.
Dessa forma a sua imagem e reputação será fortalecida e o seu público será cada vez mais expressivo!
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