Desde que o e-commerce ganhou destaque no varejo, vender através das redes sociais se tornou algo indispensável.
Uma das ferramentas mais usadas hoje em dia, é o Instagram e dentre seus recursos o de live é um dos destaques, mas como fazer live no Instagram?
Afinal, as redes sociais possibilitaram uma série de novas estratégias e vantagens para as marcas que fizerem um bom uso do recurso. Possibilitando assim, um crescimento exponencial.
Dentre elas, uma das que mais tem feito sucesso hoje em dia, são as lives. Principalmente aquelas que são feitas por meio do Instagram.
Entretanto, saber como fazer live no Instagram não se trata meramente de ligar uma câmera e sair falando o que der na telha.
Existe toda uma preparação e cuidados que você deve ter para garantir que esse evento seja um sucesso, conseguindo até mesmo realizar algumas vendas ao vivo!
Aposto que você ficou bem curioso, não é mesmo?
Quer descobrir mais sobre como fazer uma live no Instagram? Então continue com a gente que nós vamos te explicar tudo!
Como fazer live no Instagram?
Antes de tudo, é importantíssimo que você saiba como fazer para efetivamente realizar a live no Instagram.
Não estamos falando de preparação, cuidados, nem nada do gênero, mas sim, de você saber como utilizar a rede social para tal.
Para realizar a live por meio do Instagram, o procedimento é bem mais simples do que parece na verdade.
O primeiro passo, é obviamente abrir o Instagram, e então, na página inicial clicar no botão “+” que se encontra no canto superior direito da tela.
Após isso, você possivelmente verá uma lista com algumas opções como “Reel”, “Publicação”, “Story” dentre outros.
Você deverá escolher a opção “transmissão ao vivo” e então o aplicativo abrirá a câmera.
Com a câmera aberta, basta apertar o botão redondo na parte inferior da tela para conseguir iniciar a gravação.
É importante dizer que primeiro o Instagram vai primeiro verificar a sua conexão, para só então iniciar a transmissão, o que pode levar alguns poucos segundos.
Feito isso, você poderá fazer a sua live tranquilamente até a hora de encerrá-la.
Para terminar a sua transmissão, basta apertar no botão “x” no canto superior direito da tela, e em seguida confirmar, para enfim concluir a sua live.
Por que fazer live no Instagram?
Agora que nós já entendemos como fazer para iniciar e encerrar a nossa transmissão ao vivo pelo Instagram, o próximo passo talvez seja entendermos por que realizar essas lives.
Afinal, é mais do que justo que você tenha alguma dúvida se realmente vale a pena investir nessa atividade para melhorar o desempenho do seu e-commerce, não é mesmo?
Quer descobrir mais sobre porque fazer lives no Instagram? Então continue com a gente!
O ao vivo está em alta
A primeira das vantagens de realizar as lives no Instagram, já oferece um belo incentivo para essa atividade.
Desde o surgimento de redes como o YouTube, por exemplo, os vídeos na internet foram chamando cada vez mais a atenção do público em geral, sendo um recurso que inúmeras outras redes sociais aderiram com o tempo.
Hoje em dia, são muito poucas as redes sociais que não possuem uma ferramenta para a visualização de vídeos dentro dela, e convenhamos que não era assim um tempo atrás.
Existe um motivo para esse movimento acontecer, e sendo bem direto, é porque o público gosta desse tipo de conteúdo.
Os vídeos ao vivo nem se falam, existindo até mesmo plataformas voltadas apenas para isso hoje em dia.
É normal que esse movimento das lives tenha demorado mais para surgir, em função da necessidade da internet, mas após ganhar corpo com a pandemia, essa tendência não dá sinais de que vai parar.
Melhora o engajamento
Outra questão muito importante que as lives no Instagram trazem, é a melhora no engajamento da sua marca dentro das redes sociais.
É como se cada conteúdo tivesse uma função, enquanto fotos e reels ajudam a melhorar o seu alcance, a função das lives é outra, mas pode trazer um ótimo resultado.
O motivo das lives serem tão úteis para melhorar o engajamento é porque elas permitem uma comunicação ao vivo, sem cortes e em tempo real com o seu público.
Isso ajuda a humanizar a sua marca e a melhorar a conexão entre o público e a empresa.
Todos esses fatores convergem para fazer com que o seu público se torne mais engajado em suas redes sociais, e como sabemos, o Instagram olha bastante para isso.
Aumenta o destaque da sua marca
Mais um ponto muito vantajoso e relevante de se realizar lives pelo Instagram, está no destaque que as transmissões ao vivo recebem da própria plataforma.
Além do convencional aviso que o seu próprio público recebe, de que você está entrando no ar, o próprio Instagram coloca esse tipo de atividade em maior destaque.
No caso, o que nós estamos dizendo, é que toda vez que uma nova live começa, o Instagram a coloca como destaque dentro da aba de stories.
Isso aumenta significativamente as chances de que novos telespectadores apareçam e assim conheçam e se interessem pela sua marca, tudo isso graças a esse conteúdo ao vivo.
É surpreendente a imensa gama de vantagens que uma simples transmissão ao vivo pode nos oferecer, não é mesmo?
Quais são os principais recursos da live no Instagram?
Agora que você já está mais interessado em realizar as lives, talvez ainda lhe restem algumas dúvidas sobre o seu funcionamento, e gostaria de tentar entender um pouco mais sobre esse ponto.
Isso é legítimo, afinal, as transmissões ao vivo pelo Instagram nos oferecem uma série de ferramentas que podem ser utilizadas, com o intuito de controlarmos e prepararmos esse ambiente digital.
Está curioso para descobrir mais sobre isso? Então siga com a gente para entender quais são as principais ferramentas das lives no Instagram!
Desabilitar comentários
A primeira das ferramentas que nós falaremos, diz respeito a permitir ou não que sejam feitos comentários na transmissão da live pelos seus telespectadores.
Muita gente costuma gostar de ter essa interação ao vivo com esse público, mas convenhamos que nem sempre essa relação será bem-vinda.
Além disso, pode ser que você se sinta mais à vontade sem os comentários chegando naquele momento.
Pode ser em função de algum nível de timidez, ou até mesmo para evitar distrações ou perdas de linha de raciocínio durante a transmissão.
O mais importante, é que independentemente de qual seja a sua motivação, o recurso existe e pode ser utilizado para tornar a live o ambiente mais confortável para você.
Para ativá-lo, basta clicar nos 3 pontinhos da barra de comentários, e então selecionar a opção “desativar comentários”.
Filtrar comentários
O recurso de desabilitar comentários parece ser realmente bem útil, entretanto, ele pode soar um tanto quanto radical demais, não é mesmo?
Às vezes a sua intenção é simplesmente reduzir ou impedir comentários maldosos, que contenham ofensas ou palavras de baixo calão, que pode inclusive prejudicar a experiência dos demais espectadores.
Sendo o caso, existe um outro recurso muito útil que pode ser utilizado, que é a opção de filtrar comentários.
Esse recurso permite que comentários ofensivos sejam ocultados pela plataforma, e ainda permite que você selecione, de forma manual, um conjunto de palavras que, caso estejam presentes em algum comentário, já farão com que ele seja ocultado.
Para ativar esse recurso você deve ir em “configurações”, selecionar “privacidade”, e em seguida “comentários”.
Dentro dessa opção, você já conseguirá estabelecer todas as regras para a realização da filtragem de comentários durante a sua transmissão ao vivo.
Fixar comentários
Outro recurso que também pode ser extremamente útil quando bem utilizado durante as suas lives no Instagram, é o fixar comentários.
No caso, ele serve para que você consiga selecionar alguma das interações do seu público durante a live, e mantê-la em evidência por um tempo.
Ou seja, em vez de um determinado comentário se perder naquele mar de interações durante a sua transmissão, você tem como selecioná-lo, e deixá-lo separado durante a transmissão.
Dessa forma, aquele comentário super pertinente, ou que possui um gancho extremamente útil para a sua apresentação, pode ser melhor aproveitado, colocado em destaque pelo tempo necessário.
Para utilizar esse recurso, basta clicar no comentário em questão durante a live e segurar, dessa forma ele será fixado até que você repita o processo.
Convidar outras contas
Por fim, um dos recursos mais populares das lives no Instagram, tanto por parte do público, quanto de quem está realizando a transmissão, é a opção de convidar outras pessoas.
Ou seja, nós estamos falando de convidar uma outra figura para realizar essa transmissão ao vivo com você.
Pode ser um outro profissional da sua empresa, alguém de outro setor, um representante de outra marca ou até mesmo um especialista na área, basta enviar o convite.
Dessa forma, a sua transmissão tem um atrativo a mais para o seu público, além de atrair também os seguidores dessa segunda pessoa.
Para utilizar essa ferramenta, tudo que você precisa fazer é ir até o ícone de dois rostos que se encontram no canto inferior direito da sua tela.
Após isso, uma solicitação será enviada para o contato que você selecionar, que poderá entrar na transmissão a qualquer momento.
Quais os equipamentos necessários para uma boa live?
Nós já entendemos quais são as principais vantagens de se realizar lives pelo Instagram, e até mesmo já falamos um pouco sobre alguns dos seus recursos mais importantes, e agora?
Será que já posso pegar o meu celular e computador para começar a gravar as minhas lives, e então impulsionar o meu e-commerce?
De fato não há nada que te impeça iniciar as suas transmissões, entretanto, ter um pouco mais de calma também é algo do qual você pode se beneficiar.
Afinal, fazer realmente uma live bem-feita, e que te ajude a ganhar dinheiro com o Instagram, vai exigir que haja um certo padrão de qualidade nas suas transmissões.
Para que você consiga alcançar essas exigências, alguns equipamentos podem ser necessários, e é justamente disso que nós falaremos a seguir.
Curioso para descobrir quais os equipamentos necessários para uma boa live? Então continue com a gente!
Microfone
O principal intuito da realização de uma transmissão ao vivo é conseguir entregar um conteúdo de qualidade ao espectador, não é mesmo?
Sendo assim, é fundamental se preocupar com o nível de qualidade com a qual a mensagem chega até o seu público.
No caso, em uma live, essa mensagem está sendo transmitida por meio da fala, e, portanto, a atenção com a qualidade do áudio é fundamental.
Justamente por isso, um bom microfone, de preferência profissional, é extremamente importante, para garantir que o público entenda cada palavra do que está sendo dito, além de garantir uma boa experiência para todos.
Câmera
Mais um elemento importantíssimo diz respeito a qualidade visual da sua transmissão.
De forma geral, é praticamente unânime o quão importante é a qualidade da sua imagem em tudo quanto é tipo de produção de conteúdo para as redes sociais.
No fim das contas, as pessoas têm que ver com clareza o seu interlocutor, e justamente por isso que uma boa câmera de celular é tão importante.
É comum, que muitos celulares venham com boas câmeras hoje em dia, porém, se puder investir em câmeras profissionais, isso será um diferencial para sua live.
Portanto, escolha bem e não tenha receio de investir em uma câmera de qualidade para as suas transmissões, principalmente se estivermos falando de uma com capacidade de transmissão em full HD.
Iluminação
Mas se você já está acostumado à ideia de gerar conteúdo em vídeo, deve saber que não é apenas uma boa câmera que vai determinar a qualidade da sua imagem.
Claro que esse ponto é muito importante, mas uma boa iluminação também é algo crucial para aproveitar todo o potencial do seu equipamento.
Para isso, existem alguns itens que funcionam extremamente bem na hora de te ajudar a gerar uma imagem de melhor qualidade.
Um dos mais conhecidos é o ring light, que tem um ótimo custo-benefício, além de ter também o iluminador streamer e o softbox.
Internet veloz
Talvez não seja propriamente um item, mas, mesmo assim, é algo fundamental para a realização de uma boa live, que é a qualidade da sua conexão.
De nada vai adiantar qualquer um dos itens anteriores se a sua rede não der conta de manter a transmissão constante e em boa qualidade.
Obviamente que isso exige não só velocidade da sua internet, como principalmente estabilidade, de modo a evitar que a sua transmissão simplesmente caia.
Sendo assim, manter o seu computador no mesmo cômodo do roteador pode ser uma boa saída, ou então contar com um replicador de sinal para ajudar a manter a qualidade em outros locais da sua casa.
Como fazer uma live de sucesso? 7 dicas!
Com a lista de equipamentos que nós te passamos, com certeza a qualidade da sua live já estará em um ótimo nível, entretanto, existem ainda mais coisas que podem ser feitas para melhorar.
Tendo em vista que nosso intuito não é apenas realizar as transmissões ao vivo, mas usufruir dos benefícios de como fazer live no Instagram é bem interessante nos dedicarmos bastante a isso.
Pensando nisso, nós separamos 7 dicas que podem ajudar bastante na condução da sua live, fazendo-a ter um melhor desempenho e ajudando com vendas da sua marca.
Então chega de enrolação e vamos para as dicas!
1. Tenha um roteiro
Um dos pontos mais importantes de uma live é a mensagem e o conteúdo que está sendo apresentado ao espectador.
Portanto, é muito importante tomar o devido cuidado com a forma como essas informações são apresentadas, para que cheguem de forma leve, dinâmica e precisa para que está te assistindo.
Se perder dentro do raciocínio, voltas muito longas em assuntos periféricos, e falas confusas, podem prejudicar a compreensão e o nível de atenção de quem assiste.
Sendo assim, a melhor forma de se prevenir contra esse tipo de problema é formulando com calma o que será dito e como determinados assuntos serão abordados.
Basicamente, nós estamos falando de construir um roteiro para a sua transmissão ao vivo, que ajudará a guiar a sua apresentação, e garantir a coerência da sua fala.
Para te ajudar, você pode inclusive separar a live em blocos, com cada um focando em um conjunto de temas distintos.
Lembre-se de tomar cuidado com a duração, afinal, o tempo máximo permitido pelo Instagram, são 4 horas, e você não vai querer que sua live termine do nada!
2. Use uma iluminação de qualidade
Lembra dos equipamentos de luz que nós falamos há pouco?
Chegou a hora de usá-los! Uma das dicas mais importantes é garantir que tudo esteja claro e que o espectador não tenha dificuldade para enxergar você e o ambiente com nitidez.
Por isso, faça testes antes com a câmera e o equipamento de iluminação, buscando o melhor equilíbrio possível.
3. Use os filtros ao seu favor
Para muita gente os filtros são apenas um recurso para a diversão daqueles mais chegados as redes sociais, mas isso não é verdade!
Essas ferramentas podem ajudar bastante nas suas lives, de forma a favorecer o seu e-commerce graças a essa melhor apresentação.
Um exemplo disso, é o filtro “presentation” que permite que seja colocado um fundo atrás de você no vídeo, podendo ser usado para ajudar na apresentação de conteúdos.
Ou seja, buscar por filtros com diferentes funcionalidades pode ser uma forma bem criativa de melhorar a dinâmica da sua live no Instagram!
4. Divulgue com antecedência
Convenhamos que não há necessidade de fazer com que a sua live seja uma surpresa para a maior parte das pessoas, não é mesmo?
Utilize das suas redes sociais para avisar com antecedência sobre a transmissão, passando a data e o horário nos quais ela ocorrerá.
Esse aviso pode ser feito por meio de postagens, stories e até mesmo Reels. O importante é avisar as pessoas com antecedência, para que elas possam se programar para assistir.
5. Abra para perguntas
Um dos grandes diferenciais das lives com relação aos outros meios de se comunicar com o público pelas redes sociais, é justamente a possibilidade de interagir ao vivo com as pessoas.
Uma das coisas mais comuns de se ocorrer, é o público desejar aproveitar a oportunidade para tirar algumas dúvidas sobre o que está sendo apresentado.
Sendo assim, pode ser extremamente interessante separar um momento no seu roteiro para abrir um espaço apenas para as perguntas.
Dessa forma o público terá as suas demandas atendidas, ao mesmo tempo que sentem que a sua marca realmente dá todo o suporte e atenção necessária para eles, o que pode inclusive ajudar na sua fidelização.
6. Faça parcerias
Outra coisa que costuma engajar bastante o público, é a eventual presença de convidados em suas lives, trazendo mais uma perspectiva para o público.
Além de juntar o público de ambos os participantes, essa nova interação tende a acrescentar camadas de conteúdo e interação na live.
Outra coisa que é bem interessante, é separar algumas perguntas interessantes que possam ser feitas ao convidado.
7. Deixe a live salva no Instagram
Por fim, mas não menos importante, saiba que é importante se preocupar com aquelas pessoas que gostariam de ter assistido a sua live, mas que por algum motivo não tiveram como.
Muitos motivos podem levar a isso, desde o horário, ou até mesmo a própria data não ser boa, mas a pessoa vai ficar bem contente se puder acessar o conteúdo depois.
Portanto, a melhor saída é deixar as suas transmissões salvas no Instagram, de forma que tanto essas pessoas quanto novos visitantes possam assisti-las.
Além disso, essa prática pode ser útil inclusive para você, que terá todas as lives salvas em sua rede social, caso deseje revisitá-la por algum motivo.
Enfim, realizar lives no Instagram não é nem de longe o monstro de 7 cabeças que pode parecer, entretanto, para que ela seja bem-sucedida, não pode ser feita de qualquer jeito.
Para saber como fazer live no Instagram, é preciso focar em entregar um conteúdo de qualidade, tanto na mensagem, quanto na forma dele.
Um ótimo primeiro passo é seguir as dicas que trouxemos neste post. Com elas, você com certeza terá sucesso em seu objetivo.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e gostaríamos de convidar você a continuar a sua leitura em nosso blog para descobrir mais sobre:
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