Todo empreendedor precisa estar presente e ativo nas redes sociais para conseguir mais sucesso com seu negócio.
Essa é a forma mais eficiente de alcançar seu público-alvo e elevar as vendas.
E há sempre novos recursos e ferramentas que facilitam essa tarefa.
Por exemplo, você sabe como fazer collab no Instagram?
Essa é uma das funções mais recentes do aplicativo, mas ela já abriu diversas possibilidades para ampliar o seu perfil e também formar parcerias estratégias.
E é bem provável que ela se torna obrigatória para todos os negócios que pretendem se manter competitivos no Instagram.
Se você souber como usá-la, logo vai notar os resultados.
Para te ajudar com isso, vamos explicar melhor como fazer collab no Instagram e quais são as vantagens desse novo recurso.
Acompanhe.
O que é collab do Instagram?
O Instagram Collab, ou apenas collab, é uma nova ferramenta do aplicativo do Instagram, que foi adicionada no começo de 2023.
Com ela, você pode marcar outro perfil em suas postagens como um colaborador. Assim, o post é publicado no feed de ambos os perfis ao invés de sair apenas no seu.
A criação de postagens em conjunto já é uma prática bastante comum, pois ajuda a promover todos os perfis envolvidos.
A diferença agora é que o próprio aplicativo do Instagram tem um recurso que facilita essa estratégia.
Em vez de ter que combinar todas as postagens coordenadas com o outro perfil, um deles faz a postagem e o outro confirma a collab em seguida.
Como fazer collab no Instagram?
A função de collab é bastante prática. Basta utilizar o aplicativo do Instagram e seguir esse passo a passo:
- Crie uma postagem no aplicativo do Instagram, com todos os detalhes e filtros que você desejar;
- Na etapa de finalização da postagem, toque no ícone “Marcar Pessoas”;
- Abaixo da imagem, toque no ícone “Convidar Colaboradores”;
- Pesquise o nome do perfil que você quer incluir na sua collab e toque nele;
- Confirme o colaborador escolhido e finalize a postagem.
E pronto! Sua collab já está feita.
Porém, ela só aparece no perfil escolhido depois que o dono confirmar a sua colaboração.
E sim, ele pode negar o pedido e não publicar a sua postagem. Porém, se você fez uma parceria estratégia e já tem contato com esse perfil, isso não deve acontecer.
Como aceitar um pedido de collab no Instagram?
Se você tem boas parcerias, é provável que outros usuários no Instagram também enviem um pedido de collab para você de vez em quando. E para publicá-lo no seu feed, você também precisa aceitar o pedido primeiro. Para isso, basta seguir esse passo a passo:
- Dentro do aplicativo, vá na opção Direct;
- Em seguida, clique em “Ver Convite”;
- Dentro do convite, clique em “Analisar” e confira se é algo que você deseja publicar no seu feed ou não;
- Se estiver tudo certo, basta clicar em “Aceitar”;
Bem simples. Assim que você aceitar, a postagem aparece em seu perfil, já indicando que foi uma colaboração.
Lembrando também que não há qualquer consequência por recusar a colaboração, caso ela não seja alinhada com o seu perfil.
É preciso ativar a função de collab no Instagram?
Não. Assim que você cria seu perfil no Instagram, já pode usá-lo para fazer essas colaborações.
Porém, há sim alguns casos em que a função pode não estar disponível.
Isso acontece quando o seu perfil não está devidamente ativado, por exemplo.
Nesse caso, basta fazer a verificação por e-mail e conferir se está tudo em ordem.
Algo bem rápido de resolver.
É possível fazer uma collab através do computador?
Infelizmente, ainda não.
A função só está disponível pelo aplicativo do Instagram, mas não pelo navegador.
Mas se você utiliza essa rede social regularmente como parte da sua estratégia de negócio, então já deve estar acostumado com o aplicativo.
Quem pode apagar a postagem?
Depois que de publicada, apenas quem fez a postagem original pode apagá-la.
Ou seja, o colaborador não tem poder de “vetar” a postagem. Apenas aceitar se ela será postada em seu próprio perfil ou não.
Por que usar a collab do Instagram em sua estratégia?
Há vários motivos para aprender como fazer uma collab no Instagram, mesmo que você ainda não tenha o costume de fazer essas postagens conjuntas hoje.
Veja aqui alguns dos seus principais benefícios.
Melhora o engajamento do público
Uma das principais funções dessas parcerias entre perfis é promover o engajamento da audiência.
Mesmo que os dois tenham um público-alvo similar, atuando como e-commerce, por exemplo, ainda é possível que não compartilhem tantos seguidores.
Ou seja, há uma grande audiência esperando para ser alcançada.
Com uma postagem em collab, você envia uma publicação diretamente para o feed do perfil parceiro.
Ou seja, sua audiência é diretamente exposta ao seu conteúdo e à sua marca.
Isso significa que há uma boa chance de que a audiência desse parceiro também passe a seguir o seu perfil no Instagram.
Mesmo que não seja o caso, o encontro entre dois perfis também é uma ótima oportunidade para engajar o público.
Ao promover a interação desses usuários com ambos os perfis, você também melhora suas chances de conversão no futuro.
Diversifica sua audiência
É uma boa prática fazer collabs com perfis que são mais alinhados com a sua marca e seu público-alvo atual.
Porém, eles também são uma boa oportunidade de expandir sua audiência e encontrar outros perfis de consumidor. Não só aqueles que já se encaixam na sua persona.
Com o direcionamento certo, isso pode revelar um novo nicho de mercado para os seus produtos e serviços.
Claro, você ainda deve ter cuidado para não alienar sua audiência atual, visto que ela compõe a sua base.
Mas é sempre uma boa ideia procurar por novos seguidores e ampliar o reconhecimento da sua marca.
Estabelece parcerias fortes
Não podemos nos esquecer que, em primeiro lugar, a collab é um recurso ideal para firmar parcerias estratégicas nas suas redes sociais.
Assim, tanto você quanto seus parceiros podem se beneficiar, ampliando sua audiência e atraindo mais seguidores. Algo fundamental para o sucesso do seu negócio no longo prazo.
Se você já faz postagens coordenadas com outros perfis e parceiros, esse recurso apenas facilita a sua estratégia.
Como nenhum dos dois precisa se coordenar diretamente, há bem mais liberdade para realizar essas postagens seguindo seu próprio planejamento ou de maneira mais espontânea.
Como escolher os melhores parceiros para collabs?
Saber como fazer uma collab no Instagram não é só conhecer o passo a passo, mas sim transformar esse recurso em uma estratégia de marketing.
E o segredo para ter mais sucesso é escolher bem com quais perfiz fazer collab.
Veja aqui algumas dicas para formar as melhores parcerias em collabs no Instagram.
Escolha perfis que têm relação com a sua marca
Para ampliar seu público, é importante fazer collabs com perfis que sejam um pouco diferentes do seu.
Afinal, se ambos têm os mesmos seguidores, nenhum deles tem nada a ganhar.
Porém, também é importante garantir que esse perfil esteja alinhado com a sua marca.
Por exemplo, de você tem um e-commerce que vende peças de computadores, não faz muito sentido fazer collab com um perfil focado em roupas, cozinha ou viagens.
São nichos muito diferentes e com públicos bem diferentes.
Da mesma forma, é importante pesquisar o perfil e garantir que sua imagem é alinhada com a do seu negócio.
Assim, ambos podem fortalecer seu branding através dessa parceria.
Busque sempre um benefício mútuo
Outra regra importante ao formar qualquer parceria é construir uma relação benéfica para as duas partes.
Você até pode enviar um pedido de collab para uma marca ou perfil com dez ou cem vezes mais seguidores que você.
Porém, nesse caso, essa outra marca não tem muito a ganhar com a sua parceria.
O mesmo vale se um novo perfil, com muito menos credibilidade que você, te envia um pedido.
Esse recurso é mais útil quando os dois participantes têm algo a ganhar com a colaboração.
Seja na forma de vendas diretas, aumento do engajamento ou ganho de seguidores.
Se os dois têm algo a ganhar, então há boas chances de manter essa parceria.
Responda às solicitações de collab
Uma postagem de collab não aparece no feed do perfil marcado até ele aceitar.
Então, parece bem óbvio que você deva sempre prestar atenção nas suas mensagens e lembrar de responder às solicitações que recebe. Porém, essa questão vai um pouco além.
Não se trata apenas de aceitar, mas sim de responder às collabs e engajar.
Se alguém enviou uma solicitação, então vale a pena considerar como essa parceria pode ser positiva para sua marca.
Da mesma forma, se você considera melhor recusar a solicitação, também vale a pena responder e explicar o motivo. Isso ajuda a manter boas relações com esses outros perfis.
Como fazer a melhor collab pelo Instagram?
Entender como fazer uma collab no Instagram e como usá-lo de forma estratégia são coisas bem diferentes.
Se você quer alcançar melhores resultados, tente seguir estas dicas.
Defina a sua estratégia
Muitos empreendedores começam campanhas de marketing ou usam alguns recursos de divulgação online sem um plano bem definido.
O resultado nesses casos raramente é positivo para a empresa.
Ou, quando há algum progresso, é difícil apontar qual foi a sua causa e o que pode ser melhorado.
Antes de começar, você precisa ter uma estratégia.
Primeiro, estabeleça qual é o objetivo da parceria.
Alcançar um novo público, conseguir mais seguidores, divulgar um produto específico, etc.
Em seguida, pense como você pode alcançá-lo.
Que tipo de postagem vai fazer e como essa parceria contribui com sua meta.
Atenção à qualidade da postagem
Falando em sua postagem, você nunca deve se esquecer de produzir conteúdo de alta qualidade para suas campanhas.
Especialmente se pretende usá-lo como parte de uma collab no Instagram.
Considerando que essa é uma rede social focada em imagem, você deve prezar pela qualidade da foto ou vídeo, com boa definição, iluminação e filtros quando necessário.
Isso por que, assim como você, outros perfis também prezam pela própria imagem.
Sendo assim, uma postagem de baixa qualidade também diminui suas chances de ser aceito.
Invista na divulgação das postagens
Se você já usa as redes sociais para alavancar seu negócio, então sabe da importância de investir em divulgação paga e alcance para suas principais postagens.
É algo fundamental para atingir um público maior e obter melhor retorno para suas postagens.
O mesmo princípio se aplica às postagens feitas no Instagram Collab.
Investir em sua divulgação também é muito importante para seu melhor desempenho.
Isso inclui tanto as postagens que você envia como collab quanto aquelas que você aceita.
Use a collab para divulgar lançamentos
O lançamento de produtos e serviços é um momento chave para o crescimento do seu negócio.
Em alguns nichos, a chegada de novos itens é quando ocorre a maior parte de suas vendas.
Sendo assim, vale a pena montar uma campanha de collab para impulsionar esses produtos.
A grande vantagem aqui é que, com a divulgação em outros perfis, você consegue atingir um público mais diverso.
Com isso, você pode esperar um número maior de vendas em sua loja virtual ou física nesse primeiro momento.
Acompanhe os resultados
Assim como acontece em toda e qualquer forma de campanha de marketing, você deve sempre ficar de olho na performance das suas postagens de collab no Instagram.
Medir os resultados e acompanhar seu desempenho é indispensável para aprimorar seus resultados a longo prazo.
Naturalmente, a métrica que você usa para acompanhar os resultados muda de acordo com seus objetivos.
Número de seguidores, número de vendas, alcance da postagem, etc.
Se você definiu bem seu objetivo, então não será difícil estabelecer suas métricas de sucesso também.
Agora que você já sabe como fazer collab no Instagram, é hora de aproveitar esse recurso ao máximo em suas campanhas.
Com o tempo, cada uma dessas parcerias vai contribuir bastante com o crescimento do seu negócio.
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