Se você é um empreendedor iniciante, deve saber que será necessário frequentar muitos eventos para estabelecer relações com possíveis clientes ou investidores.
Com isso, você pode imaginar que ter um cartão de visita com os seus melhores contatos, é essencial para transmitir profissionalismo e segurança para esse novo parceiro ou cliente.
Mas, você deve estar se perguntando… como criar um cartão de visita impactante que seja ao mesmo tempo vendedor, se você não possui experiência com design gráfico?
É exatamente isso que vamos te mostrar nas próximas linhas!
Elaboramos um conteúdo completo que te ensinará como fazer um cartão de visita no Canva, uma das plataformas de design mais populares do mundo.
Além disso, na segunda metade do artigo, você encontrará dicas de networking do maior especialista da área, o busisnessman americano Keith Ferrazzi.
Vamos lá?
O que é cartão de visita?
Cartão de visita é um pequeno design que contém os contatos mais importantes de uma pessoa ou uma empresa.
O item é essencial para profissionais ou negócios que estejam procurando parceiros, fornecedores ou clientes.
Normalmente, um bom cartão de visita possui dados como: nome, cargo, telefones, e-mails, dentre outros. As informações podem variar de acordo com a estratégia usada.
O importante, é que o cartão consiga transmitir em questão de segundos qual o produto ou serviço é oferecido.
Importância de um cartão de visita para um bom networking
Possuir um bom cartão de visitas é essencial por diversos motivos, conheça os mais importantes a seguir:
Transmite uma boa primeira impressão
Ter um cartão de visita transmite profissionalismo.
É muito legal ver que uma loja ou um profissional possui um design exclusivo para se apresentar.
Essa primeira impressão é muito positiva e pode gerar frutos benéficos para quem usa a estratégia corretamente.
Ajuda a fechar novos negócios/parcerias
Um cartão de visita abre as portas para novos negócios e parcerias. Por isso, não usar a estratégia pode ser prejudicial também para a área financeira.
Especialmente, para aquelas empresas que estão começando a sua jornada e precisam de apoio para seguir adiante.
Além disso, a atração de novas vendas são os pontos altos da estratégia!
Ajuda na construção do branding de uma marca
Ter um cartão de visita, pode ser um passo importante na construção do branding de uma marca.
Afinal, um cartão alinhado com a estratégia de marketing deve conter o logotipo da empresa, seu slogan e informações de contato que sejam importantes.
Por isso, lembre-se de criar um cartão dentro da identidade de marca da sua empresa ou de acordo com o seu branding pessoal.
Pense ainda, que esse cartão será distribuído por diversas pessoas, por isso irá parar em diversos lugares difentes.
Isso já mostra a importância de ter algo marcante no cartão, que remeta à sua marca.
Baixo investimento que traz lucros/resultados
Como falamos, o cartão de visita traz lucros e normalmente, ele não é algo caro para se produzir, por isso seu custo-beneficio é enorme.
Seu investimento baixo, compensa muito perto das vendas e parcerias que serão alcançadas. O segredo é procurar uma boa gráfica e um modelo de qualidade que não seja caro de produzir.
Como fazer cartão de visita no Canva? Confira o passo a passo
O Canva é uma plataforma de design gráfico que serve para diferentes finalidades.
É possível criar conteúdos visuais para redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, além de materiais para impressão como cartão de visita, panfleto e convite.
Ele é uma alternativa gratuita e de fácil utilização comparado a outras ferramentas de design mais profissionais, entre elas o Adobe Photoshop, Adobe Ilustrator e Corel Draw.
O que queremos dizer é que, para quem está começando, o Canva é perfeito. Você não precisará pagar uma assinatura para criar artes, já que a licença gratuita dele possui milhares de recursos sem custos.
Além disso, você não precisará de um computador com o melhor processador do mercado para usá-lo.
Aprenda como utilizar o Canva para criar seus cartões.
Acesse o Canva
Você pode acessar o Canva de duas formas: pelo navegador do seu computador ou pelo aplicativo do seu smartphone.
A nossa dica é que você comece a usar a ferramenta pelo pc, pois o app não apresenta a mesma fluidez de uso. Pessoas iniciantes podem sentir dificuldades em criar seus designs.
O próximo passo é criar sua conta. Aqui, você tem diversas opções:
- fazer login por meio da sua conta da Apple;
- fazer login por meio da sua conta no Google;
- fazer login por meio da sua conta no Facebook;
- fazer login por meio da sua conta da Microsoft;
- fazer login por meio da sua conta Clever;
- fazer login por meio do seu e-mail profissional;
- fazer login por meio do seu e-mail pessoal;
- criar um login por meio do seu número de celular.
Mas antes de saber como fazer cartão de visita no Canva, é preciso explorar a interface.
Explore a interface
A página inicial do Canva apresenta diversas funcionalidades. No topo, você verá categorias de conteúdos visuais como apresentação, redes sociais, sites, vídeos entre outros.
Ao clicar em uma delas, abrirá uma página com dezenas de opções de designs.
Por exemplo, ao clicar em redes sociais, você verá artes para feed do Instagram, story, reels, post para LinkedIn etc.
Voltando a página inicial, logo abaixo, ficarão todos os designs que você criar, facilitando o acesso para edição ou download.
Para criar seu cartão de visita, clique no ícone de impressão no topo da página, depois em “cartão de visita (paisagem)”.
Assim, você será levado para a página de criação do design.
Entenda os recursos da página do seu design
A primeira vista, vai parecer confuso devido às inúmeras informações que aparecerão na tela. Entretanto, sabendo como cada ferramenta funciona, tudo fica mais fácil.
Para começar, no centro está a tela para criar a arte, toda em branco. Do lado esquerdo, você vê 12 ícones posicionados na vertical.
O primeiro deles é o “design”. Ao clicar nele, você encontra milhares de modelos de cartões de visitas para editar.
Se quiser economizar tempo e encontrar um modelo da sua preferência, digite o nicho do seu negócio na barra de pesquisa.
Por exemplo, ao digitar ‘maquiagem’ vai aparecer centenas de modelos correspondentes a este segmento.
No entanto, você também encontra as opções “Pró”, que são somente editáveis e permitem download para usuários com conta premium.
Voltando à barra lateral do lado esquerdo, vamos explicar alguns ícones e suas funções que serão suficientes para você começar a desenhar:
- elementos: é uma aba que possui milhares de ícones, ilustrações, formas geométricas para adicionar ao seu cartão. Há recursos gratuitos e premium;
- texto: se quiser ser original e começar seu cartão do zero, basta ir nessa aba para adicionar caixas de texto ao design. Você pode escolher as opções Título, Subtítulo e Parágrafo;
- uploads: Quer adicionar uma foto ao seu cartão? Então, clique nessa aba, e escolha um arquivo do seu computador.
Agora, você já sabe o básico de como fazer um cartão de visita, portanto vamos colocar a mão na massa.
Selecione o modelo de Cartão de Visita
Seguiu a dica do tópico anterior de digitar o nicho do seu negócio na barra de pesquisa da aba design?
Se sim, agora basta escolher o modelo da sua preferência e editar. Adicione as informações do seu negócio e os elementos da identidade visual dele, como paleta de cores, logo e tipos de fontes textual.
Veja como fazer isso com mais detalhes a seguir!
Customize o Cartão de Visita
Um cartão de visita precisa ter informações essenciais do seu negócio.
Assim, quando você entregá-lo para alguém que acabou de conhecer, essa pessoa não ficará confusa quanto a forma de entrar em contato com você.
Por isso, o cartão precisa ter:
- seu nome e o cargo que ocupa;
- número de telefone ou WhatsApp;
- endereço de e-mail;
- redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn;
- o site do seu negócio.
Alguns modelos que escolher já terão tudo isso, você só precisa apagar as informações e digitar as suas.
Caso falte algum item de contato que mencionamos, basta criar uma nova caixa de textos e padronizá-la de acordo os elementos do design.
Utilize elementos premium
Como dissemos, o Canva possui recursos gratuitos e premium.
Talvez você se depare com a mesma situação enfrentada pela maioria dos usuários da conta gratuita: encontrar um design lindo e perceber que ele é exclusivo para usuários premium.
Assim, você tem duas opções:
- usar o Canva Pró gratuitamente por 30 dias;
- assinar o Canva Pró por R$ 289,90 por ano ou o Canva Para Equipes por R$ 689 por ano.
Agora estamos perto de terminar o cartão de visita. Só falta mais um passo.
Revise e finalize
Antes de mandar para a impressão, revise o design do seu cartão.
Procure por erros ortográficos e elementos visuais que possam estar comprometendo a arte. Vamos aprofundar mais nessas duas questões.
Para auxiliar na revisão ortográfica, a caixa de textos do Canva tem uma função semelhante aos editores de texto como o Word: mostrar erros ortográficos, gramaticais e de pontuação.
Mas se quiser tornar essa tarefa ainda mais profissional, baixe a extensão do Language Tool para Google Chrome, pois essa ferramenta é ainda mais eficiente para encontrar esses erros.
Já na esfera visual, elementos de um mesmo grupo devem estar padronizados. Por exemplo, as informações de contato tem que ter a mesma fonte, cor e tamanho.
Verifique também se existe harmonia no design. Evite adicionar imagens de baixa qualidade e veja se todos os elementos estão alinhados corretamente.
Por último, vem a tarefa mais fácil: a impressão do seu novo cartão de visita. Clique na aba ‘compartilhar’ no canto superior direito, escolha ‘PDF para impressão’ e depois em ‘baixar’.
Você pode imprimir em casa se tiver os materiais disponíveis como impressora e papel adequado, ou enviar o arquivo em PDF para uma gráfica e fazer uma encomenda.
Preciso imprimir ou posso fazer um cartão digital?
Ambos os cartões são importantes. O cartão impresso serve para ser entregue a uma pessoa com quem você teve uma boa conversa e achou as suas ideias interessantes.
Após baixar o arquivo PDF, entre em contato com as gráficas e veja os pacotes disponíveis. Dá para imprimir 100 cartões por menos de R$ 30,00.
Já o digital cumpre a mesma função, só que ele é compartilhado por e-mail, ou em apps como Telegram e WhatsApp.
Como distribuir os cartões de visita? Veja 5 dicas de networking do maior especialista da área
Em eventos comerciais, o seu cartão de visita é uma ferramenta de networking para estabelecer relações com possíveis clientes e investidores.
No entanto, engana-se quem acha que apenas distribuir cartões a rodo em conferências é o suficiente para receber ligações ou e-mails.
Você precisa usá-lo com estratégia para que ele não seja guardado em uma gaveta qualquer e fique mofando por anos.
O businessman Keith Ferrazzi, autor do livro Jamais Coma Sozinho, é um dos maiores especialistas em networking do mundo.
Ele argumenta que um dos melhores caminhos para alcançar o sucesso é ter uma base enorme de contatos que ficarão satisfeitos em ajudá-lo a conquistar seus objetivos.
Por isso, vamos trazer aqui 5 dicas de Ferrazi que farão você chamar a atenção das pessoas e criar relações sólidas que ajudarão seu negócio a prosperar.
1. Elabore uma lista de nomes
Ferrazi recomenda que ao ter os objetivos do seu negócio estabelecidos, você precisa identificar quem te ajudará a atingi-los. Seja oferecendo conselhos, dando indicações ou investindo capital.
Em alguns casos, você terá essas pessoas na sua lista de contatos. Em outros, você precisará conhecê-las e é para isso que serve os eventos.
Assim, faça uma lista das figuras importantes do seu segmento cuja influência é importante para o crescimento do seu negócio.
2. Não cometa alguns erros simples
Para se destacar e criar relações significativas com pessoas do seu nicho de atuação, evite cometer os erros mais comuns cometidos por empreendedores iniciantes em eventos de networking.
Veja os a seguir:
- Não seja acanhado: ir para conferências somente para assistir palestras não adianta de nada. Afinal, conhecimento também se adquire em casa com livros, vídeos no Youtube e artigos em blogs. Não seja tímido, tente conhecer novas pessoas.
- não seja o caçador de famosos: essa é a pessoa que guarda todas as energias para conhecer a pessoa mais famosa do evento e muitas vezes se frustra. Ela não percebe que conhecer 4 ou 5 pessoas menos famosas seja mais vantajoso para o seu negócio.
- não seja o bajulador: bajulação causa má impressão nas pessoas. Existem dezenas de modos de se aproximar de alguém influente e conseguir o respeito delas.
- não seja o distribuidor e acumulador de cartões: não adianta nada distribuir dezenas de cartões se você não houver interações significativas. O cartão de visita é apenas uma ferramenta de networking e não o fim em si.
Agora, vamos mostrar algumas ações estratégicas.
3. Domine a conversa circunstancial
O sucesso de uma conexão com uma pessoa que você acabou de conhecer é medido pela impressão que você causou nela.
Então, como criar conexões em pouco tempo que farão as pessoas se lembrar de você após o evento?
Segundo Ferrazi, um dos meios é dominar a arte da conversa de circunstância. Esse conceito é bem fácil de aprender.
Basta ser você mesmo, compartilhar suas vulnerabilidades e escutar com atenção o que seu interlocutor está dizendo.
Um exemplo do livro para ilustrar essa dica: Ferrazi conta a história de quando estava numa mesa de jantar com os diretores de marketing das principais corporações dos EUA, pessoas às quais ele não conhecia pessoalmente.
Em um momento, ele confessou que não estava se sentindo muito bem, pois estava passando por um processo de separação.
O restante da conversa da mesa foi dos outros participantes compartilhando suas próprias histórias de separação e dando conselhos ao autor.
Ferrazi não apenas desenvolveu relações corporativas fortes com esses diretores, mas também cultivou laços de amizades com eles.
Isso não significa que deva chegar em uma pessoa desconhecida em um evento e descarregar todos os problemas da sua vida, como se estivesse em uma terapia.
Só é preciso mencionar um ou outro problema e escutar o que a outra pessoa tem a dizer. Dessa forma, você vai criar uma conexão.
4. Faça o follow up
Conseguiu ter uma conversa significativa com uma das pessoas da sua lista durante o evento? Então, o próximo passo é fazer o follow up.
Espere entre 12 a 24 horas para fazer o primeiro contato seja por e-mail, rede social ou ligação telefônica.
Nesta mensagem, cite um assunto que conversaram durante o encontro.
Se a pessoa não responder à primeira, demore algumas horas para enviar outra.
Em alguns casos, o interlocutor entrará em contato com você, e é essa é a função mais efetiva do cartão de visita.
Agora que você já sabe como fazer cartão de visita no Canva e como imprimi-los, é hora de se preparar para o networking.
Participe dos eventos próximos da região onde mora e siga as dicas que apresentamos. Desse modo, você alcançará as pessoas certas e estará mais próximo de atingir o sucesso.
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