Em 2017, o Instagram ultrapassou a impressionante marca de 700 milhões de usuários ativos. E tem mais: além de ser uma das redes sociais que mais cresce mundialmente, a plataforma ainda se tornou referência para quem quer fazer um bom trabalho de marketing digital! São 45 milhões só de brasileiros, acredita? E é claro que esse mar de usuários aumenta (e muito) o potencial dessa rede para alavancar qualquer negócio.
Mas você por acaso sabe como fazer anúncio no Instagram? Seja via página do Facebook ou pelo próprio app do Instagram, chegou a hora de aprender. Continue acompanhando para conferir também dicas práticas para lançar campanhas incríveis!
Como fazer anúncio no Instagram pelo Facebook
Para quem já tem o costume de anunciar no Facebook, esse método será bastante familiar. E se você ainda não tem esse hábito, relaxe. Com nosso passo a passo, você vai ver como é simples! Adiantando, podemos dizer que são 2 as possibilidades aqui: pela página de criação de anúncios ou pelo Power Editor, para usuários mais avançados. Por ser mais fácil, optamos por mostrar a primeira, ok?
Vincule sua conta do Instagram à do Facebook
Antes de qualquer coisa, você precisa vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook por meio das configurações do próprio site.
Vá ao Facebook, acesse sua página de negócios e clique em configurações. Aí você vai ver, do lado esquerdo, o botão de anúncios do Instagram. Conecte sua conta usando nome de usuário e senha da plataforma. Depois, vá até o gerenciador de negócios e clique em configurações. Siga até contas do Instagram e reivindique sua conta.
Prontinho! Seguindo esses passos simples, suas contas do Instagram e do Facebook passam a ser vinculadas.
Crie um anúncio no Facebook
Em seu Facebook, entre na página de criação de anúncios. Nesse momento, o site perguntará qual é sua meta de marketing — o que dependerá do plano que você traçou para seu negócio. O segredo está em escolher um objetivo que seja coerente com seu planejamento.
Mas tem um detalhe aí que precisamos ressaltar: nem todos os objetivos de campanha possuem integração compatível com o Instagram. Para você ter uma ideia, alguns objetivos compatíveis são:
- aumentar o reconhecimento da marca;
- enviar pessoas para seu site;
- aumentar as conversões do site.
Defina sua audiência e seu orçamento
Tendo definido seu objetivo, o Facebook pode requisitar algumas informações caso essa seja sua primeira conta para negócios na rede — como fuso horário e moeda usada. A partir daí, será necessário definir sua audiência e seu orçamento.
Vá até a parte de posicionamentos e clique em editar. Se seu objetivo de campanha for integrado ao Instagram, ele aparecerá nas opções de plataformas selecionáveis. O mesmo anúncio pode ser usado nas 2 redes sociais, mas para isso você deve selecionar a caixa de opção do Instagram. Na mesma página, escolha quanto você gastará com sua campanha e por quanto tempo ela vai rodar. Para prosseguir, clique em continuar.
Pense sobre o formato de publicação
Agora você definirá o conteúdo e o formato da publicação do Instagram. Escolha entre vídeo, foto única ou carrossel de fotos — várias imagens exibidas em sequência no mesmo anúncio. Fique tranquilo, pois no canto direito haverá uma prévia de como seu anúncio ficará no painel. Preenchidos esses detalhes, já é possível criar e publicar seu anúncio!
Como anunciar no Instagram diretamente pelo app
Nesse caso, é preciso ter uma conta de negócios no Instagram. Mas não se preocupe, porque a conversão é bem fácil! No próprio app, vá até seu perfil e acesse as configurações. Clique em mudar para perfil comercial e siga as orientações do aplicativo!
Você já tem uma página de negócios no Facebook? Ótimo! Aí basta vincular o aplicativo a essa página. Se não for o caso, você pode criá-la no próprio Instagram! Feito isso, o botão de promover aparecerá no seu perfil com o objetivo de impulsionar seus conteúdos.
Você poderá promover posts para quem já é seguidor ou escolher uma audiência baseada em determinados critérios — tal como é feito na página de criação de anúncios do Facebook. Na verdade, o próprio Instagram já dá sugestões de público-alvo com base nos seus followers. Você também pode impulsionar suas publicações, garantindo que apareçam antes das postagens de outros usuários.
Como anunciar no Instagram com sucesso
Use as hashtags a seu favor
Assim como no Twitter, o Instagram usa hashtags para agrupar publicações de um mesmo tópico. Esse recurso é bem interessante, pois permite saber o que as pessoas estão postando sobre determinado assunto ou chamar a atenção de usuários para algo que já foi postado. Pesquise e use hashtags coerentes com seu produto!
Conheça seu público-alvo
O ideal é que você conheça seu público-alvo quase como a palma da sua mão! Assim, conseguirá adaptar o conteúdo das postagens, a linguagem e até mesmo as hashtags usadas para que potenciais clientes cheguem com mais facilidade.
Use material de qualidade
Lance mão de fotos, imagens e vídeos de alta qualidade, focando em um conteúdo visual realmente de primeira. Pense que quanto mais texto você usa, menor se torna o potencial atrativo da sua publicação. Afinal de contas, assim como no Pinterest, o Instagram é voltado para imagens e não para conteúdo escrito.
Varie o formato dos conteúdos
Se a mesma publicação aparece diversas vezes no feed, é bem possível que potenciais clientes percam o interesse. Então varie o formato dos materiais, usando vídeos, carrosséis de fotos e imagens únicas. Busque se informar, uma vez que são várias as estratégias interessantes para nutrir seu público com conteúdo de qualidade.
Observe a campanha de perto
Não restam dúvidas: o marketing nas redes sociais tem muito potencial para alavancar os resultados do seu e-commerce. E agora que já sabe como fazer anúncio no Instagram, você está pronto para fazer testes. Depois de lançada a campanha, basta acompanhar os resultados e colher os frutos do seu trabalho!
Lembrando que não conseguir acertar tudo de primeira não deve ser motivo para estresse, combinado? Com o tempo, você vai sim pegar a prática de como anunciar no Instagram. Além do mais, as próprias ferramentas dão muitas informações sobre o comportamento de consumo do seu público. Agora é só arregaçar as mangas!
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