Como criar um canal do Youtube: estratégias eficazes para um canal de sucesso

Para criar um canal no Youtube você precisa: acessar o Youtube e fazer login na sua conta Google, acesse seu perfil, preencha suas informações (pessoais ou empresariais), revise os dados e clique na opção criar canal, edite as informações futuramente, caso precise.
como criar um canal no Youtube

Principais tópicos

Criar um canal no Youtube pode ser uma ótima opção de se manter atualizado e vender mais.

Afinal, o comportamento do consumidor muda constantemente e é preciso estar à frente da concorrência.

Muitas vezes é preciso alcançar esse consumidor antes mesmo dele estar pronto para realizar uma compra.

Criando uma relação de contato que seja positiva para o seu empreendimento.

Por isso, oferecer conteúdos que sejam de interesse do usuário, a ponto dele criar confiança e, no momento ideal, se tornar um novo cliente.

Para conquistar um certo destaque no YouTube é preciso contar com um canal de qualidade.

O objetivo desse texto é justamente ajudar você com isso, começando pelo básico, que é aprender como criar e gerenciar esse tipo de canal.

Como criar um canal no YouTube?

Ter um canal no YouTube é algo bastante simples, basta que você tenha uma conta no Google. Com tal acesso em mãos é só seguir os passos seguintes:

  1. Acesse o YouTube: pode ser tanto no computador, como em um dispositivo móvel;
  2. Faça o login na sua conta Google: ao entrar na plataforma acesse o ícone de login, que pode estar no canto direito superior ou inferior esquerdo, de acordo com o seu aparelho;
  3. Acesse seu perfil: feito o login, clique no ícone círculo da sua conta e selecione a opção “Meu Perfil”;
  4. Preencha com suas informações: coloque as informações da sua conta, seja ela pessoal, seja para sua empresa, como nome do canal, imagem de perfil e capa, entre outros dados.
  5. Finalize: revise as informações preenchidas e então clique em Criar canal, lembrando que é possível editar os dados futuramente.

Com esses pequenos passos é possível aprender como criar um canal no Youtube.

Contudo, é preciso estar atento ao tipo de canal que você pretende administrar, sendo ele pessoal ou empresarial, de acordo com suas expectativas.

Canal pessoal

Em um canal pessoal normalmente você pode optar por um título criativo, assim como recorrer ao seu próprio nome.

Nesse tipo de canal é possível postar conteúdos, no entanto, sua gestão é mais pessoal, como indica o seu nome, com um caráter menos profissional.

Sendo indicado para vídeos mais informais, por exemplo.

Canal empresarial

Agora, se você busca por algo mais comercial, que divulgue o nome do seu negócio, a melhor opção é recorrer a um canal empresarial.

Esse modelo deve ser preenchido com o nome da sua empresa, ou algum título que remete ao seu negócio.

Diferente do perfil pessoal, uma conta empresarial pode contar com diferentes administradores.

Bastando o criador do canal fazer o controle de quem pode editar a sua plataforma.

Mesmo que seja só você a gerenciar o seu canal, essa opção pode ser interessante para o seu negócio.

De modo a não unir os seus gostos pessoais com os objetivos da sua loja virtual, por exemplo.

É importante lembrar que é possível mudar de um canal pessoal para empresarial futuramente, logo, não é preciso se preocupar de cara com tamanha decisão.

O mais importante é focar em oferecer o melhor tipo de conteúdo, para assim conquistar o sucesso que o seu canal e negócio merecem.

Dicas para ter um canal de sucesso

Não é como se existisse uma fórmula para estourar no YouTube, pois existe uma grande competição pelos canais na plataforma.

Inclusive daqueles voltados a um perfil mais comercial, como pode ser o caso de quem abre um canal para o seu negócio.

Independentemente do perfil, existem algumas dicas que podem ajudar o seu canal a se destacar, a ponto de serem não indicações, mas quase exigências para quem visa se destacar nas redes sociais.

Algumas dessas dicas são:

Identidade Visual

Por se tratar de uma rede visual, o YouTube acaba exigindo de quem gerencia um canal ter um bom trabalho de imagens, de modo a conquistar a atenção do usuário, levando-o a acessar o seu perfil.

Para isso é importante contar com um pacote completo de imagens que atraiam a atenção do público, passando então por todos os espaços que envolvem o seu canal, o que inclui:

  • Foto de perfil;
  • Foto de capa;
  • Thumbnails (imagem de destaque nos links dos vídeos).

Caso você esteja pensando em abrir um canal empresarial, é importante que o seu rosto no YouTube converse com a identidade do negócio, o que inclui a escolha de tons de cores, uso de logotipo e tudo mais que atue na construção dessa identidade visual.

A identidade dos vídeos também devem seguir essa identidade, principalmente no caso de produções de maior produção, com cenários e elementos do tipo, de modo a reforçar a imagem do seu canal sem afetar a qualidade do conteúdo, como falaremos depois.

Descrição Persuasiva

Ao clicar no seu canal o usuário deve ter uma rápida noção do tipo de perfil que você publica ou pretende compartilhar ali, de modo a não perder a sua atenção.

Para garantir isso é importante adicionar uma descrição persuasiva em seu perfil no YouTube, isto é, utilizar legendas que convidem o usuário a conhecer melhor o seu conteúdo.

Isso é válido tanto para a descrição do seu canal como para os vídeos a serem publicados futuramente, sempre com chamadas que conquistem a atenção de quem navega na plataforma, a ponto de clicar em seus conteúdos.

Deve-se recorrer ao mesmo tipo de clareza que faz alguém comprar um produto, a partir das fotografias do item exposto nas redes, só que com palavras.

Adicionar termos-chave também pode ajudar a deixar seu canal mais atraente ao seu público-alvo.

Conteúdo de Qualidade

Um canal com um visual atraente e boa descrição pode até mesmo atrair a atenção do público, agora, quando se fala sobre realmente conquistar um perfil de sucesso no YouTube, o ponto principal é a qualidade do conteúdo.

Para quem pensa em criar um canal para o seu negócio, essa importância se torna ainda maior, pois além da atração de novos clientes, é a reputação do seu empreendimento que estará sendo trabalhada nesses vídeos.

Alguns pontos essenciais em um vídeo de qualidade são:

  • Boa captação de áudio;
  • Gravação de qualidade;
  • Conteúdo adequado ao perfil do canal;
  • Número frequente de publicações.

Por meio de conteúdos de qualidade, torna-se mais fácil para o seu canal crescer no YouTube, conquistando assinantes que podem compartilhar seus vídeos nas redes, aumentando assim sua presença na internet.

Consistência e Regularidade

Vamos supor que você postou um vídeo de grande qualidade no seu canal, chegando até mesmo a viralizar.

É preciso saber como administrar essa atenção, publicando novos conteúdos que consigam manter ou, até mesmo, expandir suas visualizações.

Para que isso aconteça é necessário trabalhar com uma certa regularidade em relação à publicação de novos vídeos em seu canal, de modo a mantê-lo sempre ativo.

Por outro lado, contar com um excesso de publicações pode não ser tão positivo assim, já que os assinantes do canal podem acabar perdendo conteúdo, por não conseguirem acompanhar o volume de postagens.

O ideal é administrar o seu canal com uma certa regularidade.

Trabalhar com um calendário de postagens pode ajudar nesse sentido, permitindo com que você produza com antecedência os conteúdos a serem publicados.

Essa mesma consistência deve ser garantida em relação à qualidade dos vídeos, logo, nada de publicar um vídeo de material rico e depois postar uma série de conteúdos duvidosos, apenas para manter o seu canal em alta.

Interaja com seu Público

Apesar de ser uma plataforma de vídeos, o YouTube não deixa de ser uma rede social, sendo importante, então, garantir uma interação com o público, tal como ocorre no InstagramFacebook ou qualquer outra rede.

Responder e curtir os comentários dos vídeos é uma forma prática de interagir com o seu público, fazendo com que essa audiência se sinta motivada a consumir outros vídeos do canal, além de acompanhar e compartilhar os seus conteúdos.

Essa interação também pode e deve ser incentivada através dos próprios vídeos, utilizando de chamadas que peçam para o público comentar em cima dos temas presentes no seu conteúdo.

No caso do canal de uma loja de roupas, por exemplo, é possível perguntar aos usuários qual das peças exibidas em um vídeo eles consideram mais bonitas.

Lembrando que essa interação também pode ser feita na própria aba de comentários, assim como na descrição dos conteúdos.

O mais importante é manter um contato frequente com o seu público.

Seja direto

Assim como as pessoas não possuem tempo disponível para serem abordadas por um vendedor nas ruas, na internet o tempo de navegação do usuário também não é tão amplo.

E mesmo que alguém passe horas no computador ou celular, não é como se não existisse uma grande concorrência de vídeos, todos disputando a atenção desse indivíduo.

Considerando tudo isso, é essencial para o sucesso do seu canal investir na comunicação mais direta o possível.

Isso em todos os espaços, seja na descrição dos conteúdos, seja nos comentários.

Até mesmo nos vídeos em si.

Uma comunicação direta permite a transmissão mais eficaz de qualquer que seja a mensagem do canal, como divulgar uma marca ou abordar temas que sejam relevantes ao seu público.

Até mesmo o formato dos vídeos podem ser mais diretos, por meio do Shorts, a aba de vídeos curtos do YouTube.

Nesse espaço você pode contribuir com vídeos mais diretos, como uma receita rápida em um canal culinário ou um tutorial de como levar pessoas do Instagram para a sua página de vendas, no caso de um canal empresarial do seu negócio.

Para você em busca de como criar um canal no YouTube, os passos descritos podem ser de grande valor para o sucesso da sua plataforma.

Junto a isso é impossível não esquecer de destacar que o YouTube é um espaço visual, logo, postar bons vídeos é um passo importante para o sucesso do canal, sendo válido então destacar algumas dicas para ter um bom desempenho nesse sentido.

Como criar bons vídeos

Entre as dicas de como fazer do seu canal no YouTube um sucesso, destacamos a importância de produzir vídeos de qualidade.

Agora, se você está interessado em entender melhor como produzir esses bons vídeos, segue alguns passos que podem lhe ajudar a garantir esses vídeos de excelência.

  1. Equipamento de qualidade: por se tratar de uma plataforma audiovisual, é essencial investir em vídeos de alta qualidade, sendo preciso contar com ferramentas que produzam isso. Caso não tenha acesso a uma filmadora profissional, busque por aparelhos de celular com boas câmeras, eles podem ser úteis nos primeiros meses do seu canal;
  2. Captação de áudio: além de investir na imagem, o som dos seus vídeos deve ser o melhor possível. Gravar seus conteúdos com o auxílio de um microfone pode garantir isso.
  3. Iluminação adequada: para deixar os seus vídeos o mais visíveis possível, trabalhe com a iluminação do espaço, seja por meio de luz natural, seja com a compra de aparelhos próprios de iluminação;
  4. Edição ágil: além de ter um bom material gravado, é necessário saber como montá-lo, com uma edição ágil podendo deixar o seu vídeo mais atraente, além de intensificar assim a qualidade desse conteúdo;
  5. conteúdo variado: mesmo que o seu canal esteja voltado a um perfil específico, é indicado variar os temas dos vídeos, oferecendo diversidade de conteúdos ao público.

A partir disso, o sucesso do seu canal se torna mais possível, com bons vídeos atraindo a atenção dos usuários. Indivíduos esses que podem vir a se tornar clientes, no caso de um canal associado a uma marca.

Após descobrir como criar um canal no YouTube, não esqueça também de investir em outras redes sociais, até mesmo para compartilhar os vídeos publicados em seu canal.

Conteúdos que podem te interessar:

  Qual o melhor horário para postar no YouTube? Descubra e otimize a visibilidade do seu canal;

Como funciona a monetização do YouTube? Entenda;

Como ganhar dinheiro no YouTube: melhores maneiras e ferramentas.

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

449
Economize R$600
R$ 5.388 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!