Como criar código de barras para vender com mais organização

Para criar códigos de barras é preciso escolher o tipo ideal para o produto, obter um número de identificação, usar um gerador e configurar corretamente antes de imprimir e testar.
Código de barras impresso em embalagem de papel com textura, representando identificação de produto para controle de estoque e vendas.

Principais tópicos

Você sabe como criar código de barras? Esse é um dos aprendizados mais importantes para quem deseja abrir um negócio ou já tem a sua própria empresa.

Afinal, trata-se de uma tecnologia que pode ser utilizada para diferentes fins e que é fundamental, também, nas transações de venda.

Embora pareça algo muito complexo, na verdade, gerar um código como esses é bem simples.

Porém, você precisa entender como o processo funciona, já que será necessário conhecer os tipos disponíveis, saber qual ferramenta é utilizada para realizar essa tarefa.

E ainda quais configurações precisam ser feitas para que os seus códigos funcionem com perfeição.

Pensando nisso, criamos este material para trazer todas essas informações para você.

Então, continue lendo e veja como criar código de barras sem complicações.

O que é código de barras?

O código de barras é um sistema de representação visual de dados que permite a identificação rápida e precisa de produtos.

Ele consiste em uma sequência de linhas verticais com diferentes espessuras e espaços entre si.

Elas representam números ou letras.

Esses códigos são muito utilizados no comércio, na indústria e na logística para rastrear e gerenciar estoques, facilitar pagamentos e agilizar processos na cadeia de suprimentos.

O mais comum é o código UPC (Universal Product Code), utilizado em produtos de varejo, mas existem outros tipos, como você verá a seguir.

Os leitores de código de barras, conhecidos como scanners, convertem as marcas em dados digitais.

Essa tecnologia traz eficiência, reduz erros e aumenta a velocidade nas transações, tornando-se essencial em operações comerciais modernas.

Além dos códigos de barras tradicionais, existem também os códigos QR, que armazenam mais informações e podem ser lidos por smartphones.

Tipos de código de barras

Se você fizer uma pesquisa sobre como criar código de barras verá que existem vários tipos possíveis.

Com prometido, confira, a seguir, as características e usos de alguns dos principais.

UPC (Universal Product Code)

É um dos mais utilizados no comércio varejista, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá.

Contém 12 dígitos que identificam produtos de forma única, sendo formado por uma sequência de barras e espaços que representam os números.

O UPC facilita o gerenciamento de estoque e as transações em caixas registradoras.

EAN (European Article Number)

O EAN é similar ao UPC, mas usado na Europa e tem versões com 13 e 8 dígitos (versão mais curta EAN-8).

Esse código também identifica produtos únicos, porém é mais adequado para um maior número de itens, incluindo variações como tamanho e cor.

Code 39

É um tipo de código alfanumérico que faz a codificação de letras, números e alguns caracteres especiais.

Costuma ser utilizado em aplicações industriais, de logística e na gestão de inventário, pois é fácil de ler e imprimir.

Exemplo de Code 39.

Code 128

Este código é mais denso que o anterior e pode codificar todos os 128 caracteres ASCII.

É muito eficiente em termos de espaço e oferece alta densidade de dados.

Por isso, é utilizado em diversas indústrias, incluindo transporte, logística e saúde, devido à sua capacidade de representar mais informações em um espaço menor.

Exemplo de Code 128

QR Code

Diferente dos códigos lineares, o QR Code é uma matriz bidimensional (2D) que pode armazenar uma quantidade significativa de dados, incluindo URLs, textos e informações de contato.

É possível fazer a leitura usando um smartphones.

Assim, costuma ser muito utilizado em campanhas de marketing, para pagamento móvel e acesso a informações rápidas.

Exemplo de QR code

Como funciona um código de barras?

Como dito, o código de barras representa dados em linhas verticais e espaços.

Os leitores, ou scanners, fazem a leitura deles e transformam em informações digitais.

O equipamento emite uma luz sobre o código, as linhas escuras refletem menos essa luz do que os espaços claros, resultando em um padrão de luz e sombra.

Esse padrão é convertido em um sinal elétrico, que é interpretado pelo sistema de decodificação.

Ele traduz o que o scanner leu compondo de volta a sequência numérica ou alfanumérica correspondente ao código.

Essa informação é verificada por um banco de dados, que identifica o produto ou item associado.

Assim, é possível recuperar informações como preço, descrição e estoque.

Todo esse processo acontece muito rápido, permitindo a identificação quase instantânea dos produtos ou das informações que aquele código carrega.

Importância do código de barras na comercialização de produtos

É importante que você aprenda como criar código de barras porque o uso deles melhora a eficiência e a precisão nas operações comerciais, minimizando erros humanos e aumentando a velocidade das transações.

Veja mais sobre o impacto positivo desse recurso na comercialização de produtos

Eficiência operacional

O código de barras aumenta a eficiência operacional porque ele acelera o processo de checkout.

As caixas registradoras leem com rapidez os códigos e registram as vendas em questão de segundos.

Isso reduz as filas e melhora a experiência do cliente, tornando o atendimento mais ágil e eficaz.

Não podemos esquecer a automação de processos, que é outro benefício significativo do código de barras.

Isso porque ele facilita o gerenciamento de estoques por meio do rastreamento preciso de entradas e saídas de produtos.

Os sistemas de inventário automatizados, que utilizam códigos de barras, ajudam a minimizar erros humanos e garantir a precisão na contagem de produtos.

Assim, facilita várias tarefas, como controle de estoque, reabastecimento e gerenciamento de pedidos.

Precisão e redução de erros

O uso dos códigos também é muito importante para garantir precisão e reduzir falhas nas operações comerciais.

A eliminação de erros manuais é um dos principais benefícios dessa tecnologia.

Ao substituir a digitação manual de informações, os códigos de barras minimizam a probabilidade de enganos, como produtos incorretos sendo registrados ou a cobrança equivocada de preços.

Dessa fora, temos mais confiabilidade nas transações e na gestão de estoque.

Além disso, o código possibilita fazer um rastreamento eficiente e um controle rigoroso dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos, desde a fabricação até a entrega final.

Com a leitura rápida e precisa dos códigos, as empresas conseguem monitorar em tempo real as movimentações de estoque, facilitando inventários e reposições.

Essa precisão melhora a eficiência operacional e ainda aumenta a satisfação do cliente.

Afinal, garante a disponibilidade dos itens corretos e a clareza nas informações sobre preços e produtos.

Gerenciamento de inventário

Em relação a esse aspecto, o código de barras é fundamental porque, como você viu, permite visualizações em tempo real, o que melhora a previsão de demanda.

Com a leitura instantânea, as empresas podem monitorar de forma contínua a movimentação dos produtos, realizando um controle preciso sobre entradas e saídas para evitar excessos ou a falta de estoque.

Sem falar que os dados coletados são úteis para análises aprofundadas sobre padrões de consumo.

Com essas informações, as empresas conseguem prever a demanda para ajustar as compras e o estoque de acordo com as tendências sazonais e o comportamento dos clientes.

Assim é possível minimizar o desperdício, além de garantir que os produtos mais procurados estejam sempre disponíveis.

Redução de Custos

O código de barras é fundamental para a redução de custos nas empresas, principalmente porque leva à menor necessidade de mão de obra e por diminuir as perdas.

Com a automatização dos processos de entrada e saída de produtos, as empresas realizem operações com menos colaboradores, o que reduz as despesas com pessoal e aumenta a eficiência.

Sem falar que libera os profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, que agregam maior valor para o negócio.

A precisão proporcionada pelos códigos de barras também ajuda a minimizar perdas e desvios de produtos.

Com um monitoramento rigoroso do inventário, é possível identificar rapidamente inconsistências, como itens danificados ou extraviados.

Essa capacidade de rastreamento eficiente contribui para uma gestão mais eficaz, reduzindo custos associados à reposição de mercadorias perdidas.

Assim, o uso de códigos de barras otimiza os recursos e, ao mesmo tempo, melhora a rentabilidade das operações comerciais.

Melhoria na experiência do cliente

A experiência do cliente melhora com o uso de código de barras porque ele contribui para um atendimento mais rápido, além de dar informações detalhadas sobre os produtos.

Como o processo de checkout é automatizado usando essa tecnologia, os caixas realizam as operações de forma instantânea, reduzindo filas, como dito, e agilizando a finalização das compras, o que deixa o cliente satisfeito.

Quanto às informações dos produtos, os códigos apresentam especificações, preços, disponibilidade, origem, ingredientes e instruções de uso.

Inclusive, a pessoa consegue acessar essas informações até mesmo usando aplicativos móveis.

Os atendentes também podem oferecer um serviço mais personalizado, respondendo rápido às perguntas dos consumidores e ajudando na tomada de decisão na hora da compra.

Com essa integração entre rapidez e informação, você pode melhorar a experiência do cliente, e aumentar a fidelização e a satisfação dele, por criar um ambiente de compras mais atrativo e eficiente.

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Facilitação de integração e compatibilidade

O código de barras desempenha um papel essencial na facilitação da integração e compatibilidade entre diferentes sistemas comerciais.

Os padrões globais, como o GS1, UPC e EAN, garantem que eles sejam reconhecidos em todo o mundo para que empresas de diversos setores compartilhem informações de maneira eficiente e uniforme.

Essa padronização reduz erros e aumenta a precisão nas transações, o que é essencial para a gestão da cadeia de suprimentos.

A integração de sistemas também é facilitada por essa tecnologia.

Ela conecta softwares de inventário, pontos de venda, ERP e plataformas de e-commerce, possibilitando a troca de dados em tempo real e uma visão holística do negócio, para melhorar a tomada de decisões.

Com os códigos de barras, as empresas podem automatizar processos, se conectarem facilmente com parceiros e fornecedores e garantir que todos estejam alinhados com as mesmas informações.

Assim, essa tecnologia simplifica operações, e aumenta a agilidade e a competitividade no mercado.

Suporte a iniciativas de sustentabilidade

Até mesmo iniciativas de sustentabilidade podem ser otimizadas com o uso de código de barras.

Isso porque essa tecnologia permite fazer o rastreamento do ciclo de vida dos produtos também, e de uma forma muito eficaz.

Com ela, as empresas conseguem monitorar os itens desde a produção até a distribuição e o descarte final, alcançando mais transparência em cada etapa.

Esse rastreamento detalhado facilita a identificação de práticas insustentáveis e o impacto ambiental de cada produto.

Vale ressaltar o fato de que o uso de códigos de barras auxilia na gestão de inventário minimizando desperdícios, lembra?

Assim, promovendo a eficiência no uso de recursos.

É possível ter uma visão clara do que está sendo produzido e consumido para ajustar as operações e reduzir a pegada ecológica da organização.

Essa abordagem afirma a responsabilidade corporativa e atende à crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis.

Como criar código de barras?

Chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender de uma vez por todas como criar código de barras.

Confira nos tópicos a seguir um passo a passo para você acertar nessa tarefa.

Escolha o tipo de código de barras

Antes de criar um código de barras, é preciso escolher o tipo certo para suas necessidades.

Isso é muito importante porque, como você viu, cada um deles tem características distintas e aplicações mais ou menos adequadas conforme a situação.

Então vamos relembrar as opções:

  • UPC (Universal Product Code): usado, principalmente, em produtos de varejo na América do Norte;
  • EAN (European Article Number): código de uso internacional para produtos do varejo;
  • Code 39 ou Code 128: mais utilizados de forma interna, no controle de inventário,
  • QR Code: interessante para informações mais complexas e interações digitais.

Obtenha um Número de Identificação

Se você for utilizar códigos de barras de varejo, como o UPC ou o EAN, será necessário obter um número de identificação único. Para isso, você pode recorrer ao GS1 ou aso revendedores.

A GS1 é a organização responsável pela padronização dos códigos de barras.

Você pode fazer o registro da sua empresa no site da GS1 do seu país para obter um prefixo exclusivo para usar em seu negócio.

Mas também existem os revendedores de códigos de barras, que fornecem números UPC e EAN sem a necessidade de fazer o registro da empresa no site da GS1.

Contudo, é fundamental ter cuidado para ter certeza de que esses números são mesmo válidos e legítimos.

Utilize um gerador de códigos de barras

Depois de conseguir o seu número de identificação, é preciso escolher um software ou ferramenta online.

Afinal, não tem como criar código de barras sem o auxílio de um gerador específico para isso.

Uma das opções são os próprios softwares de gerenciamento de inventário.

Muitos sistemas utilizados para essa finalidade já incluem a funcionalidade de geração de códigos de barras, o que facilita bastante o trabalho.

Mas também é possível recorrer a ferramentas online.

Você vai encontrar diferentes opções, sendo gratuitas e pagas. Uma delas é o Barcode Generator.

Ele permite a criação de códigos de barras de forma off-line e pode ser instalado como software em um computador.

Geralmente, oferece diversas alternativas de personalização, permite que o usuário escolha o tipo de código que deseja criar e que faça ajustes em características, como tamanho e cores.

Essa ferramenta é ideal para empresas que precisam gerar códigos regularmente e preferem ter um controle total sobre o processo.

Já o Online Barcode Generator é uma solução baseada na web para criar códigos de barras diretamente no navegador. Essas plataformas costumam ser mais acessíveis e não requerem instalação.

Os usuários inserem as informações desejadas e recebem o código em poucos cliques.

Esse tipo de ferramenta é interessante para um uso ocasional ou para pequenas empresas que buscam uma solução rápida e eficiente, sem a necessidade de um software adicional.

Ambas as alternativas são eficientes e geram os códigos com precisão.

Configure e personalize o código de barras

Quando estiver usando o gerador de códigos de barra, lembre-se que você pode ajustar as configurações.

Isso é fundamental para que ele seja criado do jeito certo, com as informações corretas e seja útil para o seu negócio.

Então, selecione de forma consciente o tipo de código adequado para a finalidade a que ele se destina.

Depois, insira o número de identificação que você obteve e faça os ajustes de dimensões e resolução.

Configure o tamanho e a qualidade conforme necessário, para garantir que o código seja legível por scanners.

Imprima o código de barras

Após fazer todos os ajustes e gerar o código de barras, você poderá imprimir as etiquetas com ele. Para isso, pode usar, por exemplo, uma impressoras de etiquetas.

Ela é ideal para quando há um grande volume de impressões para fazer.

Se não for esse o caso, vale optar pelas impressoras comuns, mesmo.

Elas atendem de forma satisfatória pequenas quantidades.

Mas lembre-se de usar um papel adesivo para imprimir suas etiquetas nesse equipamento e configurar uma boa resolução, para não ter problemas de leitura.

Teste o código de barras

Para finalizar o tutorial sobre como criar código de barras, é fundamental testar os códigos impressos com um scanner para garantir que eles são legíveis e estão funcionando corretamente.

Esse teste prévio é muito importante para que você não tenha problemas depois, na cadeia de suprimentos ou no ponto de venda.

Afinal, precisa ter certeza que está tudo conforme desejado e que não houve nenhum equívoco.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre como criar código de barras?

Como dito na introdução, essa tarefa não é difícil. Você só precisa entender as etapas necessárias para gerar esse código da maneira certa.

Mas não se esqueça de escolher o tipo adequado, fazer a configuração dele e testar no final para garantir que pode ser lido sem dificuldade e que as informações estão corretas.

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