A gente sabe que as entregas são parte fundamental da experiência do cliente, afinal, não basta vender um produto incrível se ele não chega nas mãos da pessoa dentro do prazo e na qualidade esperada, não é?
Por isso, saber como contratar uma transportadora é um passo estratégico para garantir que um negócio online funcione e que os clientes fiquem satisfeitos do começo ao fim do processo.
E não pense que esse é um detalhe pequeno: a transportadora é a última ponte entre o seu produto e o cliente, e qualquer problema nesse percurso pode impactar na sua reputação.
Então, antes de sair fechando contratos, vale a pena parar um pouco e entender quais critérios são importantes para escolher a empresa que vai cuidar das suas encomendas.
Vamos te mostrar o passo a passo de como tomar essa decisão e fazer a sua mercadoria chegar sempre de forma segura, rápida e com a qualidade que o seu cliente merece.
O que é transportadora?
Antes de saber de fato como contratar uma transportadora, entenda como ela funciona na prática.
As transportadoras são empresas especializadas em realizar o transporte de cargas e encomendas de um local para outro, seja dentro de uma mesma cidade, para outros estados ou até mesmo para diferentes países.
Existem transportadoras de pequeno porte, que atendem principalmente demandas locais ou regionais, e grandes empresas com cobertura nacional ou até internacional, que oferecem uma ampla gama de serviços para diversos tipos de carga, desde pequenas encomendas até grandes volumes de mercadorias.
A atuação das transportadoras funciona com base em diferentes modalidades de transporte, como rodoviário, ferroviário, aéreo e até marítimo, dependendo da distância e da urgência da entrega.
Como funcionam as entregas via transportadora?
Se você vende online e usa transportadoras para entregar seus produtos, é importante saber que há muito mais por trás da entrega do que simplesmente deixar a mercadoria no ponto de coleta.
O processo todo envolve várias etapas que garantem que o pacote chegue ao destino final.
Vamos dar uma olhada em como tudo funciona a partir do momento em que você entrega a encomenda para a transportadora.
1. Coleta e conferência
A transportadora coleta os produtos no centro de distribuição de uma loja ou de um ponto de coleta previamente acordado.
Nesse momento, os atendentes fazem uma conferência para garantir que a quantidade e os itens coletados estão corretos de acordo com a documentação fornecida, como nota fiscal e etiquetas.
2. Triagem
Após a coleta, os pacotes são enviados para o centro de distribuição da transportadora, onde passam pelo processo de triagem.
Nessa etapa, as encomendas são separadas conforme o destino e o tipo de serviço contratado (entrega expressa, econômica, etc.).
Esse processo, em muitas transportadoras, é automatizado para aumentar a precisão e a velocidade de separação.
3. Roteirização
Com as encomendas triadas, a próxima etapa é a roteirização, onde os pacotes são organizados para seguir o trajeto mais eficiente até os pontos de entrega.
Geralmente, softwares ajudam a planejar as rotas, levando em consideração fatores como trânsito, distância entre os destinos e prazos de entrega.
4. Transporte
As encomendas são então transportadas para o centro de distribuição ou filial mais próxima do endereço do destinatário. O tipo de transporte varia de acordo com a distância e o prazo de entrega.
Para entregas nacionais, o transporte rodoviário é o mais comum, mas também podem ser utilizados meios aéreos para envios mais urgentes ou distantes.
No Brasil, a maioria das entregas de e-commerce utilizam transporte rodoviário.
5. Centro de distribuição regional
Ao chegar ao centro de distribuição mais próximo do destino final, os pacotes passam por uma nova triagem para organização das entregas por região ou bairro.
O objetivo é permitir que os motoristas façam entregas ágeis, agrupando pedidos de áreas próximas.
6. Entrega ao destinatário
O motorista responsável pelo trajeto faz as entregas conforme a roteirização. Durante a entrega, o cliente ou alguém autorizado assina o comprovante de recebimento.
Em alguns casos, pode ser utilizado um sistema de entrega sem contato, no qual o motorista faz o registro eletrônico da entrega, algo popularizado após a pandemia da Covid-19.
7. Tentativas de entrega e devoluções
Caso a entrega não possa ser realizada (por exemplo, se o cliente não estiver no local ou o endereço estiver incorreto), a transportadora faz novas tentativas de entrega, conforme a política acordada com a loja virtual.
Se mesmo assim a entrega não for concluída, o pacote pode ser devolvido ao centro de distribuição da loja. Muitas das tentativas de entrega falham por ausência do destinatário.
8. Confirmação e notificação
Após a entrega, a transportadora notifica a loja virtual, que informa o cliente sobre a conclusão do processo.
Essa etapa é crítica para a satisfação do consumidor, pois a confirmação da entrega gera confiança no serviço prestado.
Principais funcionalidades de uma transportadora
Se você já usou uma transportadora para suas entregas, sabe que elas fazem muito mais do que simplesmente entregar pacotes.
A seguir, entenda mais sobre as principais responsabilidades dessas empresas.
Fornecer o rastreamento de pedidos
Uma das maiores vantagens de usar uma transportadora é o rastreamento de pedidos.
Com a funcionalidade, você lojista e seus clientes acompanham o progresso da entrega em tempo real. Veja como funciona:
- após a coleta do pacote, a transportadora fornece um código único que pode ser inserido em um site ou aplicativo de rastreamento;
- o sistema de rastreamento atualiza em tempo real a localização do pacote, mostrando o status atual e os movimentos recentes;
- o rastreamento também fornece uma previsão de quando o pacote deve chegar ao destino, ajudando a gerenciar expectativas.
O rastreamento traz mais transparência para o processo e reduz a ansiedade dos clientes, que podem ver exatamente onde está o pacote e quando ele deve chegar.
Integrar com plataformas de e-commerce
Para tornar a vida mais fácil para quem vende online, muitas transportadoras oferecem integração direta com plataformas de e-commerce.
Ou seja, quando um pedido é realizado, as informações são enviadas para a transportadora sem necessidade de inserção manual.
O sistema gera automaticamente as etiquetas de envio com todas as informações necessárias para a entrega. Tal integração ajuda a automatizar o processo, reduzir erros e economizar tempo.
Oferecer diversas opções de entrega
Nem todas as entregas são iguais, e as transportadoras sabem disso. Por isso, elas costumam oferecer uma variedade de opções para atender diferentes necessidades.
Você pode escolher entre entregas rápidas, padrão ou econômicas, dependendo de quão urgente ou quanto você está disposto a gastar com o frete. Elas funcionam assim:
- Entrega expressa: para entregas urgentes, você pode optar por serviços que prometem a chegada do pacote em 1 a 2 dias úteis;
- Entrega padrão: Uma opção mais econômica que normalmente leva de 3 a 7 dias úteis. É uma escolha equilibrada entre custo e tempo de entrega;
- Opções econômicas: algumas transportadoras oferecem serviços ainda mais baratos, que podem ter prazos de entrega mais longos, mas são ideais para quem busca economizar no frete.
A flexibilidade de opções de entrega ajuda a ajustar os serviços às expectativas dos seus clientes e ao seu orçamento.
Fornecer o serviço de logística reversa
Às vezes, as coisas não saem como esperado, e pode ser necessário que o cliente devolva um produto. A logística reversa é o serviço que as transportadoras oferecem para facilitar esse processo.
Em vez de o cliente ter que lidar com o retorno do produto por conta própria, a transportadora cuida de tudo, incluindo o envio de etiquetas de devolução e a coleta do item em questão.
Para o lojista, isso significa menos trabalho e uma solução mais eficiente para lidar com trocas e devoluções.
A logística reversa também torna o processo mais conveniente para o cliente, ajudando a manter uma boa relação e a satisfação com o serviço.
Como contratar uma transportadora? 5 critérios que você precisa analisar
Na hora de contratar uma transportadora, não é só uma questão de escolher a opção mais barata.
Existem vários fatores que você precisa considerar para garantir que a escolha vai atender bem às suas expectativas, desde a infraestrutura e a frota disponível até o custo e a eficiência do serviço.
Separamos alguns pontos que você deve avaliar antes de tomar a sua decisão.
Infraestrutura e frota da empresa
Aqui, o objetivo é ver se a transportadora está realmente equipada para o trabalho.
Primeiro, dê uma olhada nos veículos. Você pode checar se eles são novos e bem cuidados, ou se já estão meio caindo aos pedaços.
Muitas empresas mostram fotos da sua frota em seus sites ou redes sociais, então dê uma conferida lá.
A infraestrutura inclui também os centros de distribuição e os armazéns, onde a carga é armazenada e organizada antes do transporte.
Verifique o endereço desses centros para saber se estão bem localizados e equipados.
Se possível, peça para ver fotos ou faça uma visita. Um centro de distribuição bem estruturado previne danos às mercadorias e tem uma movimentação ágil e segura.
Preço do serviço e frete
O custo é sempre um fator importante. Por isso, ao contratar uma transportadora, você precisa considerar o preço do serviço e o valor do frete.
Compare as tarifas entre diferentes empresas para garantir que você está recebendo um bom custo-benefício.
Lembre-se de que o preço não deve ser o único critério, pois a qualidade do serviço é a prioridade.
Às vezes, pagar um pouco mais pode valer a pena se isso significar uma entrega mais rápida e segura.
Uma boa ideia é ver se a transportadora oferece algum tipo de desconto para grandes volumes ou contratos de longo prazo.
Prazo de entrega e coleta de produtos
Nada é mais frustrante para o seu cliente do que um atraso na entrega de um pedido, então, preste atenção em:
- prazos de entrega: cheque os prazos de entrega que a transportadora promete e veja se eles atendem às suas necessidades e expectativas;
- flexibilidade na Coleta: garanta que a transportadora contratada oferece horários e locais de coleta que se encaixam na sua rotina e na dos seus clientes;
- pontualidade: investigue a reputação da transportadora quanto à pontualidade e à confiabilidade das entregas.
Dê prioridade a uma transportadora que possa se adaptar aos seus horários e demandas para que os produtos sejam retirados e entregues dentro dos prazos prometidos.
Certificações da transportadora
Na hora de contratar uma transportadora, é fácil olhar apenas para preços, prazos e opções de entrega.
Mas tem algo muito importante que você não pode esquecer: as certificações.
Elas são como o selo de qualidade que mostra que a transportadora está comprometida com padrões de segurança e eficiência do setor de logística.
Aqui estão algumas das certificações que você deve ficar de olho:
- RNTRC / ANTT: o Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), emitido pela ANTT, é obrigatório para o transporte terrestre no Brasil. Essa certificação assegura que a empresa está autorizada a operar legalmente;
- APPCI: o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI) garante que a transportadora tem condições adequadas para prevenção e combate a incêndios, conforme exigido pelo Corpo de Bombeiros;
- SUATRANS: a SUATRANS certifica que a transportadora tem suporte e consultoria para lidar com produtos perigosos e vazamentos de óleo, garantindo segurança e conformidade em situações emergenciais;
- AFT: a Anotação de Função Técnica (AFT) é necessária para o manejo seguro de produtos químicos, assegurando que a transportadora possui profissionais qualificados para lidar com esses materiais;
- AATPP / IBAMA: a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos (AATPP), emitida pelo IBAMA, é obrigatória para o transporte interestadual de produtos perigosos, garantindo conformidade com as normas ambientais;
- SASSMAQ: o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) avalia e certifica a segurança e eficiência no transporte de produtos químicos, promovendo boas práticas ambientais;
- TPP / FATMA: a certificação da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) para o Transporte de Produtos Perigosos (TPP) regula a gestão de resíduos e práticas ambientais durante o transporte;
- ANVISA: a ANVISA regula o transporte de produtos sujeitos a controle sanitário, como medicamentos e cosméticos, garantindo que as normas de segurança e qualidade sejam seguidas.
Para verificar se uma transportadora possui certificações, você pode dar uma olhada na parte final do site da empresa.
Geralmente, as certificações estão listadas lá, muitas vezes na seção “Sobre Nós” ou “Certificações”.
Reputação da marca
O que dizem sobre a transportadora é um reflexo direto da qualidade do serviço que ela oferece.
Portanto, uma boa reputação geralmente significa que a empresa é confiável, cumpre os prazos e oferece um bom atendimento ao cliente.
Então, fique de olho nas avaliações e feedbacks de outros clientes que podem te dar uma visão sobre o que esperar.
Sites como Reclame Aqui, Google Reviews e até as redes sociais podem ter feedbacks que ajudam a entender como a transportadora lida com seus clientes.
Transportadora ou Correios: qual opção escolher?
Você pode escolher entre uma transportadora comum e os Correios para enviar suas encomendas, mas a decisão pode ser um pouco complicada.
Cada opção tem suas vantagens e desafios, e o melhor para você pode depender do que está procurando em termos de serviço, custo e abrangência.
Dê uma olhada nos dois lados da moeda para decidir o que faz mais sentido para as necessidades do seu negócio.
Transportadora: vantagens e desafios
Optar por uma transportadora pode ser uma ótima escolha se você precisa de algo mais personalizado e está enviando mercadorias para áreas onde atuam muitas empresas que prestam esse serviço.
Aqui estão alguns pontos que podem te convencer:
- elas oferecem várias opções, desde entregas rápidas até soluções para cargas maiores;
- muitas transportadoras oferecem um atendimento mais adaptado ao que você precisa;
- você pode acompanhar seu pacote em tempo real, o que é super útil para saber exatamente onde ele está.
Claro, também tem alguns desafios que você precisa considerar:
- pode ser mais caro, especialmente se você está optando por serviços expressos. Vale a pena se você precisar de uma entrega rápida;
- às vezes, as tarifas e políticas podem ser complicadas. É bom ficar atento às regras para não ter surpresas;
- algumas transportadoras não chegam em todas as áreas, então, se você precisa enviar para um lugar bem remoto, pode ser um problema.
As “limitações” de muitas transportadoras comuns é importante de se considerar, sobretudo se você tem um orçamento apertado ou precisa enviar para locais mais isolados.
Correios: vantagens e desafios
Os Correios são uma opção bem conhecida e acessível para a maioria dos envios. Eles são ótimos para quem precisa de algo simples e confiável. Vamos ver o que eles têm a oferecer:
- eles entregam praticamente em todo o Brasil, incluindo cidades pequenas e áreas mais afastadas;
- geralmente, são mais baratos, principalmente para envios que não precisam ser super rápidos, como o PAC;
- tem muitas agências e pontos de coleta, então, é fácil postar e receber suas encomendas.
Mas também tem alguns pontos negativos:
- pode demorar mais, especialmente se você optar por serviços mais econômicos. Não é o melhor se você precisa de uma entrega rápida;
- o suporte pode ser um pouco lento ou complicado. Às vezes, pode ser difícil resolver problemas rapidamente;
- o rastreamento pode não ser tão detalhado quanto o de algumas transportadoras. Às vezes, você fica meio no escuro sobre onde seu pacote está.
Então, quando estiver decidindo entre uma transportadora e os Correios, pense no que é mais importante para você: custo, rapidez, cobertura ou flexibilidade.
Cada um tem seus prós e contras, e a melhor escolha vai depender do que você precisa no momento.
Conheça as 5 maiores transportadoras do Brasil
O Brasil, com sua vasta extensão territorial, exige uma rede de transporte bem estruturada para atender à demanda de entregas em todas as regiões.
Por isso, o país conta com uma variedade de transportadoras que oferecem serviços para diferentes perfis de negócios.
A seguir, elencamos cinco das maiores transportadoras que atuam em território nacional e que podem contribuir para as entregas de lojas virtuais.
1. Correios
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, conhecida como Correios, é a maior e mais antiga transportadora do Brasil.
Fundada em 1663, ela tem uma cobertura nacional que atinge todos os municípios do país, incluindo áreas remotas onde outras transportadoras não operam.
Segundo o Balanço Aduaneiro 2020 publicado pela Receita Federal, 96% de toda a importação de carga fracionada no Brasil passa pelos Correios.
Um levantamento do UOL mostrou que, em 40% das cidades brasileiras, os Correios são a única opção de entrega de encomendas.
Os Correios são indicados para lojas virtuais que precisam enviar mercadorias para qualquer parte do Brasil, inclusive para cidades distantes dos grandes centros urbanos.
A empresa oferece diferentes modalidades de envio, que se adaptam a necessidades variadas, desde entregas econômicas até rápidas.
Principais informações sobre os Correios:
- Abrangência: nacional, com cobertura completa de municípios;
- Modalidades de entrega: PAC (entrega padrão), Sedex (entrega expressa) e Mini Envios (pequenas remessas);
- Local de postagem: unidades dos Correios.
2. Jadlog
Parte do grupo GeoPost (DPDgroup), a Jadlog é uma transportadora com atuação nacional e internacional.
No Brasil, ela tem uma forte rede de franquias, especialmente nas capitais e grandes cidades, atendendo tanto grandes varejistas quanto pequenos e médios empreendedores do e-commerce.
A Jadlog oferece serviços personalizados, com destaque para a modalidade econômica exclusiva “Package Centralizado”, que garante preços competitivos.
Para lojas virtuais que buscam flexibilidade e descontos, a Jadlog se destaca especialmente pelas diferentes opções de entrega, que equilibram custo e rapidez.
Principais informações sobre a Jadlog:
- Abrangência: nacional;
- Modalidades de entrega: .Com (entrega expressa), .Package (entrega padrão) e .Package Centralizado (modalidade econômica exclusiva);
- Local de postagem: centros de coleta Jadlog.
3. Loggi
A Loggi começou em 2013, oferecendo entregas rápidas em áreas urbanas, mas rapidamente expandiu suas operações.
Hoje, é uma das maiores transportadoras privadas do Brasil, com cobertura nacional e forte presença no mercado de e-commerce.
Seu principal diferencial é o investimento em tecnologia para agilizar o transporte, movimentando mais de 300 mil pacotes por dia, segundo site da própria empresa.
É uma ótima opção para lojas virtuais que buscam soluções rápidas e automatizadas.
Principais informações sobre a Loggi:
- Abrangência: nacional;
- Modalidades de entrega: express (entrega rápida) e Coleta (coleta domiciliar);
- Local de postagem: unidades Loggi, Melhor Ponto ou coleta no endereço do remetente.
4. Azul Cargo Express
Braço logístico da Azul Linhas Aéreas, a Azul Cargo Express se destaca por sua forte presença em aeroportos de cidades menores, cobrindo mais de 3.500 municípios.
Esse alcance faz dela uma excelente opção para quem precisa enviar mercadorias rapidamente para regiões distantes das grandes capitais.
A empresa combina a agilidade do transporte aéreo com uma rede logística bem estruturada.
Para lojas virtuais que precisam de entregas rápidas, especialmente em cidades de menor porte, a Azul Cargo Express é uma opção eficiente, oferecendo serviços como o “Azul Amanhã”, que garante entregas no próximo dia útil.
Principais informações sobre a Azul Cargo Express:
- Abrangência: nacional;
- Modalidades de entrega: Azul Amanhã (expressa) e Azul e-commerce (padrão);
- Local de postagem: aeroportos e unidades da Azul Cargo Express.
5. J&T Express
A J&T Express é uma multinacional especializada em logística para e-commerce.
A empresa, que já é uma das líderes em entregas na Ásia, chegou ao Brasil em 2021 e rapidamente se consolidou como uma das principais transportadoras no mercado nacional.
Um de seus maiores diferenciais é a capacidade de transportar produtos de grande porte, atendendo plataformas como Shopee e Shein.
Para lojas virtuais que lidam com volumes maiores e buscam um serviço especializado em e-commerce, a J&T Express oferece entregas econômicas com cobertura nacional.
Principais informações sobre a J&T Express:
- Abrangência: nacional;
- Modalidades de entrega: Standard (econômica);
- Local de postagem: Unidades do Melhor Ponto.
Agora que você já sabe como contratar uma transportadora para o sucesso das suas operações, lembre-se de comparar as marcas para escolher aquela que tem vantagens compatíveis com as necessidades do seu negócio.
Ainda não conhece o Tray Envios? Essa solução logística oferece economia de até 60% no valor das etiquetas de frete. Confira nosso artigo sobre o Tray Envios e aproveite!
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