Como conseguir tráfego qualificado no E-Commerce?

Como conseguir tráfego qualificado no E-Commerce?

Principais tópicos

Criar um e-commerce de sucesso é o objetivo da grande maioria marcas e de lojas virtuais que desejam ampliar suas vendas e se tornar referência em seu mercado.

Mais que isso, lojas virtuais são uma excelente maneira de se manter à disposição de clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, pode-se fornecer um ambiente seguro e organizado para que eles realizem suas compras.

O comércio eletrônico é um mercado em constante expansão. Cerca de 40% dos usuários da internet no mundo realizam compras online.

Isso equivale a cerca de 1 bilhão de usuários realizando transações, e esse número só tende a crescer.

Mas o que torna um e-commerce um sucesso?

O que os diferentes tipos de lojas online têm em comum é que todas elas precisam ter uma forte presença no meio digital e isso inclui todas as formas de contato: redes sociais, e-mail, blogs, websites e a própria loja.

Pode parecer coisas demais para serem feitas simultaneamente, mas acredite: é mais que possível!

As lojas virtuais líderes em seus segmentos ao redor do mundo possuem diferentes estratégias em inúmeras frentes, que auxiliam no crescimento do seu negócio sem estar diretamente relacionadas à venda de produtos ou à aquisição de novos clientes imediatamente.

Como atrair as pessoas certas

O maior segredo para entender as taxas de conversão de um e-commerce e melhorar os resultados em vendas é atraindo as pessoas certas!

Isso significa que algumas pessoas não tem o perfil necessário para se tornarem seus clientes, e o melhor a fazer é não investir tempo nelas.

Mas como identificar qual é esse público?

Definindo a persona do seu e-commerce

O primeiro passo é entender exatamente quem é o seu comprador ideal.

Para isso, você precisará traçar o per l dessa pessoa e entender quais são as principais características dela.

A melhor maneira de fazer isso é criando a persona do seu e-commerce.

Personas são personagens semictícios, inspirados em dados reais dos seus atuais clientes. Elas vão direcionar todos os detalhes das suas campanhas de Marketing, como:

  • Canais;
  • Linguagem;
  • Formato de conteúdos e anúncios;
  • Frequência de disparos de e-mail;
  • E tudo mais o que fazer sentido para o seu negócio.

Para criá-las o primeiro passo é reunir informações do seu cliente ideal e identificar quais são as características comuns entre eles, como idade, gênero, renda, hábitos, problemas mais comuns e quaisquer outras informações que ajudem o seu time de Marketing a entender como o seu e-commerce pode ajudá-las.

Depois de compilar as informações, é hora de criar o perfil.

Para isso, você pode usar a Ferramenta de Criação de Personas da Rock Content. É só acessar, preencher com os dados do seu cliente ideal e pronto: você receberá a sua persona documentada por e-mail.

Acesse-a quantas vezes for preciso e tenha em mente que ela é o norte das suas ações!

Criando uma estratégia de atração

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes.

Diferente das estratégias tradicionais, como outdoors e anúncios, a ideia aqui é criar conteúdos relevantes que chamem a atenção do seu cliente ideal e tragam ele até sua loja virtual.

Não estamos dizendo para você abandonar os anúncios.

Nós sabemos que eles são muito importantes para e-commerces e devem ser criados de maneira segmentada para aumentar as chances de conversão.

Porém, depender exclusivamente de anúncios pode ser perigoso.

Primeiro, pela grande concorrência pela atenção das pessoas online, que faz com que elas se distraiam facilmente ou acabem ignorando anúncios de maneira quase automática.

Uma prova disso é que o bloqueador de anúncios Adblock Plus rompeu a marca de 500 milhões de downloads, o que mostra que as pessoas estão cada vez mais evitando propagandas invasivas.

Por isso uma estratégia de conteúdo pode ser a saída para, além de investir menos e como foco nas pessoas certas, também construir um relacionamento saudável com os seus potenciais clientes, gerando autoridade, confiança e ganhando a atenção das pessoas!

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