Saber como conectar o Instagram no Facebook pode facilitar muito a vida dos usuários.
Esse recurso, oferecido pela Meta — empresa proprietária das duas plataformas —, permite compartilhar o mesmo conteúdo automaticamente em ambas as redes sociais.
Principlamente se você tem uma loja virtual, deve utilizar esse recurso, que facilita muito a comunicação e consequentemente, aumenta as chances de vendas.
Para perfis de marcas, conectar o Instagram ao Facebook traz mais praticidade para gerenciar suas contas, mas também mais possibilidades de divulgação e vendas nas redes sociais.
Neste artigo, vamos explicar melhor as vantagens de integrar suas contas do Instagram e do Facebook e como fazer isso de maneira simples e rápida.
Acompanhe!
O que significa conectar o Instagram no Facebook?
Conectar Instagram e Facebook significa vincular as contas de um mesmo usuário nas duas redes sociais. Como elas fazem parte de uma mesma empresa, a Meta, existe um recurso bem simples para isso.
Com as contas vinculadas, você pode integrar a gestão das suas contas e aproveitar melhor o que as plataformas oferecem, principalmente para negócios.
Por que conectar Instagram e Facebook?
Instagram e Facebook são duas das redes sociais mais usadas pelos brasileiros.
Respectivamente, elas têm 134 e 111 milhões de usuários no Brasil em 2024, de acordo com dados do Data Reportal.
Apenas esses dados já mostram a importância de estar presente nessas plataformas.
Você pode ter um alcance enorme no Instagram e no Facebook, aproximar-se do seu público-alvo, tornar sua marca mais conhecida e promover vendas pelas redes sociais.
Porém, você pode ter ainda mais vantagens ao conectar as suas contas.
Ao fazer isso, você pode compartilhar o mesmo post automaticamente nas duas redes sociais.
Mas, para perfis de marcas e empresas, conectar o Instagram e Facebook permite potencializar outros recursos, como as campanhas de anúncios, as conversas por mensagem direta e os dados de produtos e vendas.
Dessa maneira, você consegue otimizar a gestão dos perfis nas redes sociais, com mais agilidade e praticidade.
Além disso, você garante que as informações vão estar sincronizadas, sem divergências entre o que publica em cada plataforma.
Vantagens de conectar o Instagram no Facebook
A seguir, vamos conhecer em mais detalhes o que você pode aproveitar ao conectar o Instagram no Facebook.
1. Compartilhar o mesmo conteúdo
Esse é um dos principais recursos utilizados quando os usuários conectam suas contas do Instagram e do Facebook.
A partir da vinculação, você pode publicar nas duas redes sociais ao mesmo tempo e automaticamente.
Isso vale para posts do feed, reels e stories.
Dessa forma, você ganha tempo, já que não precisa mais acessar uma e depois a outra para publicar um mesmo conteúdo.
Que alcança mais pessoas nas duas plataformas.
2. Integrar a veiculação de anúncios
Ao vincular as contas do Instagram e do Facebook, você também pode potencializar as campanhas de social ads.
As plataformas do Instagram Ads e do Facebook Ads também são integradas, assim você pode impactar usuários nas duas redes sociais e vender para mais pessoas.
Além de poder explorar mais formatos de anúncios.
3. Sincronizar dados de vendas
Você sabia que pode ter uma loja de vendas no Instagram e no Facebook, não é?
Então, quando você conecta o Instagram no Facebook, os dados de produtos, preços e disponibilidade também são integrados.
Essa vinculação com o Instagram Shopping ajuda a manter todos esses dados atualizados nas duas plataformas e evita que o seu cliente encontre informações divergentes entre elas.
4. Gerenciar conversas privadas
Outra vantagem de vincular as contas é poder gerenciar, num mesmo ambiente, as mensagens privadas do Direct (Instagram) e do Messenger (Facebook).
Para isso, é importante cadastrar o seu negócio na plataforma Meta Business, que centraliza a gestão das suas contas em um só lugar.
Lá você pode acessar a “Caixa de entrada” e visualizar todas as mensagens das duas plataformas juntas.
5. Visualizar insights integrados
Também na plataforma Meta Business, você pode acessar o menu “Insights” e visualizar todos os dados de performance dos seus perfis no Instagram e no Facebook.
Impressões, alcance, interações, seguidores e cliques no link são algumas das métricas do Instagram que você pode conferir.
Além de analisar os dados em conjunto, você pode comparar o desempenho e o perfil do público nas duas plataformas para aprimorar as suas estratégias.
Como conectar o Instagram no Facebook?
Agora, vamos ver como conectar o Instagram no Facebook.
É possível fazer isso pelo celular ou pelo computador, como você preferir.
Veja a seguir as duas opções.
Conectar o Instagram no Facebook pelo celular
Provavelmente você já deve ter o app do Instagram instalado no celular, não é?
Então, comece o passo a passo:
- Acesse o seu perfil no app do Instagram;
- Toque no ícone da sua foto, no canto inferior direito;
- Toque no ícone do menu, no canto superior direito;
- Toque na “Central de Contas” para conectar perfis dos aplicativos da Meta e gerenciar os recursos de integração;
- Toque em “Contas” e verifique quais contas já estão conectadas;
- Para adicionar o seu perfil do Facebook, toque em “Adicionar contas”;
- Você pode visualizar e adicionar as contas que o seu perfil no Instagram administra;
- Depois, você pode acessar a Central de Contas > Experiências conectadas > Logins com contas;
- Escolha entre “Permitir que todas as contas sejam usadas para login” ou “Escolher quais contas podem ser usadas para login em outras contas”;
- Acesse também a Central de Contas > Experiências conectadas > Compartilhamento entre perfis e verifique se os perfis estão conectados.
Dessa forma, você já consegue aproveitar os recursos de integração entre contas do Instagram e do Facebook.
Além disso, na hora de publicar um post, você pode optar se quer ou não compartilhar aquele conteúdo automaticamente nos dois perfis.
Conectar o Instagram no Facebook pelo PC
Para conectar o Instagram no Facebook pelo seu computador ou notebook, siga os passos:
- Faça login no site www.instagram.com;
- Clique no ícone do menu no canto inferior esquerdo;
- Clique em Configurações;
- Clique em “Central de Contas;
- Em “Contas”, você pode visualizar as contas que o seu perfil já administra e que já estão vinculadas;
- Clique em “Adicionar contas” para incluir outros perfis.
Se você conseguiu vincular as contas do Instagram e do Facebook, já pode acessar o Meta Business e explorar os recursos da integração por lá.
Vale lembrar que, nessa plataforma, apenas aparecem as suas contas de negócios, não as contas pessoais.
E como desconectar uma página do Instagram no Facebook?
Pode ser que você não queira mais a vinculação das contas de Instagram e Facebook — por não ter mais interesse em usar uma das plataformas.
Porque prefere publicar manualmente em cada uma, ou outros motivos.
É importante saber que compartilhar o mesmo conteúdo nas duas plataformas pode poupar seu tempo e facilitar a gestão das redes sociais.
Por outro lado, cada plataforma tem seu público e singularidades.
Por isso, muitas vezes a melhor opção é pensar em conteúdos específicos para cada uma delas.
Então, se você vinculou contas do Instagram e Facebook, mas não quer mais essa integração, é possível também usar os mesmos recursos.
Veja agora essa dica extra:
- Pelo celular ou pelo computador, acesse novamente a Central de Contas > Contas;
- Visualize as contas vinculadas e clique em “Remover” naquele perfil que você deseja desconectar;
- Leia as informações e confirme se você deseja mesmo remover esse perfil da Central de Contas.
Vale lembrar que remover a conta da Central de Contas não exclui nem desativa o seu perfil no Instagram ou Facebook.
Ele continua sendo acessível pelo login na plataforma — você só não pode mais utilizar os recursos da integração entre as contas.
EXTRA: Conheça outros recursos para vender mais pelas redes sociais!
Além de criar uma loja no Instagram e conectar os dados com o Facebook, você também pode usar as duas plataformas para engajar o seu público e estimular o desejo de compra.
Pensando nisso, trouxemos aqui algumas ideias de estratégias para conseguir isso nas redes sociais:
Faça lives de vendas
Lives de vendas são um recurso poderoso para vender mais nas redes sociais.
Cada vez mais utilizado, esse recurso consiste em fazer transmissões ao vivo focadas na venda de produtos.
Você pode oferecer descontos para quem comprar na hora, tirar dúvidas em tempo real e ainda entreter o público.
O Live Shopping, também chamado de Live Commerce, tem o poder de incentivar as compras ao despertar alguns gatilhos mentais, como o senso de urgência e a prova social.
Como as ofertas só são oferecidas naquele momento, os consumidores querem logo comprar para não perder a oportunidade.
Além disso, quando percebem que outras pessoas estão comprando, querem também garantir o seu produto.
Mostre os bastidores do negócio
Entre os conteúdos publicados no seu perfil do Instagram e do Facebook, os bastidores do negócio tendem a chamar bastante atenção.
Os seguidores da sua marca têm curiosidade de saber como as coisas são feitas e o que acontece no dia a dia do negócio.
Ao mostrar os bastidores em stories, reels ou no feed, você pode humanizar a sua marca e evidenciar que ela é feita por pessoas.
Além disso, esse tipo de conteúdo é uma forma de transmitir o clima organizacional da empresa e mostrar como funciona o ambiente onde tudo é construído.
Tenha uma boa bio no perfil
Elaborar um perfil completo e estratégico também é fundamental para vender mais nas redes sociais.
Preencha corretamente os seus dados na bio do Instagram e do Facebook.
Escolha uma frase descritiva e impactante sobre o seu negócio e aproveite o “link na bio” para agregar URLs importantes, como a sua loja virtual, landing pages e ofertas em destaque.
Além disso, no Instagram, explore os stories em destaque, que ficam fixos no perfil, para apresentar outras informações sobre a empresa.
Ali você pode mostrar seus produtos, horários de funcionamento, endereço, formas de contato, entre outros dados, além de repostar publicações de clientes.
Capriche nas fotos de produtos
Instagram e Facebook ajudam a manter sua marca no dia a dia das pessoas.
Então, aproveite as publicações nas redes sociais para apresentar seus produtos e despertar o desejo de compra.
Mas procure não usar os posts como um catálogo frio e sem graça — em vez disso, crie uma linguagem visual que se comunique com o seu público.
Explore o seu produto em uso, em diferentes situações, combinações, ângulos.
Faça com que seu público se identifique com o que vê.
Invista no Instagram Ads e no Facebook Ads
No Instagram e no Facebook, é possível ter alcance e engajamento com estratégias orgânicas.
Mas, quando você investe nas plataformas de anúncios pagos das redes sociais, pode ter resultados ainda mais expressivos.
Nas campanhas de publicidade, você pode explorar diferentes formatos de anúncios para divulgar a sua marca e levar o público até a sua loja virtual.
Nas configurações, é possível segmentar o público-alvo para alcançar exatamente quem você quer, com mais chances de vender.
Dessa forma, você pode ter muito mais resultados em conversões.
Faça parcerias com influenciadores
Redes sociais são ambientes em que os influenciadores criam e nutrem sua comunidade.
Seus seguidores querem acompanhar seu dia a dia, cultuar seu estilo de vida e se sentir mais próximos daquela personalidade que admiram.
Não por acaso, influenciadores impactam nas escolhas de consumo dos seus seguidores.
Então, aproveite para fazer parcerias com essas personalidades que têm um público fiel e engajado.
Mas não estamos falando necessariamente das grandes celebridades da internet.
Você pode encontrar microinfluenciadores com menor audiência, mas com maior aderência no seu nicho.
Estabeleça uma relação de confiança com eles e encontre novos públicos para o seu negócio.
Portanto, agora você já sabe como conectar o Instagram no Facebook.
Isso pode trazer mais praticidade e otimizar a gestão das contas do seu negócio nas redes sociais.
Compartilhar conteúdos nas duas plataformas, integrar campanhas de anúncios, sincronizar dados e gerenciar o chat com os usuários são algumas das vantagens que vimos neste artigo.
Mas nada disso funciona se você não tiver uma estratégia para atuar nas redes sociais.
Agora, veja as nossas dicas para aumentar o alcance no Instagram e fortalecer sua presença na plataforma.
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