Há muitos fatores que podem interferir no preço de um produto ou serviço, tanto internos quanto externos.
Além disso, esse valor também impacta em outros aspectos do seu trabalho e no sucesso das vendas. Por isso é importante entender como calcular o preço de venda ideal para seus produtos e serviços.
Esse cálculo não é difícil, mas exige atenção e organização para compreender algumas de suas nuances.
Encontrar uma faixa de preço ideal para o seu trabalho é fundamental para melhorar o seu planejamento financeiro.
Sendo assim, vale a pena dedicar algum tempo para encontrar o melhor valor.
Para ajudar com essa tarefa, vamos mostrar como calcular o preço de venda ideal para seus produtos e serviços, a importância desse cálculo e dar alguns exemplos. Acompanhe.
O que é preço de venda?
Preço de venda é o valor que você cobra do cliente pelo produto ou serviço que oferece. Sempre com o objetivo de conseguir um retorno financeiro maior do que o investimento inicial realizado.
É um conceito simples e fácil de entender na superfície. Porém, para encontrar o valor ideal, é necessário levar em conta um número muito maior de fatores.
Por que é importante fazer o cálculo correto do preço?
Precificar corretamente seus produtos podem impactar diretamente no desempenho do seu negócio. Veja aqui alguns dos principais motivos para fazer o cálculo corretamente.
Identificar os custos envolvidos na venda
Um dos componentes fundamentais no cálculo de preços é o custo total do produto ou serviços.
Afinal, para poder entregar valor ao seu cliente, você precisa fazer um investimento inicial na forma de material e equipamento. E tudo isso representa um custo para o seu negócio.
Naturalmente, você quer uma faixa de preço que seja capaz não apenas de cobrir essas despesas, mas também de proporcionar um bom lucro em cada venda.
E o mais importante para encontrar essa faixa é saber quanto você precisa investir em cada unidade do seu produto ou quais são as despesas inerentes do seu serviço.
A grande questão aqui é levar em conta não apenas os custos materiais, mas também outros fatores associados.
Por exemplo, transporte, tributos, divulgação, armazenamento, número de pessoas envolvidas na tarefa, entre outros.
Com uma análise aprofundada, você pode inclusive descobrir outros custos menos visíveis e passar a considerá-los em seus cálculos.
Encontrar o preço ideal para seu cliente
A sua precificação não considera apenas as despesas dentro do negócio, mas também a forma como o público reage a diferentes faixas de preço.
Independentemente da qualidade do seu trabalho ou dos materiais utilizados, existe um padrão de valor que o consumidor costuma aceitar para tudo que compra, sendo muito difícil fechar negócio com um preço muito acima dessa faixa.
Um dos desafios da precificação de produtos e serviços é encontrar o preço certo.
Aquele que proporciona o melhor retorno financeiro, mas que ainda é aceito pelo público geral.
Nesse ponto, é possível otimizar a sua margem de lucro em relação ao volume de vendas que você espera receber.
Também é importante levar em conta quais outros preços já são praticados pelos seus concorrentes.
Na maioria das vezes, essa é a faixa que o público está disposto a pagar pelos seus produtos e serviços.
Se você não tiver um bom ponto de referência, então a melhor alternativa é testar diferentes precificações até encontrar a ideal.
Garantir o retorno adequado do seu investimento
Saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço é fundamental para garantir que o retorno da sua venda será o melhor possível.
Afinal, o objetivo principal do seu negócio é obter o melhor lucro possível em relação ao seu investimento. Para isso, você deve começar sabendo qual é esse investimento.
Muitos pequenos profissionais e empreendedores acabam escolhendo os preços de seus produtos sem levar esse fator em conta.
Mesmo que o valor seja próximo daqueles praticados no mercado, pode ser que o contexto do seu negócio seja diferente.
Ou seja, há outros custos envolvidos. O resultado é um prejuízo regular a cada mês.
Com a precificação certa, você evita esse risco e garante que o sue investimento vai gerar o retorno desejado a cada mês.
Algo muito importante para a longevidade e saúde financeira do seu empreendimento.
Qual é a diferença entre custo, despesa e lucro?
Antes de falar sobre como calcular o preço de venda, vamos explicar três conceitos importantes para aprender.
Eles estão sempre associados entre si e vale a pena ter uma definição mais clara de cada um deles. Acompanhe.
Custo
Os custos, como você deve imaginar, são as despesas diretas associadas ao produto em si. Se eles não forem devidamente cobertos, então o negócio não pode atender às demandas do público.
Esse é o caso dos gastos envolvendo matéria-prima, contas de luz, água e gás, embalagens, equipamento, etc. São esses valores que entram na base do seu cálculo.
Despesa
Chamamos de “despesa” todos os gastos necessários para o funcionamento da empresa, mas que não são diretamente ligados ao produto em si.
É o caso do pagamento de tributos, contabilidade, limpeza, etc.
Por eles serem independentes do produto em si, a sua relação com o cálculo do preço de venda também é um pouco mais flexível, dependendo do número de produtos e de clientes.
Lucro
Lucro é a diferença entre todos os gastos e o preço final de venda. Ou seja, depois de cobrir todas as despesas e custos envolvidos no seu trabalho, o que sobra entra no seu caixa.
Esse dinheiro pode ser usado para expandir seu negócio ou ser guardado para emergências.
Também é comum que uma parte dele seja repassado para você e para os funcionários, uma renda extra proporcional ao quanto a empresa ganhou.
Como calcular o preço de venda de um produto?
A forma como você calcula o preço de um produto e de um serviço prestado são bem similares, mas há algumas diferenças cruciais que devem ser levadas em conta.
Agora, vamos ver como esse cálculo é feito para a precificação de um produto.
Primeiro, você deve avaliar o custo material do produto
Essa é a despesa mais fácil de identificar, bastante somar todos os materiais e recursos utilizados na confecção do produto.
Esse total deve ser dividido pelo número de unidades produzidas a partir dessa matéria-prima.
Caso você compre a mercadoria já pronta e apenas faça sua venda, então deve dividir o custo de material pelo número de itens em cada lote. Esse será seu custo unitário.
Segundo, você deve adicionar despesas fixas e variáveis
São coisas como transporte, divulgação, contas da empresa, impostos, manutenção do seu espaço, etc.
Afinal, a venda dos produtos também precisa cobrir essas despesas. Algumas têm o mesmo custo todos os meses, enquanto outras são menos previsíveis.
Terceiro, você deve estabelecer qual é a sua margem de lucro desejada
Essa margem representa a fração do preço do seu produto que retorna para você como lucro.
Se a sua margem de lucro for de 50%, por exemplo, significa que metade do preço é usado para cobrir as despesas e a outra metade é lucro.
Alguns produtos de baixo custo podem ter uma margem de lucro bem alta, enquanto outros, mesmo com uma margem menor, ainda representam um bom retorno bruto.
Outra opção é estabelecer um valor específico para seu lucro. Por exemplo, você pretende lucrar R$100 com a venda de cada item, então adiciona esse valor ao total do produto, independente de outras despesas.
Como calcular preço de venda de um serviço?
Quando se trata do cálculo de preço para serviços, o fundamento é o mesmo, mas com alguns pontos adicionais.
O custo com material e equipamento ainda é o ponto de partida, assim como seus custos secundários.
Porém, em seguida, é necessário levar em os custos com mão-de-obra.
Diferente da venda de uma mercadoria, que tende a se encerrar com uma simples transação, serviços podem exigir mais tempo e uma equipe inteira.
Quanto mais pessoas estão envolvidas na prestação do serviço e mais tempo ele demanda, maior é o seu custo total.
O caminho mais comum é começar com um salário pretendido, ou seja, quanto você deveria receber se estivesse trabalhando para uma empresa.
A partir disso, você pode dividir o total pelo número de dias trabalhados no mês. Se quiser se aprofundar, pode dividir esse valor diário por 8 para saber quanto vale a sua hora.
Isso dá uma ideia do quanto vale o seu tempo de trabalho.
Também é importante incluir uma margem de erro em seu preço. Isso porque o custo real de alguns serviços pode ser difícil de determinar antes de começar a trabalhar.
Sem mencionar que imprevistos podem atrasar o seu recebimento e aumentar as despesas. Por isso é ideal ter uma margem de lucro maior, mas já considerando que ela pode ser perdida.
Exemplos práticos de cálculo de venda
Para ajudar a visualizar melhor como calcular o preço de venda, vamos trazer aqui dois exemplos práticos. Um para a precificação de um produto e outro para a precificação de um serviço. Acompanhe.
Exemplo do cálculo do preço de um produto
Digamos que você trabalha com doces, sendo que o bolo é seu produto principal.
Primeiro, devemos calcular o de todos os materiais envolvidos em sua preparação, como fermento, açúcar, farinha, cobertura, etc.
Digamos que, ao longo do mês, você faça a compra de R$300 em ingredientes e consiga preparar 50 bolos com esse mesmo lote.
Para saber o custo unitário da mercadoria, basta dividir 500 por 100. Ou seja, cada bolo preparado custa em média R$5 em ingredientes.
O próximo passo é levar em conta suas despesas fixas e variáveis.
Coisas como o armazenamento de produtos, divulgação, salários de funcionários (se houver), contas de luz, água e gás, entre outras.
Para facilitar o nosso exemplo, vamos considerar que, no mesmo período, suas despesas somam R$2000.
Dividindo esse valor pelo número de bolos produzidos, você tem um custo de R$20 por bolo. Ou seja, ao todo, cada bolo custa R$25 para ser confeccionado.
Considerando sua qualidade e o tempo de preparação, você considera razoável vender seus bolos por R$50.
Ou seja, sua margem de lucro por venda é de 50%. Se, por outro lado, você fizer uma promoção e reduzir o preço de venda para R$40, sua margem de lucro será de aproximadamente 37%.
Exemplo do cálculo do preço de um serviço
Digamos que você é pedreiro e um cliente entra em contato pedindo para fazer uma reforma.
Ele já fez o orçamento e aquisição de todos os materiais necessários, como cimento, azulejos, tinta, entre outros. Nesse caso, tudo que resta é saber quanto cobrar pelo seu trabalho.
Analisando a demanda, você espera que essa obra exija 5 dias de serviço e você vai precisar de ao menos um assistente.
Ambos sendo profissionais experientes e com equipamento adequado, você estabelece que cada um deva receber R$3000 por mês.
Vamos levar em conta um mês com 20 dias úteis. Dividindo 3000 por 20 dias, temos um custo diário de R$150.
Com duas pessoas trabalhando, esse custo diário passa a ser R$300 por dia para seu cliente. Com 5 dias de trabalho, o valor final cobrado será de R$1500.
Porém, você não sabe se haverá algum imprevisto na obra e quer fechar um preço antes de começar.
Então, como margem de segurança, você adiciona uma margem de segurança de 20%. Ao todo, isso significa que o valor final será de R$1700.
Quais outros critérios você deve usar na precificação dos seus produtos e serviços?
Saber como calcular o preço de venda é um passo importante. Porém, não é o único fator que você deve levar em conta na hora de decidir o preço. Há muitos outros elementos que podem afetar a sua decisão final.
Veja aqui alguns dos principais deles e como usá-los.
Valores praticados pelos concorrentes
Como já mencionamos, o preço dos seus produtos e serviços influencia a decisão de compra do público.
Não só devido às suas próprias restrições financeiras, mas também às expectativas de preços do mercado.
Se o cliente encontra o mesmo produto ou serviço, mas por um preço menor que o seu e sem outros benefícios, então é quase certo que vai escolher o seu concorrente.
Por esse motivo, também é importante ficar de olho nos preços já praticados por negócios do mesmo nicho que o seu.
Isso dá um ponto de referência para o que é aceitável e também o nível de qualidade esperado.
Uma estratégia comum, por exemplo, é começar com preços mais competitivos, pelo menos até conquistar um público cativo.
Depois que você constrói a reputação da sua marca, você pode equiparar seus preços com o resto do mercado e manter um bom número de vendas.
Outro aspecto dessa análise é que o público também costuma desconfiar de produtos com um preço muito abaixo do mercado.
Então, em muitos casos, acaba não valendo a pena abrir mão de toda a sua margem de lucro para atrair o público, já que o efeito pode ser o contrário.
Expectativa de vendas
Outro tópico muito importante na hora da precificação de produtos e serviços é quantas vendas você espera fechar ao longo do mês.
Mesmo que um produto tenha uma margem de lucro menor, por exemplo, ele ainda pode compensar bastante se suas vendas forem bem altas.
Na verdade, um preço mais baixo trazer mais lucro total, já que o número de vendas também cresce.
Por outro lado, alguns produtos têm uma frequência de venda mais baixa.
Pode ser que você trabalhe neles por um longo período de tempo e receba o pagamento total no final do processo.
Nesses casos, você pode buscar uma margem de lucro mais alta, proporcional ao tempo investido no seu trabalho.
Seja qual for o caso, o mais importante é buscar um equilíbrio entre o número esperado de vendas e o preço cobrado. Assim, você otimiza a rentabilidade do seu negócio.
Custo em expertise
Toda profissão exige certo grau de conhecimento e experiência. Porém, algumas também demandam um longo período de aprendizado e estudo aprofundado.
Ou seja, grande investimento de tempo e dinheiro antes que você possa exercer a função. E quanto maior o nível de especialização maior deve ser esse investimento.
Naturalmente, você quer que esse investimento traga algum retorno para seu negócio.
Por isso que, especialmente na prestação de serviços, é comum cobrar um valor maior em relação ao seu nível de expertise ou à complexidade da função em si.
Ao mesmo tempo, esse é um fator difícil de colocar em números, já que a intenção é que ele traga um benefício de longo prazo.
Nesse ponto, é mais fácil apenas observar os preços praticados por outros profissionais no mesmo nicho e com um nível de especialização similar.
Divulgação e venda
Algo que nem todos reconhecem é que vender também pode ser considerado um custo.
Para poder fechar negócio com um cliente, você precisa investir em divulgação, fazer pesquisas de mercado, entrar em contato, às vezes negociar e, só então, conseguir um retorno para o seu investimento.
Isso considerando que nem sempre suas vendas terão êxito.
Mencionamos brevemente que a divulgação também deve entrar no cálculo de custos das suas vendas.
Isso porque, com base na sua estratégia e em sua campanha, há um número de pessoas que visualizam seu produto, sendo que só uma parte delas fecha negócio.
Sendo assim, você pode estimar o retorno financeiro da sua divulgação.
No caso do ato da venda, isso depende da sua estrutura. Em uma loja física, os produtos ficam expostos em prateleiras e geralmente há funcionários responsáveis por fechar a venda.
Mesmo em um e-commerce ainda é necessário fotografar os produtos e pagar pelo anúncio. Despesas que devem sempre entrar no seu planejamento.
Custo de oportunidade
Tempo é o recurso mais limitado que você tem enquanto profissional. Portanto, é importante descobrir como extrair o máximo de valor de cada hora de trabalho.
Isso leva a um conceito bem importante no mundo do empreendedorismo: o custo de oportunidade.
A ideia desse conceito é que, quando você faz A, tem que abrir mão de B.
No caso do seu trabalho, você tem um tempo limitado para atender clientes, divulgar seu negócio e entregar o produto ou serviço solicitado.
Ou seja, quanto mais tempo uma dessas tarefas consome, mais você tem que abrir mão de outras oportunidades.
Se um cliente faz um pedido urgente, pode ser que você precise atrasar outras tarefas para atender à sua demanda.
Se você adquire um novo produto para sua loja, pode ter que abrir mão de outra coisa no seu estoque.
Por isso é fundamental pensar não só nos ganhos de cada escolha, mas quais outras oportunidades você tem que deixar de lado no processo.
Ajustes de acordo com o período
Muitos empreendimentos trabalham com produtos e serviços sazonais, ou seja, eles tendem a vender mais em determinadas épocas do ano que outras.
No geral, esses negócios planejam todas as suas finanças ao redor dessas vendas. Alguns podem operar a maior parte do ano no negativo e compensar tudo durante essas épocas.
Porém, isso não significa que você precisa abrir mão de fechar algumas vendas mesmo quando não é o seu período de alta.
Uma forma de fazer isso é ajustar os preços e a disponibilidade dos seus produtos e serviços. Assim, você mantém uma boa frequência de vendas ao longo do ano.
Fatores externos ao seu negócio
Com o passar do tempo, o mercado passar por suas próprias mudanças. A demanda por diferentes produtos cresce ou diminui, novas tecnologias se tornam a norma, etc.
E muitos desses fatores também precisam ser levados em conta na hora de calcular o preço de venda.
Sendo assim, você deve estar sempre atento a essas mudanças, como elas podem afetar seu negócio e adaptar a sua precificação de acordo com seus efeitos.
Saber como calcular o preço de venda é fundamental para o planejamento de qualquer negócio.
E quanto mais de perto você acompanha os efeitos dessa precificação, mais pode refinar seus valores para otimizar a rentabilidade do seu negócio.
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