Como anunciar no Google ads: aprendendo a configurar e otimizar seus anúncios do Google! 

Para anunciar no Google Ads você precisa: acessar a plataforma do Google Ads, adicionar os dados da sua empresa, selecionar a meta da sua companha, personalizar o seu anúncio, escolher o público-alvo, informar o seu orçamento e finalizar a campanha para que ela apareça na internet.
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Principais tópicos

O Google é uma das principais plataformas de busca na internet, ao ponto de ser comum ouvir frases como “dá um Google” quando alguém pergunta sobre algo que não conhece.

Com isso em mente, estar presente na plataforma é um meio de garantir com que o seu projeto ou empreendimento tenha uma maior visibilidade.

Além de otimizar o seu conteúdo para estar entre as melhores opções para quando alguém busca por “melhores restaurantes da região”, outra forma de estar visível no Google é ao investir em anúncios na plataforma.

Para começar a conquistar esse espaço é importante saber como lidar com o programa de anúncios do Google. Um processo que vamos nos aprofundar ao responder as seguintes perguntas:

  • O que é o Google Ads?
  • Quais são as formas de anúncio disponíveis?
  • Como configurar sua primeira campanha do Google Ads?
  • Como otimizar seus anúncios?

Ao entender como anunciar no Google ads e tudo relacionado a essa plataforma é possível conquistar uma maior atenção para o seu negócio na internet.

O que é o Google Ads?

Anteriormente conhecido como Google Adwords, o Google Ads é a plataforma de anúncio do Google.

Um espaço no qual é possível programar para que uma mensagem de divulgação seja exibida nos mais diferentes pontos do Google.

Entre esses espaços é possível destacar:

  • Página de resultados;
  • Sites associados ao Google;
  • Youtube;
  • Google Maps.

Isso além de muitas outras opções, considerando a pluralidade de aplicações que o Google oferece ao usuário atualmente, indo além da sua plataforma de buscas.

Mais adiante iremos destacar cada um desses espaços de forma mais específica.

Para garantir que o seu anúncio fique visível em cada um desses pontos, basta configurar o tipo de campanha que você pretende veicular na rede, junto do orçamento a ser investido.

Dessa forma, sempre que um usuário buscar por “como produzir vídeos de qualidade” uma produtora pode aparecer como um link patrocinado, assim como um restaurante específico pode surgir como anúncio após a pesquisa por “opções de almoço na região”.

Tudo isso vai depender apenas do tipo de campanha a ser configurada junto da plataforma de Ads do Google.

Quais são as formas de anúncio disponíveis?

O crescimento do Google pode ser visto por meio das diferentes ferramentas que a empresa de tecnologia oferece.

Espaços esses que podem servir também como bons espaços de divulgação para a sua marca ou negócio, seja grande, seja pequeno.

Os locais nos quais o seu empreendimento pode ser divulgado através do Google Ads são:

Pesquisa

A ferramenta de busca segue sendo o principal ativo do Google, logo, é o espaço principal a se destacar quando pensamos no objetivo de alcançar um número maior de público.

Uma boa gestão de site pode levá-lo a se destacar entre as opções de resposta, contudo, não se pode negar a concorrência cada vez maior que existe na internet, fazendo com que uma visualização orgânica seja mais difícil.

Para responder a isso é possível destacar o seu site via links patrocinados, opções de resposta que surgem acima dos resultados orgânicos associados ao conjunto de palavras-chave buscados no Google.

Ao investir nesse formato, uma loja de brinquedos pode surgir como opção quando um usuário estiver em busca de uma boneca para presentear, por exemplo.

Display

A rede de display é um pouquinho mais ampla, sendo o segundo principal espaço de divulgação no Google.

Trata-se do espaço reservado a anúncio por qualquer site associado ao Google, o que inclui desde endereços digitais externos, como sites e blogs de terceiros, até espaços próprios da rede, como o Youtube.

São aqueles anúncios que surgem na tela do usuário enquanto ele navega na internet, considerando o perfil e histórico de navegação do indivíduo.

Dessa forma, ao acessar um blog de preferência, tal usuário pode se deparar com anúncios diversos, a depender da configuração da campanha, que pode ser segmentada por temas, características do visitante do site, como idade e gênero, entre outras questões.

A pluralidade da rede de display se deve ao próprio sistema de remuneração do Google, que divide parte dos lucros dos anúncios com sites que disponham de espaço para a veiculação dessas peças comerciais.

App

Os aplicativos são soluções que ganham força em relação aos sites, logo, divulgar o seu app é essencial para garantir que o público conheça e baixe o seu aplicativo.

Junto a isso é possível fazer anúncios dentro dos aplicativos que tenham associação ao Google ou espaços da empresa, como a Google Play, sua plataforma de apps.

Configurar uma campanha no app pode ampliar não só a visualização de um anúncio, como também o nível de downloads do aplicativo a ser anunciado.

Shopping

Anunciar no Shopping é uma opção de colocar os produtos vendidos na sua loja virtual em destaque.

Dessa forma, quando um usuário busca por um conjunto de panelas, a loja que vende esse tipo de produto pode indicar suas opções disponíveis, com um espaço de destaque em relação aos itens comercializados por outras lojas.

Enquanto os outros espaços de divulgação do Google Ads são úteis para os mais diversos objetivos, o Shopping é mais indicado para quem procurar anunciar os seus produtos à venda, considerando a vitrine virtual que é essa plataforma em primeiro lugar.

Vídeo

As campanhas em vídeo ganham espaço dentro do Youtube, a plataforma de compartilhamento do Google.

É um espaço ideal para campanhas pensadas para o audiovisual, com propagandas que podem aparecer antes da exibição de um vídeo ou até mesmo em pausas específicas, no caso de conteúdos de maior duração.

Muitas são as formas de anunciar no Youtube, seja com vídeos maiores, possíveis de pular após os segundos iniciais, seja com conteúdos mais compactos, de poucos segundos, que devem ser exibidos na íntegra, isto é, sem a opção de ignorar.

Campanhas Inteligentes

A plataforma do Google Ads permite configurar anúncios que se adaptem ao perfil do usuário e ao espaço de navegação.

Para isso, basta fazer um gerenciamento de campanha inteligente, inserindo dados importantes ao anúncio, como site da empresa, descrição de produto ou serviço, entre outras informações.

Feito isso o Google pode veicular esse anúncio em suas plataformas de forma automática, de acordo com os objetivos do anunciante, como aumentar as vendas, visitas em seu site, entre outras opções.

Performance Max

Junto dos espaços comuns de exibição de anúncios, o Google Ads vem oferecendo novos métodos de veiculação de mensagens e conteúdos comerciais, usando o avanço da tecnologia.

Uma dessas aplicações é o Performance Max, um serviço de automação de anúncio que promete otimizar o desempenho de uma campanha, considerando tanto a exibição dos anúncios, como o alcance de vendas ou qualquer que seja o objetivo apontado.

Para utilizar essa ferramenta o Ads trabalha em paralelo aos serviços de IA do Google, identificando assim os melhores espaços de veiculação de um anúncio, ampliando desse modo as conversões que esse tipo de campanha pode gerar aos anunciantes.

Geração de demanda

Outra aplicação oferecida pelo Google Ads é a de Geração de Demanda.

Essa configuração permite uma combinação de formatos e plataformas, por meio de uma personalização das campanhas os conteúdos anunciados são exibidos de forma atrativa ao usuário, combinando textos, imagens e até mesmo vídeos.

Dessa maneira uma campanha de anúncios pode ser veiculada tanto no Youtube como no Gmail e na plataforma de buscas do Google, com suas adaptações para cada uma das aplicações citadas.

Essa novidade busca não só a visualização de um anúncio, mas explora também diferentes formas de impactar o público, aumentando a atenção em cima de um conteúdo, venda ou empresa.

É por oferecer tantas opções que o Google Ads pode ser um bom espaço para divulgar sua loja ou serviços, seja produzindo um banner para aparecer no Youtube, seja um simples, mas eficaz anúncio de texto para expor na ferramenta de busca do Google.

Após conhecer todos os espaços de veiculação de anúncios, vamos agora entender a facilidade de como anunciar no Google ads.

Como configurar sua primeira campanha do Google Ads

Fora toda a diversidade de opções, o Google Ads é uma boa opção de divulgação também pela praticidade que a plataforma oferece ao anunciante.

Tudo para que tanto uma grande companhia, como um comerciante que começou a vender na internet possam divulgar seu nome e serviços, conforme o nível de investimento a ser feito e o alcance e perfil do público a ser conquistado.

Para isso, basta seguir os passos simples de como configurar sua primeira campanha na plataforma, tal como está descrito abaixo:

  • Acesse a plataforma do Google Ads: basta ter uma conta cadastra no Google para fazer login na plataforma de anúncios;
Google Ads
  • Adicione os dados da sua empresa: ao acessar seu perfil, insira informações sobre sua empresa, como site e nome, para vincular com sua conta do Google;
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  • Selecione a meta da campanha: para começar sua campanha, indique qual é o objetivo que você pretende alcançar com ela, tendo disponíveis opções como compra, visualização da página, reconhecimento da marca, entre outras;
  • Personalize o seu anúncio: esse é o momento de inserir informações que irão compor seus anúncios, com imagens, palavras-chave, logotipos, textos e tudo mais o que for construir suas campanhas, sendo possível usar da IA da Google para reunir essas informações em anúncios inteligentes;
  • Escolha o público-alvo: indique o tipo de audiência que você busca atingir com sua campanha, sendo possível apontar um perfil de público de acordo com suas características, localização entre outras informações;
  • Informe o orçamento disponível: de acordo com o perfil informado, o próprio Google Ads irá apresentar um valor médio para alcançar um certo número de usuário, sendo possível configurar para o orçamento diário que você pretende investir na campanha;
  • Finalize: confirme as informações de pagamento e conclua para ver a campanha oficialmente em veiculação na internet.

Seguir essas etapas garante que você aprenda como anunciar no Google ads, sendo importante também buscar formas de fazer com que seus anúncios tenham um desempenho ainda melhor junto a essa plataforma.

Como otimizar seus anúncios?

Como dito antes, a competição para se destacar na internet é tamanha que recorrer ao Google Ads pode ser o necessário para que o seu negócio online conquiste o seu devido destaque, frente à dificuldade de se destacar organicamente.

Por outro lado, também existe uma competição dentro do próprio Ads, sendo indicado recorrer a estratégias que façam os seus anúncios alcançarem um desempenho ainda maior.

A própria plataforma oferece ferramentas que ajudam o seu anúncio a melhor se qualificar, por meio do Google PMAX, o já citado serviço de Performance Máxima do Google.

Uma ferramenta de automação que otimiza sua campanha para que ela tenha maiores níveis de conversão, com o uso de IA e machine learning, o que é ótimo para quem está em sua primeira campanha, aprendendo como anunciar no Google ads.

Além do PMAX, existem outras práticas manuais que podem ser de grande utilidade no processo de otimização dos seus anúncios, levando eles a alcançarem um público maior junto dos seus objetivos.

Algumas dessas estratégias de aprimoramento são:

Criação de Anúncios

A própria estrutura do anúncio impacta diretamente nos resultados que ele pode conquistar, tanto de visualização do público como de alcance dos objetivos associados a essa peça comercial.

Por isso é importante a escolha de chamadas de textos atrativas, que convidem o usuário a clicar no anúncio e encontrar mais informações.

Junto a isso deve-se escolher um bom título, uma descrição eficaz, mas curta, além de configurar corretamente a URL do site atrelado ao anúncio, para que o usuário não seja levado a um endereço incorreto ou inválido, por exemplo.

Extensões de anúncio

O Google Ads também permite a aplicação de extensões aos anúncios, sendo alguns deles:

  • Sitelinks: direciona o leitor a um site específico;
  • Chamadas: apresenta o número de telefone da empresa, colando o número direto no teclado do aparelho, para quem vê um anúncio via smartphone;
  • Localização: destaca o endereço do local cadastrado, inclusive exibindo rotas até o destino, com auxílio do Google Maps e da localização do indivíduo;
  • Avaliações: destaca a média de estrelas recebidas pelo site ou negócio dadas por outros usuários.

Com essas aplicações seus anúncios podem conquistar um melhor desempenho, segundo o tipo de conversão desejada com eles.

Pesquisa e Seleção de Palavras-chave

Para que seus anúncios cheguem a um público específico, de acordo com seus interesses, é essencial fazer uma boa seleção de palavras-chave que estarão atreladas à sua campanha.

Dessa forma, ao buscar por informações sobre serviços de dropshipping, um vendedor interessado em trabalhar com esse tipo de sistema pode ser levado ao contato de companhias que atuam com isso, por meio de links patrocinados.

A escolha ideal dos termos-chave a serem usados pode ser facilitada com o uso de plataformas voltadas a estudar tendências do mercado, como o próprio Google oferece por meio do Google Trends.

Após acompanhar assuntos que estejam em alta e que possam ser de valor para os seus anúncios, é preciso selecionar as palavras que melhor fazem essa ligação.

Para isso, existem as ferramentas de pesquisa de termos-chave, como o Google Keyword Planner, além de opções pagas, como o Semrush.

Tipos de palavras-chave

Durante a seleção de palavras-chave é importante configurar também o tipo de correspondência que você busca com os termos selecionados, sendo possível configurar esses termos em categorias como:

  • Ampla: faz uma associação ampla de palavras, considerando plurais, mudanças de gênero e até mesmo erros gramaticais;
  • Exata: apresenta resultados apenas quando o termo foi digitado exatamente como o descrito na campanha, evitando assim que imagens de gatos surjam para quem procura por fotos de patos e tenha digitado erroneamente, por exemplo;
  • Frase: seleciona buscas que contenham o termo dentro de frases maiores, como “carros importados de segunda mão” para quando a palavra-chave configurada foi apenas “carros importados”;
  • Negativa: evita com que anúncios fiquem associados a termos-chave específicos, tal como a palavra “usado” para quem só trabalha com produtos novos de fábrica.

A configuração de palavras-chave facilita com que seus anúncios sejam direcionados a quem de fato procura por algo em comum com aquilo que você oferece.

Definição de Orçamento e Lance

No Google Ads, é importante compreender que existe também uma competição interna pelo uso de certas palavras-chave.

Quanto mais popular for o termo, maior terá de ser o investimento para participar dos leilões de anúncios.

Contudo, muitas vezes, apostar em um termo menor pode ser mais vantajoso, já que ele pode até atingir um público menor, contudo, sua possibilidade de visualização é maior diante de uma concorrência de menos volume.

Tudo isso deve ser pensado durante a definição do lance a ser feito e do orçamento a ser investido nessa campanha, sendo necessário definir bem sua estratégia de lances para assim otimizar os resultados dos seus anúncios.

Estratégias de lances disponíveis

Conforme os lances a serem feitos, o orçamento da sua campanha pode atingir diferentes valores, sendo importante definir em conjunto o tipo de estratégia de lance a ser feita, de acordo com os objetivos dessa campanha.

Os modelos disponíveis são:

  • CPC (Custo por Clique): valor médio a ser pago para cada clique em um anúncio;
  • CPM (Custo por Mil): valor cobrado para que um anúncio tenha no mínimo mil impressões;
  • CPA (Custo por Aquisição): valor calculado em cima da conquista de um objetivo definido, como a venda do produto anunciado;
  • ROAS (Return on Advertising Spend): retorno sobre o gasto com anúncios, calcula o valor médio a ser gasto em publicidade para trazer resultados.

Lembrando que o Ads trabalha uma variedade de valores, sendo receptivo para quem pretende configurar sua primeira campanha.

Segmentação de Audiência

A otimização de um anúncio está atrelada não só a ela, mas também ao público ao qual ela está direcionada, sendo possível configurar o tipo de audiência que você pretende alcançar com seus anúncios.

Dessa forma, é possível atingir um público segmentado, o que pode ser de maior sucesso para sua campanha em termos de conversão, além de exigir um orçamento menor em comparação com campanhas mais amplas, por exemplo.

Entre as segmentações que podem ser feitas, algumas são:

  • Localização geográfica;
  • Idioma;
  • Demografia (idade, gênero, entre outros);
  • Interesses;
  • Comportamento.

Essa segmentação permite que uma loja de roupas anuncie sua nova coleção para um consumidor mais jovem, por exemplo.

Remarketing

Entre as estratégias de segmentação é válido destacar também a possibilidade do remarketing, uma ferramenta que permite a exibição de um anúncio após uma pesquisa anterior ou visita à página de um produto por parte de um usuário.

Medir e Analisar Resultados

Para garantir bons resultados de uma campanha também a longo prazo é possível recorrer a ferramentas que o Ads oferece, permitindo monitorar e analisar o desempenho dos seus anúncios com base em diferentes ações, como:

  • Relatórios;
  • Ajustes de lance e orçamento;
  • Métricas-chave;
  • Testes A / B (análise de diferentes formatos de anúncio para manter a veiculação da campanha de maior desempenho);
  • Integração com o Google Analytics (serviço de análise de sites do Google).

Em combinação a tudo isso, analisar taxas citadas, como cliques e conversões em cima de anúncios permitem sua otimização para campanhas futuras.

Conformidade e Políticas do Google Ads

Para garantir a segurança e melhor experiência do usuário, o Google Ads trabalha com uma série de normas que devem ser seguidas para garantir a completa veiculação de suas campanhas.

A política de anúncios do Google proíbe, por exemplo, a indicação de produtos perigosos, coleta inadequada de dados do usuário, entre outras ações que podem ser penalizadas tanto com a restrição da campanha, como com a suspensão da conta.

De modo a evitar esse tipo de incômodo, é importante respeitar as regras da plataforma, existindo um período de aprovação dos seus anúncios antes deles entrarem no ar.

A partir dessas ações é possível não só aprender como anunciar no Google ads, mas também garantir os melhores resultados para a sua campanha.

Tudo para conquistar uma visibilidade cada vez maior na internet, em todas as redes possíveis.

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