A estratégia de combo promocional é bastante utilizada no e-commerce para ajudar na decisão de compra do consumidor e aumentar o faturamento do negócio. Lojas físicas de todos os segmentos também utilizam essa tática, pois ela chama bastante atenção da clientela.
Para quem não sabe, o combo promocional é uma combinação de pelo menos dois produtos ou serviços por um valor atrativo. Por exemplo: fast-foods vendem combos com hambúrguer, refrigerante e batata frita. Dessa forma, induzem o cliente a consumir mais e aumentam o faturamento.
Quer saber a importância de criar combos promocionais e como elaborar estratégias de sucesso? Continue a leitura deste post que vamos te dar super dicas!
Qual a importância de criar o combo promocional para impulsionar as vendas?
Antes de comprar qualquer produto, o consumidor pesquisa diversas empresas e marcas até encontrar quem ofereça o melhor custo-benefício. Então, em um mercado competitivo, é necessário criar estratégias para conquistar o cliente.
O combo promocional é uma forma de mexer com o psicológico do cliente, fazendo com que ele perceba que é vantajoso comprar o item, pois vai levar dois produtos por um valor atrativo. Assim, ele fica satisfeito e volta a comprar em sua loja.
Apostar nesse tipo de estratégia é uma forma de vender produtos que não têm muita saída, conquistar novos clientes, fidelizar antigos e ainda melhorar os resultados do negócio.
Quais são as principais vantagens de oferecer o combo promocional para seus clientes?
Se sua loja não cria combos promocionais, vai perder espaço para a concorrência, já que muitos e-commerces já adotaram essa prática. A estratégia traz diversos benefícios para seu negócio. A seguir, vamos citar alguns deles.
Aumento do ticket médio
Quando o cliente entra na sua loja interessado em um produto, mas vê o combo promocional e percebe as vantagens, a possibilidade de ele adquirir a oferta é muito grande.
Dessa forma, sua loja consegue aumentar o valor do ticket médio. Mesmo que a diferença seja pequena na compra de dois produtos, financeiramente vale a pena, pois o número de vendas aumenta e o e-commerce ganha pela quantidade.
Atração de novos clientes
Conseguir novos clientes é um desafio para qualquer tipo de negócio, pois o consumidor está sempre em busca de ofertas. Nesse cenário cada vez mais competitivo, quem se destaca vende mais. Então, o combo promocional atrai clientes, que estão em busca de bons produtos com preço justo.
Fidelização de clientes
Quem não gosta de fazer uma compra e se sentir plenamente satisfeito? A experiência do cliente com a empresa influencia mais no momento da fidelização do que o preço do produto em si. Se ele compra algo de seu e-commerce e sente que fez um bom negócio, as chances de recompra são maiores.
Oportunidade de vender produtos com pouca saída
Tem produtos que saem bem pouco da loja e ficam “encalhados” no estoque por muito tempo. Isso gera prejuízos para o e-commerce, que teve o custo da compra e ainda precisa de espaço para armazenar aquela mercadoria que tem pouca procura.
O combo promocional é uma excelente estratégia para vender esse tipo de produto, “limpar seu estoque” e ainda faturar mais em seu negócio.
Oferece vantagens ao consumidor
O cliente compra quando ele percebe que está tendo vantagens ao fechar negócio com a empresa. Então, quando ele se depara com uma oferta como o combo promocional, ele é seduzido com a ideia de pagar mais barato por dois itens.
Um combo que oferece um conjunto de saia e blusinha infantis ou duas peças com preço atrativo é mais interessante para o cliente do que comprar as peças separadas por um valor mais alto.
Como criar combos promocionais criativos?
Você quer criar combos promocionais em seu e-commerce, mas não sabe por onde começar? Bom, para ter bons resultados é necessário traçar estratégias inteligentes, que vão realmente trazer benefícios para o consumidor e não somente, agregar dois ou mais produtos que não tem nada a ver.
A seguir, vamos dar algumas dicas para você criar combinações interessantes e aumentar o faturamento de seu e-commerce. Confira!
Conheça bem sua persona
Antes de fazer uma promoção, é preciso saber muito bem quem é sua persona: sua idade, gostos, renda, idade dos filhos e quem tem o poder de decisão de compra na família. Somente assim será possível criar combos que agradem o público e o incentive a comprar de seu e-commerce.
Ofereça valor ao cliente
O cliente só vai se interessar pelo seu produto se ele realmente oferecer valor a ele. Não adianta criar um combo apenas para ter um promoção. Por exemplo: que vantagem tem para o cliente comprar um conjutinho masculino + um par de meias? Vamos combinar que não é lá muito atrativo.
O interessante é ter uma estratégia que realmente traga benefícios. Se você vende uma saia no site a R$ 120,00 e uma blusinha a R$ 60,00, que tal fazer um combo com os dois produtos por R$ 160,00? É um desconto de R$ 200,00, que na realidade em que vivemos é bem significativo.
Fique atento às datas sazonais
As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para criar promoções. Para quem atua no segmento de roupas infantis, Dia das Crianças e Natal são as melhores épocas para criar ações promocionais e aumentar o ticket médio da loja.
Nessas datas, o consumidor já aguarda por descontos atrativos e o combo promocional é uma estratégia que não pode faltar nesses períodos. Então, estude seu negócio e o risco de criar as ações e ofereça para sua persona combinações interessantes, que agreguem valor e tenham um valor atrativo.
Como você viu, o combo promocional só vai trazer benefícios para seu e-commerce, desde que as estratégias sejam bem planejadas e implementadas. Porém, cuidado para não dar um desconto que gere prejuízos para seu negócio. Antes de criar uma oferta, calcule os riscos e analise se aquela combinação oferece um bom custo-benefício para o cliente e gere lucros para a empresa.
Este post foi suficiente para você entender a importância de criar combos promocionais em seu e-commerce? Deixe sua opinião nos comentários!