Código de barras: importância, tipos e como gerar  

O código de barras é utilizado para oferecer informações sobre um produto a ser comercializado (como as suas características específicas, preço, disponibilidade no estoque, entre outras). A representação gráfica contém uma sequência numérica voltada para identificar determinado item de venda. Dessa forma, se um código de barras não puder ser escaneado corretamente, o operador tem a opção de inserir os números manualmente no sistema e obterá o mesmo resultado.

Principais tópicos

Desde a sua invenção o código de barras trouxe muitas facilidades para as empresas pelo mundo.

Esse símbolo, que pode parecer confuso a primeira vista, consegue identificar um produto no estoque, oferecer informações sobre ele controlar a sua entrada e saída nos sistemas de gestão.

Por isso, para quem trabalha no ramo de varejo principalmente, o uso do código de barras é fundamental.

Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre esse recurso, sua história e importância para as diversas áreas do varejo e da indústria.

Confira a seguir!

O que é código de barras?

O Código de Barras é um símbolo cuja representação gráfica contém uma sequência numérica voltada para identificar determinado item de venda.

Nesse sentido, a sua aparência visual (faixas brancas e pretas) e a sua numeração possuem um mesmo conteúdo.

Na prática, se um código de barras não puder ser escaneado corretamente, o operador tem a opção de inserir os números manualmente no sistema e obterá o mesmo resultado.

Do mesmo modo, é um conjunto de sequência exclusiva, não podendo haver qualquer outra igual.

Por esse motivo, o uso do código de barras otimiza as operações nas indústrias e promove um controle de estoque mais eficiente.

Breve história e evolução dos códigos de barras

O código de barras foi criado no início da década de 1930.

A partir de uma dissertação do estudante Wallace Flint, que, pretendendo simplificar o processo de compras dos supermercados, desenvolveu um sistema baseado na utilização de cartões.

Esse sistema que faziam pequenos furos que identificavam os produtos comprados e a quantidade de itens que saía da loja física.

No entanto, naquela época, era muito difícil implementar esse método.

Já em 1948, Bernard Silver deu início a algumas pesquisas e desenvolveu uma forma rápida e automatizada para o processo de compras.

Quais as vantagens do código de barras para as empresas?

O código de barras é utilizado para oferecer informações sobre um produto a ser comercializado (como as suas características específicas, preço, disponibilidade no estoque, entre outras).

Essa função consegue trazer mais dinamismo para as operações e traz muitas outras vantagens.

Veja algumas delas a seguir:

Redução de custos

A utilização dos códigos de barras traz consigo a vantagem de diminuir os custos na organização.

Com a eficiente gestão dos itens, seu negócio pode otimizar as compras e manter um controle preciso do inventário.

Para além de gerenciar o estoque da empresa, a utilização de códigos de barras é fundamental para agilizar as tarefas dos funcionários.

Por exemplo, se alguém leva bastante tempo para verificar toda a mercadoria em estoque, é possível realizar essa verificação de forma mais rápida com um leitor.

É uma realidade que todas as empresas buscam para reduzir custos desnecessários.

Simplicidade na administração de mercadorias

É possível compreender a relevância do controle de estoque a partir da atribuição de códigos únicos para cada item comercializado.

Entretanto, é importante ressaltar que os códigos possuem reconhecimento ao nível global.

Por isso, eles desempenham um papel fundamental na gestão de mercadorias vindas do exterior.

Assim, os códigos apresentam uma sequência numérica utilizada na maioria das nações, com exclusão dos Estados Unidos e Canadá.

Nesse sentido, em diferentes nações um item vendido globalmente apresenta o idêntico código de identificação, o que simplifica as transações internacionais.

Por isso, os códigos de barras são extremamente importantes para o setor de comércio, vendas e produção de mercadorias.

Aprimoramento no setor comercial

Ao discutirmos melhorias no setor comercial, podemos listar diversas ações positivas trazida pelo código de barras, já que são facilitadores nesse processo:

  • Aceleração do processo de contagem de mercadorias;
  • Diminuição das despesas e tempo de serviço;
  • Otimização de todas as transações comerciais internacionais.

Melhoria da gestão de pedidos e estoque de mercadorias

A prática de controle por códigos de barras vem sendo amplamente adotada no Brasil, há algumas décadas, contribuindo significativamente para a eficiência logística do país.

Já que a utilização de códigos de barras possibilita a minimização de falhas e atrasos na transmissão de dados.

Com o avanço da tecnologia, muitos profissionais deixaram de se preocupar em memorizar extensos códigos.

Aqueles que já atuaram em estabelecimentos comerciais ou em organizações que lidam com produtos entendem o quão vantajoso isso pode ser.

Com os avanços tecnológicos atuais, tornou-se mais fácil monitorar os produtos nas organizações, o que é bastante positivo.

Assegurando a qualidade e autenticidade dos itens

Um item sem código de barras pode levantar questionamentos quanto à sua procedência, especialmente conforme o setor em que está inserido.

Além disso, a ausência de códigos pode acarretar diversos inconvenientes.

Em termos práticos, algumas organizações não têm como fugir da utilização de códigos de barras, principalmente as varejistas.

As sequências numéricas também desempenham um papel fundamental na automatização do gerenciamento e no transporte de mercadorias de diferentes segmentos.

Oferecendo ao consumidor uma garantia maior da qualidade e da autenticidade dos itens.

Maior influência no mercado do que as empresas concorrentes

A utilização de códigos de barras é um aspecto que confere vantagem competitiva às empresas.

Apesar disso, nem todas as organizações adotam o sistema de códigos em suas operações de gestão.

Assim, é possível afirmar que as organizações que utilizam esse método de escaneabilidade conseguem se destacar dos demais concorrentes no setor comercial.

Uma vez que o seu uso promove um melhor controle e eficiência na identificação e reposição de mercadorias.

Nesse sentido, as empresas que adotam soluções como essa têm vantagem competitiva, otimizam a gestão de estoque da sua companhia e economizam tempo.

Tudo isso contribui para o fortalecimento a sua imagem perante o mercado em que está inserida.

Quais são os tipos de códigos de barras?

Hoje, podemos contar com dois tipos de código de barras, aqueles em formato 1D, também chamado de lineares, e os de formato 2D, ou bidimensionais.

Veja o conceito de cada um deles:

Códigos de barras lineares (1D)

Os códigos 1D são comumente chamados de Códigos Lineares, pois o seu aspecto se trata de um conjunto de barras dispostas na posição vertical, que podem ser alteradas em relação a sua espessura ou apresentação.

Alguns exemplos desse tipo de código são: EAN13, CODE 128, Intercalado 2 de 5, 3 de 9.

Códigos de barras bidimensionais (2D)

Os códigos de barra 2D, por sua vez, é mais completo e oferece mais informações sobre o produto.

Ele foi criado justamente porque o código 1D apresentava limitações nesse sentido.

Assim, esses códigos podem ser disponibilizados como Datamatrix, PDF417 e QR Code.

Qual a diferença entre EAN, UPC e GTIN?

O GTIN (Global Trade Item Number) é um conceito genérico para aludir os diversos tipos de códigos de identificação de produtos globais.

Sua estrutura mais comum é formada por 13 dígitos, mas também pode ser encontrado com 8 ou 14 dígitos.

Já o código UPC (ou Código Universal de Produtos) é o padrão adotado por alguns países, como os Estados Unidos e Canadá, esse tipo de código contém apenas 12 dígitos.

O EAN (European Article Number, ou Número Europeu do Artigo), por sua vez, é uma espécie de código de barra dentro do sistema GTIN, utilizado internacionalmente.

Para os especialistas, na prática, todos esses códigos se conectam por meio da evolução das telecomunicações, dos sistemas e outros recursos tecnolṕgicos.

Como o código de barras pode ser utilizado em diferentes indústrias?

A identificação dos produtos através do código de barras é fundamental para as atividades cotidianas tanto do comércio varejista quanto atacadista.

A sua finalidade é assegurar a confiabilidade das informações registradas, possibilitando um melhor desempenho nas vendas, gerenciamento de estoque e administração de forma geral.

Veja, a seguir, como o código de pode ser utilizado em diferentes indústrias

Logística e transporte

A utilização do código de barras simplifica a rastreabilidade do produto ao longo de toda a cadeia logística.

Além de facilitar o controle de estoque, permite realizar a conferência de mercadorias, planejar e acompanhar sua movimentação, e realizar o balanço de vendas com maior facilidade e precisão.

Tudo isso facilita e traz mais eficiência aos trabalhos, reduzindo erros de maneira exponencial, já que esse topo de conferência aconteceria de maneira manual, pelos colaboradores.

Saúde e indústria farmacêutica

Os ambientes hospitalares, falhas mínimas podem acarretar consequências desastrosas, inclusive para a vida das pessoas.

Nesse sentido, se ocorrer a leitura imprecisa de informações sobre a identificação do paciente, ou ocorrer a impressão errada da etiqueta dos remédios, haverá graves riscos para segurança do paciente, comprometendo o fluxo de informações em toda a instituição.

Por isso, a utilização de códigos de barras possibilita ao ramo da saúde a identificação precisa dos pacientes e o armazenamento seguro de seus dados.

Atribuindo códigos impressos em pulseiras aos pacientes logo na admissão, as informações do paciente ficam facilmente acessíveis e podem ser consultadas por profissionais de saúde.

Além disso, os códigos podem ser utilizados nos medicamentos, assegurando a administração correta e na dosagem apropriada, evitando também trocas de materiais coletados durante exames.

Por fim, os códigos de barras também têm a capacidade de prevenir falsificações, facilitando a identificação dos produtos autênticos, podem ser registrados no sistema com um identificador exclusivo da empresa.

Manufatura e inventário

Normalmente, um sistema automatizado utiliza um leitor de códigos de barra para escanear o código de um produto.

Esse código, por sua vez, contém as informações apresentadas em um formato visual com áreas pretas e brancas.

Ao ser escaneado pelo leitor de códigos de barras, as informações do produto são coletadas e enviadas para um sistema de computador centralizado que monitora automaticamente o produto e os detalhes relevantes a ele.

Isso facilita o controle do estoque para distribuição, armazenamento ou transporte, registrando o produto e as ações necessárias a ele.

Diversos dados são coletados e unidos para formar um sistema automatizado de monitoramento em tempo real, que otimiza os procedimentos, minimiza falhas e avalia os dados obtidos.

Qual é a importância do código de barras no e-commerce?

Para as lojas virtuais, o código de barras também faz muita diferença nas vendas.

Com o crescimento cada vez maior das compras online, o serviço de código passa a transparecer mais profissionalismo ao e-commerce, conquistando maior satisfação e feedback dos clientes.

Além disso, sabe-se que é preciso buscar formas de ajudar os consumidores na fase de pesquisa e comparação dos valores, antes de finalizar compras online, certo?

O uso do código de barras contribui para essa fase e otimiza a experiência de compra.

Por meio dos códigos, é possível encontrar rapidamente e sem risco de engano produtos específicos entre o acervo da loja, especialmente em marketplaces.

Portanto, se os seus objetivos são melhorar a produtividade dos seus processos, expandir o controle de estoque da loja e aumentar a satisfação dos clientes, a adoção de código de barras será uma estratégia eficaz para o crescimento do seu negócio.

Quais os tipos de código de barras para e-commerce?

Os Identificadores EAN-13, chamados de European Article Number, consistem em códigos de barras de 13 dígitos, cujo uso é indispensável para comerciantes que atuam na internet.

Cada código EAN é único, possibilitando a identificação internacional de produtos em plataformas de vendas online e programas de controle de estoque.

Por que são necessários?

Com a exigência dos Códigos EAN nas vendas em plataformas online, possuir um EAN válido impulsiona sua empresa a um nível mais elevado de competência e confiança.

Esses códigos são essenciais para comerciantes que produzem ou trazem produtos do exterior, proporcionando uma gestão eficaz e simplificando a identificação de produtos no armazém.

Vantagens proporcionadas pelos códigos de barras EAN:

  • Otimização e aprimoramento da gestão de estoque;
  • Única identificação para cada item;
  • Ampliação da visibilidade e aumento das vendas em plataformas como os marketplaces;
  • Eficiência no trabalho de listagem de produtos.

Quais informações um código de barras contém?

O uso do código de barras foi desenvolvido com o intuito de agilizar as operações de compra e venda, além de otimizar a gestão de estoques.

Simplificando tanto a entrada como a saída de mercadorias e materiais.

Além de reconhecer o item, o código de barras pode armazenar outras dados relevantes, como, por exemplo:

  • Modelo do produto;
  • Valor monetário;
  • Tipo do item;
  • Prazo de validade.

Quais são os componentes de um Código de Barras?

O código de barras é composto por duas partes distintas: o código e o símbolo.

Esse símbolo envolve a designação de um conjunto de caracteres alfanuméricos ou numéricos a um único elemento.

Caso o fornecedor opte por utilizar a encriptação seguindo o modelo GS1, a designação será feita por uma sequência de números exclusivos, universais e inequívocos.

A representação simbólica é uma técnica especial para codificar números ou letras em formato de código de barras.

Como criar um código de barras para produtos?

Para se criar um código de barras, é necessário seguir alguns passos, o primeiro dele é o registro da sua empresa na organização GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação).

Veja o passo a passo para criar um código:

  1. Registre a sua companhia na organização GS1 Brasil;
  2. Identifique todas as categorias de itens disponíveis;
  3. Coloque a numeração sequencial após o código de barras;
  4. Siga as normas definidas para a impressão e as orientações sobre dimensões e tonalidades;
  5. Verifique a localização do código de identificação no item.

Normas e Padrões de Códigos de Barras

Os padrões de identificação de mercadorias costumam adotar o formato EAN-13, composto por treze caracteres numéricos, como já foi informado ao logo desse artigo.

Os primeiros três dígitos têm a função de indicar a origem do produto, sendo o código do Brasil o 789.

Aqui, a entidade encarregada de estabelecer as diretrizes relacionadas ao código de barras, determinando o significado da sequência é a GS1 (Associação Brasileira de Automação).

Já os padrões mundiais são desenvolvidos pelas entidades UPC (Universal Product Code), EAN (European Article Number), ISBN (International Standard Book Number).

É possível gerar um código de barras gratuito?

Produzir códigos de barras pela internet se torna uma atividade mais simples com a assistência de algum software voltado para esse trabalho.

Essa opção pode ser muito vantajosa para etiquetar os produtos cujas embalagens são descartáveis, como aqueles encontrados no açougue de um supermercado, por exemplo.

Essas plataformas, que geralmente conta com algumas funcionalidades gratuitas, possibilitam que o usuário escolha o formato do código desejado, insira os números dos produtos relacionados e personalize o visual das barras.

Dessa forma, é viável produzir diversificados códigos de uma só vez e então transferi-los em PDF ou outros formatos.

Caso o usuário prefira, tem ainda tem a opção de encaminhá-los para a impressão.

Sou revendedor, é minha responsabilidade gerar o código de barras?

A responsabilidade de criar o código de barras EAN de um produto é do fabricante ou distribuidor de um produto.

Caso você atue como revendedor, é possível requisitar ao fornecedor o envio do código de barras.

Recomenda-se evitar a criação do código EAN pelo revendedor, visto que esta é uma atribuição do detentor da marca.

O código de barras foi uma invenção voltada para dinamizar as operações nas lojas de varejo e, ao mesmo tempo, oferecer mais eficiência ao estoque.

A consequência disso foi um atendimento muito mais ágil e um maior controle de entrada e saída de mercadorias.

Com o passar do tempo, o uso do código de barras trouxe diversos benefícios não apenas aos varejistas, mas também às indústrias de diversos ramos, como a farmacêutica e a de transporte, melhorando a sua logística.

Está vedado ao varejista criar o próprio código para os produtos vendidos. Isso deve ser feito pelo fabricante do produto, que, por sua vez, se submete as regras e diretrizes estabelecidas pela organização GS1 Brasil.

A utilização do código de barras garante ao consumidor a boa procedência dos produtos.

E, para os varejistas, além da facilitação dos processos internos, também fortalece a sua reputação frente a um mercado tão competitivo. Por isso, seu uso altamente recomendável.

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