Apresentar um bom checkout de pagamento em uma loja virtual é essencial, uma vez que uma eficiente jornada de compra garante a efetividade da aquisição.
Os clientes desejam se sentir em um ambiente desburocratizado e seguro ao fazer o pagamento em um negócio online.
Por essa razão, um e-commerce que deseja se destacar no mercado e fidelizar os consumidores precisa se preocupar com o checkout durante a hora do pagamento.
Ao otimizar essa etapa, a experiência de compra se torna mais satisfatória e evita situações de abandono de carrinho.
Continue a leitura e saiba mais sobre a importância de garantir um checkout eficiente!
O que é checkout?
O checkout consiste em uma etapa de finalização do processo de compra em uma loja virtual.
Ele se refere à última parte durante a etapa de navegação do cliente.
É a hora em que o cliente precisa inserir seus dados pessoais para efetuar o pagamento, como número do cartão, endereço e CPF.
É importante ressaltar que nessa fase pode acontecer o abandono de carrinho. Isso ocorre quando o comprador desiste da compra na hora de fazer o pagamento.
Isso pode acontecer por diversas razões.
Caso seu site não esteja bem estruturado, as chances de perderem a venda aumentam de forma significativa.
Ao comprar de forma online, o consumidor não precisa sair de casa e ficar horas em fila.
Para isso, bastam alguns cliques para que a compra seja concluída e a mercadoria chegue em casa em poucos dias.
Hoje em dia, o comércio virtual é uma das alternativas mais fáceis e simples de adquirir um produto.
Dessa forma, é fundamental garantir que esse processo seja seguro, ágil e eficiente.
Para isso, a página em que é realizado o checkout precisa contar um bom sistema, para que o cliente consiga finalizar de forma rápida a compra e sem maiores contratempos.
Uma vez que, de nada adianta atrair clientes para seu e-commerce, mas ter um processo de checkout que deixa o cliente confuso na hora de finalizar a compra.
Por que o momento do checkout é importante?
O momento de checkout é muito importante durante uma compra em uma loja virtual.
Nessa fase, dados sensíveis e pessoais, como o número de cartão de crédito, são validados pelo sistema.
É nessa hora que também pode acontecer diversas adversidades, como errar o endereço, não olhar o valor do frete e as formas de pagamento.
Dessa forma, ficar atento aos dados e buscar por essas informações ao fazer uma compra é essencial.
Antes de finalizar o processo, é fundamental analisar todos esses pontos com cuidado.
O checkout também é muito importante para os empreendedores, visto que o cliente precisa ter uma experiência segura durante a etapa de compra.
Saiba que durante esse momento o cliente gosta de revisar os itens que inseriu no carrinho.
Diversas vezes ele avalia a aquisição e seleciona a melhor forma de pagamento, além de inserir os seus dados pessoais.
Logo, é primordial garantir um checkout seguro, confiável, rápido, objetivo e com boas formas de pagamento.
Quais são os tipos de checkout que existem?
Há diversos tipos de checkout que podem ser inseridos em uma loja virtual, sendo que a principal distinção deles está na forma como o pagamento é processado. Veja quais são eles!
Transparente
No checkout transparente, toda a etapa de pagamento ocorre dentro do ambiente virtual do seu e-commerce.
É naquele ambiente que o comprador selecionará a maneira de pagamento e digitará todas as suas informações pessoais e receberá a confirmação de sua compra.
Normalmente, essa opção agrada mais os clientes, uma vez que eles não precisam ficar trocando de página e as chances de cancelamento reduzem.
Dessa forma, é válido escolher essa modalidade de checkout.
Checkout Transparente: O que é, como funciona e como ele diminui o abandono do carrinho?
Padrão
No checkout, o consumidor é redirecionado para uma página que fará o pagamento, ou seja, para um intermediador.
Essa opção não é indicada para quem deseja conquistar a confiança do consumidor.
Afinal, diversas pessoas podem ficar com medo de digitar o número do cartão de crédito em uma página diferente da acessada.
Para tomar uma decisão assertiva, é necessário analisar as vantagens e desvantagens da modalidade, visto que é preciso escolher uma que satisfaça os anseios do seu empreendimento.
Lightbox
O checkout lightbox apresenta características parecidas com as mencionadas anteriormente, uma vez que ele consiste em um pop-up do intermediador de pagamento.
Que abrirá na fase final da compra — porém, ele redireciona para outra página como feito no padrão.
É necessário ressaltar que este é o método menos recomendado.
O pop-up não é responsivo e em alguns dispositivos móveis ele pode não ter um bom resultado.
Além do mais, eles podem apresentar anúncios indesejados para os consumidores.
Assim, é preciso evitar seu uso.
Como realizar um checkout bem-feito em uma loja virtual?
Um checkout bem-feito tem a capacidade de fazer um visitante virar cliente e de fidelizá-lo.
Dessa forma, com algumas estratégias, é possível alcançar bons resultados em sua loja virtual.
Veja como fazer isso!
Ofereça diferentes métodos de pagamento
Os clientes apresentam diferentes necessidades e desejos no momento de realizar o pagamento da sua compra.
Nesse contexto, quanto mais maneiras de pagamento online sua loja virtual disponibilizar, mais vantajoso será para o seu crescimento no mercado.
Dessa forma, saiba que você pode oferecer pagamento por meio de boleto bancário, Pix, cartão de crédito e débito, transferência, entre outras opções.
Esses meios são os mais utilizados, então é indicado aceitá-los em seu negócio.
Garanta um acesso facilitado
Com o avanço das ferramentas tecnológicas, as pessoas começaram a utilizar mais os serviços e plataformas virtuais.
Com isso, elas precisam criar e memorizar diversas senhas de acesso.
Para garantir sempre o retorno dos clientes em seu site, busque disponibilizar acesso pelas redes sociais ou realizar a autenticação sem a necessidade de senha.
Na autenticação, o comprador pode receber um código pelo celular ou e-mail para acessar a conta.
Solicite somente informações necessárias
Um dos maiores obstáculos no momento de finalizar uma compra é o cadastro, já que alguns deles exigem um conjunto de informações desnecessárias.
É preciso que sua plataforma solicite apenas dados necessários para a efetivação da compra, como CPF, endereço de entrega, nome e informações bancárias.
Assim, você conseguirá melhorar a experiência de compra do seu cliente e seguirá as normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
LGPD e e-commerce: saiba como se adaptar às exigências dessa legislação!
Deixe os valores claros
Para que os clientes se sintam cada vez mais seguros durante o processo de compra, é necessário que o valor total da compra esteja claro durante todo o checkout.
Isso evita maiores problemas no pós-venda.
Além disso, é fundamental garantir que as informações relacionadas aos prazos de entrega e os custos estejam visíveis também.
É necessário que o comprador consiga saber as opções de frete e o valor de cada um no site de sua loja.
Essa transparência é primordial para que eles se sintam confiantes e tomem uma decisão assertiva.
Tenha um sistema seguro
A etapa de finalização de uma compra pela internet necessita de informações pessoais do usuário.
Por essa razão, é necessário garantir a proteção desses dados e, assim, transmitir segurança ao comprador.
Para isso, é necessário recorrer a uma tecnologia de pagamentos que consiga proteger essas informações.
Garanta um checkout objetivo
Um checkout precisa ser o mais objetivo e simples possível, para que o cliente não desista da compra.
Sendo assim, etapas excessivas precisam ser evitadas.
Busque garantir um acesso fluido e otimizado.
Uma forma de fazer isso é sinalizar o progresso das etapas, realçar os botões e fazer a confirmação da compra.
Garanta a compra em apenas um clique
Uma forma de deixar o checkout mais otimizado é recorrendo aos recursos que garantem a compra em apenas um clique.
Essa funcionalidade permite que o cliente deixe suas informações relacionadas ao pagamento e entregas já salvas em seu site.
Dessa maneira, é possível fazer futuras compras clicando em apenas um botão, sem a necessidade de precisar preencher os formulários novamente.
A rapidez do processo é, sem dúvida, uma das vantagens mais interessantes para o comércio online.
Busque por uma plataforma responsiva
A maioria das compras feitas na internet são realizadas por meio de um smartphone.
Logo, é preciso ter um checkout de pagamento responsivo, isto é, que consiga ser acessado em dispositivos móveis.
Quando uma loja virtual não apresenta um checkout responsivo, os clientes que iriam fazer a compra pelo celular acabam desistindo e você acaba perdendo uma venda.
Esse problema pode ser facilmente resolvido, basta contar com uma plataforma que pode ser acessada em todos os dispositivos.
O guia completo e definitivo de como escolher uma plataforma de e-commerce.
Por que garantir um bom checkout?
Os principais motivos de abandono de carrinho em uma loja virtual estão relacionados ao checkout.
Nesse contexto, quando o usuário se depara com métodos de pagamento nebulosos, ele não sente confiança no site.
Se a etapa de verificação é longa e complicada, ele desiste de finalizar a compra.
Hoje em dia, é necessário ter um checkout simples e rápido, já que os clientes desejam fazer um compras de forma ágil e segura.
Caso isso não seja encontrado em seu e-commerce, existem grandes chances de eles desistirem e buscarem a concorrência.
Deixar essa fase otimizada é primordial para conquistar novos clientes e potencializar as vendas.
Ao garantir que eles tenham uma experiência positiva, os resultados serão interessantes para o seu sucesso.
Como ter um bom checkout em sua loja virtual?
Um checkout pode ser decisivo para o sucesso do seu empreendimento, visto que os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam formas simples de realizar novas aquisições.
A concorrência está cada dia mais acirrada, logo é necessário buscar por estratégias que façam sua loja virtual se destacar no mercado.
Nesse contexto, ter uma boa plataforma para o seu e-commerce é primordial para garantir a eficiência do checkout em seu negócio virtual.
Assim, é possível garantir uma etapa segura e melhorar o relacionamento com o público.
Saiba que, durante essa escolha, é essencial analisar alguns pontos importantes. Confira quais!
Taxa
É indicado ficar atento em todas as taxas que são cobradas nos diversos métodos de pagamento.
Assim, você consegue escolher a opção mais adequada para sua loja virtual, além de permitir que você consiga oferecer descontos para determinado tipo de pagamento, como os feitos à vista por Pix ou por transferência.
Oferecer descontos é muito vantajoso, já que diversos consumidores preferem realizar esse tipo de pagamento para usufruir das vantagens oferecidas.
Segurança
Um dos pontos que deve ser analisado ao escolher uma plataforma de checkout é a segurança.
Esse ponto já foi mencionado várias vezes no decorrer do post e jamais pode ser deixado de lado.
A segurança proporcionada pelo sistema é algo decisivo na finalização da aquisição em sua loja. Para garantir que ela ocorra, é necessário contar com um sistema antifraude, certificações e hospedagem segura.
Pagamento
Quando uma pessoa busca realizar compras online, ele deseja que a etapa ocorra de forma mais dinâmica e rápida, independentemente da forma de pagamento feito.
Contar um sistema integrado, que permite a rápida confirmação das transações, é crucial em uma loja virtual.
Para ter um checkout cada vez melhor e mais eficiente, a integração é um ponto que merece atenção, pois com ele o cliente se sente mais confiante e seguro.
Portanto, com o checkout mais otimizado, diversas vantagens são alcançadas pela sua loja virtual.
O abandono de carrinho, por exemplo, é uma das maiores dores de cabeça dos empreendedores, mas com a simplificação do processo de compra, é possível perceber significativamente essa ação.
Um dos maiores objetivos dos gestores de uma loja online é potencializar as vendas.
A partir do momento que você garante um bom checkout em seu negócio, garante também a segurança das informações e oferece diversas modalidades de pagamento.
Com isso, há um aumento significativo da lucratividade.
Sendo assim, ao oferecer um checkout eficiente em sua loja, as vendas serão potencializadas e você poderá aumentar a quantidade de produtos oferecidos e aperfeiçoar os processos internos, para que seu negócio consiga oferecer um atendimento de qualidade.
Garantir a satisfação dos usuários é imprescindível para quem deseja se destacar no mercado online.
Existem diversos produtos semelhantes, mas quem oferece processos simplificados e confiáveis consegue atrair o público-alvo.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber como fazer propaganda de produto em 11 estratégias incríveis!