O momento do checkout, é aquela hora de finalizar a compra e realizar o pagamento. Ela é crucial para a saúde financeira do e-commerce.
Afinal, muitos fatores influenciam a decisão de compra dos clientes e fazem com que eles abandonem a página de vendas.
Caso o processo de finalização do pedido seja complicado e lento, pode causar desconfiança do consumidor e gerar impedimentos para o pagamento.
Portanto, com o checkout transparente, o seu cliente se sente mais seguro e confiante para finalizar uma compra, já que permanecerá na mesma página na hora de efetuar o pagamento.
Se você quer saber o que é e como funciona o checkout transparente, para otimizar os resultados do seu negócio, você está no lugar certo. Não deixe de conferir e entender tudo sobre o assunto. Vamos lá?
O que é Checkout Transparente?
Checkout transparente é uma das alternativas mais eficazes para evitar o abandono de carrinho.
Em um e-commerce, a desistência nos últimos momentos da compra é muito alta, com um índice de mais de 81%, segundo dados da Salescycle.
Logo, é preciso encontrar maneiras e soluções para diminuir essa taxa tão alta.
Existem muitos fatores responsáveis por essa desistência.
Mas uma coisa é certa: é preciso deixar o momento de finalizar a compra o mais descomplicado possível para evitar potenciais desistências.
Portanto, oferecer um checkout transparente é manter o comprador na mesma página, ou site, no momento da efetivação da compra.
Assim, ao invés de ser direcionado para outra aba, o consumidor faz a concretização da compra no mesmo lugar, descomplicando o processo e diminuindo quaisquer obstáculos.
Quando estamos falando em checkout no processo de compras, é preciso incluir as principais etapas do momento final da venda, que abrange o cadastro do usuário, a verificação do produto, a definição da entrada e a efetivação do pagamento.
A principal função do checkout transparente é manter o consumidor no site da loja em todo o processo que envolve a conclusão do pedido e o pagamento.
Essa é uma excelente solução para minimizar a taxa de abandono do carrinho.
Por ser algo simples de ser implementada, não demanda esforços extras das equipe e ainda deixa o processo de compras mais amigável, o que pode aumentar muito a taxa de conversão de vendas.
Como funciona o checkout transparente?
Para permitir que o momento final do pagamento de uma compra seja feito em uma única página da empresa, é fundamental contar com um API.
Para que isso seja possível, é necessário que a página de vendas da empresa tenha sido construída por completo, eliminando a utilização de modelos predefinidos e interfaces.
Além disso, será preciso contratar uma solução, um processador de pagamentos, que ofereça essa opção para o seu site.
Afinal, para disponibilizar um checkout sem redirecionamento da URL, é preciso de uma integração que possibilite que a loja se comunique com o sistema de pagamentos no back end.
Quando esse sistema é implementado, o e-commerce consegue comunicar-se com o API, que tem o processador de pagamentos, que envia os dados e recebe uma resposta.
Assim, ainda na mesma página, o resultado e a resposta são disponibilizados para o consumidor com um front-end próprio.
Essa integração possibilita que o e-commerce faça a configuração e o pagamento, ofereça uma visualização das informações personalizada e realize as adaptações que melhor atendam às necessidades do negócio.
Por que o checkout transparente é importante?
O processo tradicional de finalização de vendas online costuma direcionar o cliente para a página de um intermediador que é responsável pelo processamento do pagamento.
Portanto, com o checkout transparente, a loja virtual consegue garantir aos consumidores que a conclusão dos pagamentos será feita em uma única página, de responsabilidade da loja.
Essa é uma maneira de oferecer uma experiência de compra muito mais simplificada e, portanto, muito mais eficiente.
Isso porque o redirecionamento de página pode gerar a sensação de que o processo de pagamento é mais demorado e complicado, o que cria obstáculos para o momento final da jornada de compras.
O momento do checkout é um dos grandes responsáveis por boas conversões de vendas e, quando muito complicado, pode comprometer o faturamento do negócio.
Como já mostramos anteriormente, o abandono de carrinho costuma ter uma alta taxa, sendo preciso contornar esse cenário.
Quais são os principais benefícios do checkout transparente?
Além de evitar o abandono de carrinho, o que já é uma grande vantagem para as lojas online, o checkout transparente oferece muitos outros benefícios. É isso que veremos a seguir.
Melhora a experiência de compra
Em um universo tão competitivo como o das vendas online, uma forma muito eficiente de criar um diferencial competitivo é por meio da melhoria na experiência de compra dos clientes.
Essa é uma boa maneira de oferecer um serviço diferenciado e conquistar mais vendas.
Uma boa página de vendas é focada em otimização que solucione os problemas e as necessidades dos clientes para evitar que potenciais compras sejam perdidas por problemas técnicos e obstáculos.
O checkout transparente atua justamente nesse sentido, simplificando e agilizando o processo de compras com a redução das etapas necessárias para finalizar uma venda online e tornar o pagamento o mais ágil possível.
Com uma boa experiência de compras positivas, o e-commerce conquista mais clientes e consegue gerar muito mais credibilidade para o negócio, conferindo maior destaque para o empreendimento.
Diminui o abandono de carrinho
Já vimos que, muitos clientes já deixaram de finalizar uma compra por falta de segurança no momento de realizar o pagamento.
Com o checkout tradicional, que demanda um redirecionamento, a sensação de falta de confiança pode ser maior para os consumidores.
Por conseguinte, ao oferecer a etapa de pagamento em uma única página, as chances de os clientes terem uma percepção mais positiva quanto à segurança é muito maior.
Os processos simplificados, como o checkout transparente, também tendem a transmitir mais confiança para quem está finalizando uma compra.
Com isso, as chances de um usuário fornecer dados valiosos, fundamentais para quem um pedido seja concretizado, são muito maiores, tornando o volume de vendas maior.
Melhora as taxas de conversão
As taxas de conversão para e-commerce, que funcionam como um valioso parâmetro de eficiência para todos os setores do negócio, também podem melhorar com a implementação desse tipo de checkout.
Afinal, com um processo de pagamento que gera tranquilidade aos consumidores, os pedidos tendem a aumentar, bem como a confiança no negócio e a probabilidade de os clientes fazerem negócios com a marca outra vez.
Quem utiliza esse método pode esperar por melhorias em taxas de conversão, como:
- aumento nas vendas;
- diminuição no abandono do carrinho;
- fidelização de clientes;
- percepção de marca.
Aumenta a credibilidade da loja
A credibilidade que uma marca tem no mercado, bem como um e-commerce, é um fator determinante para conquistar vantagem competitiva entre os diversos outros negócios online que comercializam produtos ou soluções semelhantes.
Quando o pagamento e a finalização do processo de compras não demandam um redirecionamento para outra URL, os clientes se sentem mais confiantes e seguros para finalizar a etapa de compras.
Isso porque a identidade visual da experiência de compras é mantida, e o comprador entende que está em um mesmo ambiente.
Esse fator acontece por meio do padrão no layout, no logotipo e nas cores utilizados na jornada percorrida para finalizar as vendas.
Além disso, com um mesmo ambiente unificado que o checkout transparente oferece, o cliente tem acesso ao resumo do pedido e preenche um breve cadastro pessoal, oferecendo um percurso intuitivo e completo para a experiência do comprador.
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Quais outras maneiras de evitar o abandono de carrinho?
O abandono de carrinho é um dos problemas que atingem todos os empreendimentos de vendas online.
Por mais que uma taxa de abandono seja comum para os e-commerces, é fundamental investir em técnicas que a diminuam e potencializem a concretização das vendas.
Portanto, além do checkout transparente, vamos apresentar outras maneiras para otimizar os seus resultados. Confira a seguir!
Use alertas de saída da página
Os alertas de saída da página já são bem comuns em sites, blogs e páginas de vendas.
Eles têm como função manter o usuário na página por meio de incentivos e benefícios que o usuário terá se não mudar de página.
É muito comum oferecer, nesses casos, algum benefício que indique ao usuário a vantagem de permanecer na página.
Para o caso do checkout é fundamental mostrar ao potencial cliente o quão importante é ele permanecer no site e finalizar a compra naquele exato momento.
Existem muitos gatilhos mentais que podem auxiliar nessa tarefa para aumentar as conversões.
Eles trabalham com urgência, escassez, condições especiais e muitas outras técnicas que podem influenciar na decisão de compra dos consumidores.
Invista no retargeting
O retargeting é uma ferramenta do marketing que visa a atingir novamente um potencial cliente que entrou em contato com a loja virtual, selecionou determinado produto, mas não efetivou a compra.
Ele é muito eficiente porque aborda um cliente que já selecionou um produto, colocou no carrinho de compras, mas não fez o pagamento.
Assim sendo, esse cliente já tem interesse real no produto e, por algum motivo, não o comprou.
O remarketing trabalha com leads já qualificados e mais propensos à compra de um produto específico.
Portanto, é o momento de abordar esse consumidor com conteúdos complementares que possam despertar o seu interesse, bem como preços competitivos e condições especiais, se ele fizer a compra naquele momento.
É possível enviar esse incentivo para realizar a compra por meio de anúncios, SMS e e-mails.
Facilite a recuperação do carrinho
De maneira complementar ao retargeting, é de grande importância que o caminho que será percorrido para contornar o abandonado seja ainda mais simplificado.
Afinal, a maior parte da etapa de compra já foi percorrida, e, caso seja necessário percorrê-la novamente, as chances de o carrinho ser abandonado novamente são muito grandes.
O objetivo é simplificar e tornar o processo de recuperação ainda mais eficiente.
O cliente já tem interesse pelo produto, já colocou no carrinho e, após a desistência, demonstrou novo interesse em comprar esse produto.
Logo, é preciso oferecer as condições ideais para que ele finalize a compra.
Disponibilize formas de pagamento
Diversificar a forma de pagamento é outra estratégia que tende a aumentar a conversão das vendas, já que os clientes estão esperando por isso no momento de fazer negócios com um e-commerce.
Para isso, é preciso entender o comportamento do consumidor, garantir a satisfação dos clientes e fazer com que seja lucrativo para os negócios, já que cada forma de pagamento pode contar com condições, taxas e processos burocráticos diferentes.
Dentre as inúmeras formas de pagamentos disponíveis, podem citar:
- cartão de crédito;
- cartão débito;
- boleto;
- transferência online;
- carteiras digitais;
- troca de milhas.
Incentive a compra
Existem muitos motivos que podem fazer com que os clientes desistam de uma compra.
Portanto, é preciso criar as condições que façam com que esse consumidor se sinta motivado e incentivado a finalizar uma compra abandonada.
O ideal é oferecer condições especiais, vantagens no preço, vendas casadas e todas as estratégias possíveis para que esse cenário seja convertido naquele exato momento.
Os exemplos citados até aqui auxiliam muito nessa etapa.
Analise os dados
Para entender exatamente os motivos e o momento em que o checkout é abandonado, é necessário analisar os dados que o e-commerce oferece, de maneira estratégica.
Com isso, será possível entender qual a melhor estratégia para mudar esse cenário.
Ainda para o checkout transparente, a análise de dados também se faz indispensável. Para saber se a estratégia implementada está surtindo os efeitos desejados, é essencial estabelecer e mensurar os dados referentes a esse momento.
O checkout transparente é muito eficiente para diminuir as barreiras e resistências do momento final da compra, otimizar o pagamento e fazer com que a taxa de abandono de carrinho seja menor.
O abandono de carrinho é um problema que muitos, senão todos, os e-commerces enfrentam, sendo fundamental encontrar soluções que façam com que cada vez menos consumidores deixem de comprar no momento de realizar o pagamento.
O checkout transparente oferece muitas vantagens para as lojas online e, por mais que o aumento das vendas seja uma das principais vantagens, quem utiliza essa técnica ainda consegue criar mais credibilidade, melhorar a percepção da marca e conquistar clientes fiéis.
Agora que você já sabe tudo sobre Checkout Transparente que tal aprender como fazer um Pré-lançamento de sucesso no e-commerce? Confira!