Com a chegada das lojas virtuais, o atendimento ao cliente também ficou cada vez mais modernizado, ligar para um 0800 por exemplo e ir em uma central, caiu em desuso e uma nova pesquisa realizada mostra isso claramente.
Chatbots no atendimento está em alta com os usuários de internet
Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Business Insider 40% dos usuários de internet preferem ser atendidos através de inteligência artificial.
Ou seja, algum recurso que resolva seu problema com agilidade e muitas vezes não necessite de agentes humanos, por exemplo.
É necessário um atendimento humanizado
Para o CEO da empresa Texxia, chatbots são tendências de mercado por apresentarem uma solução de problemas de forma eficaz.
Porém, faz uma ressalva — O atendimento necessita ser humanizado para que funcione, já que é preciso manter a qualidade do mesmo.
Confira também nosso guia: Atendimento ao cliente: o que minha loja precisa oferecer?
Crescimento do e-commerce contribuiu para o sucesso dos chatbots
O crescimento do e-commerce no ano de 2020, fez com que muitas empresas precisassem adaptar seu atendimento para o modo online.
Ou seja, isso foi necessário para melhor atender os clientes, que na ocasião estavam se adaptando à modalidade de compras virtuais.
Lembrando que, esse atendimento deve fornecer uma experiência de compra completa ao cliente, desde a busca pelo produto até o SAC no pós-venda, caso necessário.
Ganhe escala no atendimento da sua loja virtual, confira: As maiores vantagens do chatbot para e-commerce.
Grandes instituições já utilizam a tecnologia
Com o crescimento desta tecnologia, até mesmo, alguns serviços prestados à população, já se encontram cada vez mais emergidos nesse tipo de atendimento.
O Instituto Nacional de Serviço Social, por exemplo, já começou a atender seus usuários dessa forma desde o início deste ano.
O aplicativo da instituição “Meu INSS” recebe em média mais de 38 milhões de acessos mensais e o número só tende a aumentar.
Benefícios do uso da tecnologia para as empresas
Marcel Anselmo, CEO da Texxia, afirma que os benefícios da tecnologia aplicados nas empresas, acelerou a tomada de decisões e até mesmo promoveu mais mudanças organizacionais em um curto espaço de tempo.
O CEO também acredita que o chatbot para WhatsApp, por exemplo, por funcionar 24 horas, auxilia quem precisa tirar dúvidas fora do horário comercial.
“Ao investir em inteligência artificial, é possível diminuir a quantidade de operadores, reduzindo os custos com uma central de atendimento, por exemplo.
“Várias pessoas são atendidas simultaneamente, ou seja, o negócio ganha escalabilidade. É claro que em muitos casos o atendimento por chatbots não substitui o contato humano, mas, já é algo que agiliza e muito o processo”, finaliza.
Em resumo, a automação no e-commerce é essencial para dar escalabilidade ao seu negócio. Tem dúvidas do que pode automatizar em sua operação? Confira também, esse conteúdo gratuito: Automação no e-commerce: 6 tarefas que podem ser automatizadas.