Camisa de Clubes de Futebol nacionais, internacionais e seleções, vestuário para treino de academia e diversos esportes, até roupas casuais. Essa é a FutFanatics! Com sete anos na ativa e referência no mercado esportivo.
De onde surgiu a ideia de criar a FutFanatics?
Segundo André Garcia, proprietário da empresa FutFanatics, a ideia surgiu por falta de oferta no mercado, tanto em lojas físicas, como em lojas virtuais.
Sendo assim, imaginou que ele, completamente apaixonado por futebol e esportes, tinha dificuldade em encontrar os produtos que desejava, provavelmente, mais pessoas também passavam pela mesma situação.
“A ideia nasceu porque era um nicho que eu gostava enquanto consumidor. A maioria dos produtos que procurava no comércio eu não encontrava, então resolvi apostar nesse mercado e atender a demanda que existia”, relata André Garcia.
Logo, era hora de colocar o projeto em prática!
Como a plataforma Tray foi escolhida?
Durante o planejamento da FutFanatics, já se sabia que seria uma loja 100% voltada para o e-commerce.
Como ainda não tinha certeza do sucesso, André tomou muitos cuidados na escolha da plataforma. A empresa procurou algo tivesse uma excelente estruturação e que não precisassem começar absolutamente nada do zero.
Além disso, seria necessário reunir todos os recursos essenciais para a loja, mas com um bom custo-benefício, para que isso não prejudicasse o orçamento inicial.
Desta forma, depois de muito pesquisar, a FutFanatics encontrou na Plataforma de E-commerce Tray tudo o que precisava para dar o pontapé inicial e se estruturar no mercado. Pois, além de tudo, a ideia de André era evoluir a loja dentro da mesma plataforma.
E assim aconteceu! Isso porque, a Tray conta com planos básicos para iniciantes e planos corporativos para lojistas que estão em fases mais avançadas do projeto. Ou seja, a plataforma permite o crescimento do e-commerce sem precisar passar pelo turbulento processo de migração.
“Se tudo desse certo e a loja crescesse, a plataforma da Tray iria crescer conosco e não precisaríamos buscar outro parceiro”, comentou o proprietário da FutFanatics e idealizador do projeto.
Como as vendas começaram?
Com um nicho bem segmentado, o empresário encontrou na parceria com blogs e site do segmento uma grande oportunidade. Uma vez que, camisas de clubes de futebol são itens preciosos para colecionadores, logo, ele foi onde esse público estava.
Além disso, a estratégia orgânica também funcionou para a FutFanatics. Já que não contavam com muita concorrência e tinham em mãos uma excelente ferramenta para aplicar as técnicas de SEO — a plataforma Tray, não foi difícil escolher as palavras-chave certas e se destacar nos buscadores.
André também conta que no começo não foi fácil — assim como não é para nenhum e-commerce. Entretanto, depois de um ano no ar, a FutFanatics já fazia, em média, de cinco a dez vendas por dia.
Já no segundo ano no ar, o crescimento foi ainda mais surpreendente! A loja virtual atingiu o faturamento de R$ 1 milhão em vendas.
“Foi uma curva ascendente, bem rápida. Desde então, o crescimento não parou, anualmente, entregamos 20% de crescimento da empresa”, declarou o empresário.
Embora tenha começado a vender em alguns marketplaces em 2017, André destaca que ainda a maior fonte de receita vem de sua própria loja. Contrapartida, a FutFanatics é a maior seller da Netshoes!
Atuando também na B2W, Mercado Livre e Amazon.
Quais os recursos Tray mais utilizados pela FutFanatics?
As melhorias implantadas pela Tray ao longo dos anos de contração e o suporte oferecido pela plataforma, foram essenciais para o crescimento surpreendente da loja virtual. Segundo André, várias funcionalidades oferecidas pela Tray auxiliaram na fidelização dos clientes e a expansão da marca no mercado de itens esportivos.
“A primeira foi a ferramenta de personalização, na qual o cliente pode customizar o produto, isso agregou em nossas vendas. Além disso, tiveram a integração com marketplaces, abertura do open code, no qual a gente consegue customizar o layout da loja com a equipe interna, criação do Easy Checkout, que tornou muito mais ágil a compra para o consumidor, ferramentas de brindes, descontos progressivos, tudo foi fundamental para ajudar no crescimento da plataforma e atrair um ticket médio mais alto”, ressaltou André Garcia.
Imagina o que seria de uma loja que vende camisas de clubes de futebol, em uma plataforma que não oferece o recurso de personalização? Um grande erro! Por isso é importante alinhar as necessidades do negócio com as ferramentas da plataforma selecionada para o projeto.
“As ferramentas oferecem liberdade e flexibilidade aos clientes, que ganham na autonomia, agilidade e facilidade para as operações na loja virtual. Assim, eles têm acesso a várias opções que integradas ao e-commerce vão ajudá-los no dia a dia, por isso, sempre estamos atentos às necessidades dos nossos clientes, lançando produtos que farão a diferença nas operações”, completou Willians Marques, Diretor e Fundador da Plataforma Tray.
Outro ponto essencial destacado pelo proprietário da FutFanatics, é a possibilidade que Tray oferece de gerenciar tudo de um só lugar. Sem precisar ficar indo e voltando para atualizar produtos.
E a ideia da Tray é justamente essa. Ser mais que uma plataforma de e-commerce, e sim, uma ferramenta completa para você gerenciar seu negócio!