O mercado financeiro oferece diversas soluções para quem busca evoluir e otimizar o seu e-commerce, como é o caso do cartão private label.
Popularmente conhecido como cartão de loja, ele é uma forma de pagamento utilizado pela loja física e também pelo e-commerce, e está alinhado à digitalização dos serviços financeiros.
Segundo o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, realizado pela Atlântico, o comércio eletrônico representou 11% do total das vendas no varejo.
Em 2024, o país registrou o maior aumento global no e-commerce, com um aumento de 16% nas vendas online.
Essas vendas costumam ser ainda maiores em datas sazonais, como o Dia das Mães.
Um estudo produzido pela Fiabilité indicou que no ano de 2023, foram emitidos 126.028 novos cartões de loja, representando 20% do total das vendas no período.
O aumento nas transações envolvendo este cartão está relacionado à tendência da bancarização, que vem dominando o varejo online e físico.
Neste sentido, muitos varejistas utilizam esta estratégia para aumentar a sua lucratividade e fidelizar a sua base de clientes.
Mas, será que é só isso? De quais outras formas o cartão private label pode ajudar as vendas no e-commerce?
O que é o cartão private label?
Para começar, antes de mostrarmos todos os diferenciais positivos que esta ferramenta oferece, é sempre importante que você conheça melhor o que é o cartão private label.
Também conhecido como cartão de loja, ele é um instrumento de pagamento emitido de forma exclusiva por um comércio ou estabelecimento varejista.
Ou seja, diferentemente de um cartão de crédito, ele não é bandeirado, o que significa que ele não pode ser utilizado em locais que não pertençam a rede que o disponibilizou.
Na prática, isso quer dizer que este cartão é destinado para compras exclusivas nesses estabelecimentos.
Assim, os varejistas conseguem conceder condições especiais de pagamentos, como promoções, parcelamentos e descontos.
Devido a essa flexibilidade, este método de pagamento foi criado para substituir o carnê de pagamento e o cartão de crédito, que durante muito tempo, ocupavam o topos das operações de crédito no comércio físico e eletrônico.
Embora os cartões de crédito tenham sido responsáveis por movimentar R$ 2,8 trilhões, correspondendo por volta de 68% do total das transações realizadas com cartões em 2024, este meio de pagamento não é tão democrático, afinal, ele acaba sendo mais restrito às classes A e B.
Desse modo, o cartão private label passou a ganhar cada vez mais espaço nas tendências do varejo, principalmente pela possibilidade dele oferecer descontos e condições especiais de pagamentos.
Além disso, este cartão costuma ter um processo de aprovação muito mais rápido do que outras formas de financiamento.
Esses e outros fatores ajudam a colocar o cartão de loja em uma posição de protagonismo, demonstrando todo o potencial positivo que ele oferece.
Como funciona um cartão private label?
Agora que você está melhor familiarizado com o cartão de loja, fica mais fácil de compreender como ele funciona.
Na prática, isso ocorre através de um arranjo de pagamento fechado.
Isso significa, que uma empresa de serviços financeiros cria o cartão para o varejista.
Assim, a empresa que contratou o serviço poderá inserir suas informações, como nome, logotipo e identidade visual.
À primeira vista, parece que o cartão foi desenvolvido internamente.
Embora isso não aconteça, o varejista ficará encarregado por ser o agente adquirente, a bandeira e o emissor do cartão, eliminando a intermediação de uma instituição financeira tradicional.
Apesar dos benefícios que o cartão oferece, é importante ressaltar que essa flexibilidade merece atenção por parte dos varejistas, tendo em vista de que eles próprios serão responsáveis pela operação.
Para que os comércios físicos e as lojas virtuais consigam conceder crédito aos seus clientes, eles devem cumprir as exigências determinadas pelo Banco Central (BC).
Para não precisar tirar as licenças bancárias exigidas, muitos varejistas optam por buscar o apoio de fintechs white label.
Essas empresas oferecem todo o aparato regulatório e tecnológico para que a operação de cartão private label possa rodar com segurança.
Quais são os tipos de cartão private label?
Sem dúvida, um dos principais diferenciais que o cartão private label oferece, é a sua flexibilidade.
Neste sentido, diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, existem diferentes tipos deste cartão, cada qual, com suas particularidades específicas.
Conhecê-los é o primeiro passo para que você, dono de e-commerce, entenda qual dessas categorias é a mais indicada ao seu negócio.
Abaixo, listamos os principais tipos existentes.
Veja:
Cartão de loja
O cartão de loja é um dos modelos mais populares.
Ele é emitido por uma loja varejista, para que os clientes realizem compras nestes locais.
Até por conta disso, ele é muito utilizado por grandes varejistas, como o Mercado Pago, Lojas Renner, Magalu, Casas Bahia, Riachuelo e Pernambucanas, por exemplo.
Cartão pré-pago
O cartão pré-pago também é muito utilizado no comércio físico e eletrônico.
Este instrumento possui uma carga pré-determinada, que deve ser usada para compras na loja até o saldo esgotar.
Um exemplo deste tipo são os cartões presentes oferecidos pelas redes varejistas.
Neste caso, eles podem ser utilizados nos estabelecimentos que compõem o ecossistema do varejista.
Cartão de benefícios
Em se tratando de private label, o cartão de benefícios é um dos mais populares, especialmente pelo fato dele oferecer descontos, serviços e condições especiais para compras no varejista ou em alguma loja parceira.
Por conta disso, este tipo de cartão costuma oferecer promoções exclusivas tanto para os portadores, quanto para os adquirentes, como forma de estimular a sua utilização.
Cartão de fidelidade
Por fim, o cartão de fidelidade é voltado para programas de benefícios e recompensas.
Afinal, o varejista tem como objetivo, incentivar o consumidor a seguir comprando em seu estabelecimento.
Neste caso, o exemplo mais comum são aqueles cartões que geram pontos nas compras realizadas, e que futuramente, poderão ser trocados por outros produtos ou descontos exclusivos.
Cartão private label e cartão white label: quais são as diferenças?
Uma das principais características do universo “private label” ou “marca própria”, é o falo dele ser bastante dinâmico.
Neste modelo de negócio, um produto ou serviço é desenvolvido por uma empresa e comercializado por outra, que faz isso sob a sua própria marca.
Existem muitos serviços financeiros que levam essa chancela, indo desde uma fintech white label, até um banco white label, por exemplo.
Não é diferente com os cartões.
Além do cartão private label, existe um outro meio de pagamento igualmente popular: o cartão white label.
A principal diferença entre eles está na sua estrutura.
Enquanto o private label é emitido pelos próprios varejistas, e tem foco nos programas de fidelidade e recompensas, o white label é emitido por uma instituição financeira, mas leva a marca do varejista.
Justamente por conta desta característica, ele pode ser vinculado à uma bandeira de cartão de crédito, como Visa, Mastercard, Elo ou American Express.
Assim, o cartão white label pode ser utilizado para compras em qualquer estabelecimento que aceite a sua respectiva bandeira.
Além disso, ele pode ser um cartão de crédito, débito ou pré-pago, diferentemente do cartão private label, que só tem a opção de crédito como pagamento.
Embora o white label tenha maior flexibilidade nessa comparação, ele acaba seguindo critérios e regras pré-determinadas pela bandeira que o emitiu.
Apesar dessas particularidades, esses dois tipos de cartões são ótimas alternativas para os comércios eletrônicos que buscam maneiras de fidelizar os seus consumidores.
Como o cartão private label ajuda nas vendas no e-commerce?
Ter um cartão exclusivo para compras dentro do seu ecossistema, é um grande diferencial para o e-commerce, especialmente se considerarmos que este é um mercado bastante efêmero.
Afinal, a relação entre oferta e demanda nunca esteve tão em alta no comércio eletrônico.
Basta uma rápida pesquisa na internet por “tênis” para que você seja bombardeado com diferentes modelos, estilos, preços… todos fatores que influenciam na decisão de compra.
Neste cenário tão competitivo, quem inova sai na frente da concorrência.
Eliminar a burocracia e oferecer uma solução personalizável, são ótimas formas de conseguir se destacar.
E isso pode ser conquistado por meio do cartão de loja.
Abaixo, listamos 5 razões que vão te ajudar a entender como este instrumento pode alavancar as vendas do seu e-commerce. Confira:
Aumento da fidelização do cliente
Considerando o exemplo que listamos acima, um dos principais obstáculos enfrentados por quem tem um e-commerce, é encontrar formas de fidelizar os clientes.
Com tantas opções, ofertas e lojas disponíveis na tela do celular, reter o consumidor e fidelizá-lo, é uma tarefa bastante árdua.
Ao utilizar um cartão private label exclusivo para compras na sua loja, você estará aumentando as chances dos clientes darem preferência por comprar sempre no seu estabelecimento.
Afinal, os clientes que possuem um cartão próprio da loja tendem a se sentir mais incentivados pelas condições exclusivas, como descontos e programas de pontos.
Assim, graças a esses benefícios exclusivos, e-commerce consegue ampliar os seus índices de retenção e fidelização.
Facilidade e agilidade na compra
Quem trabalha com comércio eletrônico sabe: a agilidade não é um diferencial, mas sim, uma necessidade.
Afinal, os clientes não desejam enfrentar burocracia para realizar uma compra, pois eles buscam simplicidade.
O cartão private label oferece essa conveniência, pois dispensa os consumidores de digitar seus dados pessoais do cartão de crédito a cada compra.
Além disso, o cartão de loja também pode oferecer limites de crédito exclusivo para compras, possibilitando que os clientes comprem produtos mesmo que eles eventualmente não tenham saldo disponível em outros cartões.
Melhor experiência do cliente
Consequentemente, essa conveniência na hora da compra proporciona uma melhor experiência ao cliente, pois um checkout mais rápido e benefícios adicionais, ajudam a criar um diferencial competitivo.
Todos esses fatores melhoram a percepção da marca, o que é importante para fidelizá-la perante o mercado.
Neste sentido, mesmo que o cartão private label não possa ser utilizado em outros estabelecimentos, os clientes conseguem perceber que o seu e-commerce facilita a oferta de crédito.
O que impacta na decisão do cliente em comprar ou não com a sua marca.
Além do mais, não podemos nos esquecer que o cartão de loja pode ser personalizado com a identidade do seu negócio, o que é uma ótima forma de marketing visual.
Assim, é possível expandir a imagem e o alcance do seu e-commerce para uma outra base de clientes que talvez ainda não conheça a sua loja.
Programas de recompensa
O e-commerce pode utilizar o cartão private label para criar campanhas exclusivas para quem utilizá-lo, como cashback nas próximas compras ou acúmulo de pontos para resgates.
Todos esses fatores fazem com que os clientes continuem comprando no local, para conseguir desbloquear esses benefícios.
Consequentemente, isso ajuda a ampliar as vendas.
Além disso, o cartão de loja também é uma estratégia para o comércio eletrônico que busca incorporar serviços financeiros na experiência de compra do cliente.
Esse modelo de negócio é conhecido como Credit as a Service (CaaS), e possibilita às empresas que não são originárias do setor financeiro, a oportunidade de conceder diferentes linhas de crédito aos seus clientes.
Desse modo, a concessão de crédito também pode ser usada como uma estratégia adicional dentro do core business do negócio, como uma maneira de fomentar mais valor aos consumidores.
Assim, o e-commerce também consegue aumentar a sua rentabilidade por meio de outras receitas oriundas das taxas de juros e oferta de crédito.
Aumento do ticket médio
Todas essas situações que listamos acima impactam diretamente no percentual das vendas realizadas pelo e-commerce.
Além de ampliar as fontes de receita, o cartão private label também proporciona um aumento do ticket médio das vendas realizadas no comércio eletrônico.
Com um limite adicional e outras opções diferenciadas de parcelamento, os clientes tendem a gastar mais em cada compra efetuada.
Afinal, quanto mais eles observarem que a loja fornece boas condições de pagamento, maior será a frequência com que eles vão optar por realizarem novas compras.
Todo esse ciclo recorrente contribui para aumentar o ticket médio das compras e o lifetime value, principalmente daqueles clientes que desejavam adquirir somente um único item.
Como oferecer um cartão private label no e-commerce?
Conforme você observou nos itens anteriores, o cartão private label se mostra como uma ótima estratégia para fidelização e aumento das vendas no e-commerce.
Neste sentido, se você se interessou neste modelo de negócio, e deseja implantá-lo, nós vamos te ajudar a simplificar esse processo.
A seguir, listamos os principais passos que você deve seguir para implementar essa solução. Veja:
Escolha o modelo de cartão
Primeiramente, você deve escolher qual modelo de cartão deseja implantar em seu negócio.
Ou seja, se ele vai ser apenas utilizado no seu e-commerce, ou se o objetivo é bandeirá-lo para que ele possa ser usado para compras em outras redes ou estabelecimentos.
Caso o intuito seja a fidelização e o aumento das vendas dentro da sua loja, o primeiro modelo pode ser o mais vantajoso ao seu negócio.
Busque uma parceria com uma fintech
Na sequência, para viabilizar a emissão e gestão de crédito, é necessário que você busque uma parceria com uma fintech que ofereça soluções private label.
Essas empresas fornecem toda a infraestrutura tecnológica e regulatória para rodar essa operação, garantindo que ela ocorra com o máximo de eficiência possível.
Além disso, a fintech também ficará responsável por emitir e fazer a gestão do cartão, processar os pagamentos e garantir que a operação esteja em conformidade com as regras do BC.
Defina as regras do cartão
Depois, é a sua hora de pensar nas estratégias que vão ajudar a rentabilizar o seu negócio.
Ou seja, você vai definir as regras do seu cartão private label.
Para isso, é importante que você considere alguns fatores, como o limite de crédito.
Ele será pré-aprovado ou terá como base a análise de crédito do cliente?
O mesmo se aplica a outras questões, como as taxas de juros, benefícios exclusivos ou regras de parcelamento.
Todas essas situações contribuem para a melhor experiência na operação, garantindo que ela esteja alinhada às suas expectativas e possa ser realmente efetiva na sua estratégia.
Integração ao seu e-commerce
Também é importante que o cartão seja facilmente utilizável no checkout da sua loja.
Afinal, a integração ao seu e-commerce deve ser uma prioridade.
Neste sentido, algumas formas de integração incluem parcerias com processadoras de pagamentos e gateways de pagamentos que aceitem a opção private label.
Além disso, é essencial que a API da fintech parceira seja capaz de processar os pagamentos diretamente no seu site ou aplicativo.
Você também pode criar uma carteira digital, que ajude a facilitar ainda mais as compras realizadas dentro da sua loja virtual.
Lançamento do cartão
Uma vez que toda a estrutura por trás dos bastidores já esteja pronta, chegou a hora de fazer o lançamento do seu cartão private label.
Para que os clientes adotem este novo meio de pagamento, é necessário criar uma estratégia de divulgação.
Uma boa maneira é oferecer descontos especiais ou parcelamentos exclusivos quando os clientes fazem sua primeira compra com o cartão de loja.
Você também pode enviar e-mails e mensagens eletrônicas promovendo o cartão e criar uma página exclusiva em seu site, para explicar os diferenciais que ele oferece.
Monitoramento da estratégia
Por fim, após lançar o cartão private label, você deve monitorar algumas métricas.
É o caso da taxa de adesão ao cartão, o volume de compras realizadas com ele, o ticket médio de quem o utiliza, além de feedbacks dos clientes sobre essa nova experiência.
Todos esses dados vão te ajudar a ajustar os benefícios e estratégias para otimizar e rentabilizar cada vez mais o cartão de loja dentro do seu e-commerce.
De que forma é possível gerar mais eficiência no meu cartão private label?
Como você pôde observar ao longo da leitura, o cartão private label é uma ótima estratégia para aumentar a rentabilidade nas vendas no e-commerce.
Quem trabalha com varejo, sabe bem como a busca por gerar maior eficiência tributária, é um dos principais desafios deste segmento.
De modo geral, os varejistas costumam pagar em impostos, cerca de 50% do valor sobre a receita de juros gerada no cartão.
O mesmo acontece com o cartão de loja quando a Administradora de Cartões o opera via CNPJ, que é o modelo mais utilizado no mercado.
Porém, existem formas de contornar esse problema. É o caso da securitização, que aliada à bancarização, permite que o varejista tenha mais eficiência tributária, diminuindo o imposto para apenas 15% no resgate.
Assim, ao securitizar e bancarizar a operação do cartão private label, o e-commerce consegue reduzir custos operacionais, potencializar as suas receitas e aumentar o ticket médio das vendas.
Conclusão
No cenário das vendas online, as empresas devem considerar qualquer oportunidade de captar, reter e fidelizar clientes.
Neste sentido, o cartão de loja ajuda a criar uma relação mais próxima entre a empresa e os consumidores, proporcionando benefícios para ambos os lados.
Afinal, além de ser uma excelente estratégia para diversificar as fontes de receitas de quem tem um comércio eletrônico, o cartão de loja ajuda a fortalecer a marca e melhora a experiência de compra do cliente.
Portanto, se você busca destacar positivamente o seu e-commerce e inovar o seu negócio, considere utilizar o cartão private label.
Pode ter certeza de que essa estratégia fará a diferença nas suas vendas!
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