Cartão de Visita: a ferramenta essencial para impulsionar seu networking

Cartão de visita é um pequeno cartão que contém os dados de contato de pessoas ou empresas. Um bom cartão de visita precisa ter informações como: nome, cargo ou função, número de telefone, e-mail e em alguns casos, endereço. Os modelos podem variar muito, sendo possível ter um cartão minimalista, ilustrado, abstrato, de papel reciclado, dentre outros.
cartão de visita

Principais tópicos

Existe uma máxima que diz: “A primeira impressão é a que fica”. E, tratando-se de negócios, dificilmente um cliente voltará a ter contato com uma empresa, caso ela tenha passado uma má impressão imediatamente.

Seja uma loja virtual ou uma loja física, criar estratégias para causar um impacto positivo de primeira é fundamental para conquistar e fidelizar o público.

Nesse sentido, um cartão de visita é uma grande alternativa para que empresas e profissionais consigam realizar esse trabalho.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você o que é um cartão de visita e qual a sua importância para a construção e fortalecimento da imagem de um negócio.

Confira a seguir!

O que é um cartão de visita?

Um cartão de visita é um instrumento fundamental para divulgar um contato profissional, principalmente em momentos que não existe tempo hábil para fazê-lo, como em congressos, palestras e reuniões.

Trata-se de um cartão cujas informações devem trazer os dados mais importantes de uma empresa ou prestador de serviços, para que o cliente ou investidor já consiga, no primeiro contato, conhecer sobre o negócio.

Para ser efetivo, o cartão de visita precisa transmitir os valores e cultura do empreendimento, a fim de passar uma boa impressão e despertar o interesse do público-alvo.

No entanto, é necessário também que o cartão de visitas seja objetivo e não tenha excesso de informações visuais e textuais.

O que deve e o que não dever estar em um cartão de visitas?

Um cartão de visitas dispõe de um espaço muito limitado, por isso, as informações contidas nele (visuais e textuais) precisam ser diretas e concisas.

Veja, a seguir, o que não pode faltar em um cartão de visitas e o que precisa ser evitado:

Informações fundamentais

Existem algumas informações essenciais ao cartão de visitas, ou seja, elas necessariamente precisam estar nele, caso contrário, o cartão perderá o seu propósito, veja algumas delas:

  • Nome: o nome da empresa ou do prestador de serviços deve ser a informação mais evidente de um cartão. É por meio dele que o cliente identificará o negócio;
  • Logo da empresa: a logo é um desenho que ajuda o cliente a reconhecer a empresa, seus valores e cultura. Deve estar presente no cartão, mas preferencialmente, de modo discreto;
  • Cargo: deve vir logo depois do nome, no entanto, caso se refira a cargos de chefia, podem ser omitidos, para evitar golpes, entre outras situações;
  • Contato: o contato (redes sociais, telefone, e-mail) é uma informação imprescindível e é por meio dele que o cliente localizará a empresa. Deve-se evitar a divulgação de telefones pessoais ou residenciais;
Modelo de cartão de visita:informações necessárias
Imagem: Criar Cartão

Informações secundárias

As informações de cunho secundário deverão constar no cartão apenas se servir a algum objetivo específico:

  • Títulos acadêmicos: os títulos acadêmicos oferecem uma certa autoridade intelectual às pessoas, além de delimitarem a sua área de atuação;
  • Slogan: o slogan é importante nos casos em que sejam imprescindíveis para o posicionamento da marca. Precisa estar próximo do nome do profissional ou da logo.
  • QR Code: o QR Code facilita o acesso do cliente a páginas na internet e pode ser uma boa estratégia para convidá-los a conhecer o negócio por meio de recursos tecnológicos.
Modelo de cartão de visita: informações secundárias
Imagem: Template Monster

Informações desnecessárias

Para evitar passar uma imagem negativa, o cartão de visita deve evitar certos tipos de informação. Veja algumas delas:

  • Fotos: fotografias da empresa ou de produtos causa poluição visual no cartão. Além disso, o local mais apropriado para divulgação de fotografias é em um catálogo;
  • Propaganda: divulgar promoções ou fazer propaganda foge do objetivo principal do cartão de visita, além de passar uma má impressão;
  • Frases de cunho religioso: religião é algo sério e individual, não devendo se misturar a questões corporativas, a menos que o negócio seja voltado para essa finalidade.

Por que utilizar um cartão de visita na sua empresa?

O cartão de visita é, basicamente, uma apresentação objetiva de uma empresa ou profissional.

No entanto, ela pode trazer diversos benefícios para o negócio. Confira!

Primeira Impressão positiva

Quando nos apresentamos para alguém, seja pessoal ou profissionalmente, é comum que as pessoas façam certos tipos de julgamentos, positivos ou não, a depender da maneira como nos comportamos e de outros fatores.

E é essa primeira impressão que costuma permanecer na mente delas.

Por isso, quando produzimos um cartão de visitas da maneira correta, conseguimos gerar um interesse maior nas pessoas, passando uma imagem mais profissional e com mais credibilidade.

Realizar Contratos

Poucas estratégias de marketing são mais eficazes que aquela realizada face a face.

Pela sua praticidade, os cartões podem ser levados para qualquer lugar e, no momento oportuno, serem passados para um potencial cliente ou investidor, gerando mais oportunidade de negócio.

Construção Da Marca

A construção e o valor percebido de uma marca no mercado é algo que leva tempo e demanda bastante trabalho.

Ela faz com que uma empresa ganhe notoriedade no mercado e seja facilmente reconhecida entre as pessoas. Isso é algo que todo negócio almeja.

Nesse sentido, um cartão de visita bem produzido, com as informações necessárias e com um design atrativo auxilia nesse processo, divulgando a empresa para um número significativo de pessoas.

Custo-benefício

Outra grande vantagem dos cartões de visita é o seu custo-benefício.

Ele é mais barato que outros tipos de materiais de marketing, como banners, anúncios e brindes, por exemplo.

Essa característica faz com que qualquer tipo de empresa ou profissional autônomo possa acessar essa estratégia.

Apesar de custarem menos, os cartões de visita transmite uma sensação de credibilidade, confiança e profissionalismo.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso que ele tenha um design interessante e consiga passar uma mensagem positiva por meio de recursos visuais e textuais.

Como fazer um cartão de visita do zero?

Para gerar os impactos pretendidos, um cartão de visita deve ser produzido de maneira estratégica e precisa seguir algumas regras.

Dessa forma, conseguirá passar para o cliente a credibilidade que se espera de qualquer negócio.

Veja algumas dicas:

Simplicidade e clareza

A simplicidade de um cartão de visita é uma característica muito importante, principalmente em um mundo que nos bombardeia de informações o tempo inteiro.

Portanto, o cartão de visita deve ser o mais objetivo quanto possível, principalmente no que se refere a recursos visuais.

Contratar um profissional da área de design pode fazer toda diferença, garantindo que o cartão esteja alinhado com a identidade visual da empresa.

Identidade visual consistente

A identidade visual de uma empresa é fundamental para que um cliente a reconheça.

É por meio dela também que são transmitidos os valores e a cultura da marca.

Por isso, o cartão de visita precisa, necessariamente conter os elementos que referenciam a essa identidade.

Portanto, certifique-se de que o cartão contenha as cores, logotipo e fonte estejam coesos, isso fortalecerá a identidade visual da empresa.

Além de passar uma imagem mais profissional.

Design atraente

Um cartão de visita possui um espaço bastante limitado (geralmente 90X55mm), sendo mais comum serem encontrados em sua forma retangular.

Mas isso não impede que sejam produzidos cartões em outros formatos, com cantos arredondados, por exemplo.

Então, para e destacar em meio à concorrência, vale considerar modelos que causem mais impacto, bem como o uso de recursos visuais originais e layouts criativos, mas que respeitem a identidade visual da marca.

Isso ajudará a despertar o interesse das pessoas.

Qualidade do material

Outro ponto importante é a qualidade do material do cartão.

O papel utilizado deve ter uma boa durabilidade e um ótimo acabamento, como verniz, caso se queira um efeito mais brilhoso.

Além disso, é preciso evitar alguns papéis como sulfite e vergé, pois são mais frágeis e a impressão não resulta em uma boa qualidade, já que eles têm potencial para absorver mais tinta.

Imagine que uma pessoa coloque o seu cartão no bolso e o esqueça lá, com um material frágil o cartão irá se desfazer.

Essas escolhas farão com que as informações não se desgastem com o tempo, além de passar uma impressão mais positiva e mais profissional.

Cortes e dinâmicas criativas

Todos nós estamos habituados aos formatos de cartão retangulares e com um design mais limpo e padronizado.

Por isso, muitas vezes, ao nos depararmos com esse tipo de cartão, não damos muita importância, uma vez que não nos causa grandes impactos.

Assim, muitas vezes, vale investir em um cartão mais diferente que consiga chamar mais atenção e permaneça no inconsciente das pessoas, evitando que elas descartem logo em seguida (algo comum de se acontecer)

Dessa forma, busque referências em sites como o Pinterest, em que é possível encontrar uma diversidade enorme de modelos para se inspirar e fazer um cartão que seja a cara da sua empresa.

Versatilidade e adaptabilidade

Outra estratégia interessante é a produção de diversos modelos de cartão.

Cada um deles servirá para um objetivo, ocasião ou tipo de cliente específico, gerando mais chances de realização de contratos.

Assim, para uma situação mais formal, como reuniões, congressos e palestras, pode-se utilizar modelos mais clássicos, que passem mais seriedade.

Já para os encontros formais, é mais indicado os modelos mais descontraídos (levando sempre em consideração a natureza e a particularidade do negócio).

Personalização

A individualidade é uma característica muito positiva em um mundo cheio de cópias e repetições.

Portanto, adicione ao seu cartão elementos originais que representem aspectos particulares da marca, isso ajudará a se destacar, além de criar um vínculo emocional com o público.

Cuidado com erros antes da impressão

Todos estão suscetíveis a cometerem erros ortográficos.

Entretanto, para uma marca ou profissional, eles passam uma péssima impressão e devem ser radicalmente evitados.

Assim, revise cuidadosamente cada aspecto textual do cartão a fim de identificar possíveis erros ortográficos, concordância ou pontuação.

Além disso, verifique se as informações de contato estão corretas.

Distribuição eficaz

De nada adianta ter um cartão impecável se não existirem estratégias para a sua distribuição, afinal, ele só cumpre o seu papel quando chega nas mãos do público-alvo.

Dessa forma, é preciso identificar em quais locais se deseja compartilhá-lo (reuniões, eventos com potencial de networking, ou mesmo em uma conversa informal), de modo eficaz e sem inconveniências.

Avaliação de resultados

A avaliação de resultados é uma etapa importante e mostra o quanto o cartão de visita está colaborando com o sucesso do empreendimento.

Além disso, é a partir dessa análise que podem ser realizadas melhorias para potencializar os resultados.

Portanto, verifique a quantidade de contatos gerados por meio do cartão e, quando possível, solicite um feedback dessas pessoas.

Utilize as cores e elementos institucionais da sua empresa

Como já foi dito, o cartão deve representar os aspectos mais fundamentais da sua empresa, pois, além de ser uma ferramenta de divulgação de contato, é também um instrumento de marketing e de fortalecimento da imagem institucional.

Quando se trata de representação visual, nós temos o hábito de fazer associações muito rápidas e não é incomum associarmos uma cor ou uma fonte a uma marca.

Por isso, opte pelos elementos que mais representam a sua marca, evitando alguns erros comuns, como a inserção de um fundo escuro com fontes muito claras sobrepondo, pois causam um incômodo em quem observa, já que a cor escura ofuscará o conteúdo do texto.

Brinque com o sentido das pessoas

Nós somos mais atraídos pelas mensagens que estimulam nossos sentidos.

No caso do cartão de visitas, é possível “brincar” com a visão, o tato e, até mesmo o olfato das pessoas.

Para quem trabalha no ramo da perfumaria, um cartão perfumado será uma excelente estratégia de atração dos clientes.

Outra maneira de estimular os sentidos é a produção de cartões com relevo ou com materiais mais diferentes, que produzem uma sensação de prazer ao serem tocados.

Utilizar QR Code, como já foi dito, também é uma forma de mexer com os sentidos, já que a pessoa será redirecionada para uma página na internet que pode ter um vídeo interessante, ou imagens estimulantes.

Utilize tecnologias digitais em seu cartão impresso

Além do QR Code, que traz uma expectativa e curiosidade para quem o visualiza e promove uma interação com dispositivos digitais, levando o espectador a consumir conteúdos em diversos formatos, como vídeo, mensagem de áudio e diversos outros, temos também a realidade aumentada.

A realidade aumentada consiste na introdução de elementos virtuais no ambiente físico que, para ser visualizada, é necessário um recurso digital.

Para tanto, são utilizados câmeras de celulares ou óculos de realidade aumentada.

Embora pareçam um pouco distante da nossa realidade, não vai demorar para que esses recursos sejam mais acessíveis e utilizados em larga escala.

Inclusive na interação com cartões de visita que passarão, a partir disso, a serem bem mais atrativos e eficazes.

Contrate profissionais para produzir seu cartão

Cartões de visita são cruciais para a divulgação de uma empresa e precisam ser produzidos de maneira estratégica, voltadas para objetivos específicos e alinhados à imagem de um empreendimento.

É importante mencionar, que não podemos cair no erro de copiar modelos prontos encontrados na internet, pois não causará a mesma impressão de um cartão totalmente original, capaz de comunicar as singularidades do seu negócio.

E, embora temos ao nosso dispor muitas informações na internet, contar com um profissional pode fazer toda diferença, já que transmitir tanta coisa importante em um pequeno pedaço de papel não é uma tarefa fácil.

Portanto, invista em profissionais habilitados, capazes de entender as suas exigências e traduzi-las para o seu cartão, aumentando as chances de negócio e fortalecendo a imagem do seu negócio.

11 Modelos de cartão de visita para te inspirar

Agora que você já entendeu a importância de um cartão de visita para uma empresa ou profissional autônomo, apresentaremos alguns modelos para você se inpirar!

Cartão de visita minimalista

O cartão minimalista é uma opção muito clássica e passa uma impressão de profissionalismo pelo seu design mais limpo.

Seus elementos são voltados para a objetividade e as informações mais essenciais.

Modelo de cartão de visita minimalista
Imagem: Pngtree

Cartão de visita com ilustração

Ideal para quem trabalha com design ou ilustração, ele transmite uma mensagem mais descontraída, ao mesmo tempo em que pode ser uma amostra do trabalho do profissional.

Mas pode ser utilizado por pessoas de outras áreas, mostrando descontração e divertimento.

Modelo de cartão de visita ilustrado
Imagem: Studio Milleon

Cartão de visita com design abstrato

Usar um design abstrato, com cores um pouco escuras, como o azul, ajuda a criar um cartão de visita mais atraente.

É interessante observar como essa cor ajuda a oferecer uma sensação de profundidade e estabilidade, algo que todos esperam de um negócio.

Modelo de cartão de visita abstrato
Imagem: Freep!c

Cartão de visita com paleta de cores neutras

Para um visual mais clean e elegante, a utilização de paleta de cores mais neutra pode ser uma excelente opção. São elementos atuais e nunca saem de moda.

Modelo de cartão de visita em cores neutras
Imagem: Zazzle

Cartão de visita com fontes marcadas

Fontes em negrito e mais quadradas ajudam a criar um contraste como design, porém, de maneira elegante, além de criar uma atmosfera contemporânea.

Cartão de visita com fontes marcadas
Imagem: Zazzle

Cartão de visita com cores suaves

As cores suaves promovem uma sensação mais suave.

Caso se deseje provocar um impacto ainda maior, opte por inserir cores escuras em sua extremidade.

Assim, os cantos irão direcionar o olhar de quem observa para o centro do cartão, onde conterão as informações mais importantes.

Cartão de visita com cores suaves
Imagem: Freep!k

Cartão de visita preto

A utilização da cor preta como a principal transmite uma vibração mais assertiva, transmitindo uma sensação de discurso mais sério.

Outra opção interessante para se utilizar nesse tipo de cartão são as fontes em maiúsculo para enfatizar o cargo e o nome do profissional.

Cartão de visita preto

Cartão de visita de papel reciclado

Se sua empresa vende produtos sustentáveis ou sua marca mostra preocupação com as questões climáticas, que tal refletir isso no seu cartão de visita?

Há modelos lindos que ajudam o meio ambiente e mostram ao consumidor a preocupação da sua marca com essas questões tão importantes.

Cartão de visita de papel reciclado
Imagem: Criative Produtos Personalizados

Cartão de visita fosco

O cartão de visita com laminação fosca, é uma ótima forma de fazer um cartão elegante para seus clientes. Escolha a cor da sua marca e veja o quão bonito fica.

A criatividade é a palavra-chave para fazer algo marcante.

Cartão de visita fosco
Imagem: Ideup

Cartão de visita com relevo

Outra forma criativa de conquistar clientes, é fazer um cartão de visita com relevo — aqueles papéis que possuem uma alteração de altura em sua impressão.

Sua aplicação, dá um aspecto diferenciado ao cartão o que pode ser algo bem agradável ao tato do cliente.

Cartão de visita com relevo
Imagem: ABC bazar

Cartão de visita holográfico

O cartão do tipo holográfico é uma forma divertida de conquistar o cliente.

Esse tipo de impressão permite que você veja formas e cores diferentes ao movimentar o cartão, um toque mágico que às vezes falta na identidade da sua marca.

Cartão de visita holográfico
Imagem: Tai Giuffrida Designer

Veja os modelos e confira se esse tipo combina com o branding da sua marca.

O cartão de visitas não é apenas um pequeno pedaço de papel, ele guarda consigo informações valiosas sobre uma empresa ou profissional.

Por meio dele, podemos firmar parcerias, aumentar nossa base de networking e as chances de fechar negócios lucrativos.

Mas não apenas isso, o cartão de visita é também — ainda que de modo indireto — uma ótima ferramenta de marketing.

Esse pequeno documento carrega consigo aspectos visuais que representam a reputação, os valores e a cultura de um negócio.

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